Categorias
TOCANTINS

Diferença de Carlesse para Vicentinho é a maior das eleições desde a criação do Tocantins em 1988

A vitória do governador eleito Mauro Carlesse (PHS) sobre o senador Vicentinho Alves (PR) neste segundo turno foi com a maior diferença já registrada nas eleições do Tocantins desde a criação do Estado em 1988. Carlesse fechou a eleição suplementar deste domingo, 24, com 75,12% dos votos válidos contra 24,88% para Vicentinho. Em números absolutos foram 245.559 votos de frente para o governador eleito. Só esta diferença representa o dobro de votos obtidos pelo parlamentar neste domingo, um total de 121.615.

Antes desse, o resultado mais expressiva havia sido registrado na na primeira eleição, logo após a criação do Estado, entre ex-governador Siqueira Campos, na época pelo PDC, e o ex-deputado federal José dos Santos Freire (PMDB), por 62,49% contra 32,40% dos votos válidos.

Depois, em 1998, novamente Siqueira Campos, desta vez pelo PFL (hoje DEM), contra o também ex-governador e hoje prefeito de Paraíso, Moisés Avelino (PMDB), por 61,65% contra 33,17% dos votos válidos.

Em seguida veio a vitória do ex-governador Marcelo Miranda, na época também pelo PFL, contra o ex-deputado federal Freire Júnior (PMDB), em 2002, por 60,60% contra 33,74%.

Em 1994, Siqueira, pelo PPR, bateu o ex-prefeito de Gurupi João Cruz (PMDB), por 58,73% contra 36,57%.

Na segunda eleição do Tocantins, em 1990, Moisés Avelino venceu Moisés Abrão (PDC), também em segundo turno, por 55,94% a 44,06%.

As três últimas eleições foram as mais disputadas da história do Estado. Em 2006, Marcelo, pelo PMDB, foi reeleito batendo Siqueira Campos, já no PSDB, por 51,49% a 46,84%. Em 2014, O peemedebista chegou ao governo pela terceira vez vencendo o novato Sandoval Cardoso (SD), por 51,3% a 44,72%.

Agora, a mais apertada de todas as disputas ocorreu em 2010, quando Siqueira chegou ao governo pela quarta vez derrotando Carlos Gaguim, na época pelo PMDB, por 50,52% a 49,48%, uma diferença de apenas 1,04 ponto percentual.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Mauro Carlesse é eleito governador do Tocantins para o mandato-tampão

Mauro Carlesse (PHS) está eleito governador do Tocantins. Com a apuração encerrada, o presidente da Assembleia Legislativa e governador interino teve 75,14% dos votos válidos contra 24,86% de Vicentinho Alves (PR). Ele recebeu a informação em Gurupi, onde acompanha a apuração.

“Eu entendo o seguinte: que o pouco que nós trabalhamos, que nós tivemos a oportunidade de trabalhar e fazer o estado atender a nossa população, o resultado é esse. A população entendeu que quando você cuida da saúde, da educação, da segurança pública e da infraestrutura o povo agradece. E isso aí é o que está acontecendo”, disse o governador eleito após a vitória.

Carlesse vai ficar no cargo até o dia 31 de dezembro e pode concorrer à reeleição em outubro. A posse deve ser realizada até o dia 9 de julho.

Apesar de eleito com a maioria dos votos válidos, o dia foi de seções vazias e poucas filas em todo o estado. O número de abstenções, votos brancos e nulos somou 51,83% do total de eleitores. Mais de 527 mil pessoas não optaram por nenhum dos candidatos. O índice é recorde na história das eleições no estado e ultrapassa o total de votos dos dois candidatos.

Categorias
POLITICA SLIDE TOCANTINS

Carlesse e Vicentinho vencem cada um em 3 regiões; Kátia foi vitoriosa no Bico e Amastha na microrregião de Palmas

Levantamento feito pelo CT sobre os resultados do primeiro turno da eleição suplementar divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dão um raio-X do desempenho dos candidatos a governador por região do Tocantins. A apuração não considerou a votação do candidato do Psol, Mário Lúcio Avelar, que aguarda decisão judicial.

Para o desempenho proporcional dos candidatos, o CT levou em conta o total de eleitores da região, não apenas os votos válidos. Ou seja, entraram no cálculo votos dados aos postulantes, abstenções, nulos e brancos.

Os candidatos das coligações “A Vez dos Tocantinenses”, Vicentinho Alves (PR), e “Governo de Atitude”, Mauro Carlesse (PHS), que foram para o segundo turno, venceram três regiões cada um.

Vicentinho foi majoritário nos municípios que formam o Jalapão, com 25,4% dos votos da região. Na microrregião de Miracema levou com 15,7% e no sudeste, 18,1%.

O outro candidato que chegou ao segundo turno, o governador interino Mauro Carlesse (PHS), da coligação “Governo de Atitude”, teve a maior vitória proporcional do primeiro turno na região sul. Ele ficou com 28,4% dos votos dos municípios do sul do Estado, 28.748 contra 9.660 para o segundo colocado, o candidato da coligação “A Verdadeira Mudança”, Carlos Amastha (PSB).

Apesar do ex-prefeito de Palmas ter vencido em Araguaína, foi Carlesse quem ficou com a maioria dos votos da microrregião da capital econômica do Estado. O governador interino recebeu 19,4% dos votos daqueles municípios, um total de 37.838 contra 29.268 para Amastha (15%).

Carlesse ainda venceu na microrregião do Rio Formoso, formado por Paraíso (veja a relação dos municípios por região no final desta matéria). O governador interino ficou com 15,6% dos votos locais.

No Bico do Papagaio, a vencedora foi a candidata da coligação “Reconstruindo o Tocantins”, Kátia Abreu (PDT), com 19,9%, mas seguida de perto por Vicentinho, com 18,3%.

Amastha venceu na microrregião de Palmas, que conta também com Porto Nacional, com 17,8% dos votos (45.716), acompanhado de perto por Carlesse, com 15,6% (40.077).

Abstenções
Mas o campeão do primeiro turno da eleição suplementar foram mesmo as abstenções. Elas foram maiores na microrregião do Rio Formoso, com 35,6% dos eleitores, seguido pelo sudeste, com 34,3%.

Confira a seguir a tabela com o resultado do primeiro turno por região:

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Carlesse e Vicentinho vão disputar o governo do Tocantins no segundo turno

O segundo turno da eleição suplementar para governador do Tocantins será entre Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR). Carlesse ficou em primeiro lugar com 30% dos votos válidos e Vicentinho teve 22%.

O segundo turno será no dia 24 de junho. Os candidatos podem retomar as campanhas a partir desta segunda-feira (4). São permitidos comícios, carreatas, caminhadas, carros de som e distribuição de santinhos.

A eleição suplementar foi convocada após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice dele, Cláudia Lelis (PV). Os dois foram considerados culpados por captação ilegal de recursos para a campanha eleitoral de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O vencedor da eleição suplementar vai ficar no cargo até 31 de dezembro e pode concorrer à reeleição em outubro.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Atlas da Violência mostra crescimento de 152% no número de homicídios no TO

O Tocantins teve um crescimento de 152% no número de homicídios entre 2006 e 2016. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (5) no Atlas da Violência 2018. Pela primeira vez na história, o Brasil atingiu a taxa de 30 assassinatos para cada 100 mil habitantes. O levantamento é elaborado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com dados do Ministério da Saúde.

Segundo o levantamento, foram 229 assassinatos no Tocantins em 2006. Dez anos depois, o número saltou para 577. Em 2016, a taxa de mortes ficou em 37,6 pessoas a cada 100 mil habitantes.

Dos 577 homicídios registrados naquele ano no estado, 312 foram cometidos por armas de fogo. A maioria das vítimas é de jovens entre 15 e 29 anos do sexo masculino. No Tocantins esse grupo representa 67,4% das vítimas.

Um dado igualmente alarmante é o crescimento da quantidade de crimes envolvendo vítimas do sexo feminino: de 22 em 2006 para 45 em 2016. O crescimento foi de 104,5% nos dez anos.

Veja alguns homicídios registrados em 2016:

Fotógrafo Cláudio Frascari foi morto em Gurupi;
Personal trainer Thiago Fortes Reis foi morto em Palmas;
Jordean Dias Santos e Lourival Lunior Marinho Coelho foram mortos em Araguaína;
Jornalista Mateus Júnior foi assassinado em Palmas;
Estudante de direito Marcus Vinicius Cordeiro Duarte morreu em Palmas.

Mortos pela polícia

Outro ponto de alerta no estado é o crescimento de mortes decorrentes de intervenções policiais. Se em 2006 foram registradas somente dois casos oficialmente, em 2016 esse número chegou a 11 vítimas.

Em 2018, segundo levantamento feito pelo G1, pelo menos 16 homens foram mortos pela polícia nos cinco primeiros meses do ano. Um dos casos de maior repercussão foi o do jovem Wilque Romano da Silva, de 19 anos. Ele foi morto em Formoso do Araguaia e um vídeo feito por moradores mostra os PMs mexendo na cena do crime.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Tocantins tem risco de desastre ambiental por causa de queimadas; entenda

O governo do Tocantins decretou risco de desastre ambiental por causa de incêndios florestais em várias regiões do estado. Ao todo 11 municípios foram colocados na lista: Almas, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Lizarda, Mateiros, Palmas, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono e Santa Rita do Tocantins.

Em 2017, o Tocantins teve mais de 20 mil focos de queimadas. A maioria dos focos, 8.783, foi registrada no mês de setembro. Em outubro, um grande incêndio florestal devastou várias fazendas, matando mais de 1 mil animais e provocando amorte de um vaqueiro.

Neste ano, até o momento foram registrados 1.059 focos. Um deles foi em Araguaína, norte do Tocantins, nas margens da rodovia BR-153 nesta segunda-feira (4). As chamas se espalharam e assustaram muitos moradores.

O combate foi feito por funcionários terceirizados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As causas do incêndio são desconhecidas e o departamento pediu a colaboração da população para evitar as queimadas.

Nas últimas 24 horas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 398 focos de incêndios no Tocantins. Confira as cidades com mais focos:

Lagoa da Confusão – 49
Pium – 31
Tocantínia – 26
Nova Rosalândia – 21
Bom Jesus do Tocantins – 17
Formoso do Araguaia – 17

Com o decreto de risco de desastre ambiental, as instituições que fazem a fiscalização, prevenção e combate às queimadas nos municípios estão autorizadas a iniciar atividades de controle de incêndios em matas e às margens de rodovias.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Amastha acusa Carlesse e propaganda contra candidato é barrada pela Justiça

O candidato a governador e ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, conseguiu na Justiça a retirada do ar de uma propaganda eleitoral de seu adversário, Mauro Carlesse, contra ele. “O ex-prefeito de Palmas e candidato a governador afirmou que mentira descarada na televisão mostra bem o baixo nível e o desespero que cercam a campanha do candidato-governador-interino”, acusou Amastha.

A propaganda em questão informava que o candidato Amastha estaria fazendo campanha ilegal por estar “impedido de fazê-la”, segundo seu adversário. Sobre a questão, a desembargadora foi enfática em um dos seus argumentos para aceitar a tese da Coligação “A Verdadeira Mudança” e mandar Carlesse retirar as mentiras veiculadas em todas as emissoras de televisão do Estado.

Segundo a coligação do candidato, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) disse que “embora seu registro ainda esteja pendente de recurso, o candidato pode efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar horário eleitoral gratuito, ter seu nome mantido na urna, podendo, assim, dirigir-se ao eleitor e pedir seu voto”.

Inverdades para confundir o eleitor

“No vídeo, a propaganda utiliza de subterfúgio subliminar para incutir no eleitor a ideia de que o candidato Carlos Amastha estaria impedido pela Justiça Eleitoral de se candidatar e de realizar atos de campanha, pois na frase seguinte afirma que ele está fazendo campanha e pedindo o voto dos eleitores de forma irresponsável”, reconhece desembargadora, para em seguida consolidar seu entendimento sobre questão. “Assim, após análise da propaganda impugnada, em juízo de cognição sumária, entendo que ela apresenta algumas inverdades que podem levar o eleitor ao erro”.

A desembargadora, que entre outros argumentos, enfatizou o artigo 16 da Lei nº 9.504/97 para esclarecer a legalidade da campanha a governador de Amastha, fixou multa de R$ 5 mil reais a Carlesse por inserção, em caso eventual descumprimento do comando judicial, com base no art. 537 do CPC.

T1 Notícias

Categorias
SLIDE TOCANTINS

ATM diz que redução da alíquota do ICMS por causa do movimento dos caminhoneiros prejudicará municípios

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) afirmou em nota nesse sábado que vê como preocupação uma eventual desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel e a gasolina no Tocantins, conforme está sendo proposto pelo governo do Estado. Para a entidade, essa medida reduzirá os recursos da cota-parte dos municípios no ICMS, o que poderá afetar a promoção de serviços públicos e a continuidade de obras.

A desoneração do ICMS foi proposta pelo governador interino Mauro Carlesse (PHS) como contribuição na resolução da crise nacional provocada pela greve dos caminhoneiros.

Atualmente, os municípios recebem 25% de participação na arrecadação do tributo recolhido pelo Estado. “Os municípios serão prejudicados com essa redução. O recurso do ICMS é importantíssimo para nossas cidades” defendeu o prefeito de São Félix do Tocantins, Marlen Ribeiro (PSD).

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, também prevê impactos negativos com a desoneração. “A crise já está assolando as gestões municipais, pois ocasiona sub condições das prefeituras prestarem seus serviços, e isso agravará ainda mais essa situação”, avaliou.

Conforme a ATM, a intenção do governo do Tocantins é enviar Medida Provisória à Assembleia Legislativa propondo uma redução para 12% na base de cálculo do ICMS cobrado sobre o óleo diesel e a gasolina. Atualmente, a alíquota do imposto desses produtos, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, é de 13,5%.

No entanto, o governo ainda não anunciou como pretende promover essa desoneração. Na sexta-feira, 25, o secretário de Estado da Fazenda, Sandro Henrique Armando, afirmou que o Executivo está consultando os poderes acerca da viabilidade de proceder a desoneração do ICMS sobre o óleo diesel e a gasolina no Tocantins. Para isso, estão sendo oficiados a Assembleia Legislativa, o Ministério Público Estadual (MPE), o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Justiça.

Já o Sindicato dos Caminhoneiros do Estado do Tocantins (Sindcamto) quer que o governo do Estado publique um decreto para reduzir o ICMS.

T1 Noticias

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Greve de caminhoneiros chega ao 7º dia no Tocantins; veja os reflexos da paralisação

A greve dos caminhoneiros chegou ao 7º dia no Tocantins neste domingo (27). Apesar das pistas não estarem bloqueadas, segundo a Polícia Rodoviária Federal, os manifestantes seguem parados em pelo menos 12 pontos de rodovias federais. Além destes locais, há grupos paralisados também em duas rodovias estaduais que dão acesso a Porto Nacional, na região central do estado. Em Palmas, o Centro de Distribuição de Alimentos está com estoque zerado.

Segundo o Sindicato dos Postos de Combustíveis do Tocantins (Sindiposto) mais de 80% dos postos do estado estão sem combustível. Muitos ainda possuem diesel, pois o caminhões estão parados, mas praticamente não há mais gasolina e etanol.

As pistas que estavam bloqueadas foram liberadas neste sábado (26). Os caminhoneiros retiraram os veículos da pista de rolamento e do acostamento e também de todos os objetos físicos, como pneus. Porém, segundo a PRF, os manifestantes levaram os veículos para postos, fazendas e outras áreas para não serem multados.

No final da tarde deste domingo (28), moradores saíram às ruas e fizeram manifestações em apoio aos caminhoneiros. Foram registrados atos em Gurupi, no sul do estado, e em Paraíso do Tocantins.

Veja os principais reflexos da paralisação no estado:

Combustível

O Sindicato dos Postos de Combustíveis do Tocantins (Sindiposto) informou que mais de 80% dos posto estão sem combustível no estado. Em Palmas, os 54 postos estão sem álcool e gasolina, assim como em Araguaína e Gurupi.

“Muitos postos ainda possuem diesel porque os caminhões estão parados, mas praticamente não há mais gasolina e etanol. Nas principais cidades, o estoque está totalmente zerado”, disse o presidente Wilber Silvano neste domingo.

Aeroporto

Neste sábado (26), o aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues recebeu 44 mil litros de combustível para aeronaves. O veículo saiu de Gurupi com destino ao aeroporto de Palmas, escoltado pela Polícia Rodoviária Federal. O combustível só deve ser utilizado em emergências.

Por conta da falta de combustível, o aeroporto de Palmas teve três voos cancelados no sábado (26). Para este domingo, já há uma previsão de cancelamento, segundo o site da Infraero.

Alimentos

Na maioria dos supermercados das principais cidades não há mais verduras e frutas. A gerência da Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros (Ceasa), informou neste domingo (27) que não há mais estoque. Desde sexta-feira, todo o estoque foi reservado para hospitais públicos de Palmas e Porto Nacional.

“Tem caminhões que vinham para o Tocantins parados na Bahia, Minas Gerais e Goiás. Eu já passei a situação para o secretário da Agricultura e o governo deve entrar com uma ação para garantir que os produtos cheguem aqui”, explicou o gerente Jackson dos Santos.

Mesmo que a greve se encerre neste domingo, segundo o gerente vai levar um tempo até que tudo volte ao normal. “O abastecimento é regular, contínuo, se ele é interrompido, para conseguirmos regularizar, precisamos de um espaço de tempo de no mínimo uma semana”.

Transporte públicos

No transporte público de Palmas, desde a última quinta-feira, a frota foi reduzida em 5% para retardar o desabastecimento. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Seturb), pelas novas previsões, o combustível dará para rodar até terça-feira e a redução do número de ônibus continua nesta segunda-feira (28).

Segundo o governo do Estado, não há risco de desabastecimento na frota oficial, mas foram tomadas medida para reduzir o consumo. Além disso, o estado recebeu 40 mil litros de combustível que também chegaram escoltados pela polícia.

Em Palmas, a prefeitura informou que vai priorizar o abastecimento das ambulâncias do Samu. Até o momento o Município já garantiu mais de 12 mil litros para os serviços essenciais.

Em Araguaína, a segunda maior cidade do estado, a coleta de lixo está funcionando de forma parcial e não haverá transporte escolar a partir desta segunda-feira (27).

Saúde

Segundo o governo do Estado, por enquanto, a situação geral está sob controle e nenhum serviço deixou de ser prestado. Há insumos e medicamentos para os próximos 15 dias. Também há combustível para as ambulâncias.

O governo pediu que os servidores adotem sistemas alternativos e um sistema de caronas entre si. Além disso, afirmou que vai disponibilizar veículos para o Hospital Geral de Palmas, Hospital Infantil e Maternidade Dona Regina, para atender o transporte dos funcionários.

Trechos onde há manifestação

Araguaína – BR-153, km 152: Manifestação pacífica de caminhoneiros sem interdição da via e sem veículos estacionados em postos de combustível.
Colinas do Tocantins – BR-153, km 245: Manifestação pacífica de caminhoneiros sem interdição da via.
Nova Olinda – BR-153, km 208,7: Manifestação pacífica de caminhoneiros sem interdição da via e sem veículos estacionados nos acostamentos.
Fortaleza do Tabocão – BR-153, Km 360: Manifestação pacífica de caminhoneiros sem interdição da via e sem veículos estacionados nos acostamentos.
Paraíso do Tocantins – BR-153, km 492: Manifestação pacífica de caminhoneiros sem interdição da via e sem veículos estacionados nos acostamentos.
Gurupi – BR-153, km 674: Manifestação pacífica de caminhoneiros sem interdição da via.
Alvorada – BR-153, km 761: Manifestação pacífica de caminhoneiros sem interdição da via e sem veículos estacionados nos acostamentos.
Pedro Afonso – entre a Ponte sobre o Rio Tocantins e o trevo da cidade – BR-235, km 164: Manifestação pacífica de caminhoneiros sem interdição da via.
Silvanópolis – BR-010, Km 306: Manifestação pacífica de caminhoneiros sem interdição da via.
Santa Rosa – BR-010, Km 260: Manifestação pacífica de caminhoneiros sem interdição da via.
Figueirópolis – BR-153, Km 723: Manifestação pacífica de produtores rurais em apoio à causa dos caminhoneiros, sem interdição da via e sem veículos estacionados nos acostamentos.
Taguatinga – BR-242, km 242: Manifestação pacífica de caminhoneiros sem interdição da via.
Porto Nacional – TO-080: Manifestantes estão ás margens da rodovia no trevo que dá acesso a Barrolândia.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Universidades e escolas suspendem aulas por causa da falta de combustíveis

A greve dos caminhoneiros também afeta a rede de ensino pública e privada em todo o estado. A Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Estadual (Unitins) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) anunciaram suspensão de aulas. A paralisação chegou ao sétimo dia e tem causado diversos reflexos.

Uma das principais consequências da greve foi o desabastecimento de combustível. Os postos de Palmas, Araguaína e Gurupi não possuem mais gasolina e álcool. Além disso, segundo o sindicato dos postos, mais de 80% dos revendedores do estado estão sem combustível.

Confira a suspensão nas principais instituições de ensino:

UFT

Conforme a reitoria, a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas começou neste sábado (26) nos campus de Palmas, Porto Nacional e Miracema, e deverá continuar até que as condições de mobilidade para as atividades sejam restabelecidas. Apenas atividades essenciais serão mantidas.

Nos campus de Araguaína, Arraias, Gurupi e Tocantinópolis as atividades acadêmicas e administrativas serão mantidas até uma nova avaliação.

Unitins

Na Universidade Estadual do Tocantins também suspendeu as atividades acadêmicas no campus de Palmas, no período matutino e vespertino. As atividades serão feitas por meio digital. No período da noite está mantida a programação presencial do II Colóquio de Ensino, Pesquisa e Extensão.

IFTO

A Reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) informou que as atividades acadêmicas e administrativas estão suspensas a partir desta segunda-feira (28). Essa medida vale para as unidades de Araguaína, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pedro Afonso e reitoria.

Nos campus de Araguatins e Gurupi as atividades serão mantidas durante a manhã e reavaliadas durante o dia. Além disso, a manutenção da suspensão será reavaliada diariamente. Apenas atividades essenciais serão mantidas.

Rede municipal de Palmas

Segundo a assessoria da Secretaria de Educação, a partir desta segunda-feira (28) será feito o levantamento da situação de cada escola individualmente. Mas no período da manhã haverá aula normalmente. O transporte coletivo também está funcionando.

Rede estadual

A Secretaria de Educação informou que as aulas serão mantidas nas escolas estaduais. Porém, na última sexta-feira (25) estudantes da Escola Estadual Elisângela Glória foram liberados mais cedo e as aulas foram suspensas porque a unidade ficou sem gás de cozinha para preparar a merenda escolar.

Universidades particulares

A Católica do Tocantins informou que as aulas estão suspensas nesta segunda-feira (28). Também foram suspensas as provas do processo seletivo agendado, no período da noite. Apenas o administrativo funcionará, das 8h às 18h.

O Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) também suspendeu todas as atividades acadêmicas devido à falta de combustível em Palmas e região. Apenas os setores administrativos funcionarão em horário comercial.

Escolas particulares

As aulas também foram suspensas em vários colégios particulares de Palmas nesta segunda-feira (28). Entre eles: Colégio Marista, Centro Educacional São Francisco de Assis e Colégio Ulbra Palmas.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.