Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vídeo mostra momento em que caminhão da prefeitura de Gurupi deixa mudança na casa de secretário de saúde preso por peculato


Sinvaldo dos Santos Moraes está preso na Casa de Prisão Provisória de Gurupi. Móveis foram levados de Palmas para a cidade do sul do Tocantins. Vídeo mostra secretário de saúde de Gurupi fazendo mudança em caminhão da Prefeitura
Imagens feitas na tarde desta sexta-feira (6) mostram o momento em que o secretário de saúde de Gurupi, Sinvaldo dos Santos Moraes, foi flagrado fazendo uma mudança com um caminhão da prefeitura. Ele foi preso, autuado pelo crime de peculato e levado para a Casa de Prisão Provisória de Gurupi. O secretário continua detido na manhã deste sábado (7).
O vídeo do flagrante mostra Sinvaldo sendo questionado enquanto móveis eram retirados do veículo para dentro da casa dele. (Assista acima)
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A Prefeitura de Gurupi afirmou que “não apoia e nem compactua com nenhuma irregularidade, ilegalidade ou abuso no uso e gestão da coisa pública” e que “após apuração dos fatos serão adotadas todas as medidas cabíveis”. Leia abaixo a nota na íntegra. Nesta sexta-feira a equipe da TV Anhanguera foi até a delegacia onde o secretário prestava depoimento, mas nem ele nem o advogado quiseram comentar a situação.
O vídeo mostra o momento em que a vereadora Débora Ribeiro (PTB) chega ao endereço e flagra um caminhão descarregando uma mudança na casa do secretário. Ela questiona o uso do veículo para fins particulares e depois chama a polícia, que faz a prisão.
“Uai secretário o senhor está carregando mudança no caminhão da Agricultura Familiar? Isso aqui não é caminhão para mudança”, disse vereadora Débora Ribeiro.
Neste momento o secretário se afasta e a vereadora continua falando.
“Esse caminhão aqui é o caminhão da Agricultura Familiar. Estou no flagrante, na casa do secretário de saúde, onde a mudança veio de Palmas. E os agricultores estão lá precisando de atendimento e não têm. Olha aqui onde está o caminhão. Mostra aí por favor. Chama a polícia. […] Isso aqui é um crime cometido pela prefeitura de Gurupi”, disse Débora Ribeiro.
Secretário de saúde de Gurupi foi preso por peculato
Reprodução
Depois a vereadora recebe uma ligação e o vídeo é encerrado. O secretário e o motorista do caminhão foram levados para a delegacia.
O condutor, que não foi identificado, disse em depoimento ao delegado que estava em Palmas fazendo o transporte de mesas, quando foi orientado a passar na casa do secretário para pegar os móveis. Depois disso ele retornou para Gurupi e iria descarregar o veículo na casa do gestor.
Após depoimento, o secretário foi autuado pelo crime de peculato e levado para a Casa de Prisão Provisória de Gurupi.
Peculato ocorre quando um servidor utiliza o bem público em seu próprio benefício. A pena para quem comete o crime é de 2 a 12 anos de prisão.
Caminhão da prefeitura estava fazendo mudança do secretário
Jairo Santos/TV Anhanguera
O que diz a prefeitura de Gurupi
A Prefeita de Gurupi vem a público manifestar que não apoia e nem compactua com nenhuma irregularidade, ilegalidade ou abuso no uso e gestão da coisa pública, assegurando apuração quanto aos fatos amplamente divulgados na mídia em relação a subtração de uma betoneira e utilização de veículo público para transporte de mudança de servidor.
Após a apuração dos fatos serão adotadas todas as medidas cabíveis obedecendo aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Secretário foi flagrado usando caminhão da prefeitura para mudança
Jairo Santos/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins