Quarenta membros do Conselho de Administração e Fiscal do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) tomaram posse, nesta terça-feira, 20. Eles foram designados por meio de ato do governador Marcelo Miranda, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 30 de maio, de acordo com a Lei nº 1.940, de 1° de julho de 2008. Os conselheiros do Conselho de Administração terão mandatos até o dia 9 de maio de 2019. Já os membros do Conselho Fiscal exercerão seus respectivos mandatos até o dia 4 de maio de 2019. A solenidade foi realizada no auditório do Instituto, em Palmas.
Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário-chefe da Casa Civil e também conselheiro do Conselho de Administração, Télio Leão Ayres, falou durante a solenidade sobre a excelente gestão do Igeprev e o apoio do Governo do Estado ao órgão e aos Conselhos de Administração e Fiscal. “Apesar das dificuldades, temos a certeza da boa condução desse instituto”, pontuou Télio Leão. “Ser conselheiro é mais que uma abnegação, é estarmos todos imbuídos nas tarefas que nos foram confiadas”, completou o representante do Poder Executivo.
Na gestão do Conselho de Administração, continuará como presidente, o conselheiro e superintendente do Procon, Nelito Vieira Cavalcante, tendo como substituto eventual o conselheiro Joadson Torres de Albuquerque, representante dos servidores ativos e inativos da Polícia Militar. Dentre as funções mais importantes do Conselho de Administração, está a de definir a política de investimentos dos recursos do Igeprev.
O Conselho de Administração é formado por 14 membros titulares e 14 suplentes. Os representantes do Governo são escolhidos pelo próprio governador e os representantes dos diversos segmentos do funcionalismo público estadual são escolhidos pelas entidades representativas. O mesmo critério de escolha dos conselheiros também ocorre com o Conselho Fiscal.
“Mais um desafio a ser cumprido, pelos próximos dois anos”, enfatizou o presidente do Conselho de Administração do Igeprev, Nelito Vieira Cavalcante. “Estou muito feliz pelo convite e pela confiança depositada em mim mais uma vez. À frente do Conselho de Administração há mais de um ano, para mim, é uma satisfação muito grande assumir esse Conselho. Parabenizo o presidente do Igeprev Jacques Silva e sua equipe pela brilhante condução ética e sempre com bom senso dessa gestão na condução dos recursos previdenciários do Estado”, ressaltou. “Espero que todos os conselheiros continuem com o bom trabalho que já está sendo realizado, pois a boa atuação do Conselho é respaldada pela transparente gestão do presidente Jacques Silva – o homem certo, para o lugar certo”, concluiu Nelito.
Já a presidência do Conselho Fiscal fica por conta do conselheiro e presidente da Junta Comercial do Estado (Jucetins), Carlos Alberto Dias de Moraes, tendo como substituto eventual o conselheiro João Paulo de Aguiar da Silveira, representante dos servidores ativos e inativos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Poder Legislativo. O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização e controle interno da gestão do Igeprev, que é formado por seis membros titulares e respectivos suplentes.
Para o novo presidente do Conselho Fiscal, Carlos Alberto Dias de Moraes, será um desafio estar à frente do Conselho. “Igeprev é um órgão importantíssimo para o Estado e estamos com o propósito de realizar um bom trabalho de fiscalização e transparência ao lado de uma gestão preocupada com as aplicações do Instituto e o bem-estar dos servidores,” lembrou, finalizando que “queremos fazer uma gestão equilibrada e atuante”.
“Trata-se de um momento importante para o Instituto e o Estado”, lembrou o presidente do Igeprev, Jacques Silva. “Espero que tanto o Conselho de Administração como o Conselho Fiscal possam nos ajudar não apenas na gestão do Instituto, mas, sobretudo, no compromisso de continuar garantindo os direitos previdenciários de nossos segurados. Os dois conselhos: de Administração e Fiscal têm um papel substancialmente importante para que seja feita uma boa gestão dos recursos recolhidos e dos salários dos servidores públicos”, destacou.
Veja a lista dos membros.
Do Conselho de Administração:
a) do Poder Executivo:
Titular: NELITO VIEIRA CAVALCANTE;
Suplente: Humberto Viana Camelo;
Titular: CARLOS JÚNIOR SPEGIORIN SILVEIRA;
Suplente: Pedro Adroaldo da Silva;
Titular: TÉLIO LEÃO AYRES;
Suplente: Marcos Eurípedes Borba;
Titular: JÂNIO POTENGI CIRQUEIRA DE CARVALHO;
Suplente: Rodrigo Fogaça Propécio;
Titular: FERNANDO MORENO SUARTE;
Suplente: Henrique Aires Loureiro;
Titular: ACY DE CARVALHO FONTES;
Suplente: Francisco Teodoro de Assis Neto;
Titular: ALEXANDRO CASTRO SILVA;
Suplente: Vilmar Carneiro Wanderley.
b) dos servidores ativos e inativos do Poder Executivo:
Titular: MANOEL PEREIRA DE MIRANDA;
Suplente: Rorilândio Nunes dos Santos.
c) dos servidores ativos e inativos do Poder Judiciário:
Titular: MILTON LAMENHA DE SIQUEIRA;
Suplente: Cláudio de Souza Rabelo.
d) dos servidores ativos e inativos do Poder Legislativo:
Titular: JOÃO PEDRO ALVES DE BRITO;
Suplente: Paulo César Doria de Almeida Júnior.
e) dos servidores ativos e inativos do Ministério Público:
Titular: JOSÉ MESSIAS DE OLIVEIRA;
Suplente: Freurismar Alves de Sousa.
f) dos servidores ativos e inativos do Tribunal de Contas do Estado:
Titular: PAULO HENRIQUE GUIMARÃES E SILVA;
Suplente: Antônio Neto Neves Vieira.
g) dos militares do Estado ativos e inativos:
Titular: JOAIDSON TORRES DE ALBUQUERQUE;
Suplente: Antônio Corsini Melo Neto.
h) dos servidores ativos e inativos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins:
Titular: SIMONE MARQUES NERES;
Suplente: Renan de Oliveira Freitas.
Conselho Fiscal:
a) do Poder Executivo:
Titular: CARLOS ALBERTO DIAS DE MORAES;
Suplente: Lázaro Quirino Rodrigues.
Titular: FLEURI PEREIRA DOS SANTOS;
Suplente: Paulo Augusto Lopes Ribeiro.
Titular: ANDERSON LUIZ JUSTINO MARTINS;
Suplente: Francisco Pereira de Sousa.
b) dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo:
Titular: JORGE ANTÔNIO DA SILVA COUTO;
Suplente: Luís Sérgio Simão.
c) dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Judiciário, do Ministério Público do Estado do Tocantins e da Defensoria Pública do Estado do Tocantins:
Titular: ROBERTO FAUSTINO DE SOUSA LIMA;
Suplente: Wellington Magalhães.
d) dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas do Poder Legislativo e Tribunal de Contas do Estado:
Titular: JOÃO PAULO DE AGUIAR DA SILVEIRA;
Suplente: Everardo de Carvalho Sousa.
fonte: to.gov.br
20/06/2017 – Morgana Taíse/Governo do Tocantins