Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo publica lei autorizando empréstimo de R$ 230 milhões para construir hospital e estradas


Texto que autoriza contratação foi aprovado pelos deputados ainda em dezembro e agora publicado no Diário Oficial. Ainda não há um prazo para início das obras. TO-030 será uma das vias reconstruídas
Reprodução/TV Anhanguera
O governo do Tocantins publicou nesta quarta-feira (5) o texto da lei que autoriza a contratação de um empréstimo de R$ 230 milhões com Banco do Brasil. A matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa ainda no mês de dezembro. A contratação foi feita por meio de uma carta-consulta.
O dinheiro deverá ser utilizado para construção do Hospital Geral de Araguaína (HGA) e na pavimentação dos seguintes trechos.
TO-255, trecho Lagoa da Confusão/Barreira da Cruz, com aproximadamente 48 km;
TO-239, no trecho Itacajá/Itapiratins, com aproximadamente 30,90 km, região localizada entre a BR-153 e a BR-010.
Os recursos também devem ser aplicados na restauração de 200 km de rodovias:
TO-030, no trecho de entroncamento BR-010 (Taquaralto/Buritirana);
TO-420, no trecho entroncamento da BR-153/Piraquê;
Piraquê/BR-153;
TO-164, no trecho Colmeia/Itaporã;
TO-415, no trecho Palmeiras/Santa Terezinha/BR-230;
TO-010, no trecho “Wanderlândia/Riachinho”
Em novembro de 2021, o governo fez uma consulta prévia com a proposta do empréstimo. O banco disponibilizou os recursos e o governo encaminhou o projeto de lei solicitando a autorização da Assembleia Legislativa.
O texto da lei afirma que recursos serão obrigatoriamente aplicados na execução dos empreendimentos previstos, sendo vedada a aplicação de tais recursos em despesas correntes. Não foi informado um prazo de quando as obras vão começar.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Gado fica preso em alagamento e moradores precisam arrastar animais da inundação em barcos; VÍDEOS


Imagens foram feitas em assentamento na zona rural de Esperantina que sofrem com a cheia no rio Tocantins. Moradores da zona rural de Esperantina, a cidade mais ao norte do Tocantins, temem perder os animais que criam para sobreviver por causa das enchentes que devastam todo o extremo-norte tocantinese, região do ‘Bico do Papagaio’. Vídeos feitos pelos ribeirinhos mostram o gado cercado pela água, sem conseguir fugir e tendo que ser ‘arrastado’ nas laterais de barcos pelos moradores.
As imagens são de assentamentos próximos ao rio Tocantins. A situação é critica nas comunidades de Lago Preto, Embaúba e Boa Esperança. Todas as famílias que moram por lá tiveram que deixar as casas, com água já na janela e se refugiar com parentes na cidade.
O balanço mais recente da Defesa Civil indica que ‘não há informação precisa’ sobre o número de desabrigados e desalojados em Esperantina. A cidade é cheia de povoados remotos e de difícil comunicação, o que dificulta o resgate.
Gado fica preso na enchente em Esperantina
Reprodução
Segundo os moradores, pelo menos 300 cabeças de gado foram retiradas de fazendas e colocadas em áreas um pouco mais elevadas. Os proprietários não sabem se isso será suficiente, já que o território no local é plano e continua chovendo forte. As estradas rurais estão com trechos de até 8 km debaixo d’água e os bois não conseguiriam nadar essa distância toda.
O drama em Esperantina reflete o que já é observado há dias em outras cidades da região. Praia Norte e São Miguel estão casas embaixo da água e moradores usando barcos como caminhões de mudança para salvar o que podem.
Na noite desta quarta-feira (5) o Governo do Tocantins decretou situação de emergência por causa das enchentes. A medida determina a mobilização de todas as secretaria para socorrer as vítimas e autoriza a contratação emergencial de produtos e serviços sem licitação.
Morador nada para tentar salvar gado na inundação
Reprodução
Bois precisaram ser arastados por barco para fora da água
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

UFT passa a emitir diplomas digitais para cursos de graduação


Ideia é tornar o processo de emissão do diploma mais rápido e facilitar a verificação da autenticidade. Quem quiser a versão impressa passa a ter que pagar uma taxa. UFT passa e emitir diplomas digitais
Reprodução/TV Anhanguera
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) começou a disponibilizar diplomas dos cursos de graduação em formato digital. A ideia do novo serviço é tornar o processo de emissão do diploma mais rápido e facilitar a verificação da autenticidade do documento. Quem quiser a versão impressa passa a ser obrigado a pagar uma taxa.
“A automatização de determinados procedimentos faz parte das propostas de inovações para garantir a eficiência dos serviços prestados aos usuários, com comodidade, segurança e transparência. O próximo passo, será estender a solução para a pós-graduação”, disse a diretora de Registro e Controle Acadêmico, Daniella Nascimento.
O diploma digital tem validade em todo o território nacional. Caso o formado queira obter a versão impressa, deverá pela emissão. O valor ainda não foi divulgado.
O formato digital terár três arquivos: um em formato .xml (sigla em inglês para “Extensible Markup Language”) do Histórico Escolar; um arquivo no formato .xml do Diploma; e um arquivo em formato .pdf com a representação visual do Diploma, com QR Code e Código de Validação.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo do Tocantins decreta situação de emergência por causa das enchentes


Medida permite a contratação de serviços e a compra emergencial de produtos sem a necessidade de realizar licitação. Extremo-norte do estado é a região mais afetada. Número de pessoas afetadas pelas enchentes no Tocantins é incerto
Reprodução/TV Anhnaguera
O Governo do Tocantins decretou na noite desta quarta-feira (5) situação de emergência por causa das enchentes. O documento, assinado pelo governador em exercício Wanderlei Barbosa (Sem partido), afirma que as inundações “comprometeram a capacidade de resposta do Poder Público dos municípios afetados, dificultando a identificação precisa da intensidade dos desastres”.
Pelo texto, além da contratação emergencial de serviços e produtos sem licitação, fica determinada também a mobilização de todas as áreas do governo para responder a esta situação. Foi autorizada a entrada de agentes da Defesa Civil em imóveis particulares em situação de risco.
Inicialmente, o decreto vale por 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90. O Tocantins já tem outro decreto, este de calamidade pública, em vigor, mas relacionado a pandemia de Covid-19. Algumas cidades já tinham decretado medidas semelhantes por causa das enchentes.
O boletim mais recente da Defesa Civil indica que há pelo menos 296 desabrigados e 236 desalojados no Tocantins por causa das cheias. O próprio documento indica que em algumas cidades o número de pessoas nesta situação é incerto, o que pode indicar que a quantidade real de afetados é ainda maior.
A cheia do rio Tocantins e dos afluentes é reflexo de chuvas acima da média no sul do estado e também em Goiás. Atualmente, três estados sofrem com as enchentes causadas por este rio – Tocantins, Maranhão e Pará.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Jalapão terá unidade especializada de policiamento turístico


Comando da PM tinha feito a solicitação no ano passado e governo decidiu atender ao pedido. A base da nova equipe será no aeroporto de Palmas, numa área cedida pela Infraero. Jalapão terá batalhão especializado em policiamento turístico
Divulgação
O Governo do Tocantins informou nesta quarta-feira (5) que decidiu atender a um pedido do comando da Polícia Militar feito no ano passado e criar um batalhão especializado no policiamento de áreas turísticas para atender ao Jalapão. A base desta nova equipe será no aeroporto de Palmas, em uma área que foi cedida pela Infraero.
O projeto foi chamado de Companhia de Policiamento de Turismo (CPTUR) e fará parte da estrutura do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED). As bases avançadas serão no distrito de Taquaruçu, em Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins e Mateiros.
Dois veículos off road modelo Wrangler foram disponibilizados para essa nova modalidade de policiamento. Quando o contrato para a locação destes veículos foi fechado, o valor estava estimado em R$ 140 mil anuais cada, com previsão de locação de até quatro.
O governo ainda não informou quando o novo pelotão vai começar a operar.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo anuncia distribuição de sementes e calcário a produtores que tiveram plantações inundadas pelas enchentes


Seagro afirma que é cedo para falar em perda da produção, mas que acompanha a situação nas lavouras de perto. Agricultora colhe milho em roça que foi alagada em Miracema do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
Pequenos agricultores que tiveram plantações inundadas pelas enchentes dos rios no Tocantins deverão receber sementes e calcário (mineral usado na melhoria das condições do solo) para replantar as lavouras. Até o momento, o maior impacto das cheias foi na agricultura familiar de quem mora nas regiões ribeirinha, principalmente ao longo do rio Tocantins. Estas comunidades geralmente plantam para subsistência.
A Secretaria de Agricultura (Seagro) afirma que é cedo para falar em perda da produção, mas que acompanha a situação nas lavouras de perto. As sementes que serão distribuídas são de arroz, milho e feijão. Os campos de soja estão plantadas em regiões mais altas e por isso não foram muito afetados pelos alagamentos, apesar de estarem sendo monitorados para o surgimento de pragas por causa do excesso de umidade.
“Em razão da baixa fotossíntese das plantas, e algumas doenças como a antracnose da soja, ferrugem nas plantas frutíferas, além de causar a lixiviação dos fertilizantes, em razão do excesso de chuvas”, disse o secretário Executivo da Seagro, Adenieux Santana.
Além das sementes e do mineral, as famílias também devem receber cestas básicas para amenizar os impactos até que a situação se normalize.
Em Araguaína, as chuvas, nos últimos meses, totalizaram 236 mm, volume acima da média histórica que é de 174 mm. Já em Pedro Afonso, os totais de chuva atingiram 290 mm, ultrapassando também a média do mês de 216 mm.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Postos de saúde de Gurupi registram falta de vacina BCG para recém-nascidos


Prefeitura informou que solicitou imunizantes ao Governo, mas ainda não recebeu as doses. Após agendamento, vacina é aplicada na Básica de Saúde (UBS) do setor Servilha. Em Gurupi, moradores não encontram vacina BCG para proteger os filhos
Famílias de Gurupi, maior cidade da região sul do Tocantins, estão reclamando da falta da vacina BCG para recém-nascidos. O imunizante não está sendo ofertado na Policlínica da cidade e as crianças ficam dias sem a proteção. A Prefeitura disse que já solicitou mais doses ao Governo do Estado e, com a pequena quantidade, as vacinas estão sendo aplicadas mediante agendamento. (Veja o vídeo)
O problema atinge principalmente as famílias que planejaram partos em hospitais particulares, já que os bebês que nascem em unidades públicas costumar sair já imunizados. Caso a criança não tenha tido acesso à dose em uma maternidade privada, os pais devem ser são encaminhados aos postinhos.
Nos últimos dias os pais procuraram a vacina na Policlínica e em outras Unidades Básicas de Saúde e não encontraram o imunizante.
Em nota, a Prefeitura informou a distribuição de vacinas, inclusive a BCG, é feita aos municípios pela Governo do Estado. O município disse ainda que ‘já solicitou o envio de mais doses, mas até o momento não recebeu o imunizante”.
A prefeitura informou que todos os pais estão sendo encaminhados, com os bebês, para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Servilha, que fica na região oeste de Gurupi. Um agendamento é realizado e depois os moradores recebem a confirmação do dia e horário é que o recém-nascido será imunizado.
Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse à TV Anhanguera que no último dia 30 de dezembro 300 doses da vacina BCG foram enviadas a Gurupi.
A vacina BCG previne contra a tuberculose e é aplicada logo após o nascimento do bebê. O imunizante faz parte da lista de nove imunizantes do calendário vacinal infantil que protegem os recém-nascidos de diferentes doenças. É o caso também das vacinas pentavalente, tríplice viral, hepatites A e B, poliomielite, entre outras.
Dificuldade para encontrar vacina BCG preocupa pais em Gurupi
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Polícia prende terceiro suspeito de participar de roubo a caminhões de cerveja

Crime aconteceu em Xambioá, no norte do Tocantins. Um homem de 24 anos foi preso nesta quarta-feira (5) por suspeita de envolvimento em assaltos à mão armada em Xambioá, no norte do Tocantins. Segundo a Polícia Civil, ele integra o grupo criminoso que abordou dois motoristas de caminhões de cerveja e roubou R$ 14 mil. O investigado era considerado foragido.
O crime aconteceu em junho de 2021 e dois suspeitos tinham sido presos em Araguaína e Xambioá. A terceira prisão aconteceu em Goiânia (GO) após compartilhamento de informações da 22ª DP do Tocantins e do serviço de inteligência da Polícia Militar de Goiás.
A polícia informou que na época do crime os suspeitos teriam abordado dos caminhoneiros na zona rural de Xambióa para roubar R$ 14 mil. O assalto aconteceu quando as vítimas pararam os veículos para pernoitar em um restaurante às margens da BR-153.
As investigações apontaram que os suspeitos também seriam responsáveis por um roubo ocorrido em abril de 2021, quando foram levados R$ 4 mil da empresa que opera balsas entre Xambioá a São Geraldo do Araguaia (PA).
Após a prisão, o homem foi conduzido a uma unidade penal de Goiânia, onde aguarda transferência para a cidade de Xambioá.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Família tenta arrecadar R$ 80 mil para custear cirurgia de eletricista que ficou paraplégico após acidente com moto


Irenaldo Fernandes está há mais de um mês internado no Hospital Geral de Palmas aguardando por um procedimento que não tem data para acontecer. Casos de acidentes de trânsito aumentaram 76% em 2021
O eletricista Irenaldo Fernandes está internado no Hospital Geral de Palmas (HGP) há um mês aguardando por uma cirurgia. Ele ficou paraplégico após um acidente de trânsito na capital. Por causa da demora, a família está fazendo uma campanha nas redes sociais com o objetivo de arrecadar R$ 80 mil, valor do procedimento na rede particular.
Irenaldo voltava do trabalho em uma motocicleta, quando foi atingido por um carro. A cunhada dele Emanuelly Soares passou no local no momento da batida.
“O acidente aconteceu no anel viário, na saída de Palmas para Lajeado. Ele estava em uma moto e reduziu para entrar sentido [setor] Santo Amaro e veio um carro e bateu nele. Esse carro fugiu do local sem prestar nenhum tipo de ajuda para o meu cunhado”.
Internado no HGP desde a colisão, a vontade do eletricista é de fazer a cirurgia e começar a recuperação. “Estou aguardando uma cirurgia porque estou sem movimento nas pernas devido ao acidente que aconteceu comigo”, disse.
Família faz campanha para ajudar na cirurgia de homem que sofreu acidente em Palmas
Reprodução
Sem data para realização de cirurgia na rede pública, a família tenta levantar fundos para o procedimento ser feito em um hospital particular.
“Ele teve uma fratura na costela, teve fratura na clavícula e quebrou duas vértebras da coluna. O valor médio da cirurgia é em torno de R$ 80 mil. Nós estamos com uma vaquinha online”, disse a cunhada.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que o paciente está recebendo os cuidados da equipe multiprofissional do HGP enquanto aguarda a cirurgia e que o agendamento do procedimento eletivo segue os critérios da avaliação médica.
Acidentes
Mais de 5 mil acidentes de trânsito foram registrados em todo o estado em 2021. O número é 76% maior do que o contabilizado no ano anterior, quando foram 2.800 colisões.
Número de acidentes de trânsito aumentaram em 2021
Reprodução
No entanto, Palmas apresentou redução nos números. Segundo dados da Secretaria de Trânsito e Transporte da capital, foram 1.610 acidentes no ano passado, uma redução de 30% em relação a 2020.
Um deles foi registrado por câmeras de segurança no mês de dezembro. As imagens mostram que o motorista de um carro perde o controle da direção, invade um estacionamento, bate em mais dois veículos e ainda sobe na rotatória.
“Os acidentes sem vítimas passaram a ser orientados que as pessoas façam o registro via Delegacia Virtual, uma forma mais rápida, uma forma de você liberar logo o trânsito. Então a gente acredita que esses 30% podem ter ocorrido em função da mudança no tipo de registro”, explicou a superintendente de trânsito e transporte de Palmas, Valéria Oliveira.
Porém, outros dois aumentos preocupam no trânsito da capital. “Apesar de a gente não ter concluído a qualificação dos acidentes com vítimas graves ou fatais, a gente já tem uma prévia que esses acidentes aumentaram em torno de 20%. E também a gente vê que algumas infrações principalmente de caráter grave também tiveram aumento, como o avanço de semáforo”.
Acidentes geram multas, transtornos, danos aos veículos e principalmente, podem causar a morte de muitas pessoas.
“Tem que ter a responsabilidade de que vocês podem estar causando um acidente e cerceando vida de pessoas, o que é muito mais além de multa, além de uma situação penal, ou seja, a vida é o que precisamos preservar”, ressaltou o gerente de fiscalização e segurança do Detran, Matorama Silva.
Mas, mesmo com prudências, acidentes acontecem. Alguns, ocasionados por buracos nas pistas. “Eu estava indo para o meu trabalho no dia 24 de novembro, estava indo de moto. Estava chovendo, não vi buraco e caí em cima do buraco e quebrei o tornozelo”, finalizou o técnico em montagem Manoel Neto.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem é preso em flagrante suspeito de furtar e abater galinhas em chácara


Homem foi flagrado com três facas e sete aves abatidas. Caso foi registrado em Araguaína, no norte do Tocantins. Galinhas foram abatidas por suspeito
PM/Divulgação
Um homem de 33 anos foi preso pela Polícia Militar suspeito de furtar galinhas em uma chácara na zona rural de Araguaína, no norte do Tocantins. O suspeito foi encontrado com sete aves abatidas. O caso foi registrado na noite desta terça-feira (4).
A polícia informou que foi informada sobre um furto de galinhas em uma chácara e o suspeito estaria fugindo a pé. Os militares começaram a fazer buscas pela região e encontraram um caminhão.
Facas apreendidas com suspeito
PM/Divulgação
De acordo com a polícia, o próprio motorista do caminhão informou que um homem tinha subido na carroceria do veículo. Os militares solicitaram reforço e fizeram a abordagem do suspeito, que foi encontrado com três facas e sete galinhas caipiras abatidas.
Após a prisão o suspeito foi levado para a central de flagrantes da Polícia Civil em Araguaína junto com as aves abatidas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins