Categorias
SLIDE TOCANTINS

Velório de policial falecido em acidente ocorre no QCG, em Palmas; PM lamenta perda

A candidata ao Governo do Estado pela coligação Reconstruindo o Tocantins, Kátia Abreu (PDT), se reuniu neste domingo, 13 em Palmas, com o vereador da Capital, Rogério Freitas (MDB) e todo o seu grupo de líderes, que declaram apoio à senadora nas eleições suplementares de 3 de junho. “Não é apoio velado, nem de um homem só, é todo o meu grupo, pessoas que têm me acompanhado na minha vida toda. E tanto para as suplementares quanto para as eleições de outubro”, afirmou o vereador.

Kátia Abreu apresentou um resumo de seu Plano de Governo e propostas para reconstrução do estado e para combater a pobreza. “É preciso responsabilidade para propor e coragem para realizar. Não há falta de dinheiro, mas de competência administrativa e comprometimento com a população”, pontuou. A candidata falou também da necessidade de se reestruturar a segurança Pública: “as polícias (civil e militar) estão desestruturadas e desprestigiadas”; a educação: “a pobreza está intimamente ligada à falta de formação no ensino, na educação e temos 50% de evasão escolar entre jovens do ensino médio, e quando um jovem abandona a escola, está abandonando seus sonhos e a possibilidade de progresso, não podemos permitir isso” e reafirmou o compromisso de valorizar os profissionais da educação.

Sobre a saúde, Kátia disse que será necessário revitalizar os hospitais do interior para reduzir a demanda e otimizar o atendimento no Hospital Geral de Palmas e construir um hospital materno infantil. Ela disse não compreender “por que a prefeitura da Capital não consegue fazer as obras” com os recursos que ela destinou para a cidade, “já que para a saúde foram R$5 milhões; para a reforma e ampliação das feiras cobertas da 304 Sul e Aureny I foram R$2.437 milhões, sendo que a verba para a feira da 304 sul foi devolvida ao governo federal por falta de execução. Hoje estive na feira da 307 norte e tudo que ouvi dos feirantes foi reclamação pela desordem que se instalou ali”, explicou.

Além disso, segundo a candidata, “a prefeitura não cita que os recursos de várias obras” destinados por ela, “como, por exemplo, R$ 1.462.500 para a revitalização da Praia da Graciosa; R$4 milhões para a realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas; R$1.955 milhão para a Fundação Cultural e Palmas e construção do quadrilhódromo e mais R$ 2 milhões para agricultura familiar do entorno de Palmas, entre outros”.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Pleno do TRE-TO julga nesta segunda pedidos de candidatura e da coligação de Amastha

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) está julgando nesta manhã, 14, os pedidos de registros da coligação e da candidatura do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB). O ex-prefeito de Palmas será o primeiro a ter sua candidatura julgada, já que o TRE-TO tem até esta sexta-feira, 18, para analisar e julgar todas as demais candidaturas.

Nos últimos dias, várias outras coligações já receberam deferimento do TRE-TO. A sessão desta segunda começou às 10h.

Caso os desembargadores do TRE-TO sigam a recomendação do Ministério Público Eleitoral, que emitiu parecer favorável na semaa passada à candidatura do ex-prefeito, Amastha continua no pleito de 3 de junho.

Na semana passada, o Tribunal já havia deferido o registro da coligação do candidato a governador Márlon Reis (Rede) e da coligação ‘Reconstruindo o Tocantins’, da senadora Kátia Abreu (PDT).

Acompanhe aqui ao vivo.

Pareceres favoráveis

Em pareceres emitidos no dia 7, o procurador regional Eleitoral do Ministério Público Eleitoral do Tocantins, Álvaro Manzano, se manifestou contra pedidos de impugnação apresentados pelas coligações dos candidatos ao governo na eleição suplementar do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), Kátia Abreu (PDT), Vicentinho Alves (PR), pelo candidato Márlon Reis (Rede) contra o candidato Carlos Amastha. No dia 9, emitiu parecer favorável à candidatura de Mário Lúcio (Psol).

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Vicentinho faz caminhada por Araguaína, diz que vai equilibrar as contas e incentivar emprego

O candidato a governador pela coligação “A Vez dos Tocantinenses”, Vicentinho Alves (PR), realizou caminhada em Araguaína nessa sexta-feira, 11, e recebeu apoio de mais prefeitos.

A caminhada foi realizada pelas avenidas Cônego João Lima e Prefeito João de Souza Lima à tarde. No percurso o candidato recebeu o apoio dos prefeitos Mizô Alencar, de Filadélfia, e Oídio Gonçalves, de Santa Fé.

A primeira reunião da noite, organizada pelo deputado Jorge Frederico (MDB), foi na Rua Gonçalves Ledo, no Bairro São João. A segunda, no galpão do deputado Elenil da Penha (MDB), no Setor Neblina.

Em seu discurso, o ex-governador Moisés Avelino (MDB) garantiu que Vicentinho “vai ganhar com a força do povo” e fará “um governo planejado, transparente, para atender as necessidades da população”. “A campanha é o povo que está fazendo. No Bico do Papagaio, no Sudeste, no Sul, no Vale do Araguaia a receptividade positiva é a mesma”, disse Avelino.

Vicentinho afirmou ter participado diretamente para viabilizar mais de R$ 164 milhões de verba federal para Araguaína e que, eleito governador, vai continuar trabalhando pela cidade e por todos os municípios do estado.

Afirmou também que se preparou por 30 anos para ser governador e, nesse período, nunca desonrou nenhum voto recebido. Vicentinho assumiu o compromisso de ser o governador “da paz, da transparência e da eficiência”.
O candidato disse ainda que vai equilibrar as contas contas públicas e, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), criará incentivos para gerar emprego e renda.

“Nossa prioridade básica é cuidar das pessoas, na área da saúde, no combate à fome de 20% da população que está abaixo da linha de pobreza, na segurança pública, na educação de nossa juventude e no cuidado com os idosos”, garantiu.

Lideranças presentes
Participaram da mobilização em Araguaína o candidato a vice-governador Divino Betânia, que é vereador na cidade; ex-governador Moisés Avelino, senador Ataídes de Oliveira (PSDB), deputada federal Josi Nunes (Pros), deputados estaduais Jorge Frederico (MDB) e Elenil da Penha (MDB), que também são araguainenses; os ex-deputados federais Eduardo Gomes e Edmundo Galdino, o vice-prefeito de Araguaína, Fraudineis Fiomare, ex-deputados estaduais Stalin Bucar e João Leite , vereadores Ferreirinha, Enoch, Silvano do Picolé, Geraldo Silva e Edmar, e lideranças regionais.

Prestigiaram as reuniões em Araguaina os prefeitos de Xambioá, Carmolândia, Muricilândia, Paraíso do Tocantins, Araguanã, Porto Alegre do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga, Combinado, Novo Alegre, Araguatins, Filadélfia e Santa Fé.(Com informações da Assessoria)

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Veja a agenda dos candidatos ao governo do estado pela eleição suplementar

Confira o que os candidatos ao governo do Estado vão fazer nesta segunda-feira (14). Os políticos estão dispostos em ordem alfabética. Entre os compromissos do dia estão reuniões, visitas e encontros. O G1 vai divulgar a agenda dos candidatos na eleição suplementar todos os dias.

Carlos Amastha (PHS)

8h – O candidato participará de ações em Paraíso do Tocantins durante todo o dia;

Kátia Abreu (PDT)

7h – Visita empresários em Palmas;
10h30 – Reunião com educadores;
12h – Encontro com produtores rurais;
14h – Visita à instituição de ensino;
15h30 – Reunião com lideranças políticas
18h30 – Encontro com religiosos;
20h – Encontro com empresários de Taquaralto;

Marcos Souza (PRTB)

Candidato estará em São Paulo até quarta-feira (16) fazendo tratamento de saúde;

Mário Lucio Avelar (PSOL)

Grava programa eleitoral e vídeos para campanha.

Márlon Reis (Rede Sustentabilidade)

8h – Caminhada em Pedro Afonso;
14h – Encontro com representantes do setor produtivo;
19h – Reunião com a comunidade em Pedro Afonso;

Mauro Carlesse (PHS)

19h30 – Grande reunião na Praça de Bandeira, em Araguaína;

Vicentinho Alves (PR)

6h – Visita funcionários de matadouro Gurupi;
7h – Reunião com funcionários de loja;
8h às 12h – Visita a empresas;
12h às 13h30 – Entrevista com emissora de televisão;
15h às 16h – Reunião com padres;
17h – Reunião com juventude desportiva;
18h – Reunião com evangélicos;
19h – Grande reunião.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

PT do TO diz que Lula é “preso político” e convoca militância para lutar pela candidatura do petista

O diretório tocantinense do Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu nota nesta segunda-feira, 9, para condenar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que considera ter sido “arbitrária, ilegal e injusta”. Para a legenda, a medida é uma articulação “midiático-jurídica” para inviabilizar a candidatura do líder petista ao Palácio do Planalto.

“Esse processo desde sua primeira e segunda instância é ilegal e inconstitucional, sem nenhum respaldo na Constituição e nas leis brasileiras. Faz parte de um plano cujos alvos são a soberania do País, a democracia e os direitos sociais e trabalhistas. Não podemos nos calar diante de tamanha injustiça onde a condenação surgiu antes de se ter provas concretas que balizem a existência de um crime”, defende.

Diante da situação, o PT do Tocantins convocou filiados, partidos de esquerda, movimentos sociais e sindicais para o lutar pelo “direito de Lula ser candidato”. “Lula está preso por ter governado para os pobres brasileiros, está preso por ter favorecido políticas públicas voltadas para as minorias, está preso por ter lançado mão de um ciclo de desenvolvimento soberano e democrático, o que feriu diretamente os interesses das classes dominantes, da elite do atraso do nosso país”, conclui.

Leia a íntegra da manifestação do diretório petista do Tocantins:“Reage Tocantins! Reage Brasil!

A terceira etapa do golpe, que teve início em agosto de 2016 com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, foi consumado de forma arbitrária, ilegal e injusta, com a prisão do maior líder político do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula é um preso político.

Um grupo fascista liderado pela mídia, notadamente a Rede Globo, encastelada nos órgãos de controle do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal, estão levando o país ao retrocesso, após quatorze anos de um legado de avanço da democracia onde a redução da pobreza e da desigualdade social teve um importante impacto na vida da população brasileira.

A prisão de Lula é mais um capítulo da farsa midiático-jurídico para inviabilizar a sua candidatura e calar as vozes que denunciam o golpe contra a democracia no país. Esse processo desde sua primeira e segunda instância é ilegal e inconstitucional, sem nenhum respaldo na Constituição Federal e nas leis brasileiras. Faz parte de um plano cujos alvos são a soberania do país, a democracia e os direitos sociais e trabalhistas.

Não podemos nos calar diante de tamanha injustiça onde a condenação surgiu antes de se ter provas concretas que balizem a existência de um crime.

Lula está preso por ter governado para os pobres brasileiros, está preso por ter favorecido políticas públicas voltadas para as minorias, está preso por ter lançado mão de um ciclo de desenvolvimento soberano e democrático, o que feriu diretamente os interesses das classes dominantes, da elite do atraso do nosso país.

Cabe a nós petistas, partidos de esquerda, movimentos sociais e sindicais que atuam na defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores, resistir, lutar e mobilizar para defender a democracia, a justiça e o direito de Lula ser candidato.

A história será a principal testemunha de sua absolvição!

Lula é um preso político em seu próprio país!

São milhões de lulas lutando por seus direitos e reivindicando LULA LIVRE!

Diretório Estadual do PT/TO”

Fonte: Portal CT

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Marcelo anuncia pagamento dos servidores, fala sobre liminar e alfineta Carlesse

Ao retornar ao Governo nesta segunda-feira, 9, em reunião com o novo secretariado e a vice-governadora Claudia Lélis, Marcelo Miranda falou sobre gestão anterior, a folha de pagamento e a nova jornada que o Estado do Tocantins tem pelo frente. O pagamento dos servidores que ainda não receberam, cerca de 40%, será realizado nesta terça-feira, 10, conforme anuncio do governador, que também garantiu dar continuidade aos pagamentos em dia.

Com uma nova equipe, Marcelo quer apresentar os projetos em curso e dar continuidade “sem correria”, no quer for viável. Sobre o programa Opera Tocantins, o então Governador falou que o feito é mérito da gestão. “As cirurgias eu já determinei que o secretário da Saúde dê continuidade ao projeto; o programa já existia, já estava apto a ser colocado em prática”, alfinetou acerca do governador interino, Mauro Carlesse, ter declarado o programa como seu legado em sete dias de gestão.

Miranda também comentou sobre as eleições e a liminar que garantiu seu retorno ao cargo após sua cassação. Ao ser questionado sobre a insegurança política que a situação traz ao estado, o governador disse que “o Tocantins é promissor, não queremos que a instabilidade reine, a sociedade pode ficar tranquila. Fomos eleitos democraticamente e estamos aguardando a decisão do TSE, mas estamos seguros, tenho convicção que vamos conseguir”.

O governador ainda disse que continuará respeitando a decisão liminar, porém, que irá recorrer, já que o Estado não pode parar. “O nosso retorno é pra cumprir e terminar o mandato, sou um cumpridor de leis”, declarou.

Os planos do partido MDB para as eleições regulares, de acordo com o Governador, “continuam os mesmos (…) gosto de desafios”, declarou quando questionado sobre sua candidatura à reeleição.

O MDB havia programado convenções com vistas às suplementares com possibilidade a discutir coligações.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Miranda nomeia Jaizon Veras para comandar PM e gestores do Detran, Secad e Ruraltins

Em edição do Diário Oficial do Estado divulgada na noite de ontem, 9, o governador Marcelo Miranda (MDB) publicou a nomeação de Jaizon Veras Barbosa, que havia sido nomeado no governo interino de Mauro Carlesse (PHS), para responder pelo comando da Polícia Militar. O governador ainda definiu gestores para responderem, por enquanto, pelo Detran, pelo Ruraltins e pela Secretaria de Administração.

Para o Detran Hermes Azevêdo Coêlho foi empossado como vice-presidente do órgão e responderá pela pasta temporariamente. Já no Ruraltins, o vice-presidente Rui Carlos Brito Costa será o gestor por enquanto. A Secretaria de Administração será chefiada pelo subsecretário Fernando Moreno Suarte. E o chefe do gabinete do governador, Cesarino Augusto César Pereira Sobrinho, foi designado para responder pela Secretaria-Geral de Governo e Articulação Política.

Ainda na mesma edição do Diário, mais de 120 servidores foram exonerados e vários outros foram recontratados para ocupar estes cargos.

Reunião com o secretariado

Marcelo Miranda e a vice-governadora Cláudia Lelis reuniram o secretariado na tarde de ontem, no Palácio Araguaia, para discutir a continuidade das ações em curso nas pastas e apresentar os novos nomes da equipe de governo. Na ocasião, o governador também informou que está empenhado em retomar, o mais breve possível, as obras do Hospital Regional de Gurupi e que todas as ações devem ter continuidade. “Entendemos que devemos continuar unidos para afastar qualquer insegurança; e que os investidores continuem a acreditar no nosso Estado, como vem acontecendo ao longo dos seus 30 anos”, enfatizou o governador.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

TRE suspende eleição direta; Marco Villas Boas diz aguardar nova definição do TSE

Em sessão extraordinária do Pleno realizada ontem, 9, em Palmas, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral suspenderam as eleições suplementares que já haviam sido definidas, até nova deliberação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na sessão, o presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas, disse que no momento em que a situação se “resolver” e tiver andamento no processo eleitoral, um novo calendário para as eleições suplementares será refeito e que a data do dia 3 de junho para a votação pode ser mantida.

“Fica registrado o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal federal acerca da questão. Assim submeto aos ilustres pares, uma questão de ordem, no sentido de suspendermos todos os prazos das eleições, até que haja novamente uma nova deliberação do Tribunal Superior Eleitoral e do STF. E assim, chegando uma comunicação dessa natureza, não tardarei em convocá-los para uma sessão extraordinária se, evidentemente, cair essa suspensão, se ela se resolver, e tivermos que dar andamento no processo eleitoral, para que a gente refaça todas as datas do calendário e, acredito assim, com grande possibilidade de mantermos a data do dia 3 [junho]”, afirmou Villas Boas na sessão.

O Supremo Tribunal Federal publicou no final da última sexta-feira, 6, liminar favorável ao retorno de Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Lelis (PV) ao governo do Tocantins. Ambos tiveram seus mandatos cassados por determinação do TSE no último dia 22 de março, que havia determinado execução imediata, tendo, desta forma, o governo sido assumido interinamente pelo deputado estadual Mauro Carlesse (PHS).

Na sessão de ontem, o desembargador esclareceu que submeteu a questão ao pleno do TRE para dar publicidade aos partidos políticos, para que estes se mantenham informados da situação, já que o prazo de convenções antes anunciado começaria ontem, 9, e se encerraria nesta quinta-feira, 12. O acato do TRE-TO à decisão do STF, além do comunicado de Villas Boas sobre um novo calendário, receberam apoio dos demais desembargadores do Tribunal.

Fonte> T1 Noticias

Categorias
SLIDE TOCANTINS

TRE ainda não definiu quem poderá concorrer à eleição suplementar

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins divulgou nesta terça-feira (3) como será a eleição suplementar para governador no estado. A votação será direta e no dia 3 de junho. Os candidatos que estiverem fora dos prazos previstos na legislação eleitoral terão que pedir autorização à Justiça.

A eleição foi convocada após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da ex-vice Cláudia Lélis (PV), por caixa dois na campanha de 2014. Até que a população escolha um novo líder para o poder executivo, Mauro Carlesse (PHS) ocupa o cargo como governador interino.

“Nós temos uma eleição nova, que não estava prevista. Algo que não se imaginava que iria acontecer”, destacou o presidente do TRE, Marco Villas Boas.

A sessão foi para esclarecer pontos que ainda não tinham sido decididos a respeito das candidaturas. Confira abaixo os principais pontos:

Data da votação fixada para o dia 3 de junho
Convenções partidárias acontecem entre 9 e 12 de abril
Vencedores serão diplomados até o dia 18 de junho
Candidatos podem gastar no máximo R$ 4 milhões no 1º turno e R$ 2 milhões no 2º turno
Todos podem se candidatar, mas os casos serão analisados individulamente pela corte

Entenda

A eleição suplementar para governador do Tocantins vai custar R$ 15 milhões. Mais de um milhão de eleitores devem ir às urnas para escolher quem fica no cargo até o dia 31 de dezembro.

A medida foi necessária após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato de Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Lélis (PV) por irregularidades na campanha de 2014. Interinamente, o governo do estado está nas mãos de Mauro Carlesse (PHS), que era presidente da Assembleia Legislativa.

Vários políticos já manifestaram interesse em concorrer à eleição suplentar. Oficialmente, apenas Márlon Reis (Rede) e Carlos Amastha (PSB) lançaram pré-candidatura.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Recurso de Marcelo Miranda contra cassação está nas mãos de Gilmar Mendes

A ação cautelar do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB) contra a cassação do mandato dele está nas mãos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. A defesa de Miranda entrou com o pedido no STF para suspender os efeitos da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, publicada na semana passada.

O gabinete do ministro recebeu a cautelar nesta terça-feira (3). Não há prazo para que o pedido seja analisado. A defesa disse que acredita que o pedido será julgado ainda esta semana, já que a liminar é urgente.

Enquanto o STF não se posiciona sobre o caso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins prepara uma eleição suplementar para junho. Mauro Carlesse (PHS) ocupa o cargo de governador interino até o dia da votação.