Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Escolas e igrejas ficam lotadas após enchentes deixarem cerca de 200 desabrigados em São Miguel do TO


Famílias têm recebido doações de móveis e cestas básicas. Chove cerca de 12h sem parar no município, um dos mais afetados do Tocantins. Moradores de São Miguel do TO são afetados pelas chuvas; alojamentos estão lotados
Em São Miguel do Tocantins, no extremo norte do estado, as enchentes invadiram ruas e casas. Por causa da situação, famílias foram obrigadas a deixar as suas casas. O último levantamento da Defesa Civil, divulgado na manhã desta segunda-feira (3), mostra que escolas e igrejas estão lotadas com cerca de 200 desabrigados.
O município entrou em alerta no dia 27 de dezembro, quando começaram as primeiras chuvas. O nível do rio Tocantins subiu cerca de 10 metros. Em muitos setores, pessoas estão formando uma força-tarefa para ajudar a tirar eletrodomésticos, móveis e outros pertences das residências afetadas.
“É uma sensação ruim, constrangedora porque a gente cria animais, galinhas, tem cavalinho, cachorro. Tem o nosso desespero e dos animais porque a gente tem que tirar às pressas”, disse o vigilante Jorge Humberto.
Mulher perde parte dos móveis durante enchente em São Miguel do Tocantins se abriga em alojamento
Reprodução/TV Anhanguera
A chuva não dá trégua. São mais de 12h seguidos de muita água. Casas localizadas na zona urbana foram afetadas. Alguns moradores continuaram nas residências e estão praticamente ilhados. O catador Albino Pereira precisa enfrentar a água para sair do imóvel. “Está difícil para nós aqui, meus vizinhos já saíram tudinho e eu fico só pensando em mim porque vou sair também”.
Ao todo, são cinco pontos de apoio cedidos pela prefeitura, mas está faltando lugar para abrigar tanta gente. A família da lavradora Eliane Pinto da Silva está em um dos abrigos. Ela, o marido e dois filhos dormem em uma só cama. Uma filha de 9 anos dorme em outro colchão. A mulher conta que uma quarta filha ficou com a avó porque no alojamento não tem mais espaço.
A moradora de São Miguel perdeu boa parte dos móveis. Os itens que ela conseguiu reunir foram resultado de doações. “Perdi minha casa, a gente recebeu doações e assim estamos vivendo de uma forma muito difícil”.
Casas são afetadas pelas chuvas fortes em são Miguel do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
Os desabrigados têm recebido cestas básicas e contado com a solidariedade de voluntários que preparam as refeições. Homens do Corpo de Bombeiros de Palmas foram enviados para dar suporte às operações.
“A gente visitou as famílias, a gente observou aquelas que já estão em situação de emergência, nas quais suas casas foram tomadas pelas enchentes, essas a gente fez a remoção. Ao mesmo tempo que a gente percebeu que algumas dessas famílias estavam em situação de insegurança alimentar, a gente conseguiu cestas básicas para prestar esse primeiro atendimento”, disse o sargento Caetano, do Corpo de Bombeiros.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Em Palmas, área do parque Cesamar é isolada por causa de erosão causada pelas chuvas


Buraco fica em um dos principais pontos turísticos mais frequentados da capital. Parte do Parque Cesamar é isolada por causa de uma erosão provocada pelas chuvas
Uma área do parque Cesamar, um dos principais pontos turísticos de Palmas, precisou ser isolada neste fim de semana após o aparecimento de uma erosão causada por fortes chuvas. Segundo a prefeitura, a interdição é uma medida de segurança e serve para evitar acidentes.
Imagens feitas no local mostram o buraco no gramado que fica na frente do lago. A Prefeitura informou que a área cedeu após os temporais registrados nos últimos dias. Ainda não há previsão de quando o local será liberado.
O parque Cesamar é um dos espaços de lazer mais frequentados de Palmas. Moradores e turístas aproveitam as manhãs e os fins de tarde para praticar atividade física, andar de skate, brincar no parquinho e fazer caminhada pela pista de corrida.
O espaço é cercado por árvores nativas preservadas e abriga muitos animais. As capivaras são as moradoras mais conhecidas. Elas ficam por toda parte, na pista, na grama ou na água. Mas há outros moradores, como macacos, aves, cágados e jacarés.
Área do parque Cesamar foi interditada após erosão
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mãe e filha ficam feridas após carro ser atingido por ônibus e sair da pista em Talismã


Acidente aconteceu na BR-153, em Talismã, no sul do Tocantins. Defesa Civil informou que batida foi após motorista do ônibus tentar frear ao ver um buraco na pista. Duas mulheres ficaram feridas após acidente em Talismã
Divulgação/Defesa Civil de Talismã
Mãe e filha ficaram feridas após um acidente de trânsito na BR-153 em Talismã, na região sul do Tocantins. Segundo a Defesa Civil da cidade, as vítimas estavam em um carro que foi atingido na traseira por um ônibus. Após o impacto, o veículo saiu da pista.
A batida aconteceu neste domingo (2) na altura do km 783. No local as equipes de resgate encontraram os dois veículos e as vítimas, que eram passageiras do carro de passeio. Em ambulâncias, as mulheres foram levadas para unidades de saúde de Talismã e Alvorada.
O motorista do ônibus disse à Defesa Civil que a colisão aconteceu por causa de um buraco na pista. O condutor não conseguiu frear e o carro acabou sendo atingido e jogado para fora da via.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi procurado para falar sobre a situação da pista, mas não se manifestou até a última atualização desta reportagem.
O veículo foi retirado do local por um guincho.
Buraco teria provocado acidente na BR-153
Divulgação/Defesa Civil de Talismã
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Desvio criado durante construção de ponte é inundado e dificulta tráfego de moradores na região sudeste do TO


Ponte começou a ser construída há 40 dias. Desvio usado por produtores e moradores da região de Dueré foi inundado por causa das fortes chuvas registradas nos últimos dias. Desvio da ponte sobre o rio Formoso é inundado após fortes chuvas
Divulgação/Ageto
Um desvio criado para garantir o tráfego de motoristas, entre o município de Dueré e a comunidade Capão do Côco, foi inundado após fortes chuvas. O trecho é usado porque a ponte sobre o rio Formoso, na TO-481, ainda está em construção.
A estrutura começou a ser construída há cerca de 40 dias e está quase pronta, mas ainda falta a cabeceira para completar o aterro.
O trecho é rota para escoamento da produção agrícola. Carros pequenos passam com dificuldades no local. Moradores têm receio de que as chuvas dos próximos dias piorem as condições da estrada.
O Governo do Tocantins confirmou que o desvio da ponte não suportou o volume de água das chuvas, ficando submerso em mais de um metro.
Em caráter emergencial, a Ageto disse que está tomando as providências para construir um aterro provisório, para liberar o trânsito em meia pista sobre a ponte, na qual passará um veículo por vez enquanto o desvio estiver submerso.
Desvio foi criado durante a construção da ponte sobre o rio Formoso, na TO-481
Divulgação/Ageto
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Sobe para 192 o número de pessoas desabrigadas por causa de enchentes no Tocantins


Segundo a Defesa Civil, 766 pessoas foram impactadas pelas cheias de rios. Operações de resgate são realizadas e famílias são levadas para abrigos públicos. Famílias são resgatadas no norte do TO após enchente
Defesa Civil/Governo do Tocantins
O número de pessoas desabrigadas por conta das enchentes no Tocantins subiu para 192 nesta segunda-feira (3). Segundo a Defesa Civil, já são 766 impactados entre desalojados, desabrigados, resgatados, retirados das casas ou afetados de alguma outra forma. Atualmente 35 municípios afetados por cheias estão sendo monitorados.
FOTOS: Famílias são transportadas em barcos após casas serem atingidas por enchentes
Atualmente a situação mais grave é em São Miguel do Tocantins, na região do bico do papagaio. O município que fica às margens do rio Tocantins tem 404 pessoas afetadas. Do total, 141 pessoas estão desabrigadas. Neste domingo (3) eram 91.
Números atualizados nesta segunda-feira (3):
São 192 pessoas desabrigadas, que precisaram sair das suas casas e foram levadas para abrigos públicos;
Outros 115 ficaram desalojados e precisaram ir para casa de parentes ou amigos;
312 pessoas precisaram ser resgatadas ou retiradas de áreas de risco, mas não precisaram de abrigo;
766 afetados: desalojados, desabrigados, resgatados, retirados ou afetados de alguma outra forma.
Desde o início das enchentes causadas por chuvas constantes registradas no estado, operações de resgate são realizadas. Neste domingo (3) várias famílias precisaram ser retiradas de casa em cidades do norte do Tocantins, como São Miguel, Sampaio e Esperantina e levadas para abrigos públicos, como igrejas, ginásios e escolas.
Em Esperantina, cavalos andaram perto dos barcos durante operação de resgate
Defesa Civil/Governo do Tocantins
Uma pessoa já morreu como efeito das enchentes no Tocantins. Um morador de Arraias que tentou atravessar o rio São Domingos nadando e acabou sendo levado pela correnteza.
Desde o último fim de semana, várias cidades registram transtornos por causa das chuvas. Os níveis dos rios subiram, alagando estradas e encobrindo praias, cachoeiras e portos utilizados por balsas. Famílias ficaram desabrigadas ou ilhadas, além de casas, plantações e carros que foram submersos.
Pelo menos quatro municípios do estado decretaram situação de emergência por causa das chuvas. Desde a última terça-feira (28) equipes percorrem áreas de matas e trechos alagados para entregar 2.050 cestas básicas a famílias impactadas.
Moradores saem de casa levando galinhas
Defesa Civil/Governo do Tocantins
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vacinas contra a Covid são aplicadas em 25 unidades de saúde de Palmas nesta semana; veja locais e horários


Também haverá imunização contra a gripe. Moradores devem levar documentos pessoais, cartão de vacina e cartão do SUS. Vacinas contra a Covid-19 e Influenza serão aplicadas em 25 postinhos de Palmas
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Vacinas que protegem contra a Covid-19 serão aplicadas em 25 unidades de saúde de Palmas ao longo desta semana. Segundo a Prefeitura, também haverá imunização contra a gripe. A programação da prefeitura é de manter o mesmo esquema de funcionamento entre esta segunda-feira (2) e a sexta-feira (7).
Estão disponíveis os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac. Quem precisa tomar a AstraZeneca deve ficar atento já que a vacina desta fabricante só estará disponível em quatro postos e em turnos específicos. Veja abaixo a programação com locais e horários
A população pode procurar os postos de saúde de maneira espontânea, ou então realizar o agendamento na plataforma Vacina Já. Para receber o imunizante os usuários devem apresentar os documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e caderneta de vacina.
Em Palmas, a vacinação contra a Covid-19 está aberta para a população acima de 12 anos, com e sem comorbidade, bem como a dose de reforço para idosos e público acima de 18 anos, com intervalo de cinco meses da data da aplicação da segunda dose. Para os imunossuprimidos, o intervalo é de 21 dias.
Já a vacina que protege contra o vírus influenza é disponibilizado para quem tem acima de 6 meses de vida.
Programação de vacinação contra a Covid-19 em Palmas
Unidades para 1° Dose, 2° Dose (Pfizer) e dose de reforço
Horário: das 13h às 17h
USF 210 Sul (Arse 24)
USF 403 Sul (Arso 41)
USF 806 Sul (Arse 82)
USF 1004 Sul (Arse 101)
USF Laurides Milhomem
USF Morada do Sol
USF Alto Bonito
USF Aureny II
USF Santa Bárbara
Unidades para 1° Dose, 2° Dose (Janssen e Pfizer) e dose de reforço
Horário: das 13h às 17h
USF 603 Norte (Arno 71)
USF 712 Sul (ASR-SE 75)
Unidades para 1° Dose, 2° Dose (Janssen, Astrazeneca e Pfizer) e dose de reforço
Horário: das 13h às 17h
USF Taquari
Unidades para 1° Dose, 2° Dose (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer) e dose de reforço
Horário: das 13h às 17h
USF 1304 Sul (Arse 131)
Unidades para 1° Dose, 2° Dose (Pfizer) e dose de reforço
Horário: das 8h às 12h
USF 403 Norte (Arno 41)
USF 108 Sul (Arse 13)
USF 1206 Sul (Arse 122)
USF Bela Vista
USF 405 Norte (Arno 42)
USF 1103 Sul (Arso 111)
USF José Lúcio
USF Novo Horizonte
Unidades para 1° Dose, 2° Dose (Astrazeneca e Pfizer) e dose de reforço
Horário: das 8h às 12h
USF 406 Norte (Arne 53)
USF José Hermes
Unidades para 1° Dose, 2° Dose (Janssen e Pfizer) e dose de reforço
Horário: das 8h às 12h
USF 207 Sul (Arso 23)
USF Santa Fé
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Motorista fica ferido após caminhonete bater em poste de energia em Palmas; 4.355 casas ficaram sem luz


Concessionária afirmou que a energia elétrica foi reestabelecida em cinco minutos. Nos dois primeiros dias do ano, três colisões com postes foram registrados no Tocantins. Caminhonete bateu em poste de Palmas e motorista ficou ferido
Um motorista ficou ferido após a caminhonete que ele dirigia bater em um poste, neste domingo (2), na região norte de Palmas. Por causa do acidente, mais de 4.300 casas ficaram sem luz. Segundo a Energisa, o fornecimento de energia elétrica foi normalizado rapidamente.
Em dois dias, três colisões com postes foram registrados no Tocantins. O último acidente aconteceu às 16h na Arne 24, antiga quadra 208 Norte. Um vídeo feito por um motorista mostra o veículo destruído após a batida e a estrutura danificada caída ao chão. (Assista acima)
A informação é de que a vítima foi resgatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada ao hospital com ferimentos.
Segundo a Energisa, 4.355 casas ficaram sem luz no momento da batida, mas “a energia foi reestabelecida em menos de 5 minutos pelo centro de operação automatizado que funciona 24 horas por dia”.
A concessionária afirmou que o motorista terá que arcar com os danos causados. Para substituir um poste geralmente é preciso gastar cerca de R$ 9 mil.
Caminhonete bateu em poste na região norte de Palmas
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

FOTOS: Famílias e animais são transportados em barcos após casas serem atingidas por enchentes no TO


Moradores foram levados para abrigos compartilhados e não sabem quando vão voltar para casa. Segundo a Defesa Civil, 766 pessoas foram impactadas pelas cheias de rios e mais de 150 estão desabrigadas no estado. Água chegou a janela de casa após enchente em Esperantina
Defesa Civil/Governo do Tocantins
Famílias atingidas por enchentes no interior do Tocantins foram resgatadas neste domingo (2) por equipes da Defesa Civil e por militares do Corpo de Bombeiros. Em barcos, moradores e alguns animais precisaram ser transportados para abrigos compartilhados. Conforme o último levantamento, 766 pessoas foram impactadas e mais de 150 estão desabrigadas.
Atualmente 35 municípios estão sendo monitorados pela Defesa Civil. As situações mais graves são na região do Bico do Papagaio, onde rios e córregos transbordaram após fortes chuvas registradas desde a semana passada.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Além de serem levadas para locais seguros, como escolas, ginásios e igrejas, as famílias receberam cestas básicas. Os moradores ainda não sabem quando vão poder voltar para casa.
Famílias são resgatadas no norte do TO após enchente
Defesa Civil/Governo do Tocantins
Imagens feitas neste domingo durante uma operação da Defesa Civil mostram a situação dramática. Em Esperantina a água chegou a janela de uma casa de barro e o quintal do imóvel se transformou em um rio. No local, onde era campo e estrada, cavalos ficaram com todo o corpo dentro da água. Imagens feitas na região mostram os animais acompanhando os barcos no trajeto que era seco.
Em Esperantina, cavalos andaram perto dos barcos durante operação de resgate
Defesa Civil/Governo do Tocantins
Já em São Miguel, no povoado Bela Vista, um barco dos bombeiros conseguiam parar na frente das casas. Em um dos endereços os militares resgataram moradores e algumas galinhas. A cidade fica às margens do rio Tocantins, na divisa com o Maranhão, e tem mais de 90 pessoas desabrigadas.
Na zona rural da cidade, vários moradores tiveram prejuízos com a perda de móveis.
Moradores saem de casa levando galinhas
Defesa Civil/Governo do Tocantins
Em Carrasco Bonito, também no norte do estado, famílias saíram das casas carregando apenas pequenas bolsas. Com a água chegando à altura da cintura, elas caminharam por locais inundados.
Em Sampaio, além de casas alagadas, plantações e estruturas de criações de animais foram inundadas.
Em Carrasco Bonito moradores deixam casas após enchentes
Defesa Civil/Governo do Tocantins
Em Sampaio, casas e plantações ficaram alagadas
Defesa Civil/Governo do Tocantins
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Cliente que viu assalto dentro de banco devolve envelope com dinheiro após vítima sair em concluir depósito

Crime aconteceu em uma avenida de Gurupi, no sul do estado. Vítima foi ameaçada com faca após o suspeito se passar por cliente dentro da agência. Um ex-presidiário de 30 anos foi preso em Gurupi por suspeita de roubo. Segundo a Polícia Militar (PM), ele teria assaltado um homem dentro de um banco da cidade após se passar por cliente. A corporação informou que uma pessoa que viu o crime devolveu um envelope com dinheiro após vítima sair do local sem concluir o depósito que estava realizando.
O roubo foi neste sábado (1º), em plena luz do dia, em uma agência bancária que fica na avenida Goiás, uma das vias mais movimentadas da cidade. Os policiais passavam na região por volta de 10h40 quando foram informados sobre o crime.
A corporação disse que a vítima depositava dinheiro quando foi abordada e ficou na mira de uma faca dentro do banco. O criminoso obrigou o homem a entregar o celular e fugiu em seguida em uma bicicleta.
Os policiais fizeram buscas e conseguiram prender o suspeito na BR-153. Com ele foi apreendida a faca usada no crime e o celular da vítima.
O dinheiro que o homem depositava também foi recuperado. É que por causa do nervosismo, a vítima não concluiu a operação, saiu correndo e deixou o dinheiro exposto no caixa eletrônico do banco. O envelope com R$ 1 mil foi entregue pela testemunha à PM. Momentos depois os bens foram devolvidos à vítima na Central de Flagrantes de Gurupi.
O suspeito já tinha outras passagens pela polícia por roubo e ameaça no Tocantins e Goiás. Agora ele foi autuado em flagrante pelos crimes de roubo, desobediência e identificação falsa.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Base comunitária da Polícia Militar pega fogo em Palmas; VÍDEO


Fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Situações envolvendo fogo e forças de segurança estão chamando atenção na capital; relembre casos de incêndios em viaturas policiais. Base Comunitária da PM pega fogo em Palmas – Wilton Dias/TV Anhanguera
Um prédio da Base Comunitária da Polícia Militar (PM) pegou fogo na tarde deste domingo (2) em Palmas. Imagens feitas no local mostra as chamas destruindo o imóvel por dentro. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. (Veja o vídeo)
O fogo na unidade, que fica na quadra 404 Norte, começou por volta das 13h20. Ainda não é possível informar o que teria dado início às chamas, mas moradores da região disseram que o fogo foi notado após um barulho semelhante a queda de um raio.
A perícia deve informar se o incêndio começou após um curto circuito ou se trata-se de um ataque criminoso.
Base Comunitária da PM pega fogo em Palmas
Wilton Dias/TV Anhanguera
Situações envolvendo fogo e forças de segurança estão chamando atenção na capital. Na última terça-feira (28) uma viatura da Polícia Federal foi incendiada em frente à superintendência, no centro de Palmas. O veículo estava estacionado sem ninguém dentro quando os criminosos chegaram e usaram combustível para iniciar o fogo.
Dias antes uma semana uma viatura da Polícia Civil também foi incendiada na Praça dos Girassóis, em frente à sede da Secretaria de Segurança Pública, numa ação semelhante. Um suspeito desta ação foi preso pela PM e um menor que teria participação também foi identificado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins