Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Wanderlei Barbosa tomará posse como titular do governo após renúncia de Carlesse


Mauro Carlesse renunciou horas antes da segunda sessão que votaria prosseguimento do processo de impeachment contra ele. Posse de Wanderlei está marcada para às 19h na Assembleia Legislativa. Wanderlei Barbosa (Esq.) e Mauro Carlesse eram aliados políticos antes do afastamento
Washington Luiz/Governo do Tocantins
A posse definitiva de Wanderlei Barbosa (Sem partido) como governador do Tocantins foi marcada para a noite desta sexta-feira (11), a partir das 19h, no plenário da Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito minutos após o governador afastado, Mauro Carlesse (PSL), protocolar o pedido de renúncia na AL.
Wanderlei estava ocupando o cargo desde outubro de 2021, quando Carlesse foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com a renúncia, o governador interino passa se torar titular até o fim do mandato.
LEIA TAMBÉM
Governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse renuncia ao cargo
Veja quais eram as acusações contra Mauro Carlesse no processo de impeachment
A renúncia de Mauro Carlesse ocorre horas antes da segunda sessão que votaria o prosseguimento do rito de impeachment. Nesta quinta-feira (10), os deputados aprovaram por unanimidade o parecer da comissão especial e o decreto legislativo que autorizava o processo por crime de responsabilidade.
Com a renúncia, o impeachment não deve continuar. Isso porque nesta situação há a chamada ‘perda de objeto’, uma vez que ele não está mais no cargo que poderia perder.
As acusações contra Mauro Carlesse na AL são baseadas na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que o afastou do cargo. As investigações são da Polícia Federal e apontam participação dele em um esquema de recebimento de propinas e também interferência política na Polícia Civil.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins