Pacientes afirmam que Hospital Regional de Gurupi, no sul do estado, está sem especialista. Secretaria diz que cirurgias estão sendo feitas e não faltam materiais.
Pacientes do Hospital Regional de Gurupi, no sul do estado, reclamam da demora na realização de cirurgias ortopédicas e falta de insumos para os procedimentos. A informação repassada pelos funcionários é de que a espera deve continuar porque a falta de ortopedista só deve ser suprida a partir de setembro. (Veja vídeo)
A lavradora Eva Ferreira saiu de Almas, no sudeste do estado, para levar a mãe de 107 anos até Gurupi. A idosa precisa passar por uma cirurgia no fêmur depois de sofrer uma fratura devido uma queda em casa. Há cinco dias ela está no local e ainda não foi operada. “Disse que não iam operar ela hoje. Aí eu to esperando e estou até com medo”, disse.
A aposentada Maria de Fátima Amorim saiu de Cariri do Tocantins acompanhando um idoso de 83 anos, que necessita de uma cirurgia no quadril. Ele também ainda não passou por um especialista. “Dizem que está faltando uma prótese. Não tem fralda e lençol também”, afirmou.
No mural da sala de espera do hospital, a escala médica indica a presença de especialista, mas os pacientes reclamam que não tem médico ortopedista atendendo. “Tem três vezes que eles colocam ele de dieta zero, mas quando chega na hora suspende”, disse Severina da Costa, que acompanha o neto após um acidente de moto.
A demora para fazer a cirurgia ainda é maior no caso da empregada doméstica Iraci Ribeiro da Silva. O irmão dela sofreu um acidente de trânsito há um ano e precisou passar por um segundo procedimento. A mulher conta que o irmão segue internado e até recebe orientação para entrar na dieta pré-operatória e fazer os preparativos necessários, mas a cirurgia nunca saiu.
“Tem mais de ano que ele está na espera. Falaram que o aparelho estava estragado e não tinha como fazer a cirurgia”, afirmou.
Outro lado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o hospital regional de Gurupi está abastecido de materiais e medicamentos e que as cirurgias ortopédicas estão acontecendo.
Nos casos dos pacientes mostrados na reportagem, a secretaria informou que eles vão passar por novos exames ainda nessa semana. No caso de José Caetano, a secretaria disse que ele deve ser encaminhado a Palmas.
http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/pacientes-reclamam-da-demora-nas-cirurgias-ortopedicas-em-gurupi.ghtml