Apenas cidades que têm doses próximo do vencimento devem estender vacinação. Orientação foi feita para evitar que as vacinas vençam.
O Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra o vírus HPV será estendida para homens e mulheres entre 15 e 26 anos. A medida é temporária e vale somente para os municípios que ainda possuem vacinas em estoque, cujo vencimento será em setembro. No Tocantins, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ainda está sendo feito um levantamento de quais municípios possuem doses perto de vencer.
“A gente sabe que alguns municípios tocantinenses possuem estas doses, por isso repassamos a orientação do Ministério”, disse a gerente de Imunização, Rosângela Bezerra Brito Guimarães.
Em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que não tem doses próximo do vencimento e por isso a vacinação não será ampliada.
Segundo a Gerência de Imunização do Estado, depois que sejam usados os estoques que irão vencer, a orientação é para que a vacina continue sendo aplicada apenas em adolescentes de 9 a 15 anos.
Prevenção
A rotina de uso desta vacina é para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos. Nestes públicos, devem ser aplicadas duas doses com intervalo de seis meses entre elas. Também fazem parte do público-alvo da vacina os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos.
O HPV é considerado a principal causa do câncer de colo de útero. O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) é a doença sexualmente mais comum que existe. Atinge tanto homens quanto mulheres, e pode causar verrugas ou feridas genitais. A estimativa é de que 90% dos casos de câncer de útero sejam causados pelo vírus.
Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 Tocantins.
http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/vacinacao-contra-hpv-e-estendida-para-homens-e-mulheres-entre-15-e-26-anos.ghtml