Categorias
MUNDO

Zelensky diz Ucrânia tem armas ‘suficientes’, mas pede armamento de longo alcance


Presidente ucraniano informa que estoque das bases militares do país está bem abastecido mas afirma que para vencer a guerra é preciso que o Ocidente envie armas de longo alcance. Míssil é lançando por tropas ucranianas perto de Luhansk, na região de Donbass.
Anatolii Stepanov/AFP
Os militares da Ucrânia têm munição e armas suficientes, mas precisam de mais armamento de longo alcance, disse nesta terça-feira (14) o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Em um encontro virtual com jornalistas da Dinamarca, Zelensky que as armas de longo alcance são essenciais para que a Ucrânia consiga vencer a Rússia na guerra que acontece no país desde 24 de fevereiro.
“Temos armas suficientes. O que não temos o suficiente são as armas que realmente atingem o alcance que precisamos para reduzir a vantagem do equipamento da Federação Russa”, afirmou Zelenskiy em uma coletiva de imprensa online organizada pela editora dinamarquesa Berlingske Media.
Os aliados ocidentais acusam a Rússia de estar usando armas de destruição em massa na Ucrânia
A maior parte das armas que a Ucrânia tem recebido de países do Ocidente, principalmente dos Estados Unidos e da União Europeia, ficam estocadas em bases na região oeste do país, perto da Polônia. Já a maioria dos ataques da Rússia têm acontecido no leste ucraniano, na região do Donbass, que Moscou tenta conquistar por completo.
Leia também:
A angústia dos moradores de Lysychansk, no leste da Ucrânia
Presidente da Comissão Europeia discute adesão da Ucrânia à UE com Zelensky em Kiev

Fonte: G1 Mundo