Categorias
SLIDE TOCANTINS

Bombeiros levam cães para o HGP em projeto que auxilia na reabilitação de pacientes

Até o momento, cerca de 172 pacientes foram beneficiados com o projeto.

Todas as terças-feiras, às 9 horas, um grupo do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) leva alegria aos pacientes do Hospital Geral de Palmas (HGP), por meio do projeto Cinoterapia. Através da Terapia Facilitada, os cães são utilizados na reabilitação de pacientes, além de contribuírem para proporcionar um ambiente hospitalar humanizado. Até o momento, cerca de 172 pacientes foram beneficiados com o projeto.

 

Antes das visitas, os pacientes passam pela triagem da equipe multidisciplinar do HGP, tendo como base critérios de afinidade e necessidade conforme avaliação psicológica de fisioterapêutica.

 

Segundo o fisioterapeuta Eloisio Dantas Cândido, no âmbito da fisioterapia os cães são utilizados para estimular os movimentos dos pacientes e, assim, evitar a Síndrome da Imobilidade no Leito. “Quando o paciente fica muito tempo imóvel, eles são suscetíveis a ter uma diminuição do funcionamento interno do corpo, perdem movimentos por fraqueza muscular e endurecimento das articulações. Dessa forma, os cães são essenciais para ajudar na recuperação e evitar a Síndrome da Imobilidade no Leito”, afirmou.

 

De acordo com responsável pela Cinoterapia, sargento Raphael Mollo, os interessados em cadastrar os seus cães para participarem do projeto Cinoterapiadevem procurar o Corpo de Bombeiros Militar, munidos do atestado de saúde do animal e da carteira de vacinação atualizada. “Fazemos uma avaliação comportamental do cão, explanamos como funciona o projeto, os banhos, e já incluímos o animal na agenda de visitas”, explicou.

 

Os interessados podem, também, procurar os Bombeiros por meio do telefone: (63) 3218-4718.

 

https://www.t1noticias.com.br/cidades/bombeiros-levam-caes-para-o-hgp-em-projeto-que-auxilia-na-reabilitacao-de-pacientes/102683/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *