Até o momento, 18,10% da população está com a imunização completa. O total de um milhão inclui Tocantins chegou a um milhão de doses de vacinas aplicadas
Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas
O Tocantins atingiu nesta terça-feira a marca de 1.018.358 doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. O número chega sete meses após o início da campanha de vacinação no estado. As primeiras doses foram aplicadas no Tocantins em 18 de janeiro de 2021. O número de pessoas que está com a imunização completa, entretanto, é bem menor, de 287.834 (18,10% da população).
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) explicou que o total de doses aplicadas inclui tanto as usadas como primeira dose, como segunda dose e também as vacinas de dose única. O detalhamento está disponível no portal Vacinômetro.
O secretário de saúde, Edgar Tollini, destacou a parceira entre o Estado e os municípios ao falar sobre o resultado. “Sabemos que a vacinação é crucial para o combate da Covid-19, assim, essa marca é muito importante, e demonstra o trabalho conjunto e eficiente realizado pelo Governo do Estado e municípios”.
A SES disse ainda que o Ministério da Saúde (MS) estima que até o fim da campanha sejam vacinadas 1.161.000 pessoas no Tocantins. O número é menor que a população porque pessoas abaixo dos 18 anos não estão previstas no Plano Nacional de Imunização. Até o momento, 730.534 pessoas receberam pelo menos uma dose, o que representa quase 63% da meta.
Segundo a superintendente de vigilância em saúde da SES, Perciliana Bezerra, a média de vacinação diária do Tocantins é de 10 mil doses.
O secretário Tollini ressaltou que é necessário que a população procure os postos de vacinação para realizar a imunização. “Infelizmente, algumas pessoas integrantes dos grupos estabelecidos ainda não foram às unidades se imunizar. E alertamos essas pessoas e as demais que ainda não tomaram a segunda dose, a procurarem as unidades de saúde e realizar a imunização”.
A secretaria destacou ainda que o número de mortes por causa da Covid está em queda no Tocantins desde que a vacinação começou a ser feita de forma mais intensa e estável, em março. Segundo os boletins epidemiológicos, em março foram registrados 640 óbitos; já no mês julho o número caiu para 120. A queda pode ser verificada mês a mês, abril 516 (-19%), maio 345 (-33%), junho 283 (-18%) e julho 120 (-58%).
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins