Queimadas sem autorização, chiqueiro em área de proteção e descarte de embalagens de agrotóxicos na natureza foram alguns dos problemas encontrados na propriedade.
Por G1 Tocantins
Um fazendeiro de Santa Rita do Tocantins, a 139 km de Palmas, foi multado em mais de R$ 1,5 milhão por crimes ambientais. No local, foram encontradas embalagens de agrotóxicos vazias descartadas na natureza, um chiqueiro construído dentro de uma área de proteção ambiental e também foi constatado o uso de queimadas para desmatamento. As informações são do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
A propriedade rural tem mais de 10 mil hectares e é uma das maiores da região. O rio Dueré passa pela fazenda e pode ter sido prejudicado, já que o esgoto doméstico e os dejetos dos porcos eram jogados na água sem tratamento.
Uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária também esteve na propriedade e orientou o dono e os funcionários a respeito do descarte das embalagens e das adequações que precisam ser feitas. Uma nova visita será feita ainda em agosto para ver se a situação foi regularizada, conforme o Naturatins.
Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Tocantins.
http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/fazendeiro-e-multado-em-mais-de-r-15-milhao-por-crimes-ambientais.ghtml