Ironman 70.3 será realizado neste domingo (23), com a participação de vários atletas do Brasil e de outros países. O médico Túlio César, de 63 anos, é um dos representantes do Tocantins nesta etapa. E ele não é nenhum estreante no esporte, pelo contrário, é um, digamos, praticante de esportes há algum tempo, desde o ano de 1974.
– Iniciei no esporte em 1974 por incentivo da minha avó. Participei da primeira prova de triátlon realizada no Brasil e pude fazer várias maratonas. Por motivos profissionais fiquei de fora por um tempo do esporte. Depois tive o prazer de voltar, ao completar 60 anos, quando participei da prova de triathlon do Circuito Nacional do Sesc Triathlon em Palmas, em 2014, tendo concluído na modalidade olímpica – diz.
Ele se diz ansioso para esta etapa que será realizada em Palmas com a participação de vários atletas do Brasil e de fora do país.
– Estou com uma expectativa muito positiva, devido ao meu bom ano de treino e experiência com outras provas. Vamos nos mexer moçada! Esporte é vida. É saúde – afirma.
E se você pensa que ele só participa e não conquista nada, se engana, em 2015, por exemplo, César completou a prova “Volta ao Lago” de mountain bike, pedalando mais de 380 quilômetros em três dias.
– Desde então, intensifiquei as minhas participações em provas esportivas, tendo concluído a prova de natação, Desafio 8k de 2016, cruzando a linha de chegada, após nadar os oito quilômetros em 4h33min – conta. A prova rendeu troféu de honra ao mérito, por ter sido o primeiro atleta a completar após 60 anos.