Categorias
MUNDO

EUA devem recomendar máscara em ambientes fechados mesmo para quem tomou duas doses de vacina contra o coronavírus


Quase metade (48,8%) da população dos EUA já recebeu duas doses. País vive um aumento de contágios pela variante delta. O que devemos saber sobre as máscaras PFF2/ N95
Os Centros de Controles de Doenças (CDC, na sigla em inglês), órgão dos Estados Unidos responsável pelo combate às pandemias, deverá voltar atrás e recomendar que pessoas que receberam vacina contra o coronavírus voltem a usar máscaras quando estiverem em ambientes fechados, de acordo com a circunstância.
Quase metade (48,8%) da população americana já recebeu duas doses de vacina, de acordo com a plataforma Our World In Data. São cerca de 163 milhões de pessoas.
LEIA TAMBÉM
Especialista da Casa Branca fala em ‘direção errada’ dos EUA na pandemia e diz considerar volta do uso de máscara por vacinados
EUA mantêm restrições a viajantes vindos do Brasil, União Europeia e Reino Unido por conta da variante delta
Diversos veículos de comunicação anteciparam a notícia, mas o órgão ainda não fez um pronunciamento oficial. A nova medida deve ser oficialmente anunciada na tarde desta terça-feira (27), de acordo com a agência Reuters.
Imagem de UTI no estado de Utah, onde houve uma alta de contágios de coronavírus por causa da variante delta
Divulgação/Intermountain Health/Reuters
A variante delta, que é mais contagiosa, tem infectado que já receberam duas doses de vacina, de acordo com relatórios de saúde.
Em maio, os CDC tinham afirmado que as pessoas plenamente vacinadas não precisavam usar máscaras, nem mesmo em ambientes fechados. Havia uma exceção: no transporte público, todos deveriam manter as máscaras de proteção.
Segundo o jornal “The New York Times”, até a semana passada, um porta-voz do CDC disse que o órgão não pretendia alterar a orientação.
Houve um encontro na noite do último domingo para reavaliar a diretriz, de acordo com a rede CNN.
Aviso de Fauci
No domingo, o principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, o assessor médico da Casa Branca, Anthony Fauci, afirmou que o país está indo na “direção errada” na pandemia do novo coronavírus e em uma “situação desnecessária” de aumento de casos de Covid-19.
Principal especialista em saúde dos EUA, Fauci não vê necessidade de vacinar americanos pela terceira vez no curto prazo
Reuters
Fauci atribuiu o recente crescimento de casos de Covid-19 à parcela da população não vacinada e à variante do vírus.
O especialista disse estar “muito frustrado” e afirmou que a recomendação para que pessoas vacinadas usem máscara está “sob constante consideração” pelas autoridades oficiais de saúde pública do governo.
Alta nas internações
Os EUA ocupam o primeiro lugar no triste ranking de mortes provocadas pelo coronavírus no mundo. São mais de 600 mil óbitos. Os números despencaram após uma campanha bem-sucedida de vacinação em massa.
A variante delta, considerada mais contagiosa, tem causado um aumento tanto das infecções como das hospitalizações em todos os estados dos EUA.
Entre os novos casos, 83% foram infectados pela variante delta do coronavírus.
A grande maioria (97%) daqueles que precisam ser hospitalizadas com infecções pelo coronavírus nos EUA é de pessoas que não foram vacinadas.
Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1 Mundo