Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Estado registra mais de 100 furtos apenas na primeira semana do ano


Só em Palmas foram 33 registros nos primeiros seis dias do ano. Muitos casos foram em estabelecimentos comerciais. Quantidade de furtos na primeira semana do ano preocupa comerciantes
Na primeira semana do ano foram registrados 116 furtos no Tocantins, sendo 33 apenas em Palmas. Quem foi vítima reclama da sensação de insegurança. O empresário Jorge André foi surpreendido na manhã de domingo (2).
No vídeo que ele gravou dá para ver as grades retorcidas e a janela aberta. “Estava em casa. Vi uma ligação e pensei em não atender, mas quando atendi recebi essa péssima notícia de que estava arrombada a grade da nossa loja. Todo dia a gente procura uma ferramenta e sente falta de mais um item”, disse.
De acordo com Secretaria de Segurança Pública, durante esta semana foram 18 furtos em estabelecimentos comerciais.
A polícia até esteve na loja do Jorge, mas até agora os culpados não foram pegos. A sensação é de impunidade enquanto os prejuízos são calculados. “A gente trabalha, trabalha e a pessoa vem assim de repente e leva o que você demorou tempo para conquistar”, disse.
Janela foi arrombada por criminoso
Reprodução/TV Anhanguera
A Elizângela Saraiva teve a mesma experiência. Um criminoso entrou no restaurante dela, quebrou a trava da janela de vidro e arrombou as grades. O homem procurava dinheiro, pois as imagens da câmera de segurança o mostram revirando o caixa sem nenhuma pressa.
“O que deixa revolta na gente é a calma, a tranquilidade. Parece que está tudo normal”, disse a empresária que já foi alvo de criminosos quatro vezes em três anos.
Agora ela está investindo ainda mais em segurança. “A gente vai colocar bastante sensor em tudo, mais câmeras para ver se isso não volta a ocorrer porque quatro vezes já é demais”, disse.
A TV Anhanguera entrou em contato com a Polícia Militar e questionou sobre os casos e o policiamento, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Veja mais notícias das região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Busão leva vacinação contra a Covid e a gripe para a praia da Graciosa nesta sexta (7)


Vacinação itinerante segue até o próximo domingo (9) em vários pontos de Palmas. Moradores podem se vacinar contra a Covid e a gripe nesta sexta (7) na praia da Graciosa em Palmas
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
O Busão Mais Saúde vai levar a vacinação contra a Covid-19 e a gripe para a praia da Graciosa, um dos principais pontos turísticos de Palmas, nesta sexta-feira (7).
Quem estiver no local praticando atividades físicas ou a passeio com a família pode aproveitar para se imunizar, sem necessidade de agendamento, das 16h às 20h. Abaixo você confere a programação da vacinação itinerante até o próximo domingo (9).
Basta comparecer ao local e apresentar documento de identificação pessoal (CPF e RG), cartão de vacina e o cartão SUS para se vacinar com a primeira, segunda ou dose de reforço.
Já as Unidades de Saúde da Família (USFs) atendem por agendamento no site ‘Vacina Já’ e também por demanda espontânea.
A primeira ou a segunda dose contra a Covid-19 está disponível para a população acima de 12 anos, com e sem comorbidade. A dose de reforço está sendo aplicada em idosos e no público acima de 18 anos, com intervalo de quatro meses da data da aplicação da segunda dose.
Para os imunossuprimidos, o esquema vacinal é o seguinte: após 28 dias da aplicação da segunda dose, a pessoa recebe a adicional e, posteriormente, no intervalo de quatro meses, a 4ª dose de reforço. Já a vacinação contra a gripe é destinada para a população acima de seis meses de vida
Programação Semanal do ‘Busão’ do ‘Mais Saúde’
Sexta-feira – 07/01
Praia da Graciosa – das 16h às 20h;
Sábado – 08/01
Palmas Shopping e Capim Dourado Shopping – das 14h às 20h
USF Taquari – das 08h às 17h
Domingo – 09/01
Feira do Jardim Aureny I – das 08h às 12h.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vagas da rede municipal de Araguaína poderão ser reservadas pela internet


Matrícula de novatos começa na próxima segunda-feira (10). Reserva será feita por até três dias para que os responsáveis tenham tempo de ir às unidades com os documentos necessários. Período de matrículas segue até o dia 28 de janeiro em Araguaína
Marcos Sandes/Ascom/Divulgação
O período para matrícula de alunos novatos começa na próxima segunda-feira (10) e segue até o dia 28 de janeiro na rede municipal de Araguaína, no norte do Tocantins. Para garantir a vaga é necessário ir até a unidade de ensino com a documentação exigida ou fazer a reserva da matrícula online no site do município.
O prazo vale para a educação infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com o município, a ferramenta online vai servir para facilitar o acesso às vagas. A documentação exigida está disponível no Portal da Educação.
“Pode ser que naquele momento o pai ou responsável não tenha disponibilidade de ir à escola, então ele faz a reserva e se organiza para ir em até três dias. Após esse período, se ele não comparecer, a vaga volta a ser ofertada online, ou seja, ele perde a reserva”, explicou a secretária executiva da Secretaria da Educação de Araguaína, Ana Cláudia Martins.
A expectativa do município é que três mil novas vagas sejam preenchidas. As aulas estão previstas para começar no dia 1º de fevereiro no formato 100% presencial, seguindo os protocolos de prevenção da covid-19.
Araguaína tem 79 unidades de ensino com capacidade total para atender 25 mil alunos. Dentre as escolas e creches, 66 estão na zona urbana e 13 na zona rural.
Veja mais notícias das região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Córrego transborda e deixa comunidades rurais isoladas em Pequizeiro


Cidade é distante das margens dos grandes rios do Tocantins e mesmo assim enfrenta problemas com as enchentes. Córrego transbordou e invadiu estrada em Pequizeiro
Moradores da zona rural de Pequizeiro, na região centro-norte do Tocantins, estão enfrentando problemas com o excesso de chuvas. Mesmo sendo longe das margens dos grandes rios do Tocantins, o município enfrenta o transbordamento de alguns córregos que estão prejudicando o acesso a assentamentos e chácaras.
A estrada vicinal que liga o município à rodovia Transcolinas está interditada por causa da cheia. A via é uma espécie de eixo de transporte que possibilita a redução do tempo de viagens. Ônibus intermunicipais precisaram mudar de rota, assim como pequenos agricultores que começaram o escoamento da produção.
O prefeito da cidade, Jocélio Nobre, informou que cerca de 230 famílias vivem na região que está com o acesso prejudicado. Não há registro de desabrigados ou desalojados no município.
Córrego transbordou em Pequizeiro
Reprodução
Pequizeiro não está dentro da área monitorada pela Defesa Civil estadual para enchentes. Os esforços das equipes estão concentrados nas margens do rio Tocantins. Mesmo assim, cidades como Arraias, Lagoa do Tocantins e Talismã também têm enfrentado problemas com o excesso de água. A previsão é de que continue chovendo pelo menos até o domingo (9) em todo o Tocantins.
Veja mais notícias das região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Unitins divulga o gabarito final do vestibular para o 1º semestre de 2022


Resultado das provas deve sair no dia 14 de janeiro. Aulas serão presenciais e devem começar em fevereiro. Gabarito final do vestibular da Unitins foi divulgado
Nonato Silva/Dicom Unitins
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou o gabarito definitivo das provas objetivas do vestibular para o primeiro semestre de 2022. Os candidatos podem acessar na página do vestibular no Portal da Unitins. As provas foram aplicadas no dia 19 de dezembro de 2021.
As avaliações foram nas cidades de Araguatins, Araguaína, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. O resultado definitivo do certame está previsto para ser divulgado no dia 14 de janeiro, a partir das 19h, também na página do vestibular no Portal da Unitins.
Serão divulgadas ainda as orientações e prazos para a matrícula dos aprovados. O início das aulas do semestre está marcado para o dia 1° de fevereiro, na modalidade presencial, em todos os Câmpus da Unitins.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Suspeito de tentar fazer saques com identidade falsa é preso em Cristalândia


Ele teria tido apoio de um segundo homem, que conseguiu fugir do local. Suspeito foi preso em Cristalândia
Divulgação/Polícia Militar
Um homem suspeito de tentativa de estelionato foi preso em flagrante nesta quinta-feira (6) em uma agência bancária de Cristalândia, no oeste do Tocantins. Ele teria apresentado uma identidade falsa a funcionários do banco com o objetivo de fazer um saque. A situação foi logo percebida e a Polícia Militar foi chama.
A PM não informou o nome do suspeito, disse apenas que ele tem 58 anos de idade. O g1 não conseguiu localizar a defesa do homem para comentar a acusação.
Um segundo suspeito que dava apoio do lado de fora do banco conseguiu fugir em um carro logo que a PM chegou e segue sendo procurado. Com o suspeito detido foram encontradas duas identidades com informações diferentes que foram emitidas por estados distintos.
O suspeito foi encaminhado para delegacia de Paraíso do Tocantins, onde respondera por estelionato com uso de documento falso.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Bueiro se rompe e arrasta trecho de rodovia que dá acesso ao Jalapão; VÍDEO


Problema é no trecho da estrada que deverá ser asfaltado. Outras estradas da região também foram danificadas pelas chuvas. Estrada se rompe por causa das fortes chuvas no Jalapão
Um trecho da TO-247 se rompeu na região do Jalapão entre Lagoa do Tocantins e São Félix por causa das fortes chuvas que seguem atingindo todo o estado. A rodovia é um dos principais acessos de quem sai de Palmas para visitar as belezas naturais do Jalapão, assim como rota para pequenos produtores rurais que vivem no local e plantam para subsistência.
A Agência Tocantinense de Obras (Ageto) informou que no ponto de rompimento há um bueiro triplo que foi levado pela força da água. O g1 já tinha mostrado que rios e córregos estavam transbordando naquela região e haviam transformado a estrada em um atoleiro.
Ainda não há previsão de quando o local vai passar por reparos. O trecho é o mesmo que está começando a passar por obras de pavimentação e a empresa contratada para construir o asfalto vai ficar responsável pro recompor a passagem.
Enquanto as obras não acontecem, o acesso alternativo é via Ponte Alta do Tocantins (TO-255) e ou via Novo Acordo pegando as rodovias TO-110 e TO-030. A própria TO-030 também tem um trecho que foi danificado pelas chuvas recentemente.
Estrada se rompeu no Jalapão
Reprodução
No último fim de semana uma família caiu em uma cratera na mesma região após a estrada de terra ceder enquanto eles passavam pelo local. Ninguém ficou ferido.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Moradores da zona rural de Arraias tentam salvar móveis após ter casas alagadas; VIDEO


Famílias moram na comunidade de Santa Rosa, às margens do rio Inhumas, onde ocorreu uma cheia rápida. Famílias da zona rural de Arraias tentam salvar objetos após enchente
Moradores da zona rural de Arraias, no sudeste do Tocantins, tentam salvar móveis e objetos após terem as casas alagadas durante uma forte chuva nesta quinta-feira (6). Imagens feitas no povoado Santa Rosa mostram famílias levando itens que ainda não foram destruídos para um local onde a água não chegou. (Assista acima)
Chuvas não param e cresce número de desabrigados pelas enchentes no norte do Tocantins
A comunidade inundada fica às margens do rio Inhumas, onde ocorreu uma cheia rápida. Conforme o Corpo de Bombeiros, apesar de transbordar e inundar algumas áreas, o nível deve diminuir rapidamente.
A situação tem deixado moradores em uma situação complicada. Eles afirmam que precisam de ajuda – incluindo abrigo e distribuição de alimentos. Atualmente equipes de resgate da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão concentradas na região norte do estado, onde há centenas pessoas impactadas.
Na manhã desta quinta-feira subiu para 744 o número de desabrigados e desalojados no estado. A maioria é da região do Bico do Papagaio.
O Corpo de Bombeiros Militar e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informaram que os órgãos vão ao local se o município informar a necessidade. Disse que “a prefeitura da cidade foi orientada a conhecer a necessidade das famílias atingidas e tentar atendê-las. Se for preciso, o órgão estadual entrará com reforço”.
A Defesa Civil Estadual disse que ainda não foi acionada.
Ao g1 o prefeito de Arraias Herman Gomes (SD) informou que quatro casas estão na área afetada e que somente um imóvel era habitado. Disse ainda que a prefeitura já está providenciando acolhimento para a família atingida. “Já comunicamos a Defesa Civil e amanhã estaremos lá na região, se precisar. No município todo tivemos esse caso e outra família que, retiramos da casa e pagamos o aluguel social”, disse Herman Gomes.
O professor Oscar Alves Neto, que mora no centro de Arraias, ficou surpreso ao ver como estão os moradores da região atingida.
“O povo aqui de fato está sofrendo bastante. O que a gente quer é provocar o monitoramento e uma assistência maior. Vai além de cestas básicas. Já tem famílias desalojadas. Como chove muito, e o município está bastante encharcado e está tendo agora as chuvas que fazem com que ocorram essas enchentes. E todas as estradas estaduais no município de Arraias, destruídas”, disse Oscar.
Moradores tentam salvar móveis após enchente
Reprodução
Segundo a Defesa Civil, 36 municípios estão sendo monitorados e mais de mil pessoas precisaram sair das áreas de risco. Na noite desta quarta-feira (5) o Governo do Tocantins decretou situação de emergência por causa das enchentes. A medida determina a mobilização de todas as secretaria para socorrer as vítimas e autoriza a contratação emergencial de produtos e serviços sem licitação.
São Miguel do Tocantins, na divisa com o Maranhão, é uma das cidades mais afetadas. A enchente segue há quase uma semana pelas ruas da cidade.
Em Praia Norte os barcos com objetos pessoais e móveis de ribeirinhos não param de chegar aos abrigos. Alguns também tentam salvar um pouco da lavoura. “Tô tirando o milho né, tá dentro d’água já quebrando, pra ver se recupera algum [sic]. Se deixar muitos dias perde tudo”, comentou o lavrador Francisco Josenildo Gomes.
Vídeos feitos na zona rural de Esperantina mostram um rebanho dentro de um pasto alagado. As imagens são de assentamentos próximos ao rio Tocantins.
Casa foi alagada após cheia de rio
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Polícia investiga extorsão e ameaças contra empresário que forneceu cestas básicas durante a pandemia

Um outro empresário teria feito ameaças exigindo metade do valor do contrato. Câmeras de segurança flagraram supostas intimidações. A Polícia Civil está investigando supostas ameaças e uma tentativa de extorsão contra um empresário que fornece cestas básicas para a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) do Tocantins. A vítima seria José Gomes de Souza Neto, conhecido como Neto Gomes.
Os suspeitos foram identificados como o também empresário João Coelho Neto e Wolney Max de Souza, que a polícia acredita ser um cobrador de aluguel. Um terceiro envolvido ainda não foi identificado pela polícia.
O g1 não conseguiu localizar as defesas de João Coelho Neto e Wolney Max de Souza.
O contrato entre a empresa da vítima e a Setas foi assinado em novembro de 2021 e prevê o fornecimento de 40 mil cestas básicas a famílias afetadas pela pandemia de Covid-19. Durante o depoimento, o próprio Neto Gomes disse que conseguiu o contrato por indicação do secretário de Administração do Tocantins, Bruno Barreto, de quem é amigo.
O g1 procurou o governo do Tocantins para comentar a declaração sobre a indicação e aguarda retorno.
Segundo o depoimento da vítima, na data que foi até a sede da secretaria para a assinatura do contrato, Neto Gomes foi abordado por João Coelho Neto. O empresário adversário teria solicitado que Neto Gomes assinasse um documento dando a ele poderem para gerir o contrato e exigido 50% do valor total que seria pago pela secretaria. O pedido foi ignorado e foi então que as ameaças teriam tido início.
A vítima afirma ter recebido ligações tanto no celular pessoal como no da esposa de João Coelho Neto. Alguns dias depois, em 7 de dezembro do ano passado, o empresário teria ido então até a sede da empresa da vítima. Na data, ele estava acompanhado de Wolney Max de Souza e do terceiro suspeito ainda não identificado.
A vítima relata ter sofrido ameaças e agressões. Durante a intimidação, ele teria sido ainda ameaçado de morte porque os agressores disseram estar armados. Diante toda a situação, ele decidiu denunciar o caso.
No começo desta semana, após a Justiça decretar a prisão dos envolvidos nas agressões, a Polícia Civil realizou uma operação para localizá-los. A Secretaria de Segurança Pública não divulgou detalhes sobre a operação e por isso não é possível saber se eles foram de fato localizados e nem o que foi apreendido com eles.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Suspeito de espancar vítimas para roubá-las confessa crime e é indiciado em Araguaína

Delegado afirmou que vítimas eram atacadas com “extrema violência”. Um homem de 40 anos foi indiciado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (6) após as investigações de um crime de roubo com extrema violência serem concluídas. Segundo a corporação, o criminoso teria atacado a vítima com vários golpes no rosto após abordá-la no centro de Araguaína. Ele confessou que praticou o crime para comprar drogas.
Um dos assaltos foi registrado no último dia 19 de junho e era investigado pela Delegacia de Repressão a Roubos (DRR). O delegado Breno Alves, responsável pelo caso, disse que “chamou a atenção a forma como o indivíduo atuava para roubar suas vítimas, pois se valia de superioridade física e promovia um verdadeiro espancamento, a ponto de quase deixar a vítima inconsciente para assegurar o cometimento do roubo”.
O delegado informou que o crime pelo qual ele foi indiciado foi praticado de forma covarde e que os objetos pessoais da vítima foram roubados após diversas agressões. “Trata-se de um crime onde o autor usou de violência extrema para atacar uma vítima indefesa até conseguir imobilizá-la e levar todos os seus pertences”, disse o delegado Breno Alves.
Com cruzamento de informações e diligências, foi possível identificar o autor. Ao ser preso e interrogado, o suspeito confessou o crime e disse que trocou os bens que roubou por drogas.
A investigação policial também descobriu que o suspeito já passou mais de10 anos preso por vários crimes na cidade e atualmente cumpria penas no regime semiaberto. A Justiça vai decidir se ele voltará ou não para o regime fechado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins