Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem é preso suspeito de agredir e fazer ameaças de morte à própria esposa em Araguaína


Vítima procurou uma delegacia de Polícia Civil para denunciar o esposo. Homem estava com uma arma de fogo quando foi capturado. Arma e munições foram encontradas com suspeito preso por violência doméstica em Araguaína
Divulgação/Polícia Civil
Um homem, de 25 anos, foi preso suspeito de agredir e ameaçar de morte a própria esposa, em Araguaína. A vítima procurou a Delegacia de Atendimento à Mulher para fazer a denúncia, nesta segunda-feira (13).
O homem foi capturado no setor Araguaína Sul. Segundo a Polícia Civil, ele também irá responder por posse irregular de arma de fogo, já que foi encontrado com uma arma e munições.
A ação comandada pelas delegadas Ana Maria Varjal e Sarah Lilian foi realizada após a vítima comparecer até a sede da delegacia e informar que tinha acabado de ser agredida pelo marido.
Em seguida, uma equipe de policiais da unidade especializada iniciou as buscas para localizar o paradeiro e efetuar a prisão em flagrante do suspeito.
Após a captura, ele foi encaminhado para a Unidade Penal de Araguaína, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
A Polícia Civil do Tocantins reforçou a importância de as vítimas denunciarem todo e qualquer tipo de agressão contra a mulher para que as delegacias possam realizar os procedimentos para resguardar a integridade física, moral, sexual, patrimonial e psicológica delas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Prefeitura de Gurupi anuncia cancelamento do Carnaval em 2022


Município disse que considerou o cenário epidemiológico mundial e também ouviu a opinião da população por meio de enquete. Evento também foi cancelado em 2021 por causa da pandemia. Multidão no primeiro dia do Carnaval de Gurupi em 2019
Divulgação/Prefetura de Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, no sul do estado, decidiu cancelar o Carnaval de 2022. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (13) pela prefeita Josi Nunes (PSL). A decisão levou em consideração o cenário epidemiológico mundial e também ouviu a opinião da população.
“Não teremos Carnaval no próximo ano pela preservação da saúde, da vida, da economia, das famílias de Gurupi, da região e do nosso Estado”, disse a prefeita.
No início deste mês o município fez uma consulta pública por meio de um aplicativo e 90,17% dos participantes foram contra o evento. “Essa decisão não poderia vir apenas de uma única pessoa, ela teria que ser discutida e dialogada e foi por isso que todos nós investimos um tempo buscando a opinião dos gurupienses, dos comerciantes e empresários”, frisou.
O Carnaval em Gurupi tradicionalmente promove uma das maiores festas do estado com grande importância econômica e cultural. O evento também foi cancelado em 2021 por causa da pandemia.
Segundo o município, na pesquisa realizada 55,80% dos participantes afirmaram que a realização do Carnaval em 2022 seria um risco para a saúde da população e outros 34,37% acreditam que com o cenário pandêmico é incerto e por isso é melhor evitar o Carnaval.
Vacinação
A consulta pública revelou que 77,43% dos participantes tomaram a 1ª e 2ª dose da vacina contra a Covid-19. O município afirmou que seguir avançando na vacinação tem sido um desafio.
“Aproximadamente 30% da nossa população não se vacinou. São pessoas que ainda resistem à ideia de se vacinarem contra a Covid-19. Cerca de 70% da população de Gurupi já tomou a primeira dose da vacina e pouco mais de 50% completou o esquema vacinal, ou seja, recebeu a primeira e a segunda dose do imunizante”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde, Marcus Teixeira Marcolino.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Falta de vacinas contra febre aftosa preocupa produtores rurais no Tocantins


Estado tenta conseguir o status de zona livre da doença sem precisar da vacinação. Com falta de vacina contra aftosa, campanha de imunização é adiada; saiba mais
A campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada no Tocantins até o final de dezembro por causa da dificuldade de parte dos produtores para encontrar vacinas. A situação preocupa porque o estado tenta conseguir o status de zona livre da doença sem precisar da vacinação, mas para isso precisa alcançar altos índices de cobertura nesta etapa.
O pecuarista Alai Negreira vacinou o rebanho no primeiro dia que iniciou a campanha contra a febre aftosa. Manter os animais livres da doença é uma preocupação porque, segundo ele, os prejuízos causados pela aftosa são incalculáveis.
“Todo mundo vacinando fica todo mundo protegido de problema financeiros. Não é bom nem pensar no que pode acontecer se esta doença voltar aos nossos rebanhos”.
O rebanho do estado é de 8 milhões de cabaças. Nesta fase precisam ser vacinados os animais acima dos dois anos de idade. Para o presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, a escassez da vacina neste momento causou preocupação.
“Qualquer parte do Brasil, se tiver um caso, o prejuízo é monstro. Vamos ter desabastecimento, uma queda de preço muito grande, desemprego. Economicamente é um desastre. Não pode acontecer”.
Nas lojas agropecuárias da cidade desde o dia 20 de novembro a vacina esta em falta. Os estabelecimentos aguardam a chegada da remessa autorizada pelo Ministério da Agricultura , para o fechamento da campanha.
Com a chegada das doses o produtor que ainda não vacinou precisa se apressar e vacinar os animais que faltam. è importante ainda não esquecer de declarar a imunização na Adapec. O prazo será de dez dias, após a compra da vacina.
Vacinação contra febre aftosa é prorrogada no Tocantins
Victor Guimarães/Governo do Tocantins
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo destinará R$ 30 milhões para revitalizar projeto de irrigação Rio Formoso no Tocantins


Projeto é um dos mais antigos e utiliza sistemas de irrigação para cultivo de arroz irrigado no período chuvoso, e subirrigação para soja, milho, feijão e melancia no período seco. Para o MP, estruturas são responsáveis pela crise hídrica na bacia do rio Formoso
Divulgação/Ministério Público Estadual
Um total de R$ 30 milhões será destinado para a revitalização de um dos maiores projetos de irrigação do país, o Rio Formoso. O anúncio foi feito pelo governo do estado, o qual informou que já estabeleceu convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a execução das obras.
O projeto abrange uma área irrigável de cerca de 28 mil hectares, situado na região sudoeste do Estado e utiliza sistemas de irrigação do tipo inundação para cultivo de arroz irrigado no período chuvoso, e subirrigação para soja (produção de semente), milho, feijão e melancia no período seco.
No período de estiagem, cujo ponto alto se dá nos meses de agosto e setembro, o rio Formoso fica em estado crítico. O nível baixa por causa da falta de chuvas e da água captada para irrigar as lavouras. Em alguns trechos é possível caminhar a pé. O problema se repete ano após ano e preocupa órgãos de fiscalização.
Em 2021, segundo a Associação de Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) foram plantados 130 mil hectares de agricultura irrigada através de um sistema de captação da água dos rios da região.
Os recursos usados na revitalização do projeto são frutos de parceria com a bancada federal e vai permitir realizar inicialmente a revitalização da Barragem Taboca.
A obra será dividida em três etapas e abrange a recuperação dos diques das barragens Calumbi I e II e Taboca; recuperação da infraestrutura dos canais de adução e os coletores de drenagem; estações de bombeamento de drenagem; além da estrada de acesso ao longo das adutoras e coletores gerais.
Além das barragens, será revitalizada também uma área de pesquisa da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
O titular da pasta da Infraestrutura, Jairo Mariano, assegurou que até o primeiro semestre do próximo ano essas obras serão realizadas. “Estamos fazendo o possível para iniciarmos essas obras da primeira etapa e os recursos estão garantidos”, frisou.
Para o prefeito de Formoso do Araguaia Heno Rodrigues, as obras também vão garantir a segurança as populações que vivem perto do projeto.
“São obras importantes, revitalização e reforma nesse primeiro momento das barragens que vai garantir a segurança das populações vizinhas do projeto e também será um grande marco no desenvolvimento que vai trazer renda e fortalecer a economia de Formoso”.
A partir da revitalização, a expectativa é de que os produtores consigam colher mais safras anuais, tanto no período chuvoso quanto no período seco.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Indígenas do TO devem plantar cerca de 2 mil mudas para reflorestar áreas atingidas por queimadas


Projeto é realizado na aldeia indígena Catàmjê, no município de Lagoa da Confusão, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Projeto promove capacitação e leva mudas às comunidades indígenas para reflorestamento
Indígenas da etnia Krahô-Kanela, da aldeia Catàmjê, localizada no município de Lagoa da Confusão, sul do estado, vão plantar mais de duas mil mudas de árvores nativas do cerrado para fazer o reflorestamento de áreas degradadas pelas queimadas.
O projeto é da Funai e tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Na primeira etapa, indígenas passaram por capacitação para realizar o plantio.
“O fogo destruiu muito o nosso território no ano de 2019, nós temos uma área próxima ao rio Formoso e nós queremos reflorestar com esse projeto de mudas nativas e nós também queremos vender sementes para reflorestar áreas degradadas no entorno das áreas indígenas em outros locais. A gente já vem fazendo discussão com a Funai, já estamos organizando venda da semente, não só pensando em proteger nossa área, mas também outras áreas que precisam no entorno de terras indígenas”, disse o cacique Wagner Katamy Krahô-Kanela.
O edital comtemplou a aldeia com R$ 50 mil. Esse recurso foi usado na construção de um viveiro, instalação de uma casa de apoio e reflorestamento na aldeia.
“Essa área foi adquirida para usufruto dos indígenas krahô-kanela de uma forma já desmatada, com pastagens. Então favorecerá a reconstrução da mata nessa terra indígena, como também vai suprir a grande perda pelas queimadas da vegetação. Isso trará uma vegetação propícia à cultura indígena”, explicou o coordenador técnico local da Funai de Gurupi, Georthon Brito.
Comunidade indígena participa de projeto de reflorestamento
Reprodução
A Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do estado doou mudas de espécies nativas do cerrado para a execução do projeto.
“Os indígenas estão vindo buscar, se articulando para trabalhar com não indígenas, com as instituições e o governo nessa busca de uma vida harmoniosa entre o índio e o não índio”, ressaltou a chefe de gabinete da Semarh, Mariah Alves.
As áreas que serão reflorestadas dentro da aldeia ficam localizadas nas margens do rio Formoso e próximas ao lago Vermelho. A secretaria também atuou no plantio dessas mudas e outras ações.
“E também orientação em relação ao plantio de espécies nativas do cerrado, coleta de sementes e a recuperação das nascentes das áreas degradadas próximas aos recursos hídricos dessa aldeia”, afirmou o engenheiro florestal da Semarh, João Noleto.
A previsão é que até o final do projeto sejam plantadas 2 mil mudas de árvores em uma área igual a quatro campos e meio de futebol.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Prefeita de Palmas anuncia redução do intervalo para dose de reforço contra Covid


Atualmente moradores com mais de 18 anos podem receber o reforço cinco meses após a segunda dose. Com a mudança, aplicação passaria a ser feita quatro meses após a D2. Vacina contra o coronavírus é aplicada em Palmas
Raíza Millhomem/Prefeitura de Palmas
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), anunciou nas redes sociais a redução do intervalo para aplicação das doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Atualmente moradores com mais de 18 anos podem receber o reforço cinco meses após a segunda dose. Com a mudança, aplicação passaria a ser feita quatro meses após a D2.
Na publicação, a gestora disse ainda ser favorável ao passaporte da vacinação e torcer para que “a prudência e sensatez prevaleçam em todo o país”. Em Palmas, o passaporte é obrigatório em eventos com mais de 200 participantes.
Informação foi divulgada por Cinthia Ribeiro nas redes sociais
Reprodução
Cinthia Ribeiro não informou quando a medida entra em vigor. O sistema de agendamento da prefeitura ainda pede o prazo de 140 dias. A única exceção é para os imunosuprimidos, que podem receber o reforço 21 dias após a aplicação da segunda dose.
Atualmente, a capital aplica as doses de reforço em todos os moradores com mais de 18 anos. O ciclo de vacinação normal (um dose para a vacina da Janssen e duas para os imunizantes da AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac) está disponível para quem tem mais de 12 anos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Polícia investiga se menino de oito anos que está intubado em hospital foi agredido pela mãe


Conselho Tutelar registrou o boletim de ocorrência. Caso foi em Sucupira, no sul do Tocantins. Criança precisou ser intubada no Hospital Geral de Palmas
Reprodução
Um menino de apenas oito anos de idade está intubado na ala vermelha pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) após supostamente ter sido agredido pela mãe por ter saído para brincar com amigos em um matagal. O caso foi registrado em Sucupira, na região sul do Tocantins. O Conselho Tutelar da cidade registrou um boletim de ocorrência (BO) ao que o g1 e a TV Anhanguera teve acesso.
O documento informa que a criança chegou ao Hospital Regional de Gurupi por volta das 13h30 do dia 6 de dezembro. O médico de plantão percebeu hematomas pelo corpo e logo suspeitou de uma hemorragia. Segundo o BO, quando a equipe médica questionou a mãe da criança sobre o que tinha acontecido, ela teria informado que aplicou ‘uma correção’ no filho com um cipó.
O motivo seria que a criança teria saído de casa para ir até um vizinho encontrar amigos e demorado a voltar. A mãe então teria ido buscá-lo em um matagal e cometido as agressões. O BO informa ainda que a mulher negou que o marido tivesse conhecimento ou participação na surra.
O g1 também obteve o prontuário do menino no Hospital Regional de Gurupi. O documento relata que o menino chegou até a unidade pálido e chorando assustado. Ele apresentava dor abdominal e taquicardia. A mesma história supostamente relatada pela mãe sobre a agressão que consta no Boletim de Ocorrência aparece no prontuário.
Uma guia de encaminhamento da prefeitura de Sucupira, também obtida pelo g1, relata ainda que o menino sofre de cardiopatia infantil. Uma solicitação de transporte foi feita no dia 8 de dezembro para que a criança fosse transferida em uma UTI terrestre para o HGP porque precisava ser intubada, o g1 também teve acesso a este documento.
A Secretaria de Estado da Saúde foi procurada para que informasse o atual estado de saúde da criança, mas a SES negou o pedido alegando que não pode passar informações sobre os prontuários dos pacientes por causa de uma resolução do Conselho Federal de Medicina.
A Secretaria de Segurança Pública e o Conselho Tutelar de Sucupira também foram procurados para comentar o caso e ainda não responderam.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Motorista bêbado e armado é preso após atingir três veículos e deixar duas pessoas feridas na TO-050

Acidente aconteceu entre Palmas e Porto Nacional. Teste feito pela PM apontou que o suspeito dirigia sob efeito de bebida alcóolica. Um homem de 52 anos foi preso após provocar um acidente de trânsito na TO-050, entre Palmas e Porto Nacional, região central do estado. Segundo a Polícia Militar (PM), o suspeito estava embriagado e armado quando atingiu três veículos na rodovia. Duas pessoas ficaram feridas.
O acidente aconteceu na noite deste domingo (12). Militares do 5º batalhão da PM foram chamados para atender o caso por volta de 20h30 e ao chegarem no local o Corpo de Bombeiros já prestava socorro às vítimas.
A PM informou que o acidente foi provocado pelo motorista embriagado. Conforme a PM, o condutor trafegava sentido Porto Nacional – Palmas quando colidiu com duas motocicletas que seguiam na mesma direção, e também em outro carro que estava na direção contrária.
Durante a abordagem policial os policiais perceberam que o suspeito de provocar o acidente “apresentava forte odor etílico, e ao ser realizado o teste do etilômetro, constatou a quantia de 0,64 mg de álcool por litro de sangue”.
A PM fez buscas no veículo e localizou uma espingarda calibre 22 com seis munições.
Após o flagrante, o motorista foi preso. Ele e a arma apreendida foram levados para a delegacia de Polícia Civil. O homem foi autuado por conduzir veículo sob efeito de álcool ou droga e por porte ilegal de arma de fogo.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Casa e móveis são totalmente destruídos após incêndio criminoso no Tocantins, diz polícia


Caso foi em Axixá do Tocantins. Polícia Militar disse que fez buscas, mas suspeito não foi localizado. Casa foi destruída por incêndio em Axixá do Tocantins
Divulgação/Polícia Militar
Uma casa ficou destruída após pegar fogo nesta segunda-feira (13) em Axixá do Tocantins, na região norte do estado. Segundo a Polícia Militar (PM), trata-se de um incêndio criminoso. Imagens feitas no local mostram que o imóvel foi completamente tomado pelas chamas e até os móveis foram consumidos.
O caso foi registrado no início da manhã. Por volta das 7h30 os policiais foram chamados ao povoado Alto do Zumbi, que fica zona rural da cidade, com a informação sobre um incêndio em residência.
Quando os militares chegaram o imóvel já estava totalmente destruído “bem como os móveis e eletrodomésticos que estavam no interior da casa”, disse a corporação.
Na residência morava uma mulher de 29 anos, mas ninguém estava no local no momento do incêndio. Uma testemunha disse à PM que percebeu a presença do ex-namorado da irmã da vítima perto da casa alguns minutos antes das chamas começarem. Os policiais fizeram buscas para localizar o suspeito, mas ninguém foi preso.
Uma equipe da Polícia Científica esteve no local para realização da perícia e a moradora da casa foi orientada a comparecer na delegacia de Polícia Civil para registrar um de boletim de ocorrência.
Incêndio destruiu casa na zona rural de Axixá do Tocantins
Divulgação/Polícia Militar
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Feira Geek tem super-herói, coreografia de k-pop e lançamento de mangá produzido no Tocantins


Evento reuniu dezenas de apaixonados pela cultura pop em Palmas. Jovens lançam mangá em evento sobre cultura pop em Palmas
Uma feira geek realizada em Palmas reuniu super-herói, coreografia de k-pop e até lançamento de um mangá criado e produzido por artistas do Tocantins. O evento ocorreu neste domingo (11).
Os apaixonados pelo mundo geek surpreenderam com cosplay do Flash, personagens de anime, filmes e até de videogames. O Benício Barbosa gosta tanto desse universo que resolveu transformar o hobby em trabalho.
“Sempre gostei muito de trabalho de artesanato e faço isso há oito anos e hoje é o meu trabalho. Eu trabalho produzindo as peças e vendo por aí”.
Durante o evento, Mateus Monteiro e Caio Janczuk lançaram um mangá nascido e produzido no estado. O mangá é a palavra usada para designar história em quadrinhos desenhada no estilo japonês.
“É um projeto antigo que eu tenho com o Caio, que era o sonho do meu pai também. E esse ano foi possível, mesmo ele não estando aqui”, disse Mateus.
Tocantinense faz cosplay do Flash, personagem da Liga da Justiça
Reprodução
Os autores confessam que se surpreenderam ao verem tantas pessoas prestigiando o trabalho. “Na verdade, tem mais gente do que esperava, eu não pensava que ia haver tanta gente”.
O projeto surpreendeu e deixou muita gente orgulhosa, como o médico Daniel Janczuk, pai do Caio.
“Meu filho desenha desde pequenininho e se afeiçoou por esse mundo do mangá, esse mundo da cultura japonesa. Ele começou a fazer desenho e durante a pandemia minha esposa tinha publicado um livro de poemas. E a gente falou: ‘Vamos publicar’. Nesse mundo geek é a realização de um sonho para mim e para ele”.
Jovens lançam mangá durante evento sobre cultura pop
Reprodução
O evento nasceu como uma feira de troca de livros e itens do universo geek, mas cresceu e hoje reúne vários amantes da cultura pop.
“Com a pandemia a gente não pôde dar continuidade nesse movimento, então agora que as coisas estão um pouco melhores, já estão quase voltando à normalidade, a gente achou que estava na hora. Prova disso é a presença da galera”, disse o organizador José Ronildo.
Palmeses fazem cosplayer de personagens de anime
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins