Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Suspeito de espancar vítimas para roubá-las confessa crime e é indiciado em Araguaína

Delegado afirmou que vítimas eram atacadas com “extrema violência”. Um homem de 40 anos foi indiciado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (6) após as investigações de um crime de roubo com extrema violência serem concluídas. Segundo a corporação, o criminoso teria atacado a vítima com vários golpes no rosto após abordá-la no centro de Araguaína. Ele confessou que praticou o crime para comprar drogas.
Um dos assaltos foi registrado no último dia 19 de junho e era investigado pela Delegacia de Repressão a Roubos (DRR). O delegado Breno Alves, responsável pelo caso, disse que “chamou a atenção a forma como o indivíduo atuava para roubar suas vítimas, pois se valia de superioridade física e promovia um verdadeiro espancamento, a ponto de quase deixar a vítima inconsciente para assegurar o cometimento do roubo”.
O delegado informou que o crime pelo qual ele foi indiciado foi praticado de forma covarde e que os objetos pessoais da vítima foram roubados após diversas agressões. “Trata-se de um crime onde o autor usou de violência extrema para atacar uma vítima indefesa até conseguir imobilizá-la e levar todos os seus pertences”, disse o delegado Breno Alves.
Com cruzamento de informações e diligências, foi possível identificar o autor. Ao ser preso e interrogado, o suspeito confessou o crime e disse que trocou os bens que roubou por drogas.
A investigação policial também descobriu que o suspeito já passou mais de10 anos preso por vários crimes na cidade e atualmente cumpria penas no regime semiaberto. A Justiça vai decidir se ele voltará ou não para o regime fechado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Cerca de 70 indígenas testam positivo para Covid em aldeia da Ilha do Bananal


Casos foram confirmados pelo cacique da aldeia Santa Isabel, no município de Lagoa da Confusão. Equipes de saúde atendendo indígenas na Ilha do Bananal
Divulgação
Um surto de Covid-19 está sendo registrado entre os indígenas da aldeia Santa Isabel, localizada na Ilha do Bananal. Nesta quarta-feira (5), após uma testagem em massa, foram registrados cerca de 60 casos positivos. O cacique Sansão Karajá informou equipes de saúde continuam no local e nesta quinta-feira (6) já são cerca de 70 indígenas infectados.
A aldeia Santa Isabel é uma das mais populosas da Ilha do Bananal, com mais de 900 indígenas. As equipes de saúde que estão no local são do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Araguaia). O g1 solicitou um posicionamento oficial do órgão, mas não houve resposta até a última atualização desta reportagem.
Por telefone, um servidor afirmou que a situação está controlada, os indígenas estão sendo vacinados e assistidos por uma equipe multidisciplinar da Funai e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
Apesar de estar dentro do território de Lagoa da Confusão (TO), a cidade mais próxima da aldeia é São Félix do Araguaia (MT), onde também foi verificado um alto índice de Covid e gripe. A informação é que pessoas da comunidade vão a cidade diariamente fazer compras e resolver pendências.
O cacique informou ao g1 que na semana passada também houve um grande evento em uma cidade do Mato Grosso e indígenas da Ilha do Bananal teriam participado. Depois disso, o vírus estaria se espalhando pelo território. Segundo ele, não há casos graves na aldeia.
O prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares (DEM), informou que soube dos casos através de um morador da região, mas que aguarda informações oficiais a respeito dos diagnósticos.
O gestor explicou que duas aldeias da Ilha do Bananal, a Santa Izabel e a Fontoura, fazem parte do município, mas ressaltou que o acesso à região é difícil nessa época por causa das cheias dos rios.
Para chegar até as aldeias é preciso passar por Caseara e seguir por rodovias do Pará e do Mato Grosso. O gestor disse que equipes estão a caminho da região para entregar cestas básicas enviadas pelo governo estadual e dar assistência aos povos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Tocantins registra duas mortes e 646 novos casos de Covid


Estado contabiliza 237.760 diagnósticos e 3.947 óbitos desde o início da pandemia. Atualmente 1.551 pessoas infectadas estão em tratamento contra a doença. Tocantins tem 109 pessoas hospitalizadas com Covid
Reprodução/TV Anhanguera
O Tocantins contabilizou 646 novos casos de coronavírus e mais duas pela doença nesta quinta-feira (6). Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 220 diagnósticos foram registrados nas últimas 24 horas. O estado soma 237.760 confirmações e 3.947 óbitos desde o início da pandemia.
Média móvel: veja em quais estados as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda
Veja como está a pandemia em cada uma das cidades brasileiras
As mortes aconteceram em novembro e dezembro do ano passado. As vítimas são:
Homem, de 53 anos, morador de Araguaína. Comorbidades: não relatada. Óbito em 28/12/21 na UPA Araguaína Sul.
Mulher, de 79 anos, moradora de Itaguatins. Comorbidade: doenças cardíacas crônicas. Óbito em 23/11/21 no Hospital Macroregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz-MA.
Novos diagnósticos
Araguaína registrou 133 casos e agora soma 38.454 diagnósticos positivos e 553 mortes.
Palmas contabilizou 112 diagnósticos de Covid casos e segue sendo a cidade mais afetada pela doença com 56.017 infectados e 687 mortes.
Todos os 139 municípios do Tocantins têm casos confirmados da doença. Veja abaixo as 10 cidades mais afetadas pela pandemia. A lista completa pode ser conferida no site sobre coronavírus da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a SES, do total de casos, 232.262 pacientes se recuperaram e 1.551 ainda estão com o vírus ativo. Ao todo, 109 pessoas estão hospitalizadas por causa da doença, sendo que 53 fazem tratamento em leitos de UTI públicos e duas em unidades de terapia intensiva privadas. Os outros pacientes estão em leitos clínicos.
Conforme o Estado, nenhum paciente está aguardando por vaga em leito clínico ou leito de UTI. A última atualização foi feita nesta quinta-feira (6). Veja o link.
Vacinação contra a Covid-19
Os números do Vacinômetro, portal que monitora a vacinação no Tocantins, ainda seguem desatualizados. Os dados disponíveis, até às 12h desta quinta-feira (6), são referentes ao dia 15 de dezembro de 2021, quando 1.970.404 doses tinham sido aplicadas.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) afirmou que o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI/PNI) do Ministério da Saúde (MS) não está disponível e, por tal razão, o Vacinômetro do Estado do Tocantins encontra-se desatualizado. A previsão da equipe do MS é que o restabelecimento total da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) seja feito até o final da semana.
Ocupação de leitos de UTI nos hospitais
Hospital Regional de Augustinópolis – 80% de ocupação
Hospital Regional de Gurupi – 70% de ocupação
Veja como está a ocupação dos leitos particulares contratados pelo estado.
Instituto de Terapia Intensiva do Tocantins – 100% de ocupação
Intensicare Palmas – 100% de ocupação
Instituto Sinai Palmas – 92% de ocupação
Hospital Dom Orione em Araguaína – 40% de ocupação
Hospital Palmas Medical – 0% de ocupação
Instituto Sinai Araguaína – 60% de ocupação
Os dados de estatística hospitalar foram atualizados nesta quinta-feira (6). As informações podem ser conferidas no portal Integra Saúde.
Cidades mais afetadas pela pandemia
Palmas – 56.017 casos e 687 mortes;
Araguaína – 38.454 casos e 553 mortes;
Gurupi – 15.418 casos e 280 mortes;
Porto Nacional – 10.601 casos e 212 mortes;
Paraíso do Tocantins – 8.825 casos e 190 mortes;
Colinas do Tocantins – 8.083 casos e 158 mortes;
Formoso do Araguaia – 3.485 casos e 67 mortes;
Guaraí – 3.461 casos e 81 mortes;
Araguatins – 2.794 casos e 74 mortes;
Miranorte – 2.733 casos e 59 mortes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Busão estaciona no Parque dos Povos Indígenas para vacinação contra a gripe e a Covid nesta quinta (6)


A partir das 16h, profissionais da saúde estarão no local para aplicar as doses em moradores da capital. Programação itinerante segue até o próximo domingo (9). Busão Mais Saúde vacina moradores de Palmas no Parque dos Povos Indígenas
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Moradores que estiverem no Parque dos Povos Indígenas nesta quinta-feira (6) poderão se vacinar contra a gripe e a Covi-19. O Busão do Mais Saúde estacionará no ponto turístico da capital para aplicar as doses, das 16h às 20h.
Abaixo você confere a programação da vacinação itinerante até o próximo domingo (9). Para a vacinação no ‘Mais Saúde’ não é necessário agendamento prévio.
Basta comparecer ao local e apresentar documento de identificação pessoal (CPF e RG), cartão de vacina e o cartão SUS para se vacinar com a primeira, segunda ou dose de reforço.
Já as Unidades de Saúde da Família (USFs) atendem por agendamento no site ‘Vacina Já’ e também por demanda espontânea.
A primeira ou a segunda dose contra a Covid-19 está disponível para a população acima de 12 anos, com e sem comorbidade. A dose de reforço está sendo aplicada em idosos e no público acima de 18 anos, com intervalo de quatro meses da data da aplicação da segunda dose.
Para os imunossuprimidos, o esquema vacinal é o seguinte: após 28 dias da aplicação da segunda dose, a pessoa recebe a adicional e, posteriormente, no intervalo de quatro meses, a 4ª dose de reforço. Já a vacinação contra a gripe é destinada para a população acima de seis meses de vida
Programação Semanal do ‘Busão’ do ‘Mais Saúde’
Quinta-feira, 06/01
Parque dos Povos Indígenas – das 16h às 20h
Sexta-feira – 07/01
Praia da Graciosa – das 16h às 20h;
Sábado – 08/01
Palmas Shopping e Capim Dourado Shopping – das 14h às 20h
USF Taquari – das 08h às 17h
Domingo – 09/01
Feira do Jardim Aureny I – das 08h às 12h.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Chuva forte faz represa transbordar em Monte Santo e causa erosão em barragem; VÍDEO


Cidade vem enfrentando chuvas há pelo menos 15 dias e durante a madrugada foi registrado um grande volume de água. Município informou que isolou a área e está tomando as medidas necessárias. Água passa por cima da barragem de represa em Monte Santo do Tocantins
Uma represa em Monte Santo do Tocantins, na região central do estado, começou a desmoronar nesta quinta-feira (6). Um vídeo feito por moradores mostra que a água passou por cima da barragem onde há uma estrada e começou a causar uma erosão.
A cidade vem enfrentando chuvas há pelo menos 15 dias e durante a madrugada foi registrado um grande volume de água.
Barragem de represa começou a desmoronar
Divulgação
A represa fica próximo da prefeitura e da TO-080. A barragem foi construída próximo de uma nascente e é utilizada pela população como uma orla e local de lazer.
A prefeita Nezita Martins (PSL) informou ao g1 que isolou a área próxima e abriu ladrões – acessos para água escoar -, nas laterais da represa. Ela afirmou que a água não está mais passando por cima da pista e acionou engenheiros para verificar a melhor forma de reforçar a contenção.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Gurupi publica decreto e mantém exigência de passaporte de vacina para entrada em eventos


Em novo documento, prefeitura reforça que prevenção e cuidados ainda são necessários no combate à doença. Gurupi mantém medidas de prevenção à Covid-19
Reprodução/TV Anhanguera
A Prefeitura de Gurupi publicou, nesta quarta-feira (5), um novo decreto mantendo medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. O passaporte da vacina continua sendo exigido para entrada em eventos com mais de 200 pessoas, exceto para crianças menores de 12 anos.
O decreto mantém declarada a situação de emergência em saúde pública no município. O objetivo, segundo a prefeitura, foi reforçar que a prevenção e os cuidados ainda são necessários no combate à doença.
Além disso, leva em consideração o Decreto Estadual nº 6.381, de 27 de dezembro de 2021, que prorroga a declaração de calamidade pública em todo o estado até 30 de junho de 2022.
Outra medida que segue valendo é a lotação máxima de 70% da capacidade dos estabelecimentos. As medidas do decreto terão validade até o dia 2 de fevereiro de 2022, podendo sofrer alterações de acordo com a evolução do cenário epidemiológico.
O documento diz que estão liberadas as seguintes atividades: leilões bovinos; supermercados; restaurantes, bares, padaria, lanchonetes e outros estabelecimentos do ramo alimentício; aulas presenciais da educação básica e superior, sendo que as instituições podem organizar as carteiras independente de distanciamento; templos religiosos; academias, casamento, colações de grau e aniversários, atividades esportivas amadoras, boates e casas noturnas.
Os estabelecimentos em funcionamento deverão seguir todas as normas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde, adotar o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de mesas, controle do fluxo de clientes, uso de máscaras e álcool em gel.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Chuvas não param e cresce número de desabrigados pelas enchentes no norte do Tocantins


Apesar do nível do rio continuar subindo em algumas áreas, há famílias que resistem em sair de suas casas. Em São Miguel, além dos alagamentos a cidade enfrenta também uma onda de gripe. No Tocantins, mais de 1 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes
A chuva continua todos os dias na região do Bico do Papagaio, no norte do estado. Em algumas cidades o nível do rio Tocantins continua subindo e existem pessoas que resistem a deixar suas casas. Em uma comunidade entre Sampaio e Carrasco Bonito, por exemplo, em torno de seis famílias não saíram e estão ilhadas.
O número de pessoas impactadas continua a crescer. Nesta quarta-feira (5), quando o governo do Tocantins decretou situação de emergência, eram 275 desabrigados e 236 desalojados de acordo com a Defesa Civil Estadual. Nesta quinta-feira (6) os números subiram para 328 e 416, respectivamente.
Na cidade de Praia norte os barcos com objetos pessoais e móveis de ribeirinhos não param de chegar aos abrigos. Alguns também tentam salvar um pouco da lavoura. “Tô tirando o milho né, tá dentro d’água já quebrando, pra ver se recupera algum [sic]. Se deixar muitos dias perde tudo”, comentou o lavrador Francisco Josenildo Gomes.
Moradores deixando áreas de alagamento
Reprodução/TV Anhanguera
Os ribeirinhos que foram para a cidade fugindo da enchente também deixaram para trás muitos animais, mas acabam voltando na área alagada para verificar se os bichos estão vivos.
“Ainda ficou porco, galinha, tudo lá. Peru, guiné. Só se for de canoa lá para dar comida pros bichos. Tem lugar que ainda tem como dar comida pros animais, mas se demorar mais eu acho que não vai dar, os bichos vão morrer, porque está alagado tudo lá”, lamentou a lavradora Iraneide Lima de Jesus.
Em São Miguel do Tocantins, na divisa com o Maranhão, a enchente segue há quase uma semana pelas ruas da cidade. A água baixou um pouco e na parede das casas ficou a marca de onde o alagamento chegou.
Em uma escola da cidade as equipes de assistência social acompanham de perto as famílias. Na tarde desta quarta (5) chegaram caixas de remédios enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde, pois além das enchentes a cidade vive uma alta de casos de gripe.
Trinta e seis municípios estão sendo monitorados e mais de mil pessoas precisaram sair das áreas de risco, segundo a Defesa Civil.
Mulher caminha por rua alagada em cidade do Bico do Papagaio
Reprodução/TV Anhanguera
O José Ferreira está há três dias sem luz e com a casa tomada pela água. “Estou comprando vela para poder alumiar e não dormir no escuro. A gente apela para Deus que as coisas melhorem”, disse o pedreiro.
Na parte baixa da cidade, muitas ruas ainda estão alagadas. Situação que é acompanhada de perto pelos moradores, que têm pressa pra reconstruir suas vidas. “Muita água. Está indo embora devagarzinho para o rio. Ali em casa, graças a Deus está indo, mas tem vários pontos bastante alagados”, disse a dona de casa Viviane Alves Araújo Pereira.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Defesa Civil e moradores usam pedras para reforçar aterro de ponte após enchente em Talismã


Rios transbordaram e inundaram estradas e pontes na zona rural do município. Chuvas têm dificultado a vida dos moradores da zona rural de Talismã
A Defesa Civil e moradores da zona rural de Talismã, sul do Tocantins, trabalharam nesta quarta-feira (5) para tentar minimizar os efeitos das enchentes na região.
Usando uma retroescavadeira, eles colocaram terra e pedras com o intuito de reforçar o aterro de uma ponte sobre o rio Canabrava. É que o rio transbordou após fortes chuvas e deixou a estrutura submersa.
As equipes também colocaram as pedras nas laterais da ponte para diminuir a inundação e assim, garantir a passagem de carros no local. Caminhonetes e veículos altos já conseguem transitar pela região. A ponte dá acesso ao assentamento Juriti, onde vivem cerca de 45 famílias.
No dia 29 de dezembro, pelo menos 13 famílias ficaram isoladas em uma comunidade na zona rural do município. A enchente destruiu uma ponte e danificou as estradas vicinais. Máquinas da prefeitura foram enviadas para fazer obras paliativas e abrir desvios.
Ao todo, 36 municípios tocantinenses são monitorados pela Defesa Civil Estadual por causa de problemas com as chuvas. Ao todo, 1.096 moradores foram impactados.
Defesa Civil e voluntários tentam arrumar trecho que liga moradores da zona rural de Talismã a cidade
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Deslizamento de terra faz veículos perderem controle na TO-080


Trânsito segue liberado nos dois sentidos, mas motoristas devem manter a atenção. Rodovia liga Palmas a Paraíso do Tocantins. Deslizamento de terra causou acidentes na TO-080
A chuva registrada nas primeiras horas desta quinta-feira (6) causou queda de árvores e um deslizamento de terra na TO-080 entre Palmas e Paraíso do Tocantins, na região central do estado. Dois veículos se envolveram em acidentes no trecho e quem for transitar pela rodovia deve manter a atenção.
Um vídeo enviado por um internauta mostra o deslizamento e a terra invadindo metade da rodovia. Nas imagens também aparece um veículo que perdeu o controle no trecho e atingiu o barranco.
A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) informou que devido ao grande volume de chuvas a enxurrada carregou a terra para a pista e entupiu uma boca de lobo.
Deslizamento causou acidentes na TO-080
Reprodução
Isso fez uma camionete rodar na pista e ficar no sentido contrário ao que trafegava. Um segundo veículo – que aparece no vídeo – também rodou e ficou encostado ao barranco. As primeiras informações são de que ninguém se machucou.
A empresa responsável pela obra de recuperação da pista foi acionada pela Ageto para as devidas providências sobre os danos à rodovia e para desentupir o dispositivo de escoamento de água.
O Corpo de Bombeiros de Paraíso informou ao g1 que militares também foram enviados para retirar árvores que caíram na rodovia durante a madrugada. Quando os bombeiros estiveram no local não havia nenhuma vítima dos acidentes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo publica lei autorizando empréstimo de R$ 230 milhões para construir hospital e estradas


Texto que autoriza contratação foi aprovado pelos deputados ainda em dezembro e agora publicado no Diário Oficial. Ainda não há um prazo para início das obras. TO-030 será uma das vias reconstruídas
Reprodução/TV Anhanguera
O governo do Tocantins publicou nesta quarta-feira (5) o texto da lei que autoriza a contratação de um empréstimo de R$ 230 milhões com Banco do Brasil. A matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa ainda no mês de dezembro. A contratação foi feita por meio de uma carta-consulta.
O dinheiro deverá ser utilizado para construção do Hospital Geral de Araguaína (HGA) e na pavimentação dos seguintes trechos.
TO-255, trecho Lagoa da Confusão/Barreira da Cruz, com aproximadamente 48 km;
TO-239, no trecho Itacajá/Itapiratins, com aproximadamente 30,90 km, região localizada entre a BR-153 e a BR-010.
Os recursos também devem ser aplicados na restauração de 200 km de rodovias:
TO-030, no trecho de entroncamento BR-010 (Taquaralto/Buritirana);
TO-420, no trecho entroncamento da BR-153/Piraquê;
Piraquê/BR-153;
TO-164, no trecho Colmeia/Itaporã;
TO-415, no trecho Palmeiras/Santa Terezinha/BR-230;
TO-010, no trecho “Wanderlândia/Riachinho”
Em novembro de 2021, o governo fez uma consulta prévia com a proposta do empréstimo. O banco disponibilizou os recursos e o governo encaminhou o projeto de lei solicitando a autorização da Assembleia Legislativa.
O texto da lei afirma que recursos serão obrigatoriamente aplicados na execução dos empreendimentos previstos, sendo vedada a aplicação de tais recursos em despesas correntes. Não foi informado um prazo de quando as obras vão começar.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins