Categorias
ENTRETERIMENTO SLIDE

Noivos ignoram superstição de azar e decidem se casar na sexta-feira 13

Um casal de Palmas ignorou as superstições de azar e decidiu se casar nesta sexta-feira (13). Clodes Santos Neto, de 31 anos, e Fernanda Braga Benício, de 25, sobem ao altar às 21h30, na Catedral Divino Espírito Santo. A data tem fama de ser um dia de azar, mas para eles o significado é totalmente diferente.

Segundo o noivo, ao escolher a data, o casal sabia que o dia 13 cairia em uma sexta-feira, mas diz que não acreditam na superstição. “Nós pensamos que seria um feriado prolongado, então quem mora longe teria de tempo de voltar para casa com tranquilidade.”

O noivo explica que para o casal, o significado da data é o oposto. “Por susceder o dia de Nossa Senhora Aparecida, a data é muito conceituada pela Igreja.”

Neto diz que os convidados também não se importaram com a data. “Na verdade ninguém disse nada, eu que fico fazendo brincadeira sobre o azar desse dia.”

Sexta-feira 13

A sexta-feira 13 é o dia mais amaldiçoado do calendário, pois é supostamente quando tudo pode dar errado. Sexta-feira e o número 13 já eram associados ao azar por si só, segundo Steve Roud, autor do guia da editora Penguin Superstições da Grã-Bretanha e Irlanda.

“Porque sexta-feira foi o dia da crucificação (de Jesus Cristo), as sextas-feiras sempre foram vistas como um dia de penitência e abstinência. A crença religiosa virou uma aversão generalizada por começar algo ou fazer qualquer coisa importante em uma sexta-feira”, diz ele.

Por volta de 1690, começou a circular uma lenda urbana dizendo que ter 13 pessoas em um grupo ou em torno de uma mesa dava azar, explica Roud. As teorias por trás da associação de azar com o número 13 incluem o número de pessoas presentes na Última Ceia e o número de bruxas em um clã.

Em 1907, um livro chamado Sexta-feira 13 foi publicado pelo corretor de ações Thomas Lawson – essa foi a inspiração para a mitologia em torno da data, culminando na franquia de filmes homônima nos anos 1980.

Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Tocantins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *