Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Polícia Militar prende pai e filho por tráfico de drogas e encontra mais de R$ 20 mil em casa


Com os suspeitos foram localizados 4 kg de drogas, armas de fogo, celulares e dinheiro. Os policiais informaram que o homem de 20 anos tinha um mandado de prisão em aberto. Objetos apreendido pela Polícia Militar durante abordagem no setor Vila Regina, em Paraíso do Tocantins.
Divulgação/Ascom-PMTO
Pai e filho foram presos pela Polícia Militar suspeitos de tráfico de drogas. A dupla foi encontrada em uma casa na cidade de Paraíso do Tocantins, região central do estado. No local os policiais apreenderam drogas, armas de fogo, aparelhos eletrônicos e mais de R$ 20 mil em dinheiro.
A prisão aconteceu na manhã desta segunda-feira (27). Os policiais faziam um patrulhamento no setor Vila Regina quando avistaram um jovem de 20 anos jogando um objeto pela janela de uma casa. Os militares iniciaram a inspeção no local e encontraram o pacote de drogas que havia sido arremessado.
Durante a abordagem os policiais constataram ainda que suspeito possuía mandado de prisão em aberto e estava com um revólver. No imóvel foram encontrados quase quatro quilos de maconha e crack, R$ 21.230 em dinheiro, munições, ferramentas, um relógio smartwatch e quatro aparelhos celulares.
A PM também prendeu o pai do suspeito, um homem de 49 anos, que é o proprietário da casa onde estavam sendo armazenadas as drogas e os outros objetos. Os dois foram levados para a Central de Flagrantes e autuados por tráfico de drogas.
O suspeito de 20 anos também vai responder por porte ilegal de arma de fogo e teve o mandado de prisão cumprido.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Após 18 dias sem dados, Tocantins confirma 856 novos casos de Covid e seis mortes pela doença


Estado agora soma 234.964 infectados e 3.933 óbitos desde o início da pandemia. Números não eram atualizados desde o ataque hacker ao Ministério da Saúde. Profissional da saúde trabalhando em UTI do Tocantins
Esequias Araújo/Governo do Tocantins
O boletim epidemiológico estadual da Covid-19 voltou a ser divulgado nesta terça-feira (28), após 18 dias sem dados oficiais. Os números não vinham sendo publicados desde o dia 10 de dezembro, quando sistemas do Ministério da Saúde sofreram um ataque hacker. Nesta nova atualização foram registrados 856 novos diagnósticos e seis mortes pela doença.
Nas últimas 24 horas foram 16 casos confirmados. Os demais são exames coletados em dias anteriores e que tiveram os resultados inseridos no sistema, pelos municípios, nesta segunda-feira (27). O estado agora soma 234.964 infectados e 3.933 óbitos desde o início da pandemia.
Média móvel: veja em quais estados as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda
Veja como está a pandemia em cada uma das cidades brasileiras
As novas mortes são dos seguintes pacientes:
Mulher de 87 anos, moradora de Brejinho de Nazaré. Comorbidades: não relatado. Óbito em 06/12/2021 no Hospital Oswaldo Cruz – Palmas.
Mulher de 48 anos, moradora de Aliança do TO. Comorbidades: diabetes. Óbito em 02/12/2021 no Hospital Regional de Gurupi.
Mulher de 104 anos, moradora de Guaraí. Comorbidades: não relatado. Óbito em 05/12/2021 no Hospital Regional de Guaraí.
Homem de 77 anos, morador de Araguaína. Comorbidades: não relatado. Óbito em 05/12/2021 no Hospital Instituto Sinai – Araguaína.
Mulher de 73 anos, moradora de Xambioá. ComorbidadeS: diabetes. Óbito em 02/12/2021 no Hospital Instituto Sinai – Araguaína.
Mulher de 86 anos, moradora de Barra do Ouro. Comorbidades: doenças cardíacas crônicas. Óbito em 23/11/2021 em Unidade Básica de Saúde de Barra do Ouro.
Novos diagnósticos
Palmas foi a cidade que mais acumulou casos desde o dia 10 de dezembro. Foram 801 moradores diagnosticados. A capital agora soma 55.575 infectados e 681 mortes.
Palmeiras do Tocantins registrou novos oito casos e Araguaçu mais sete. Araguaína segue como a segunda cidade mais afetada, contabilizando 37.980 diagnósticos positivos e 551 mortes ao longo da pandemia.
Todos os 139 municípios do Tocantins têm casos confirmados da doença. Veja abaixo as 10 cidades mais afetadas pela pandemia. A lista completa pode ser conferida no site sobre coronavírus da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a SES, do total de casos, 230.522 pacientes se recuperaram e 509 ainda estão com o vírus ativo. Ao todo, 72 pessoas estão hospitalizadas por causa da doença, sendo que 38 fazem tratamento em leitos de UTI públicos e quatro em unidades de terapia intensiva privadas. Os outros pacientes estão em leitos clínicos.
Conforme o Estado, nenhum paciente está aguardando por vaga em leito clínico ou leito de UTI. A última atualização foi feita nesta terça-feira (28). Veja os dados aqui.
Vacinação contra a Covid-19
Os números do Vacinômetro, portal que monitora a vacinação no Tocantins, ainda seguem desatualizados. Os dados disponíveis, até às 13h11 desta terça-feira (28), são referentes ao dia 15 de dezembro, quando 1.970.404 doses tinham sido aplicadas.
Dados da vacinação seguem desatualizados
Reprodução/SES
Ocupação de leitos de UTI nos hospitais
Hospital Regional de Augustinópolis – 80% de ocupação
Hospital Regional de Gurupi – 50% de ocupação
Veja como está a ocupação dos leitos particulares contratados pelo estado.
Instituto de Terapia Intensiva do Tocantins – 100%
Intensicare Palmas – 100%
Instituto Sinai Palmas – 83%
Hospital Dom Orione em Araguaína – 17% de ocupação
Hospital Palmas Medical – 0% de ocupação
Instituto Sinai Araguaína – 30% de ocupação
Os dados de estatística hospitalar foram atualizados nesta terça-feira (28). As informações podem ser conferidas no portal Integra Saúde.
Cidades mais afetadas pela pandemia
Palmas – 55.575 casos e 681 mortes;
Araguaína – 37.980 casos e 551 mortes;
Gurupi – 15.370 casos e 280 mortes;
Porto Nacional – 10.431 casos e 212 mortes;
Paraíso do Tocantins – 8.560 casos e 188 mortes;
Colinas do Tocantins – 8.051 casos e 158 mortes;
Guaraí – 3.443 casos e 81 mortes;
Formoso do Araguaia – 3.441 casos e 67 mortes;
Araguatins – 2.756 casos e 74 mortes;
Miranorte – 2.671 casos e 59 mortes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Alerta de chuvas sobe para nível laranja em todo Tocantins; cheia em rios deixou famílias desalojadas


São previstos até 100 milímetros de chuva por dia e ventos intensos a partir dos 60 km/h. Em Paranã, pelo menos dez comunidades rurais ficaram ilhadas após aterro de ponte ser levado pela água. Famílias sendo retiradas de áreas alagadas na zona rural de Paranã
Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou para laranja o nível de alerta de tempestades para todo o Tocantins, a partir desta terça-feira (28). Até o início da amanhã a maior parte do estado estava com o aviso amarelo. As chuvas registradas nos últimos dias têm provocado alagamentos e deixado famílias ilhadas ou desabrigadas em todas as regiões do estado.
O alerta laranja é o segundo mais grave na escala utilizada pelo instituto, ficando atrás apenas da cor vermelha. Neste caso são previstos até 100 milímetros de chuva por dia e ventos intensos a partir dos 60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
LEIA TAMBÉM
Governo determina medidas emergenciais para atender cidades atingidas por cheia de rios
Até o início da manhã o último balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil era de que 78 famílias foram impactadas ou desalojadas em todo estado. Em Miracema, no centro do estado, 10 famílias precisaram deixar suas casas na região da barra da Providência.
Família deixando casa em Paranã
Defesa Civil/Paranã
Em Paranã, na região sul, a cheia no rio Urubu carregou parte do aterro de uma ponte e abriu uma cratera no local. Em outro trecho o aterro da ponte que leva à região do Prata cedeu e interrompeu a passagem para dez comunidade da zona rural.
A Prefeitura de Paranã e a Defesa Civil Municipal pediram aos moradores que evitem tentar passar pelo local em razão do risco de acidentes. Durante a manhã famílias foram retiradas em pequenas embarcações.
Em Tocantínia, na região central do estado, indígenas da etnia Xerente precisaram deixar a aldeia Varjão devido à enchente.
Alerta de chuvas para o Tocantins
Reprodução/Inmet
Situação das barragens
A Defesa Civil Estadual informou que acompanha com atenção o volume das chuvas desde a região sul até a o extremo norte do estado. Equipes de bombeiros militares foram enviadas para todas as partes afetadas e se observa que a vazão na Usina Hidrelétrica de São Salvador já está normal. O mesmo começou a acontecer na Usina Hidrelétrica de Peixe.
Segundo a Defesa Civil, a tendência de baixa no volume ocorre também na Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado, na região central do estado.
Devido ao aumento do nível das águas nas regiões sul e central do Tocantins tem se observado também eu a Usina de Estreito, no Bico do Papagaio, teve elevação do volume, chegando a Tocantinópolis, Itaguatins, Maurilândia, São Miguel, entre outros municípios.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

FOTOS: Indígenas abandonam aldeias e acampam em matagais com medo das enchentes no TO


Nove famílias da etnia Xerente, que vivem na aldeia Varjão em Tocantínia, deixaram as casas. De norte a sul do estado, cheias dos rios deixaram moradores desabrigados. Indígenas deixam aldeias com medo das enchentes
Divulgação
Indígenas abandonaram as aldeias, no município de Tocantínia, região central do estado, e estão acampados em regiões de mata distantes do rio Tocantins por medo das enchentes.
Em várias regiões do estado, famílias ficaram desabrigadas e carros submersos em decorrência das fortes chuvas. Em alguns locais, como Miracema do Tocantins, casas ficaram praticamente submersas.
Gildene Hirêki Silva Oliveira Xerente mora na aldeia Varjão, localizada a 250 metros do rio Tocantins. Ela relatou que nove famílias que vivem no local saíram das casas e escolheram um ponto mais alto para se abrigar.
Indígenas deixam aldeias em Tocantínia
Divulgação
Indígenas deixam pertences para trás e se acampam longe das aldeias com medo de enchentes
Divulgação
“Estamos um pouco mais distantes porque estamos com medo do rio afetar a nossa comunidade porque a água está bem próxima. Tem também a aldeia Santa Cruz onde todos já saíram de lá”.
Gildene explicou que outros indígenas que possuem motocicletas e carros procuraram locais ainda mais distantes e seguros.
Os indígenas da aldeia Varjão deixaram os pertences para trás. No local onde as famílias estão acampadas há apenas uma barraca e lonas. “Estamos com uma barraca, os outros estão debaixo de lonas. Alimento aqui é zero”.
Enchentes
Casa ficou submersa em Tocantínia
Divulgação
O aumento no nível do rio Tocantins segue mantendo os municípios abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado em situação de alerta. Em Tocantínia, a praia da cidade ficou submersa e os postes da orla quase desapareceram. A balsa que faz a travessia para Miracema suspendeu a operação por falta de pontos seguros para atracar.
Devido ao grande volume de chuva na bacia do rio Tocantins as comportas da Usina Hidrelétrica de Lajeado estão abertas desde o dia 12 de dezembro. Consequentemente o nível subiu abaixo da barragem, impactando os municípios de Lajeado, Miracema, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão.
Em Miracema do Tocantins, na região central, foi declarada situação de emergência. O governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem partido), determinou medidas emergenciais para auxiliar cidades atingidas pelas cheias dos rios no estado.
Nas regiões sul e sudeste do estado, a situação também é caótica. Em Paranã, na região sudeste, foi decretada calamidade pública. Desde a última sexta-feira (24) a metade sul do Tocantins já recebeu mais chuva do que era esperada para o mês de dezembro inteiro.
No último sábado (25) moradores da zona rural de Peixe, reigão sul, viveram momentos de tensão. Com as cheias, a água invadiu estradas e famílias ficaram ilhadas. Vídeos feitos em uma região conhecida como Zé Maria mostram carros praticamente submersos. Em outra imagem, um trator é usado para puxar um veículo que ficou tomado pela água.
Um jacaré foi capturado no centro da cidade de Peixe, após córregos transbordarem. Segundo a Polícia Militar (PM), o animal silvestre foi visto em uma rua que ficou alagada.
Carros ficam praticamente submersos na zona rural de Peixe
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vídeo mostra Unidade de Saúde lotada de pacientes à espera por atendimento em Palmas


Superlotação e demora no atendimento são as principais reclamações de quem buscou a UPA Sul nesta terça-feira (28). Vídeo mostra superlotação na UPA da região sul de Palmas
Superlotação e demora no atendimento. Essa é a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Sul) em Palmas, na manhã desta terça-feira (28), segundo moradores da capital.
Um vídeo feito pela bombeira civil Alessandra Silva Sousa Bastos mostra a recepção lotada de pessoas à espera de atendimento médico. Ela relatou que chegou por volta das 8h para acompanhar o marido e o filho que não passam bem.
Os dois só passaram por triagem cerca de duas horas depois. Alessandra conta que o marido foi atendido e medicado, por volta das 11h. O filho ainda não recebeu atendimento. “É um descaso muito grande”, disse.
O g1 solicitou informações para a Prefeitura de Palmas sobre os problemas mencionados e aguarda uma resposta.
Usuários reclamam de superlotação na UPA da região sul de Palmas
Divulgação
Nesta segunda-feira (27), moradores também enviaram vídeos à TV Anhanguera reclamando da demora na oferta de serviços na UPA Sul.
No último sábado (25), feriado de Natal, a reclamação era quanto à superlotação na UPA Norte. Algumas pessoas chegaram a esperar por mais de três horas.
No dia, a Secretaria Municipal da Saúde informou que em razão do recesso natalino estaria acrescentando mais um médico para o atendimento da população.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Preso do semiaberto morre em troca de tiros com a Polícia Militar após perseguição pela BR-153


Confronto aconteceu na zona rural de Wanderlândia, no norte do Tocantins. Suspeito estava em moto roubada e usava tornozeleira eletrônica. Viatura da polícia foi atingida por disparo
PM/Divulgação
Um suspeito morreu após trocar tiros com a Polícia Militar na BR-153 em Wanderlândia, no norte do Tocantins, no fim da tarde desta segunda-feira (27). Um segundo homem conseguiu fugir da abordagem e não foi localizado. Durante o confronto o carro da policia foi atingido por disparos. Os militares não se feriram.
O homem que morreu foi identificado como Adriano Pereira da Cruz, de 33 anos. Ele era um preso do regime semiaberto e estava usando tornozeleira eletrônica no momento da abordagem.
A polícia informou que estava fazendo patrulhamento pela zona rural de Araguaína, por volta das 18h, quando avistou a dupla em uma moto trafegando pela BR-153 em atitude suspeita. Durante consulta aos sistemas da polícia foi verificado que a moto tinha registro de roubo.
Conforme a PM, a equipe da Força Tática iniciou o acompanhamento tático com uso de sinais sonoros e luminosos, mas os homens não atenderam a ordem de parada e fugiram em alta velocidade.
Próximo de Wanderlândia os suspeitos caíram da moto, abandonaram o veículo e fugiram para um matagal enquanto atiravam contra a viatura da polícia. Os militares foram atrás dos criminosos e uma nova troca de tiros aconteceu.
Adriano Pereira foi baleado e morreu no local. Uma equipe de saúde de Wanderlândia ainda foi chamada para prestar socorro, mas apenas constatou a morte. A Polícia Científica realizou a perícia e depois o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico legal (IML).
A PM ainda fez buscas pelo local, mas não conseguiu localizar o segundo suspeito. Uma arma de fogo foi apreendida e o caso repassado para a Polícia Civil.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Hospital Estadual de Covid-19 dá alta para última paciente e fecha as portas após 16 meses de funcionamento


Leitos exclusivos para Covid-19 vêm sendo desmobilizados no estado desde setembro. Unidade funcionava em prédio alugado e com gestão terceirizada. Última paciente recebeu alta do Hospital de Campanha
Isac/Divulgação
O Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas, está sendo desmobilizado após 16 meses de funcionamento. A última paciente internada na unidade recebeu alta nesta segunda-feira (27) após quase uma semana de internação. A unidade possuía 70 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus, sendo dez Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
A desmobilização de leitos exclusivos para Covid-19 no estado vem acontecendo desde setembro, quando as UTIs do Hospital Regional de Porto Nacional foram transformadas em convencionais. No início de dezembro a ala do Hospital Geral de Gurupi também foi desmontada.
LEIA TAMBÉM
Tocantins confirma primeiro caso de infecção de Covid-19 pela variante ômicron
Segundo a secretaria de Estado da Saúde (SES), essa desmobilização ocorre devido à melhora dos índices da pandemia da Covid-19.
O Hospital Estadual de Combate à Covid-19 começou a funcionar em agosto de 2020 em um prédio alugado e com gestão terceirizada. Segundo o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pelo atendimento, foram 1.696 internações desde a abertura.
“Foram grandes desafios nesses meses de funcionamento, mas também foi um período de muito aprendizado e alegrias por cada paciente que recebeu alta. O sentimento que nos envolve nesse momento é de missão cumprida”, disse a diretora-geral da unidade, Cynthia Rosa.
Com este novo fechamento, segundo os dados do portal Integra Saúde, da Secretaria de Saúde do Tocantins (SES), o estado deixa de ter leitos de UTI Covid sob a gestão rede pública estadual em Palmas.
Os leitos de terapia intensiva disponíveis na Capital são contratados em unidades particulares pelo governo e pelo município. O mesmo acontece em Araguaína, no norte do estado.
Os únicos leitos de UTI Covid-19 operacionalizados pelo governo estadual agora são nos hospitais regionais de Augustinópolis e Gurupi.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo do Tocantins nomeia o terceiro secretário da Fazenda em dois meses


Diário Oficial do Tocantins trouxe a nomeação de Júlio Edstron Secundino Santos. Júlio Edstron Secundino Santos é nomeado para assumir a Secretaria da Fazenda
Divulgação/TCE TO
O governo do Tocantins nomeou o terceiro secretário da Fazenda em um período de dois meses. Júlio Edstron Secundino Santos irá gerir uma das pastas mais importantes do Poder Executivo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (27).
A secretaria era comandada interinamente por Donizeth Aparecido Silva desde o dia 17 de dezembro, quando o titular Paulo Antenor de Oliveira foi exonerado da função a pedido. Ele estava no cargo há menos de um mês.
Paulo Antenor tinha assumido a função em substituição a Jairo Mariano, que exerceu a função nos primeiros dias da reforma administrativa, mas foi transferido para a Secretaria de Infraestrutura.
Mariano foi nomeado na gestão do governador interino Wanderlei Barbosa em substituição a Sandro Armando, que pediu para deixar o cargo após Mauro Carlesse (PSL) ser afastado do governo pela Justiça.
O novo secretário Júlio Edstron é servidor do Tribunal de Contas do Tocantins. Advogado e doutor em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), pelo qual também é pesquisador; coordenador de pós-graduação do Instituto de Direito Aplicado ao Setor Público (Idasp), de Palmas; membro dos grupos de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor (Nepats), da Universidade Católica de Brasília; e de Políticas Públicas e Juspositivismo, Jusmoralismo e Justiça Política do Uniceub. Atua também como editor executivo da Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor.
A Sefaz é uma das pastas mais importantes do Poder Executivo, porque gerencia toda a arrecadação de impostos e tributos e é responsável pela administração financeira e contábil do Estado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo determina medidas emergenciais para atender cidades atingidas por cheia de rios


Serão distribuídas cestas básicas para famílias impactadas e equipes estão sendo enviadas aos municípios para dar suporte. Pelo menos duas cidades decretaram situação de emergência e calamidade. Casa ficou submersa em Tocantínia
Divulgação
O governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem partido), determinou medidas emergenciais para auxiliar cidades atingidas pelas cheias dos rios no estado. As fortes chuvas registradas nos últimos dias deixaram diversos municípios em situação de alerta, principalmente aqueles que ficam às margens do rio Tocantins. Em Paranã e Miracema, por exemplo, foram publicados decretos de emergência e calamidade pública.
Segundo o governo, foi determinado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) que designasse cestas básicas para atendimento das famílias necessitadas, além de agir em parceria com os municípios para levantamento de outras necessidades urgentes.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Miracema decreta emergência por causa das enchentes; Paranã declara calamidade pública
Praia do Funil desaparece após enchente no rio Tocantins; alagamento deixa cidades em situação de alerta
O Corpo de Bombeiros também foi acionado e enviou, nesta segunda-feira (27), equipes para os municípios de Paranã e Miracema. Os militares estão atuando junto às Defesas Civis municipais para prestar atendimentos de socorro e resgate, além de verificar situações risco e perigo.
A Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) deverá acompanhar os impactos das chuvas e cheias nos municípios e atuar para que os danos à infraestrutura de estradas sejam reparados com agilidade, minimizando problemas de escoamento de gêneros de primeira necessidade e de transporte da população.
Ainda segundo o governo todos os municípios atingidos serão acompanhados. A partir desta terça-feira (28) equipes do Corpo de Bombeiros serão deslocadas para cidades mais ao norte do estado para acompanhar a situação nas localidades.
Enchente no estado
Cheia do rio Tocantins deixou praia de Tocantínia submersa
Montagem g1
As fortes chuvas registradas nos últimos dias causaram o aumento de vazão no rio Tocantins e diversos afluentes. As comportas das usinas hidrelétricas de Peixe e de Lajeado foram totalmente abertas aumentando o nível da água e colocando os municípios, que ficam às margens, em situação de alerta.
Durante o fim de semana praias desapareceram e um cais desabou. Famílias ficaram ilhadas e casas ficaram apenas com os telhados fora da água. Entre Miracema e Tocantínia, a balsa que faz a travessia no rio Tocantins suspendeu as atividades por não ter pontos seguros para atracar.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Eventos de réveillon com mais de 200 pessoas terão que exigir comprovante de vacina em Palmas


Prefeitura informou ainda que áreas públicas não poderão ser usadas para fins festivos. Palmas não terá eventos públicos na noite da virada
TV Anhanguera/Reprodução
A Prefeitura de Palmas informou que os eventos particulares de Réveillon seguem autorizados na capital, mas aqueles que tiverem mais de 200 participantes serão obrigados a exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19 na entrada. O município anunciou também que vai intensificar a fiscalização na noite da virada. A cidade já tinha cancelado as celebrações em áreas públicas.
As regras da prefeitura preveem também que não é permitido o uso de áreas públicas, como praias ou parques, nas festas particulares. Ainda não está claro se haverá interdições ou bloqueios nestes locais. Na virada de 2020 para 2021, mesmo com as restrições, houve registros de aglomerações em alguns pontos.
Além dos protocolos sanitários, a prefeitura lembrou ainda que seguem em vigor as regras contra perturbação do sossego e que casos de flagrantes podem render multas.
Foi emitida uma recomendação para que os moradores não façam queima de fogos de artifício. Além do risco de acidentes envolvendo pessoas, os fogos em áreas residenciais podem assustar animais domésticos e fazer mal a saúde dos bichos. Além disso, quem for flagrado utilizando som automotivo em horário ou volume não permitido pode pagar multa de R$ 195,23, e registrar cinco pontos na carteira.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins