Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Polícia encontra maconha e arma de fogo com casal suspeito de traficar drogas em Araguaína


Os dois foram detidos após polícia abordar homem de 20 anos na porta de casa. Na casa dos suspeitos também foram apreendidos dinheiro, munições e balança de precisão. Porções de maconha e dinheiro foram encontradas na casa de casal em Araguaína
Divulgação/2ª Denarc de Araguaína
Um casal foi preso em Araguaína, no norte do Tocantins, por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. De acordo com a Polícia Civil o homem de 20 anos e a companheira, de 19, estariam usando a própria casa para vender os entorpecentes. No local foram apreendidas várias porções de maconha, uma arma de fogo e dinheiro.
As prisões aconteceram na noite desta segunda-feira (5). A polícia informou que agentes da 2ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (DENARC) estavam perto do casal quando decidiram abordar o homem que saiu de casa para fumar um cigarro.
Conforme a Denarc, investigações apontavam o envolvimento do casal no crime. “Os dois suspeitos já estavam traficando drogas há algum tempo na cidade, sendo que, inclusive, haviam se mudado do endereço antigo, mas continuaram com a prática delituosa”, disse o delegado José Anchieta de Menezes Filho.
Os policiais entraram na residência e, durante revista, encontraram dezenas de porções de maconha prontas para a venda. Também foram localizadas várias cédulas de dinheiro, que a polícia acredita ser proveniente da venda de drogas. Um revólver calibre 38 com munições, uma balança de precisão e materiais usados para embalar o entorpecente também foram apreendidos.
O casal foi preso em flagrante e conduzido até a Central de Atendimento da Polícia Civil de Araguaína. Os dois foram autuados por tráfico e associação para o tráfico. O homem também deve responder por posse irregular de arma de fogo.
Depois o suspeito foi levado para a Casa de Prisão Provisória (CPP) de Araguaína e a mulher foi encaminhada à Unidade Prisional Feminina de Babaçulândia.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Araguaína lança programa de crédito estudantil para alunos do ensino superior


Município poderá financiar até 60% da mensalidade em instituições particulares. Benefício é destinado para estudantes de baixa renda e que vivam na cidade há pelo menos oito anos. Financiamento vai beneficiar estudantes de Araguaína
Marcos Sandes/Ascom/Divulgação
A Prefeitura de Araguaína lançou um programa de Crédito Educativo Municipal que poderá financiar até 60% da mensalidade de estudantes no ensino superior. O benefício é destinado para estudantes de baixa renda e que vivam na cidade há pelo menos oito anos. O cronograma de seleção ainda será divulgado pelo município.
Segundo a prefeitura, a lei municipal nº 3.214/21 possibilita o financiamento de 20% a 50% do valor total da mensalidade. O benefício pode chegar a 60% para estudantes de medicina que escolham abater o saldo devedor por meio de prestação de serviços após concluir o curso.
Para solicitar o crédito estudantil o candidato deverá preencher um requerimento e entregar na Secretaria da Educação de Araguaína juntamente com os documentos exigidos pelo Decreto n° 057/21, publicado no Diário Oficial do Município.
O pedido vai passar por uma análise da comissão julgadora que será responsável pela publicação da lista de aprovados. Confira os critérios para seleção.
O cronograma com as datas de entrega de documentos, análise e concessão do crédito estudantil será divulgado no início de cada semestre pela Secretaria Municipal da Fazenda.
O recurso utilizado para o Crédito Estudantil é proveniente do Imposto Sobre Serviços (ISS) pago pelas instituições de ensino Superior de Araguaína. Inicialmente serão beneficiados sete cursos de duas faculdades da cidade.
O valor do crédito estudantil poderá ser parcelado em até 120 vezes e deverá ser iniciado 12 meses após o fim do prazo normal de duração do curso. No caso do curso de medicina o prazo para início do pagamento é de 30 dias.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem é preso suspeito de estuprar menino que estava catando latinhas às margens de rodovia


Caso foi registrado na TO-164, na zona rural de Xambioá. Criança correu para casa e não contou o ocorrido, mas suspeito foi preso após denúncia anônima. Policiais localizaram o suspeito após denúncia anônima
PM/Divulgação
Um homem foi preso pela Polícia Militar suspeito de estuprar um menino de 12 anos em um matagal às margens da TO-164, na zona rural de Xambioá. A criança contou à polícia que estava recolhendo latinhas de alumínio quando foi atacada pelo homem. O caso foi registrado nesta segunda-feira (5).
O menino teria saído de casa para procurar materiais recicláveis quando ouviu o suspeito chamando por ele. O homem estaria pelado, movimentando seu próprio órgão sexual enquanto insistia que o menor fosse até o matagal.
Conforme o relato, o suspeito ainda se aproximou e abaixou as calças do menino para cometer os abusos, mas a criança começou a gritar, levantou a roupa e correu para casa. Segundo a polícia, o menor disse que a princípio não contou nada por medo e constrangimento.
A Polícia Militar informou ainda que uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) estava fazendo patrulhamento durante a operação Hórus Vigia e recebeu uma ligação de uma testemunha dizendo que presenciou o abuso.
A PM foi até o local indicado e começou a fazer buscas pelo suspeito, que foi localizado ainda na região. Ele foi detido e levado para a central de flagrantes de Araguaína, também no norte do Tocantins.
A vítima foi localizada e compareceu à delegacia junto com sua responsável e uma equipe de conselheiros tutelares. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e está preso. O caso será investigado pela 22ª Delegacia de Xambioá.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vacina contra o coronavírus é aplicada em moradores a partir de 20 anos em Ipueiras


Imunização ocorre na unidade básica de saúde e vai continuar enquanto durarem as doses. A taxa de vacinação na cidade é de 71,22%, levando em consideração as duas aplicações. Morador recebendo dose de vacina em Ipueiras
Prefeitura de Ipueiras/Divulgação
A Prefeitura de Ipueiras, na região central do estado, começou a vacinar nesta terça-feira (6) os moradores com mais de 20 anos contra o coronavírus. A imunização ocorre na unidade básica de saúde e vai continuar enquanto durarem as doses.
A secretária de saúde explicou que desde a semana passada vem vacinando as faixas etárias de 40 a 49 anos e de 30 a 39 anos. Como restaram muitas doses o município decidiu ampliar novamente a faixa etária após decisão do Conselho Municipal de Saúde.
A vacinação começou às 8h e segue até às 17h ou enquanto durarem as doses. “Parece que vão liberar novas doses na próxima semana porque chegaram novas vacinas. Quando liberar a gente continua com esse público até terminar”, explicou a secretária Rosimar Lopes.
Ipueiras tem 2.052 habitantes segundo a última estimativa do IBGE. Conforme os dados do Integra saúde, a cidade recebeu 1.338 imunizantes e aplicou 953 até o momento. A taxa de aplicação é de 71,22%, levando em consideração as duas doses.
Para receber a vacina em Ipueiras é preciso ir ao posto de saúde com a caderneta de vacina, cartão do SUS, documentos pessoais e comprovante de endereço. As pessoas que estiverem gripadas com Covid-19 devem esperar 30 dia para vacinar.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Tocantins passa de 200 mil infectados pela Covid


Primeiro caso de infecção foi registrado em 18 de março do ano passado. Em um ano e três meses de pandemia, o estado também contabilizou 3.266 óbitos. Mais de 200 mil pessoas foram infectadas pela Covid no Tocantins, desde março do ano passado
Reprodução/TV Anhanguera
Tocantins chegou a 200.243 moradores infectados com o coronavírus em pouco mais de um ano de pandemia. Os primeiros casos começaram a aparecer em março do ano passado. Nesta terça-feira, foram registrados 616 novos diagnósticos. Conforme o boletim epidemiológico, também foram contabilizadas mais quatro mortes, o que totaliza 3.266 óbitos.
Média móvel: veja em quais estados as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda
Veja como está a pandemia em cada uma das cidades brasileiras
O primeiro caso de infecção foi confirmado no dia 18 de março. A advogada Kellen Pedreira do Vale, de 42 anos, havia chegado de um congresso em Fortaleza (CE), quando testou positivo para a doença.
De lá para cá, foram milhares de infectados, alguns não resistiram. Outros, comoveram ao vencer a luta contra a doença. Em outubro do ano passado, após 13 dias de angústia, o farmacêutico Francisco Sousa pôde abraçar novamente o filho José Hugo Sousa, que estava internado em uma UTI de Palmas com coronavírus.
A história dos dois comoveu a equipe médica do Hospital Estadual de Combate à Covid-19 porque o pai ia todos os dias ao hospital para se sentir mais perto do filho. O reencontro foi registrado ao vivo e transmitido em rede nacional.
Na semana passada, teve até dancinha para celebrar uma alta hospitalar. A equipe de saúde de um hospital particular de Palmas ‘caiu’ no forró para anunciar que o paciente Ronário dos Teclados, de 46 anos, estava curado e depois de tantos desafios, poderia finalmente voltar para casa.
O boletim epidemiológico desta terça-feira informou quatro óbitos. As vítimas não resistiram tinham entre 46 e 85 anos. Veja:
Mulher, de50 anos, moradora de Araguaçu. Comorbidade: obesidade. Morte em 14 de maio, no Hospital Geral de Palmas.
Mulher, de 46 anos, moradora de Formoso do Araguaia. Comorbidades: não relatado. Morte em 12 de março, no Hospital Municipal de Formoso do Araguaia.
Homem, de 85 anos, morador de Formoso do Araguaia. Comorbidades: não relatado. Morte em 27 de junho, no Hospital Regional de Gurupi.
Mulher, de 58 anos, moradora de Aparecida do Rio Negro. Comorbidades: diabetes e hipertensão. Morte em 10 de junho, no Hospital Oswaldo Cruz.
Novos diagnósticos
Palmas contabilizou 90 diagnósticos de Covid-19. A capital segue como a cidade mais afetada pela doença e soma 46.176 casos e 582 mortes desde o início da pandemia.
Araguaína teve 97 diagnósticos e soma 34.163 casos, além de 469 mortes desde o início da pandemia.
Todos os 139 municípios do Tocantins têm casos confirmados da doença. Veja abaixo as 10 cidades mais afetadas pelo coronavírus. A lista completa pode ser conferida no site sobre coronavírus da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a SES, do total de casos, 183.374 pacientes já se recuperaram e 13.603 pessoas estão com o vírus ativo, com acompanhamento e isolamento. Ao todo, 297 pessoas estão hospitalizadas por causa da doença, sendo que 143 fazem tratamento em leitos de UTI públicos e 55 em unidades de terapia intensiva privadas. Os demais estão em leitos clínicos.
Segundo o Integra Saúde, um paciente está aguardando por leito de UTI. Não há fila de espera por leitos clínicos. A última atualização foi feita às às 10h39 desta terça-feira (6). Acompanhe os dados aqui.
Vacinação contra a Covid-19
Os dados do Vacinômetro, portal do Governo que monitora a imunização no Tocantins, mostram que o estado já recebeu 898.810 doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo que 817.069 foram distribuídas aos municípios e 635.189 foram aplicadas.
São 477.103 aplicações referentes à primeira dose, 149.454 da segunda dose da vacina e 8.632 da dose única. Os dados foram atualizados na manhã desta terça-feira.
Ocupação de leitos de UTI nos hospitais
Veja a ocupação nos hospitais. A última atualização foi feita às 10h39 desta terça-feira (6).
Hospital Estadual de Combate à Covid-19 – 100% de ocupação
Hospital Municipal de Campanha de Araguaína – 90% de ocupação
Hospital Geral de Palmas UTI Covid – 67% de ocupação
Hospital Geral de Gurupi – 86% de ocupação
Hospital Regional de Augustinópolis – 50% de ocupação
Hospital Regional de Porto Nacional – 80% de ocupação
Hospital Regional de Araguaína – 82% de ocupação
Hospital Regional de Gurupi – 86% de ocupação
Veja como está a ocupação dos leitos particulares contratados pelo estado:
Hospital Oswaldo Cruz – 100% de ocupação
Hospital Dom Orione em Araguaína – 87% de ocupação
Hospital Santa Thereza – 56% de ocupação
Instituto Sinai Araguaína – 60% de ocupação
Os dados de estatística hospitalar de todas as unidades podem ser conferidos no portal Integra Saúde.
Cidades mais afetadas pela pandemia
Palmas – 46.176 casos e 582 mortes
Araguaína – 34.163 casos e 469 mortes
Gurupi – 12.698 casos e 193 mortes
Porto Nacional – 9.210 casos e 186 mortes
Paraíso do Tocantins – 7.667 casos e 168 mortes
Colinas do Tocantins – 7.477 casos e 131 mortes
Guaraí – 3.197 casos e 71 mortes
Formoso do Araguaia – 2.738 casos e 54 mortes
Araguatins – 2.400 casos e 62 mortes
Miranorte – 2.347 casos e 56 mortes
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Motorista vê fumaça dentro de caminhonete e escapa momentos antes do veículo ser destruído por incêndio


Ocorrência aconteceu na TO-222 em Araguaína, no norte do Tocantins. Bombeiros foram chamados e controlaram as chamas rapidamente. Caminhonete foi destruída pelas chamas em Araguaína
Bombeiros/Divulgação
Uma caminhonete ficou completamente destruída após pegar fogo na TO-222 em Araguaína, no norte do Tocantins. O motorista conseguiu escapar do veículo e não sofreu nenhum ferimento. Os bombeiros foram chamados e controlaram as chamas rapidamente.
O incêndio aconteceu na noite desta quinta-feira (5). O motorista contou aos bombeiros que percebeu uma fumaça saindo no interior do veículo e parou no acostamento. As chamas se espalharam rapidamente e o homem só teve tempo de sair da caminhonete.
Os bombeiros conseguiram apagar as chamas com uma mangueira. A polícia foi chamada e também esteve no local para registrar a ocorrência e controlar o trânsito.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Unidades de saúde voltam a atender em horário normal após transtornos em Araguaína


Prefeitura da cidade havia estabelecido que as 17 unidades básicas atenderiam em horário reduzido, nas segundas e sextas-feiras, desse mês de julho. Locais registraram tumulto e reclamações, nesta segunda. Depois de alterar expediente das UBSs, Araguaína volta com o atendimento normal
Após reduzir o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o mês de julho, a Prefeitura de Araguaína voltou atrás e informou que os locais passarão a atender durante todo o dia. A decisão foi tomada após reclamações, transtornos e tumulto nas portas das unidades, nesta segunda-feira (5).
Na semana passada, a prefeitura havia publicado um decreto com alterações no expediente de órgãos públicos e das UBS. Conforme o texto, nas segundas-feiras, o atendimento seria das 13h às 18h. Já nas sextas-feiras, das 8h às 13h. Nos outros dias, não haveria mudança.
O decreto valia para as 17 unidades básicas de saúde que fazem o atendimento geral, inclusive a vacinação, como o Ginásio Poliesportivo, na ViaLago.
Nesta segunda-feira, quem procurou atendimentos nos órgãos públicos do município voltou para casa frustrado. A dona de casa Marília Silva saiu da fazenda para marcar uma consulta médica, mas perdeu a viagem. “Eu quero marcar as consultas, os exames, e simplesmente, eu não consegui. É voltar para casa e esperar a boa vontade deles”.
Unidades de saúde em Araguaína ficam lotadas depois da mudança do expediente
Reprodução/TV Anhanguera
À tarde, quando as unidades de saúde abriram as portas, tinha muita gente aguardando na fila para receber atendimento. Com poucas cadeiras disponíveis, teve gente que improvisou assento. Mas, alguns idosos esperaram em pé.
“De manhã não tinha ninguém aqui, só de tarde. É uma falta de respeito, de consideração com todo mundo, principalmente com idosos”, reclamou a aposentada Irene Silva.
Os atendimentos estavam sendo realizados por meio de senhas. A aposentada pegou a de número 3, mas referente à segunda chamada. “Quando terminar a senha 70, é que vai começar a segunda chamada”.
A dona de casa Eliane Alcântara disse que estava tentando se vacinar contra a Covid desde sábado e criticou a medida. “É ruim porque a vacinação está muito lenta, tem muita gente que ainda não tomou a vacina. Chega está fechado, piora ainda mais a situação”.
A Prefeitura de Araguaína disse que as UBS não funcionarão mais em horários corridos às segundas e sextas-feiras e que voltam a atender no horário anterior ao decreto.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

UFT oferece 80 vagas para curso de graduação em Arraias e Tocantinópolis; não haverá provas


Oportunidades são para licenciatura em educação no campo, com habilitação para artes visuais e música. A inscrição será gratuita para todos os candidatos. Campus da UFT em Arraias
Divulgação/UFT
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu dois processos seletivos oferecendo 80 vagas para o curso de licenciatura em educação no campo, com habilitação para artes visuais e música. As oportunidades são para os campus de Tocantinópolis e Arraias. A inscrição será gratuita para todos os candidatos e não haverá provas.
Edital de Tocantinópolis
Edital de Arraias
As inscrições para os processos seletivos começam a partir das 10h do dia 12 de julho e seguem até o dia 25. Conforme o edital, as aulas serão na modalidade presencial em regime de alternância.
Na primeira fase os candidatos serão classificados por meio de análise do histórico escolar do terceiro ano do ensino médio. Depois os selecionados também vão passar por uma entrevista.
O resultado definitivo está previsto para ser divulgado no dia 3 de setembro.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Indígenas retém caminhonete do Estado para cobrar reforma de escola com risco de desabamento em aldeia


Veículo foi detido por indígenas Javaé dentro da Aldeia Cachoeirinha, na Ilha do Bananal. Estado diz que obra precisou ser adiada devido às medidas de prevenção ao coronavírus. Estaca foi usada para escorar telhado de escola
Reprodução
Indígenas Javaé estão retendo uma caminhonete da Secretaria de Estado da Educação na aldeia Cachoeirinha, dentro da Ilha do Bananal. O ato foi uma forma de cobrar a reforma da Escola Indígena Wahuri, que estaria em situação precária há pelo menos quatro anos e com risco de desabamento.
Segundo os indígenas, uma das vigas de sustentação do telhado estaria ameaçando cair e por isso foi escorada de forma improvisada.
“O colégio está quase caindo. Tá escorado com uma madeira. A qualquer momento vai cair. Aí quem é responsável? O cacique ou o estado? Nós precisamos muito da reforma da nossa escola”, afirmou o cacique Ideberê Javaé.
Nesta semana uma equipe da Secretaria de Educação teria ido mais uma vez na aldeia fazer levantamentos para a reforma, mas os indígenas dizem que não é a primeira vez que as equipes vão até a aldeia fazer esse tipo de trabalho e nunca resolvem o problema.
Por isso os indígenas não deixaram os funcionários públicos levarem uma das caminhonetes.
“Nós estamos tolerando, tolerando, mas toda vida só vem levantamento e não faz [a reforma]. Quando vem chuva não pode fazer. Nós queremos chamar atenção do governo, por isso está detida a caminhonete do estado na aldeia para chamar atenção. Estamos precisando reformar colégio urgente”, disse o cacique.
Cacique ao lado de caminhonete retida por indígenas
Reprodução
O que dizem os responsáveis
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informou que um processo licitatório para a reforma da Escola Indígena Wahuri, na Aldeia Cacheirinha foi realizado. As obras contemplam a reforma de cobertura, bloco de salas e banheiros, além da construção de alambrado na unidade de ensino, num valor de R$ 91.002,14.
“Contudo, o início da obra teve que ser adiado em função da Portaria 419/PRES da Funai, que estabelece medidas temporárias de prevenção à infecção e propagação do novo coronavírus. Tão logo seja autorizada, a reforma da unidade de ensino terá início”, diz a nota.
A unidade conta com 20 estudantes matriculados que, por conta das medidas de prevenção à Covid-19 e de decreto municipal suspendendo atividades presenciais, estavam estudando de forma remota. Além disso, atualmente, toda a rede estadual está em período de férias.
Com relação à situação envolvendo um veículo institucional, a Seduc informou que manterá o diálogo com a comunidade visando solucionar o impasse.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) também foi procurada, mas ainda não se posicionou.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Araguaína começa a vacinar toda população contra Influenza


Confira as unidades de saúde onde há estoque do imunizante. Vacina pode ser aplicada em quem tem mais de seis meses de vida. Crianças também podem ser vacinadas contra gripe
Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
A Prefeitura de Araguaína liberou a vacinação contra a influenza para toda população a partir de seis meses de vida. Para receber a dose é necessário procurar uma das unidades básicas de saúde do município que possuem estoque da vacina.
A campanha voltada ao público prioritário em Araguaína teve início no mês de abril e imunizou 23.881 pessoas. A vacinação para a população geral foi liberada no último fim de semana pelo Ministério da Saúde.
Para receber a dose o público geral deve procurar as seguintes unidades:
UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João);
UBS Couto Magalhães (Setor Couto Magalhães);
UBS Dr. Dantas (Setor Costa Esmeralda);
UBS Manoel dos Reis (Setor Jardim das Flores);
UBS Lago Azul (Parque do Lago);
UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Setor Dom Orione);
UBS Senador Benedito Vicente Ferreira (Setor José Ferreira);
UBS Bairro de Fátima e UBS Nova Araguaína.
Segundo o município, os atendimentos das salas de vacina são de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As UBS Distrito Novo Horizonte e UBS Ponte também atenderão de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.
Para receber a vacina contra a influenza é necessário apresentar o cartão de vacinação, documento de identificação com foto e o cartão SUS.
O município informou que caso a pessoa se enquadre no público-alvo da vacinação contra a Covid-19 é importante priorizar esta vacina. Além disso, a imunização contra a gripe deve ser feita respeitando um intervalo de 14 dias entre as duas vacinas.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins