Inspetor da Guarda Metropolitana de Palmas disse que muitas pessoas ficaram assustadas, mas a maioria parou para fotografar o momento da refeição. Veja vídeo de jiboia no parque Cesamar em Palmas
Imagens feitas no parque Cesamar, na região central de Palmas, mostram o momento em que uma jiboia matava e engolia uma iguana. Para a segurança do animal, o local precisou ser parcialmente interditado. Foram mais de cinco horas até a cobra ter condições de sair da pista e voltar para a área de mata. Um vídeo feito no local mostra a jiboia imobilizando a iguana. Sem conseguir comer tudo, parte do rabo da iguana ficou para o lado de fora da boca. Assista acima
O inspetor José de Ribamar Martins Araújo, da Guarda Metropolitana de Palmas, era chefe do plantão no último sábado (6) e participou da operação. Ele conta que um homem que fazia caminhada no parque avisou sobre a presença do animal. Imediatamente a GMP interditou o local com fitas e cones.
“Cheguei as 15h e a ação terminou 20h30. Quando desloquei pra lá, a jiboia estava com um terço do animal na boca. A iguana já estava morta, provavelmente, há mais de uma hora”, disse.
Jiboia devorou iguana no Parque Cesamar, em Palmas
Divulgação/Guarda Metropolitana de Palmas
O inspetor conta que a situação chamou atenção dos frequentadores do parque. Muitos ficaram com medo, mas a maioria parava para fotografar. Também houve quem reclamou da operação afirmando que a situação estava atrapalhando a prática de exercício.
“Tinha gente que via e voltava. Ficava com medo e não tinha coragem de passar por perto. A gente explicava que ela estava ocupada e que não ia chegar a atacar ninguém. Não poderíamos retirar os animais de lá e nem interromper. Lá é o habitat natural deles. Uma mulher olhando para o celular quase pisava na cobra. As pessoas estavam atrapalhando a jiboia e o pessoal achando que quem estava atrapalhando era ela”.
A ação durou até a cobra ficar em segurança. “Ela ficou um tempo parada, esperando recuperar as forças. Quando foi embora estava com cerca de 20 centímetros do rabo para fora da boca. Não coube tudo dentro do seu estômago”, disse o inspetor Ribamar.
Iguana é devorada por jiboia no parque Cesamar
Divulgação/Guarda Metropolitana de Palmas
O inspetor conta que e a segunda vez que uma jiboia é vista se alimentando na área de caminhada. “Desta vez provavelmente ela pegou a iguana em uma árvore e caiu. Como ao lado da pista é íngreme, elas devem ter rolado e caído na pista”, explicou.
Curiosos fotografaram jiboia devorando iguana
Divulgação/Guarda Metropolitana de Palmas
O parque Cesamar é um dos pontos mais frequentados de Palmas. O espaço é cercado por árvores nativas preservadas e abriga muitos animais silvestres no parque, como sicuris, jacarés, macacos e as capivaras, que são vistas em grande quantidade e com frequência.
O inspetor Ribamar conta que gostou de estar na operação e explica que as pessoas devem respeitar os animais que moram na área. “Fiquei muito satisfeito. Morei muito tempo no interior e eu via isso sempre. Mas sei que não é comum na cidade. Muita gente viu pela primeira vez”.
Jiboia vai embora com parte de jiboia para fora da boca
Divulgação/Guarda Metropolitana de Palmas
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins