Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Filho encontra corpo de pai que morreu ao tentar atravessar córrego durante enchente

Caso foi registrado em Aragominas, na região norte do estado. Vítima tinha 53 anos. Um homem identificado como José Alves dos Santos, de 53 anos, morreu afogado em Aragominas, na região norte do Tocantins. Ele teria tentado atravessar um córrego que estava com o nível da água acima do normal durante a noite deste domingo (2). A vítima foi encontrada pelo próprio filho.
A Polícia Militar informou que o caso foi registrado na manhã desta segunda-feira (3), por volta das 11h no centro de Aragominas. A PM disse que recebeu informações sobre um afogamento e quando chegou ao local encontrou José Alves sem vida.
O filho dele, um jovem de 26 anos, relatou aos militares que estava procurando seu pai desde o início do dia porque havia sido informado que a vítima tinha sido vista tentando atravessar um córrego durante a noite.
Segundo a polícia, o nível da água estava acima do normal, inclusive, transbordando por cima de uma estrada. O filho contou que como o pai não retornou, resolveu fazer buscas nas margens do córrego e encontrou a vítima sem vida.
A Polícia Científica fez a perícia no local e o corpo foi recolhido pelo IML.
Cheias dos rios
As chuvas registradas nas últimas semanas no Tocantins têm causado cheias de diversos córregos e rios em todo estado. No fim de dezembro a situação foi crítica nas regiões sul, sudeste e central do estado.
Os grandes volumes de água deixaram famílias ilhadas, destruíram plantações, deixaram casas e portos submersos. Desde o último fim de semana a situação tem ficado mais crítica no norte do estado, na região do Bico do Papagaio.
Segundo o último balanço da Defesa Civil Estadual, 35 municípios estão em situação de alerta com 340 pessoas desabrigadas e quase 800 impactadas em todo estado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Começa o prazo para renovação de matrículas na rede estadual de ensino


Para os estudantes novatos, as matrículas só começam no dia 17 de janeiro. Governo prevê aulas presenciais em fevereiro. Aulas deverão ser presenciais em 2022 no Tocantins
Esequias Araújo/Governo do Tocantins
A renovação de matrículas dos estudantes da rede estadual de educação começou nesta segunda-feira (3). Essa é a primeira parte do cronograma de matrículas e deve continuar até a sexta-feira (17). Para os alunos novatos, o calendário só começa no dia 17, após a confirmação das renovações dos veteranos e dos pedidos de transferência.
As aulas devem voltar no dia 1º de fevereiro, de forma presencial. Para fazer a renovação, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de ensino em que o aluno estava matriculado no ano anterior munido da carteira de vacinação do aluno atualizada. Os estudantes que têm mais de 18 anos podem fazer este procedimento por conta própria.
Quem tiver dúvida pode esclarecer por ligação gratuita para o telefone 0800 063 5050. O planejamento estratégico das escolas e a organização das equipes de ensino devem ser feitas no fim de janeiro, antes do retorno dos alunos.
Quando anunciou a retomada das aulas presenciais, o governo informou que manteria os protocolos como uso de máscaras e distanciamento. O formato das aulas pode ser reavaliado caso haja mudança no cenário epidemiológico.
Cronograma
3 a 7 de janeiro – Renovação da matrícula para estudantes veteranos
10 a 12 de janeiro – Transferência automática dos estudantes da rede municipal e estadual
13 e 14 de janeiro – Confirmação da matrícula dos estudantes de Transferência Automática
17 a 19 de janeiro – Pré-Matrícula dos estudantes novatos
26 a 28 de janeiro – Confirmação da matrícula dos estudantes novatos (presencialmente)
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Palmas retoma vacinação itinerante contra Covid-19 e Influenza; veja o cronograma


Atendimento faz parte do projeto Mais Saúde e não é preciso fazer agendamento. Doses também estão sendo aplicadas nas Unidades de Saúde da Família. Vacinas contra a Covid e gripe são aplicadas em shopping e supermercados de Palmas
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
A vacinação itinerante contra Covid-19 e Influenza será retomada nesta terça-feira (4), em Palmas, pelo programa Busão Mais Saúde. As doses serão aplicadas em espaços públicos como estações de ônibus, shoppings, praia e em uma feira coberta.
Para a vacinação no ‘Mais Saúde’ não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer ao local e apresentar documento de identificação (CPF e RG), cartão de vacina e cartão SUS. Estão disponíveis a primeira e a segunda dose, assim como a vacina de reforço.
Vacinação nas USF
Além da vacinação itinerante, as doses também estarão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família de Palmas. O atendimento nas salas de vacina pode ser feito por agendamento no site Vacina Já ou também por demanda espontânea.
Todas as salas de vacinas em Palmas realizam a aplicação dos imunizantes da Influenza das 8h às 17h. Para Covid-19 as vacinas são aplicadas em horários variados que estão disponíveis no site Vacina Já.
Quem pode vacinar
Já a vacinação contra a gripe é destinada para qualquer pessoa acima de seis meses de vida.
A primeira e a segunda dose contra a Covid-19 estão disponíveis para a população acima de 12 anos.
A dose de reforço está sendo aplicada em idosos e no público acima de 18 anos, com intervalo de quatro meses da data da aplicação da D2.
Para os imunossuprimidos, o esquema vacinal é o seguinte: após 28 dias da aplicação da segunda dose, a pessoa recebe a adicional. Depois de mais quatro meses será plicada a segunda dose de reforço.
Programação Semanal do ‘Busão Mais Saúde’
Terça-feira (4)
Estação Aureny III – 16h às 20h
Quarta-feira (5)
Estação Javaé – 16h às 20h
Quinta-feira (6)
Parque dos Povos Indígenas – 16h às 20h
Sexta-feira (7)
Praia da Graciosa -16h às 20h
Sábado (8)
Palmas Shopping – 14h às 20h
Capim Dourado Shopping – 14h às 20h
USF Taquari, 8h às 17h
Domingo (9)
Feira do Aureny I – 8h às 12h
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Tocantins tem 361 diagnósticos de Covid e mais três mortes pela doença


Estado soma 235.917 casos positivos e 3.942 óbitos desde o início da pandemia. Atualmente 100 pessoas estão internadas com a doença. Tocantins tem 100 pessoas hospitalizadas com coronavírus
Esequias Araújo/Governo do Tocantins
O Tocantins contabilizou 361 novos casos de coronavírus e mais três mortes pela doença nesta segunda-feira (3). Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), seis diagnósticos foram registrados nas últimas 24 horas. O estado soma 235.917 confirmações e 3.942 óbitos desde o início da pandemia.
Média móvel: veja em quais estados as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda
Veja como está a pandemia em cada uma das cidades brasileiras
As mortes aconteceram em novembro e dezembro do ano passado, mas só foram notificadas pela Secretaria de Saúde neste boletim. Os pacientes são:
Homem, de 76 anos, morador de Carrasco Bonito, Comorbidades: acidente vascular cerebral e cardiomiopatia. Óbito em 27/11/2021 no Hospital Regional de Augustinópolis.
Mulher, de 53 anos, moradora de Itaporã do Tocantins. Comorbidades: Insuficiência renal crônica. Óbito em 09/12/2021 no Instituto Ortopédico de Palmas.
Mulher, de 52 anos, moradora de Palmas. Comorbidades: hipertensão arterial sistêmica e diabetes. Óbito em 07/12/2021 no Hospital Geral de Palmas.
Novos diagnósticos
Araguaína registrou 81 casos de Covid e agora soma 38.120 diagnósticos positivos e 551 mortes. Neste boletim, Porto Nacional teve 54 diagnósticos e Paraíso do Tocantins 41.
Já Palmas contabilizou 29 casos e continua sendo a cidade mais afetada pela doença com 55.690 infectados e 685 mortes.
Todos os 139 municípios do Tocantins têm casos confirmados da doença. Veja abaixo as 10 cidades mais afetadas pela pandemia. A lista completa pode ser conferida no site sobre coronavírus da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a SES, do total de casos, 231.237 pacientes se recuperaram e 738 ainda estão com o vírus ativo. Ao todo, 100 pessoas estão hospitalizadas por causa da doença, sendo que 48 fazem tratamento em leitos de UTI públicos e cinco em unidades de terapia intensiva privadas. Os outros pacientes estão em leitos clínicos.
Conforme o Estado, nenhum paciente está aguardando por vaga em leito clínico ou leito de UTI. A última atualização foi feita nesta segunda-feira (3).
Vacinação contra a Covid-19
Os números do Vacinômetro, portal que monitora a vacinação no Tocantins, ainda seguem desatualizados. Os dados disponíveis, até às 12h56 desta segunda-feira (3), são referentes ao dia 15 de dezembro de 2021, quando 1.970.404 doses tinham sido aplicadas.
Ocupação de leitos de UTI nos hospitais
Hospital Regional de Augustinópolis – 80% de ocupação
Hospital Regional de Gurupi – 70% de ocupação
Veja como está a ocupação dos leitos particulares contratados pelo estado.
Instituto de Terapia Intensiva do Tocantins – 100% de ocupação
Intensicare Palmas – 100% de ocupação
Instituto Sinai Palmas – 92% de ocupação
Hospital Dom Orione em Araguaína – 50% de ocupação
Hospital Palmas Medical – 0% de ocupação
Instituto Sinai Araguaína – 35% de ocupação
Os dados de estatística hospitalar foram atualizados nesta segunda-feira (3). As informações podem ser conferidas no portal Integra Saúde.
Cidades mais afetadas pela pandemia
Palmas – 55.690 casos e 685 mortes;
Araguaína – 38.120 casos e 551 mortes;
Gurupi – 15.378 casos e 280 mortes;
Porto Nacional – 10.536 casos e 212 mortes;
Paraíso do Tocantins – 8.705 casos e 190 mortes;
Colinas do Tocantins – 8.058 casos e 158 mortes;
Formoso do Araguaia – 3.454 casos e 67 mortes;
Guaraí – 3.447 casos e 81 mortes;
Araguatins – 2.779 casos e 74 mortes;
Miranorte – 2.713 casos e 59 mortes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

VÍDEO: Trecho de rodovia é destruído e famílias precisam deixar casas após enchente em Axixá do TO


Segundo o prefeito Doutor Auri (PSL), a situação na cidade está um caos, com ruas intrafegáveis e bairros alagados. Prefeito de Axixá fala sobre a situação das enchentes e alojamentos na cidade
Vídeos feitos após uma forte chuva registrada em Axixá do Tocantins, norte do estado, na madrugada desta segunda-feira (3), mostram avenidas encobertas e um trecho de terra da TO-405 arrastado pelas águas. Segundo o prefeito prefeito Doutor Auri (PSL), a cidade está um caos.
“Nós não estamos na margem do rio Tocantins, foi um córrego que causou um estrago imenso, deixou nossa cidade em uma situação de caos. Temos ruas intrafegáveis, bairros totalmente alagados, várias famílias perderam tudo o que tinham inclusive alimentos. Temos comunidades rurais ilhadas porque a TO-405 cortou e isso está causando um transtorno imenso para a população”.
Casas e centro de lazer Maria Castro são tomados por água em Axixá do Tocantins
Axixá fica na região do Bico do Papagaio e é uma das cidades atingidas pelas enchentes. Por causa dos temporais, os níveis dos córregos da região subiram e transbordaram.
O prefeito informou que a equipe do município ainda faz um levantamento para saber quantas famílias foram afetadas, mas ele adiantou que pessoas estão desabrigadas e perderam todos os seus pertences.
Chuva forte derruba ponte em uma região de Axixá do Tocantins
Divulgação
Imagens registradas por moradores mostram que ruas e avenidas se transformaram em rios. O centro de lazer Maria Castro também ficou inundado. A água subiu tanto que chegou na altura das janelas de muitas casas.
“Estamos visitando o bairro Santa Rita e os pontos mais críticos que foram impactados com essa imensa quantidade de chuva que caiu nessa madrugada. Nós já marcamos uma reunião de urgência com todos os secretários do nosso município para a gente tratar de uma ação urgente e emergente para as pessoas que foram atingidas”, disse o prefeito.
A rodovia TO-405 liga o município de Axixá à rodovia federal Transamazônica (BR-230), no município de Araguatins, está bloqueada. Um trecho dela foi arrastado e está intransitável. “A gente já entrou em contato com a Ageto [Agência Tocantinense de Transportes e Obras] e eles estão mandado uma equipe para poder dar esse suporte e tirar essas pessoas dessa situação”, disse o prefeito.
Centro de lazer é tomado por água em Axixá
Divulgação
O prefeito disse que sem o suporte do governo estadual não há condições de resolver a situação do município, mas que eles já estão recebendo apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ageto e Secretaria de Assistência Social.
“O mais urgente é o alimento. Muitas famílias perderam colchões, todos os pertences, então o que puder ser levado a essas famílias é muito importante”.
A Defesa Civil está monitorando 35 municípios em todo o estado impactados pelas enchentes. A situação mais crítica é verificada na região norte. Em São Miguel, cidade vizinha a Axixá, 404 pessoas foram atingidas, sendo que 198 pessoas estão desabrigadas. Os alojamentos improvisados na cidade já estão lotados.
Homens do Exército e do Corpo de Bombeiros estão auxiliando as famílias no município.
Água invade lojas, casas e carros em Axixá
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Exército e Corpo de Bombeiros ajudam famílias atingidas por enchentes no interior do Tocantins


São Miguel do Tocantins tem quase 200 desabrigados. Defesa Civil diz que o estado tem 798 pessoas impactadas por fortes chuvas. Exército e Corpo de Bombeiros ajudam famílias atingidas por enchentes no interior do Tocantins
Márcio Novais/TV Anhanguera
Homens do exército e do Corpo de Bombeiros estão auxiliando as famílias atingidas por enchentes em São Miguel do Tocantins, na região do Bico do Papagaio. A cidade tem a pior situação entre 35 que são monitoras pela Defesa Civil. Conforme o levantamento desta segunda-feira (3), estado tem 798 pessoas impactadas por fortes chuvas. Do total, 340 estão desabrigadas.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
São Miguel fica às margens do rio Tocantins, na divisa com o Maranhão. Com a cheia do rio, muitas famílias tiveram as casas alagadas e precisaram sair de casa. A cidade tem 404 pessoas atingidas, sendo que 198 pessoas estão desabrigadas. Os alojamentos improvisados na cidade já estão lotados.
Durante a manhã desta segunda-feira (3) chovia forte e outros moradores receberam ajuda de forças de segurança. Os bombeiros foram aos locais mais alagados e ajudaram as famílias a retirar objetos de casa. Em caminhões, algumas seguiram para casas de parentes e outras foram para abrigos públicos. As vítimas receberam cestas básicas.
Bombeiros ajudam famílias atingidas por enchentes em São Miguel do Tocantins
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Homens do exército do Maranhão também estiveram na cidade. Eles saíram de Imperatriz para fazer um levantamento dos estragos no município vizinho. Se necessário, grupos participarão do trabalho de resgate.
Leia também:
Escolas e igrejas ficam lotadas após enchentes em São Miguel do Tocantins
FOTOS: Famílias são resgatadas em barcos após casas serem atingidas por enchentes
O município entrou em alerta no dia 27 de dezembro, quando começaram as primeiras chuvas na região. O nível do rio Tocantins subiu cerca de 10 metros e a chuva não dá trégua. Ao todo, são cinco pontos de apoio cedidos pela prefeitura, mas está faltando lugar para abrigar tanta gente.
Moradores de São Miguel do TO são afetados pelas chuvas; alojamentos estão lotados
Em várias cidades do estado os níveis dos rios subiram, alagando estradas e encobrindo praias, cachoeiras e portos utilizados por balsas. Famílias ficaram desabrigadas ou ilhadas, além de casas, plantações e carros que foram submersos.
Além dos transtornos, uma pessoa morreu em consequência das enchentes no Tocantins – um morador de Arraias que tentou atravessar o rio São Domingos nadando e acabou sendo levado pela correnteza.
Em Carrasco Bonito moradores deixam casas após enchentes
Defesa Civil/Governo do Tocantins
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Jovem esfaqueado durante festa de fim de ano morre após dois dias internado em hospital de Gurupi

Segundo testemunhas, suspeito do ato infracional é um menino de 12 anos. Caso foi registado em uma distribuidora de bebidas, onde acontecia uma festa no dia 31 de dezembro. Um jovem, de 18 anos, esfaqueado em uma festa de fim de ano, morreu neste domingo (2) após dois dias internado no Hospital Regional de Gurupi, sul do Tocantins. Segundo informações de testemunhas à Polícia Militar, o suspeito é um menino de 12 anos, que pode ter sido aliciado por um adulto.
O crime aconteceu no dia 31 de dezembro, durante uma festa em uma distribuidora de bebidas no setor Vila Nova. O jovem identificado como Yuri estava no evento com parentes, quando foi surpreendido com uma facada. Após a ação, o suspeito fugiu do local.
Parentes conduziram Yuri para o Hospital Regional de Gurupi. Na unidade, a vítima relatou que enquanto estava com alguns parentes na festa dançante percebeu que um menino de camisa azul, estatura baixa, se aproximou e golpeou-o com uma faca.
A vítima disse para a PM que a ação teria sido motivada por causa de uma confusão ocorrida em uma festa no dia anterior.
No dia em que deu entrada na unidade, o médico informou que o estado de saúde de Yuri era grave com risco de morte, sendo necessário fazer um procedimento cirúrgico.
A Polícia Militar disse que faz buscas pelo adolescente. Os militares também passaram as informações disponíveis para a Delegacia de Homicídio que está trabalhando para elucidar o caso.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Idoso é assassinado a tiros dentro de casa em Araguaína; tio e sobrinho são presos

Homem de 55 anos confessou que planejou o crime e pediu para o sobrinho executá-lo. Um idoso de 63 anos foi assassinado em Araguaína, na região norte do Tocantins. Segundo a Polícia Militar (PM), ele foi atingido por um tiro no peito dentro de casa. Um homem de 55 anos é suspeito de ter contratado o próprio sobrinho para cometer o homicídio. Eles confessaram o crime e foram presos.
O assassinato aconteceu neste domingo (2) no setor Dom Orione. A PM informou que após o disparo os PMs encontraram a vítima já sem vida dentro da residência. Uma testemunha disse aos militares que os suspeitos teriam chegado no endereço e bateram na porta. Ao serem atendidos pelo idoso, o homem de 28 anos teria atirado.
Após colher depoimentos, os policiais conseguiram identificar e localizar o suposto mandante. Ele confessou que planejou o crime com ajuda do sobrinho, que teria viajado do Pará para executar o assassinato.
O homem afirmou ainda que agiu por vingança por acreditar que a vítima teria matado seu filho em uma propriedade rural de Piraquê do Tocantins. O jovem trabalhava no local e está desaparecido há dois anos.
A Polícia Civil esteve no local do crime e vai dar prosseguimento às investigações. O corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Escolas e igrejas ficam lotadas após enchentes deixarem cerca de 200 desabrigados em São Miguel do TO


Famílias têm recebido doações de móveis e cestas básicas. Chove cerca de 12h sem parar no município, um dos mais afetados do Tocantins. Moradores de São Miguel do TO são afetados pelas chuvas; alojamentos estão lotados
Em São Miguel do Tocantins, no extremo norte do estado, as enchentes invadiram ruas e casas. Por causa da situação, famílias foram obrigadas a deixar as suas casas. O último levantamento da Defesa Civil, divulgado na manhã desta segunda-feira (3), mostra que escolas e igrejas estão lotadas com cerca de 200 desabrigados.
O município entrou em alerta no dia 27 de dezembro, quando começaram as primeiras chuvas. O nível do rio Tocantins subiu cerca de 10 metros. Em muitos setores, pessoas estão formando uma força-tarefa para ajudar a tirar eletrodomésticos, móveis e outros pertences das residências afetadas.
“É uma sensação ruim, constrangedora porque a gente cria animais, galinhas, tem cavalinho, cachorro. Tem o nosso desespero e dos animais porque a gente tem que tirar às pressas”, disse o vigilante Jorge Humberto.
Mulher perde parte dos móveis durante enchente em São Miguel do Tocantins se abriga em alojamento
Reprodução/TV Anhanguera
A chuva não dá trégua. São mais de 12h seguidos de muita água. Casas localizadas na zona urbana foram afetadas. Alguns moradores continuaram nas residências e estão praticamente ilhados. O catador Albino Pereira precisa enfrentar a água para sair do imóvel. “Está difícil para nós aqui, meus vizinhos já saíram tudinho e eu fico só pensando em mim porque vou sair também”.
Ao todo, são cinco pontos de apoio cedidos pela prefeitura, mas está faltando lugar para abrigar tanta gente. A família da lavradora Eliane Pinto da Silva está em um dos abrigos. Ela, o marido e dois filhos dormem em uma só cama. Uma filha de 9 anos dorme em outro colchão. A mulher conta que uma quarta filha ficou com a avó porque no alojamento não tem mais espaço.
A moradora de São Miguel perdeu boa parte dos móveis. Os itens que ela conseguiu reunir foram resultado de doações. “Perdi minha casa, a gente recebeu doações e assim estamos vivendo de uma forma muito difícil”.
Casas são afetadas pelas chuvas fortes em são Miguel do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
Os desabrigados têm recebido cestas básicas e contado com a solidariedade de voluntários que preparam as refeições. Homens do Corpo de Bombeiros de Palmas foram enviados para dar suporte às operações.
“A gente visitou as famílias, a gente observou aquelas que já estão em situação de emergência, nas quais suas casas foram tomadas pelas enchentes, essas a gente fez a remoção. Ao mesmo tempo que a gente percebeu que algumas dessas famílias estavam em situação de insegurança alimentar, a gente conseguiu cestas básicas para prestar esse primeiro atendimento”, disse o sargento Caetano, do Corpo de Bombeiros.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Em Palmas, área do parque Cesamar é isolada por causa de erosão causada pelas chuvas


Buraco fica em um dos principais pontos turísticos mais frequentados da capital. Parte do Parque Cesamar é isolada por causa de uma erosão provocada pelas chuvas
Uma área do parque Cesamar, um dos principais pontos turísticos de Palmas, precisou ser isolada neste fim de semana após o aparecimento de uma erosão causada por fortes chuvas. Segundo a prefeitura, a interdição é uma medida de segurança e serve para evitar acidentes.
Imagens feitas no local mostram o buraco no gramado que fica na frente do lago. A Prefeitura informou que a área cedeu após os temporais registrados nos últimos dias. Ainda não há previsão de quando o local será liberado.
O parque Cesamar é um dos espaços de lazer mais frequentados de Palmas. Moradores e turístas aproveitam as manhãs e os fins de tarde para praticar atividade física, andar de skate, brincar no parquinho e fazer caminhada pela pista de corrida.
O espaço é cercado por árvores nativas preservadas e abriga muitos animais. As capivaras são as moradoras mais conhecidas. Elas ficam por toda parte, na pista, na grama ou na água. Mas há outros moradores, como macacos, aves, cágados e jacarés.
Área do parque Cesamar foi interditada após erosão
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins