Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem é morto com três tiros na porta de casa em Araguaína

Testemunhas contaram que suspeito e vítima tiveram um desentendimento dias atrás. Na hora do crime, a vítima saiu de casa com um facão na mão após perceber a chegada do suspeito. Um homem de 26 anos foi morto com três tiros na porta da própria casa no setor Maracanã em Araguaína, no norte do Tocantins. Testemunhas contaram à Polícia Militar que o suspeito e a vítima tiveram um desentendimento dias atrás em uma conveniência da região.
No dia do crime o atirador chegou ao local em uma moto e a vítima teria saído de casa com um facão na mão para confrontá-lo, mas acabou sendo atingida. O crime aconteceu na noite de sábado (8), por volta das 23h50.
O homem de 26 anos tinha passagens por roubo e morreu na porta de casa, ao lado do facão. Ele foi atingido por disparos na cabeça, tórax e no quadril.
A Polícia Militar fez buscas, mas não conseguiu localizar o suspeito. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal. O facão foi recolhido pela perícia e o delegado esteve no local para dar início às investigações.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Defesa pede suspensão do processo de impeachment contra Carlesse por dúvida sobre o prazo para defesa


Alegação é de que há dúvidas sobre o prazo porque a AL e os próprios advogados estão de recesso. Comissão Especial vai analisar pedido e se manifestar nos próximos dias. Governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse
Esequias Araújo/Governo do Tocantins
A defesa do governador afastado Mauro Carlesse (PSL) protocolou um documento na Assembleia Legislativa pedindo a suspensão do processo de impeachment. A alegação dos advogados é de que há dúvidas sobre o prazo para apresentação de defesa. Carlesse não chegou a ser encontrado pela comissão e a notificação dele foi feita, no dia 27 de dezembro, por meio de terceiros em um procedimento chamado de citação por hora certa.
A partir da citação o governador afastado teria um prazo de 15 dias para apresentar defesa no processo de impeachment. O último dia para manifestação seria nesta terça-feira (11).
LEIA TAMBÉM
Dificuldade para notificar Carlesse pode travar andamento do processo de impeachment
Presidente da AL aceita pedido e abre processo de impeachment contra Mauro Carlesse
Mauro Carlesse é citado para se manifestar no processo de impeachment aberto na AL
O advogado Juvenal Klayber informou ao g1 que além do recesso da própria Assembleia Legislativa – até 31 de janeiro, os prazos processuais da Justiça estão suspensos devido ao recesso dos advogados, que vai até 20 de janeiro.
“Esse requerimento é para que a Assembleia nos responda se esse prazo da contestação está valendo ou não, em razão da suspensão dos próprios trabalhos da Assembleia e também da suspensão dos prazos processuais”, explicou.
O recesso da Assembleia Legislativa começou oficialmente no dia 1º. Segundo a AL, neste período não ocorrerão sessões nos plenários, reuniões nas comissões ou demais eventos legislativos. No entanto, a “continuará em atividade — mas sem votações”. As sessões ordinárias só devem ser retomadas no dia 1º de fevereiro de 2022.
O presidente da Comissão Especial do Impeachment, deputado Elenil da Penha (MDB), informou que o governador afastado apresentou petição requerendo esclarecimento quando ao rito do processo de impeachement; questionou a contagem do prazo para apresentação de informações e requereu devolução de prazo para o ato.
Ao final, a defesa requereu a suspensão do processo de impeachment, mas deixou de apresentar qualquer resposta ou manifestação em face da acusação.
“Em relação à petição apresentada pelo governador afastado, a Comissão Especial, através do seu relator, apresentará a resposta nos próximos dias”, afirmou o deputado em nota.
Quais as acusações?
O pedido de impeachment é baseado nos inquéritos que levaram ao afastamento do governador pelo Superior Tribunal de Justiça. Carlesse é considerado suspeito em duas operações da Polícia Federal que ocorreram simultaneamente.
Uma delas é para a apuração de um suposto esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos, na época chamado de PlanSaúde. A segunda operação investiga suposta interferência do governador em investigações da Polícia Civil que poderiam prejudicar aliados e o próprio governo.
No dia em que o processo teve início, a defesa de Carlesse emitiu nota dizendo que a abertura era um ato apressado e impensado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Cheia de rios ameaça moradores de assentamentos em Formoso do Araguaia


Estado segue com 850 pessoas obrigadas a deixar suas casas devido às enchentes. Cheia de rios ameaça casas e plantações em Formoso do Araguaia
Em Formoso do Araguaia, na região sul do estado, assentamentos que ficam entre os rios Formoso e Javaés estão sentindo os efeitos das últimas chuvas do fim de semana. Os dois afluentes transbordaram e atingiram os quintais de diversas propriedades nos assentamentos Caracol Dois e Três Poderes.
Durante o fim de semana uma ponte que fica no rio Dueré, na zona rural de Santa Rita do Tocantins, foi levada pelas águas. Algumas estradas da região também ficaram debaixo da água e os moradores estão preocupados.
A Defesa Civil Municipal informou que segue dando apoio a famílias da região, levando cestas básicas e resgatando pessoas ilhadas.
O grande volume de chuvas registrado desde o fim de dezembro vem deixando rastros em cidades de norte a sul do Tocantins. Comunidades ficaram ilhadas, centenas de pessoas desabrigadas e diversos trechos de estradas foram impactados pelas chuvas.
Estada alagada em Formoso do Araguaia
Reprodução/TV Anhanguera
Os municípios mais afetados atualmente estão na região do Bico do Papagaio. De acordo com o último boletim epidemiológico da Defesa Civil Estadual, 850 pessoas continuam fora de suas casas em diversas cidades.
Nesta segunda-feira (10) são 313 desabrigados, moradores que tiveram que sair de suas propriedades e foram levados para abrigos públicos. As cidades com pessoas nesta situação são: Araguanã, Formoso do Araguaia, Itaguatins, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso.
O estado também tem 537 desalojados – também precisaram sair de suas propriedades, mas foram para casa de parentes, amigos ou vizinhos. Os moradores nesta situação estão Araguanã, Axixá do Tocantins, Dois Irmãos, Esperantina, Paranã, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Tupirama, Tupiratins, Palmeirante, Bom Jesus, São Sebastião, São Miguel, São Sebastião, Sampaio e Itaguatins.
Ponte foi levada por correnteza
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem tenta invadir casa para encontrar ex-companheira e é baleado com tiro no ombro

Segundo a Polícia Militar, ele estava descumprindo uma medida protetiva ao se aproximar da ex-mulher. Atirador fugiu do local e não foi identificado pela polícia. Um homem de 40 anos foi baleado em Araguaína, no norte do Tocantins, na tarde deste domingo (9). De acordo com a Polícia Militar, ele estava descumprindo uma medida protetiva e tentando entrar à força em uma casa onde estava a ex-companheira, uma mulher de 25 anos, quando foi atingido.
Os fatos aconteceram no setor Araguaína Sul, por volta das 16h20. Durante a tentativa de entrar na casa, sem permissão, um parente da mulher fez o disparo e atingiu o homem de 40 anos no ombro. O atirador fugiu do local e ainda não foi identificado.
O Samu foi chamado e levou a vítima dos disparos para o Hospital Regional de Araguaína. A PM fez buscas pela região, mas não conseguiu localizar o atirador. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Buscas por adolescente que desapareceu em rio de Miranorte chegam ao terceiro dia


Ivan Gabriel Miranda Silva sumiu na última sexta-feira (7), momentos depois de pular da ponte sobre o rio Providência, durante uma brincadeira com amigos. Corpo de Bombeiros continua buscas por adolescente que sumiu no rio Providência em Miranorte
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Equipes do Corpo de Bombeiros realizam, nesta segunda-feira (10), o terceiro dia de buscas pelo adolescente, de 16 anos, que desapareceu no rio Providência, em Miranorte, região central do estado.
O menor Ivan Gabriel Miranda Silva desapareceu na última sexta-feira (7). Parentes informaram aos Bombeiros que o jovem saltou da ponte sobre o rio durante uma brincadeira com amigos e nadou por cerca de 500 metros até um ponto onde algumas pessoas estavam reunidas.
No entanto, segundo os relatos, após chegar perto da margem, o menor segurou na galhada de uma árvore para sair da água e começou a convulsionar. Logo em seguida, afundou e não foi mais visto.
Como a cidade não possui uma base do Corpo de Bombeiros, equipes de Palmas foram ao local para fazer o resgate.
As buscas começaram na manhã deste sábado (8). A operação de resgate tem sido mais difícil que o normal, já que a água está escura e com correnteza por causa das fortes chuvas registradas nas últimas semanas.
No primeiro dia de trabalho, a equipe avaliou que era inviável fazer mergulho no local. Por isso, foram realizadas buscas de superfície, sob árvores e possíveis locais de engancho.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Enchente destrói ponte e deixa famílias ilhadas na zona rural de Santa Rita do Tocantins


Estrutura de madeira estava comprometida há dias e neste final de semana foi completamente destruída. Ponte foi levada pela correnteza de rio no Tocantins
Moradores da zona rural de Santa Rita do Tocantins, na região central estado, ficaram isolados depois que a ponte sobre o rio Dueré foi levada pela correnteza. A estrutura de madeira estava comprometida há dias e neste final de semana foi completamente destruída pelas águas.
Vídeos feitos por moradores mostram que há alguns dias a ponte estava pendendo para um lado, mas continuava no local. Só que a estrutura não resistiu e no local restou apenas o vão entre as margens. As imagens mostram que estradas da região também estão debaixo da água.
Ponte foi levada por correnteza
Reprodução
A Prefeitura de Santa Rita informou que está esperando a água do rio baixar pra realizar uma visita técnica e ver a melhor forma de resolver o problema. Por enquanto, aconselhou os moradores a utilizarem desvios por outras estradas. Não existe previsão de quando a ponte será reconstruída.
O grande volume de chuvas que vem sendo registrado no estado desde o fim de dezembro tem causado danos em diversos municípios de norte a sul do estado. Comunidades ficaram ilhadas, centenas de pessoas desabrigadas e diversos trechos de estradas foram impactados pelas chuvas.
Até este domingo (9) eram 32 municípios monitorados pela Defesa Civil Estadual, a maioria na região norte do Tocantins. Um alerta de tempestades continua valendo para todo o estado nesta segunda-feira (10).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Senadora Kátia Abreu é diagnosticada com Covid-19 pela segunda vez e está em isolamento


Parlamentar disse que sentiu dores no corpo, tosse e cansaço mais fortes, mas teve os pulmões menos comprometidos que da primeira vez. Ela está vacinada com as duas doses e defendeu a vacinação. Frame Katia Abreu
Reprodução/GloboNews
A senadora Katia Abreu (PP-TO) testou positivo para a Covid-19 neste domingo (9). Esta é a segunda vez que a parlamentar tem a doença. Em uma rede social ela afirmou que os primeiros sintomas começaram no dia 5 de janeiro, mas está sendo medicada em casa e passa bem.
A senadora teve a doença pela primeira vez em novembro de 2021 e chegou a ficar uma semana internada no hospital Sírio libanês, em São Paulo. Na época ela teve o pulmão comprometido e foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva, mas não precisou ser intubada.
Katia Abreu informou que nos primeiros dias após o novo diagnóstico sentiu dores no corpo, tosse e cansaço mais fortes que da primeira vez teve a doença, mas os pulmões foram menos atingidos. Ela deve permanecer em isolamento até o dia 14 de janeiro.
A senadora afirmou também que está vacinada com as duas doses contra Covid e defendeu a vacinação.
“Os casos estão aumentando em todo o Brasil. Precisamos ficar atentos e tomar todos os cuidados orientados pelos cientistas e especialistas em saúde. A vacina é o melhor remédio, inclusive em crianças. Graças à vacina com certeza, os problemas respiratórios estão amenizados”, afirmou.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Prazo para matrícula de alunos novatos começa nesta segunda-feira (10) em Araguaína


Pais e responsáveis poderão fazer a reserva da matrícula de forma online. Expectativa do município é que três mil novas vagas sejam preenchidas. Sala de em escola de Araguaína no retorno às aulas durante a pandemia
Prefeitura de Araguaína/Divulgação
Começa nesta segunda-feira (10) o período de matrículas para alunos novatos na rede municipal de Araguaína, no norte do Tocantins. O prazo segue até 28 de janeiro para a educação infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os pais e responsáveis poderão fazer a reserva da matrícula de forma online no Portal da Educação, disponível no site do município. Depois é preciso ir até a unidade de ensino, dentro de até três dias, com a documentação exigida.
Segundo a prefeitura, a expectativa é que três mil novas vagas sejam preenchidas. As aulas estão previstas para começar no dia 1º de fevereiro no formato 100% presencial, seguindo os protocolos de prevenção da covid-19.
Araguaína tem 79 unidades de ensino com capacidade total para atender 25 mil alunos. Dentre as escolas e creches, 66 estão na zona urbana e 13 na zona rural.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Matrícula para alunos novatos começa nesta segunda (10) na rede municipal de Palmas


Pais ou responsáveis devem acessar plataforma online para fazer cadastro e solicitar vaga. Palmas abra prazo de matrícula para alunos novatos
Luciana Pires/Prefeitura de Palmas
Abre, nesta segunda-feira (10), o prazo de matrículas para alunos novatos na rede municipal de Palmas. Pais ou responsáveis devem acessar a plataforma SIMPalmas para fazer o cadastro e solicitar uma vaga.
Segundo a prefeitura, a lista de classificação dos alunos novatos será publicada no dia 17 de janeiro. Mas depois, os pais terão que ir pessoalmente até a unidade escolar para efetivar a matrícula.
Em casos excepcionais os responsáveis devem entrar em contato com a gerência de Inspeção Escolar de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h, pelo telefone 3212-7510.
A primeira etapa do cronograma de matrículas começou ainda em dezembro com a transferência automática dos alunos de escolas que não tenham turmas do ano subsequente ao que o aluno esteja matriculado. A transferência é feita para a unidade mais próxima.
Já a segunda etapa do cronograma deu início na semana passada, com a abertura das solicitações de transferência entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Nesse caso, os pais deverão efetivar a matrícula dos classificados entre os dias 10 e 12 de janeiro.
Para não perder as datas, fique de olho no cronograma abaixo:
10 de janeiro – Liberação da lista de classificação para transferência entre escolas e Cmeis
10 a 12 de janeiro – Prazo para efetivação da matrícula dos classificados na escola/Cmei
10 a 13 de janeiro – Período para solicitação de vaga para matrícula de alunos novatos
17 de janeiro – Liberação da lista de classificação para novatos
17 a 21 de janeiro – Prazo para efetivação de matrícula dos classificados
Para efetivar a matrícula, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade educacional com os seguintes documentos:
Documentos pessoais da criança,
Declaração de transferência ou histórico escolar (exceto para Educação Infantil e Pré-escolar);
Foto 3×4 recente,
Fotocópia da certidão de nascimento,
Fotocópia do comprovante de endereço atualizado,
Fotocópia do cartão de vacinação atualizado (para crianças até 10 anos);
Fotocópia do cartão SUS;
CPF;
Título de eleitor (para maiores de 18 anos) e carteira de reservista/CDI (para homens maiores de 18 anos).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Trecho da BR-153 é liberado após passar por reparos pela segunda vez em menos de 10 dias


Serviço foi necessário após parte da pista afundar no 236 entre Colinas do Tocantins e Nova Olinda. Trânsito no local ficou parcialmente interditado por 22 horas. Trecho da BR-153 é liberado após passar por reparos pela segunda vez
PRF/DEivulgação
O trânsito foi totalmente liberado na BR-153 em Colinas do Tocantins, no norte do estado, por volta das 13h deste domingo (9). A pista estava parcialmente interditada desde as 15h deste sábado (8) após parte da via começar a afundar. O trecho é o mesmo que passou por reparos na semana passada depois que uma cratera começou a se formar.
O reparo foi feito por operários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O trecho afetado fica na altura do km 236 entre as cidades de Colinas do Tocantins e Nova Olinda.
Na semana passada uma cratera começou a engolir o acostamento e parte da pista após fortes chuvas na região. O local foi refeito, mas voltou a afundar neste sábado (8). Desta vez a interdição parcial foi de 22 horas.
Rodovias em todo estado têm sido prejudicadas pelas chuvas registradas desde o fim de dezembro. Segundo levantamento da Agência de Obras do Tocantins (Ageto), 15 trechos de pistas estaduais foram afetados e passam por serviços emergenciais.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins