Trabalho foi feito para a disciplina de espanhol de um curso de administração. Professora acredita que pop latino possa ser uma boa opção para quem quer aprender o idioma.
Estudantes do curso técnico de administração integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas, reproduziram o clipe do hit “Bailando”, sucesso na voz dos cantores Enrique Iglesias e Descember Bueno e da banda Gente de Zona. A produção original, lançada em 2014, é um fenômeno na internet com mais de 2 bilhões de visualizações. O vídeo inspirado na música também está fazendo sucesso nas redes sociais e foi gravado no centro geodésico do país, a Praça dos Girassóis.
O vídeo é resultado de um trabalho da disciplina de espanhol, ministrada pela professora Nayana Pereira Sousa, de 29 anos.
“Eu e as turmas do 2° ano realizamos um trabalho cultural com o objetivo de conhecer alguns dos 21 países que adotam a língua espanhola como idioma oficial. No Musical Español, a proposta foi trabalhar as produções musicais que também fazem sucesso em nosso país. Durante o bimestre, duas músicas foram selecionadas para desenvolver os estudos de verbos com tempos básicos para uma conversação simples e prática.”
Segundo a professora, a música é um instrumento que permite complementar o ensino da língua de maneira envolvente. “Com a música trabalhamos as quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever. Sempre que é possível, insiro-a em algum dos conteúdos. Trabalhos como esse permitem que os alunos vivenciem o idioma.”
Nos últimos anos hits em língua espanhola podem ser ouvidos com mais facilidade no Brasil, através de sucessos da música pop. De acordo com a professora, essas músicas podem ser um canal para o fazer os alunos interagirem durante o ensino do idioma.
“Dificilmente encontramos alguém que não goste de música. Sem dúvida esse ritmo pop latino conquistou o mundo. Os alunos gostam. Tenho o cuidado de ouvir e compreender a temática porque tem letras que não dão para trabalhar em sala. Essa análise do contexto deve ser feita rigorosamente. Às vezes o hit do momento tem uma letra de forte impacto ou influenciadora. Então, é uma boa opção para interagir com os alunos e com quem quer aprender. É um ritmo alegre e dá para praticar a audição e a pronúncia.”
A estudante Isadora Passos Pimenta Caetano, 16 anos, uma das meninas que aparecem no vídeo, concorda com a professora. “Para fazer a coreografia da música a gente precisava saber a letra, a tradução, tudo. Então, durante todo o processo a gente aprendeu palavras novas. As aulas de espanhol têm sido mais fáceis”, afirma.
Mais de 30 alunos participaram do trabalho que levou cerca de um mês para ser concluído. “A maioria da sala é de meninas. Só elas dançam [no vídeo] porque não ia ter par para todas. Então os meninos ficaram na organização, gravação, etc”, explica a estudante.
Mais do que sucesso na internet, o objetivo foi atingido na disciplina. “Todos atuaram de forma criativa e obtiveram resultados de elevada qualidade. Sem dúvidas, ideias boníssimas foram contempladas e levadas a efeito. Fiquei surpresa com tanta dedicação e qualidade”, diz a professora.
http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/estudantes-reproduzem-clipe-de-hit-bailando-e-video-faz-sucesso-nas-redes-sociais.ghtml