Categorias
SLIDE TOCANTINS

Atlas Solarimétrico é assinado e ações começam no mês de julho

O Governo do Tocantins avança para impulsionar o Tocantins no cenário de geração de energia solar, com a assinatura, nesta quarta-feira, 6, da Ordem de Serviços do Atlas Solarimétrico. Com isso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) inicia o escaneamento do território estadual para identificar as áreas com maior potencial. A assinatura ocorreu no auditório do Palácio Araguaia, durante a programação da 23ª Semana do Meio Ambiente.

A Ordem de Serviço foi assinada pela secretária da Semarh, Meire Carreira, e o investimento será de R$ 874.713,87, por intermédio de convênio firmado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), além do financiamento do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS).

O mapeamento será realizado pelo consórcio ganhador da licitação, formado por três empresas internacionais: Nixus, IrSOLaV e STA. A escolha se deu pela experiência em projetos específicos envolvendo tecnologias, mapeamento e atlas solares; pesquisas e estudos de mercado na área solar; além de experiência em medições e suprimento e auditoria em plantas solares.

O diretor de instrumentos de Gestão Ambiental, Rubens Brito, informou que as ações serão desenvolvidas a partir do próximo mês, quando o Plano de Trabalho será apresentado. “O Atlas será um instrumento para identificarmos a distribuição espacial e temporal do potencial solarimétrico do Tocantins”, explicou. Os dados levantados pelo mapeamento serão usados, segundo o diretor, para subsidiar a base de informações sobre radiação global e dados meteorológicos.

A previsão é que, ao iniciar as ações em julho, a conclusão seja realizada em 240 dias. Com o mapeamento, o Governo do Tocantins poderá realizar as estratégias para impulsionar o mercado estadual na exploração da energia solar e sua transformação em energia elétrica de geração isolada, tanto fotovoltaica como termossolar, e em energia térmica; poderá ainda incentivar a pesquisa e o avanço de tecnologias voltados ao aproveitamento do fluxo de radiação solar incidente na superfície do Estado; gerar uma base de cartas e mapas de isolinhas de fluxo de radiação solar global, médias, diárias, mensais e anuais espacializadas para todo Estado.

23ª Semana do Meio Ambiente do Tocantins

Logo após a assinatura, um ciclo de palestras do Seminário Gestão Ambiental e Consciente ocorreu com sete ministrações técnicas e todas direcionadas às questões e soluções do meio ambiente: Descentralização do Licenciamento Ambiental e Outorga D’Água; Sistema Municipal do Meio Ambiental – Avanços e Desafios; Lançamento da Base Cartográfica Temática do Cadastro Ambiental Rural (CAR); Comitê de Bacias e Projeto Barraginhas; Educação Ambiental na Gestão Municipal; Cadastro Ambiental Rural; e por último a explanação sobre o ICMS Ecológico.

Outro avanço ambiental que será apresentado nesta quarta-feira, 7, a partir das 8 horas, é o Seminário de Lançamento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, fruto das audiências públicas realizadas para a elaboração do documento que norteará a gestão sobre resíduos sólidos no Tocantins.

06/06/2017 – Suene Moraes/Governo do Tocantins

fonte: to.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *