Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de quinta-feira, 28 de março de 2024


Veja todos os vídeos do telejornal. Veja todos os vídeos do telejornal.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Federais prendem investigado em operação que apura crime de tráfico internacional de drogas


Mandado de prisão temporária da Justiça Federal no Tocantins foi cumprido em Guarulhos (SP) nesta quarta-feira (28). Ação é resultado das investigações da Operação Rota Caipira, deflagrada em 2023. Mandado de prisão cumprido em Guarulhos (SP) é da Justiça Federal no Tocantins
Divulgação/Justiça Federal
Um homem de 36 anos foi preso pela Polícia Federal (PF) por envolvimento em esquema de tráfico internacional de drogas, investigado na operação Rota Caipira. A prisão foi autorizada pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Araguaína e os federais cumpriram mandado em Guarulhos (SP), nesta quinta-feira (28).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O homem foi indiciado pela PF e teria envolvimento com crime investigado na operação deflagrada em abril de 2023 no Tocantins e em outros 12 estados. Na época, mais de 200 mandados de prisão foram cumpridos e a polícia chegou a apreender grandes quantidades de dinheiro e até uma aeronave que seria usada no para transportar cocaína da Bolívia, Peru e Colômbia para o Brasil.
As circunstâncias da prisão e o nome do homem não foram divulgados. Mas a PF informou que o investigado que está preso temporariamente deve responder por pertencer a organização criminosa, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Ele foi encaminhado para uma unidade do sistema prisional local, onde está à disposição do Poder Judiciário.
LEIA TAMBÉM:
Polícia Federal cumpre quase 200 mandados em operação contra o tráfico internacional de cocaína
Vídeo mostra comboio de carros de luxo apreendidos chegando à PF durante operação contra tráfico internacional de cocaína
VÍDEO: Maços de dinheiro escondidos em tambor são encontrados em operação contra tráfico internacional de cocaína
Áudio revela que quadrilha acusada de tráfico internacional de cocaína planejava libertar suspeito preso e fugir para Bolívia
PF destrói imóveis rurais utilizados em esquema de tráfico internacional de drogas
Avião alvo da operação Rota Caipira
Polícia Federal/Divulgação
Relembre a operação
A operação Rota Caipira foi deflagrada no dia 26 de abril em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Ceará e Goiás.
Na época foram expedidos pela Justiça 195 mandados, sendo 28 de prisão preventiva e 95 ordens de busca e apreensão. Além do sequestro judicial de três propriedades rurais, apreensão de 16 aeronaves ligadas ao esquema e ordens para bloqueio até R$ 300 milhões dos investigados. Empresários do Tocantins também estão entre os investigados.
PF investiga como funcionava o tráfico internacional de cocaína
Reprodução/TV Anhanguera
A PF em Araguaína descobriu que a organização criminosa adquiria cocaína fora do país e realizava o transporte através de complexa estrutura aérea até pontos estratégicos localizados no Pará, Tocantins e Maranhão.
A princípio, o destino final dos carregamentos eram as capitais nordestinas, como São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). A polícia não descarta que a droga também tenha sido enviada para países da Europa .
A polícia informou que a investigação começou em novembro de 2020, com uma troca de informações entre a Polícia Federal e a Polícia Militar do Pará, após a apreensão de 815 kg de cocaína em Tucumã (PA).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

O que se sabe sobre o suspeito procurado por matar namorado da ex-mulher e atirar no próprio filho


Crime aconteceu em Araguaína e suspeito é procurado pela polícia. Raimundo Filho Pereira da Luz, de 44 anos, estava proibido pela Justiça de se aproximar da ex e tem passagens por diversos crimes. Vítima foi alvejada com arma de calibre 40 e morreu no local
Divulgação
Um crime motivado por ciúmes chocou a cidade de Araguaína nesta semana. Raimundo Filho Pereira da Luz, de 44 anos, invadiu a casa da ex-mulher, matou o novo namorado dela e ainda atirou no filho, de 14 anos. Depois de fugir, passou a ser procurado pela polícia.
Veja o que se sabe sobre o caso até esta quinta-feira (28).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Madrugada do crime
O assassinato e a tentativa de homicídio aconteceu na madrugada da última terça-feira (26), em uma casa do Setor Brasil. Era por volta de 1h quando Raimundo entrou na casa e abriu fogo contra as vítimas.
Envolvidos
Munido com uma pistola calibre 40, Raimundo matou com vários tiros André Nascimento Lima, de 33 anos. Os tiros também atingiram um adolescente de 14 anos, filho do suspeito. Segundo a polícia, o menor tentou evitar que o pai também atirasse na mãe, de 36 anos.
Por causa dos ferimentos, André morreu no local. O adolescente foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As balas atingiram a mão e a boca do adolescente, que foi levado para o Hospital Regional de Araguaína (HRA).
O g1 não conseguiu contato com a defesa de Raimundo.
Vítima, de 33 anos, foi morta a tiros
Arquivo pessoal
LEIA MAIS:
Homem invade casa de ex-mulher, mata namorado dela e atira contra o próprio filho, diz polícia
Servidor público
Após o crime, Raimundo foi identificado como servidor da Prefeitura de Araguaína, lotado na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. Ele ocupava o cargo de motorista desde o dia 13 de setembro de 2022.
LEIA MAIS:
Suspeito de matar namorado da ex-mulher e atirar no próprio filho é servidor municipal
Suspeito de matar namorado da ex-mulher e atirar no próprio filho é motorista da Secretaria de Esporte de Araguaína
Em nota, a prefeitura informou na terça-feira que a Procuradoria Geral do Município está ciente do caso e aguardava a notificação oficial por parte do Ministério Público ou da Polícia Civil para prosseguir com as medidas legais cabíveis.
Medida protetiva
Raimundo estava proibido pela justiça de se aproximar da ex-mulher. Além disso, tem passagens pela polícia por crimes de violência doméstica, ameaça e injúria.
LEIA MAIS:
Suspeito tinha descumprido medida protetiva horas antes de matar namorado de ex-mulher e atirar em filho, diz PM
Antes de cometer os crimes, segundo a polícia, o homem foi até a porta da casa da ex. Por isso, ela avisou as autoridades. Ele fugiu ao saber que a polícia tinha sido avisada.
Poucas horas depois, voltou à casa no Setor Brasil e abriu fogo, matando André e ferindo o próprio filho.
Procurado
Nesta quinta-feira (28), a Polícia Civil divulgou um cartaz com a foto de Raimundo, informando que ele é procurado pelas autoridades.
Raimundo Filho Pereira da Luz é suspeito de matar namorado da ex-mulher e atirar no próprio filho
Polícia Civil/Divulgação
Qualquer pessoa que tiver informações sobre onde está o suspeito pode entrar em contato com a 2ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Araguaína) por meio da Central 197 ou do telefone (63) 3411-7366, que também é WhatsApp. Será garantido o sigilo do denunciante.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mulher é encontrada morta em rio após gritar por socorro, diz polícia


Mulher que morreu afogada tinha histórico de crises de epilepsia, segundo a PM. Corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Porto Nacional. Rio Tocantins em Porto Nacional
Bombeiros/Divulgação
Uma mulher, de 43 anos, foi encontrada morta no rio Tocantins, em Porto Nacional nesta quinta-feira (28). A vítima foi identificada como Domingas Carvalho Corado. Segundo a Polícia Militar, testemunhas chegaram a ouvir gritos vindo da região do rio, mas quando se aproximaram a mulher já não respondia mais.
Caso aconteceu por volta das 9h. Familiares e testemunhas contaram à polícia que a vítima tinha histórico de crises de epilepsia e fazia tratamento no serviço de saúde do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
LEIA TAMBÉM
Raio atinge casa, destrói todas as tomadas e abre buraco no teto: ‘Tremeu toda’; VÍDEO
Porsche avaliado em mais de R$ 500 mil é apreendido por andar sem placa
Suspeito de matar namorado da ex-mulher e atirar no próprio filho tem cartaz de procurado divulgado pela polícia
Os bombeiros informaram que o corpo estava a cerca de 30 metros da margem do rio. O Instituto Médico Legal (IML) de Porto Nacional esteve no local e recolheu o corpo.
A PM orientou que os familiares registrassem o ocorrido na delegacia da Polícia Civil.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição-TO de quinta-feira, 28 de março de 2024


Reveja os vídeos do telejornal. Reveja os vídeos do telejornal.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Raio atinge casa, destrói todas as tomadas e abre buraco no teto: ‘A casa tremeu toda’; VÍDEO


Descarga elétrica assustou morador de Palmas na noite desta quarta-feira (27). Apesar do susto, ninguém se feriu. Raio destruiu instalação elétrica de casa em Palmas
A queda de um raio destruiu todas as tomadas de uma casa em Palmas. A descarga elétrica também abriu um buraco no telhado, queimou aparelhos eletrônicos e até o medidor de energia ficou torrado. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O raio caiu em uma casa na quadra 303 Norte, nesta quarta-feira (27), por volta de 20h50. Segundo o morador John Wesley Pereira Melo Silva, 31 anos, o raio queimou todas as lâmpadas, além do ar-condicionado, TV, modem de internet e o portão elétrico da casa.
“A casa tremeu toda. Caiu tudo que estava nas prateleiras”, afirma.
No momento da queda do raio, John estava voltando do trabalho e registrou em vídeo a situação em que encontrou a casa poucos minutos depois. As imagens foram compartilhadas pela página Tu Viu Palmas.
No vídeo, ele narra a destruição no ambiente e mostra que parte do forro e da fiação elétrica foram partidos. A pintura da casa também foi danificada pela fumaça das tomadas queimadas.
“O raio caiu diretamente no meu quarto. Furou a telha e arrebentou o forro, pegou fogo nas tomadas e começou ainda a queimar a cortina e travesseiro, mas logo apagou”, comenta.
Tomadas da casa queimaram após queda de raio
Reprodução/Redes Sociais
A equipe da Energisa, concessionária de energia no estado, foi chamada e levou o medidor de energia da casa para perícia. Entretanto, a concessionária não se responsabiliza pelos danos causados aos eletrodomésticos e demais bens do imóvel.
“Tenho que chamar um eletricista da minha parte para fazer toda a fiação e instalação do meu bolso”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Estudante atingido por descarga elétrica de raio morre dias antes de fazer aniversário; VÍDEO
Estudante morre após ser atingido por raio enquanto fazia farinha descalço
Entenda quando um raio pode ser fatal e quais cuidados tomar durante temporais
Estado elétrico
Acidentes com raios são comuns no Tocantins durante o período chuvoso. Há dez dias um estudante de 17 anos morreu depois que um raio atingiu a a rede elétrica da chácara em que ele estava na zona rural de Aragominas. Segundo a Polícia Militar, no momento do acidente ele estava descalço em chão úmido.
A posição geográfica, praticamente no ‘caminho’ de tempestades que surgem na região norte, faz com que o Tocantins seja um dos estados com maior registro de descargas elétricas do país. Somente em janeiro deste ano quase meio milhão de raios atingiram o estado.
Tocantins registra altos índices de raios
Divulgação/Energisa
Como evitar danos
O coordenador de operações da Energisa, Tony Franco, explica que mesmo sem chuva há a possibilidade de descarga atmosférica se tiver nuvens no céu. Nesse caso, é importante procurar locais abrigados, por exemplo, dentro de casa ou veículos.
É preciso estar atento ao sistema elétrico da casa e se certificar de que as tomadas estão bem aterradas para que em caso de queda de raio, a descarga possa escoar pelo aterramento, reduzindo os danos causados pela queda.
Para casas alugadas ou sem informações sobre os circuitos, a orientação é chamar um profissional para avaliar a instalação elétrica e, caso não tenha aterramento, ou não esteja de acordo com as normas brasileiras, é necessário fazer a adequação.
Além disso, é necessário ter atenção com antenas externas, que também precisam estar devidamente aterradas para minimizar danos em caso de raios.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Porsche avaliado em mais de R$ 500 mil é apreendido por andar sem placa


Veículo modelo Cayman da marca alemã Porsche trafegava por uma avenida de Araguaína sem a placa dianteira. Esportivo pode chegar a 275 km/h. O modelo pode passar de um milhão de reais
Divulgação/ Ascom PM/TO
Um carro esportivo importado e avaliado em R$ 535 mil foi apreendido em Araguaína, no norte do estado, na última quarta-feira (27). O veículo é um Porsche Cayman GM e foi parado porque estava sem a placa da frente.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo a Polícia Militar, o carro era conduzido por um homem de 32 anos, na Avenida Filadélfia, no setor Filadélfia quando foi abordado por policiais militares.
Além de ter o carro apreendido, o condutor ainda foi levado para delegacia onde foi autuado de acordo com o Código de Trânsito.
O motorista disse que guardou a placa dentro carro porque ela é de dupla face e tinha caído. O homem ainda mostrou o objeto para os policiais, mas o carro de luxo foi apreendido porque trafegou pela avenida sem o item, que é obrigatório.
LEIA MAIS
Carro de luxo avaliado em R$ 800 mil é usado como viatura pela Polícia Federal; VÍDEO
O carro da marca alemã, especializada em modelos esportivos, faz de 0 km a 100 km em 4,9 segundos e pode chegar a 275 km/h. A versão de entrada do modelo custa R$ 535 mil, mas dependendo das configurações pode passar a R$ 1.235.529.
A placa é um elemento essencial para que os veículos circulem dentro das normas de trânsito. A infração é considerada gravíssima, com penalidade de multa de R$ 293,47, remoção do veículo e acréscimo de sete pontos na carteira de motorista.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Suspeito de matar namorado da ex-mulher e atirar no próprio filho tem cartaz de procurado divulgado pela polícia


Homem foi identificado como Raimundo Filho Pereira da Luz. Ele é procurado por homicídio, tentativa de homicídio contra a ex-companheira e um dos filhos, além de violação de medida protetiva de urgência. Raimundo Filho Pereira da Luz é suspeito de matar namorado da ex-mulher e atirar no próprio filho
Polícia Civil/Divulgação
O homem suspeito de matar o novo namorado da ex-mulher e de atirar compra o próprio filho em Araguaína, foi identificado como Raimundo Filho Pereira da Luz, de 44 anos. Ele está foragido desde a noite do crime, terça-feira (26) e é procurado pela Polícia Civil.
Raimundo também será indiciado por tentativa de homicídio contra a ex-companheira e um dos filhos, além de violação de medida protetiva de urgência. O pedido de prisão preventiva foi expedido pelo juiz da comarca de Araguaína nesta quarta-feira (27).
O g1 não conseguiu contato com sua defesa até a publicação dessa reportagem.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), Raimundo entrou na casa por volta da 1h e, motivado por ciúmes, disparou contra o atual namorado da ex, André Nascimento Lima, de 33 anos. A vítima levou vários tiros e morreu no local.
A Prefeitura de Araguaína confirmou que o suspeito é servidor municipal. Também explicou que a Procuradoria Geral do Município está ciente do caso e aguarda a notificação oficial por parte do Ministério Público ou da Polícia Civil para prosseguir com as medidas legais cabíveis.
O filho do suspeito com a ex-mulher tem 14 anos e ficou ferido após tentar evitar que o pai atirasse na mãe. As balas atingiram a mão e a boca do adolescente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez os primeiros socorros e o levou para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), onde permanece internado.
O delegado responsável pela investigação, Adriano de Aguiar Carvalho, informou que diante do que foi apurado no local do crime, não há dúvidas quanto à autoria do homicídio.
“O homem invadiu a casa da ex-companheira, atirou no André, com quem ela havia jantado naquela noite. Apavorada, ela correu para o quarto com os filhos e trancou a porta. Na tentativa clara de matar a ex-companheira, ele atirou várias vezes na porta e acabou atingindo um dos filhos no braço e na face, fugindo em seguida”, informou o delegado.
Vítima foi alvejada com arma de calibre 40 e morreu no local
Divulgação
Descumpriu medida protetiva
Raimundo tem passagens pela polícia pelos crimes de violência doméstica, ameaça e injúria. De acordo com a PM ele estava proibido, por decisão judicial, de se aproximar a ex-mulher, de 36 anos. Mas descumpriu medida protetiva pouco antes de invadir a casa dela.
A própria ex-mulher ligou para a polícia para informar que encontrou o ex-companheiro na frente da casa dela. Conforme a PM, nesse momento ele fugiu, mas voltou horas depois armado e cometeu os crimes.
Denúncia
Quem souber de seu paradeiro deve entrar em contato com a 2ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Araguaína) por meio da Central 197 ou do telefone (63) 3411-7366, que também é WhatsApp. Será garantido o sigilo do denunciante.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

VÍDEOS: Bom dia Tocantins de quinta-feira, 28 de março de 2024


Reveja os vídeos do telejornal. Reveja os vídeos do telejornal.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Prefeitura de Palmas rescinde cerca de 1,8 mil contratos temporários em plano para terceirizar serviços


Segundo o município, trabalhadores serão recontratados por tempo determinado até que serviços sejam licitados. Secretário afirma que terceirização será apenas para atividades-meio, que não são finalidade dos órgãos públicos. Secretário da Casa Civil em Palmas explica exoneração e contratação em massa de servidores
Uma portaria publicada pela Casa Civil de Palmas nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial do Município, rescindiu o contrato temporário de cerca de 1.800 funcionários públicos municipais. De acordo com a prefeitura, todos serão recontratados por tempo determinado.
Compartilhe no WhatsApp
Compartlihe no Telegram
Foram rescindidos os contratos dos seguintes cargos, a partir de 1º de abril:
Auxiliar Administrativo;
Agente de Manutenção;
Agente de Paisagismo e Arborização;
Agente de Obras e Serviços;
Auxiliar de Paisagismo e Arborização;
Auxiliar de Serviços Gerais;
Auxiliar de Topógrafo;
Motorista;
Mecânico;
Operador de Máquinas Pesadas;
Auxiliar em Saúde: (Auxiliar de Serviços Gerais; Auxiliar de Serviços em Saúde; Auxiliar em Enfermagem; Auxiliar Administrativo)
PA-A;
PA-B;
PA-D;
Auxiliar Técnico Administrativo Educacional;
Agente Administrativo Educacional;
Agente de Transporte Educacional.
A rescisão não vale para os contratos vigentes cujas ocupantes estejam grávidas.
Segundo o município, as rescisões fazem parte de um planejamento para terceirização de serviços públicos ligados às atividades-meio, ou seja, aquela que não é finalidade do órgão, mas serve para dar suporte ao serviço final.
“Foram colocadas em regime de extinção. Todos os efetivos que estão nesses cargos estão resguardados. O que foi colocado em extinção foi a partir da vacância desses cargos. Ficando vago o cargo está extinto dentro da estrutura da administração pública municipal”, explicou o secretário da Casa Civil, Gustavo Bottós, em entrevista à TV Anhanguera.
Prédio sede da prefeitura de Palmas
Lia Mara/Prefeitura de Palmas
O objetivo da prefeitura é que a partir da vacância esses serviços sejam terceirizados. Duas licitações, inclusive, já estão previstas para o mês de abril.
“Para a gestão se modernizar e promover a terceirização de algumas atividades, como os serviços de manutenção, de copeiragem, de recepção, não pode ter esses cargos dentro da sua estrutura”, disse.
As licitações previstas são para contatação de terceirizados para a Secretaria de Educação e Secretaria de Planejamento, que vai abarcar serviços de todas as pastas. O secretário afirma que durante a transição as atividades não serão descontinuadas.
“Nós fizemos essas rescisões automáticas por portaria em razão dos cargos terem sido colocados em regime de extinção a partir do dia 31 de março e fizemos a recontratação para novas funções previstas na medida provisória 02, do dia 15 [de março]”, afirmou.
Segundo o secretário, as terceirizações não vão impactar os concursos em andamento e os ainda previstos, como o da educação. Isso porque serão terceirizadas apenas atividades-meio e não os serviços finalísticos.
Diário trouxe contratações e recontratações
O Diário Oficial desta quarta-feira (27) trouxe diversas contratações de funcionários. Uma das portarias é para a função de assistente de sala, com previsão de apenas três meses de contrato.
Centenas de pessoas também foram contratadas para o cargo de assistente geral. Nesse caso, parte dos contratados será por um período é de seis meses a partir de 1º de abril. Outros serão contatados por três meses, entre abril e junho de 2024.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins