Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mauro Carlesse é citado para se manifestar no processo de impeachment aberto na AL


Há cerca de 15 dias, ele vem sendo procurado para ser notificado e, assim, apresentar a defesa. Governador afastado do Tocantins Mauro Carlesse
Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
O governador do Tocantins afastado Mauro Carlesse (PHS) foi citado para se manifestar sobre o processo de impeachment aberto contra ele na Assembleia Legislativa. Há cerca de 15 dias, ele vem sendo procurado para ser notificado e dessa forma apresentar a defesa.
Segundo o advogado Dolano Donato, a citação ocorreu por ‘hora certa’, modalidade prevista na legislação brasileira. O profissional foi contratado pelo presidente da Comissão de Impeachment, o deputado estadual Elenil da Penha, para prestar consultoria jurídica.
Solano explicou que houve nove tentativas para fazer a citação, sendo oito em Palmas e uma em Gurupi.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Cachoeira fica submersa após leitos de rios subirem por causa de chuvas em Lajeado


Desde a última quinta-feira (23), as chuvas são intensas no município localizado ao centro do Tocantins. Vídeos feitos por morador mostram fortes correntezas nos rios que cortam a cidade. Cachoeira fica submersa após leito de rios subir em Lajeado
Uma cachoeira conhecida como Viva Vida ficou submersa após os leitos dos rios Tocantins e Lajeado subirem por causa das fortes chuvas registradas nos últimos dias, no município de Lajeado, região central do Tocantins.
LEIA TAMBÉM:
Praia do Funil desaparece após enchente no rio Tocantins
Moradores ficam ilhados e carros submersos após chuvas fortes na região sul do Tocantins
Parte do cais do porto cede após mais de 12h de chuva em Tocantinópolis
Vídeos feitos pelo servidor público Abmael Milhomem mostram o nível da água e a forte correnteza por causa do tempo chuvoso. Desde a última quinta-feira (23) chove bastante em todo o Tocantins.
Cachoeira ‘desapareceu’ após leito rios subir em Lajeado
Divulgação/Abmael Milhomem
“Esse local fica no centro da cidade. É o encontro do rio Lajeado com o rio Tocantins e fica na ponte que divide o centro do setor Aeroporto. No local tinha uma queda d’água de cerca de dois metros, que ficou submersa por causa do nível que subiu”, disse ele.
A cachoeira atrai moradores e turistas. Por causa dos riscos, o acesso a ela foi interditado. No local, estava sendo construída uma escada, mas parte dela foi levada, segundo Milhomem.
Cachoeira ficou submersa após leito de rios subir em Lajeado
Divulgação
Uma foto mostra como é a cachoeira durante o ano todo. Ao redor dela tem pedras e árvores, que também não são mais vistas. Milhomem disse que mora no município há seis anos e nunca presenciou tanta chuva.
Outro vídeo divulgado pelo servidor mostra o Balneário Ilha Verde tomado por uma forte correnteza. O local também é ponto turístico na cidade.
Vídeo mostra grande quantidade de água no Balneário Ilha Verde, após chuvas em Lajeado
Municípios às margens do rio Tocantins estão em situação de alerta devido ao aumento do nível da água e a previsão para os próximos dias continua sendo de chuvas intensas em todas as regiões.
A usina hidrelétrica de Lajeado teve todas as comportas abertas, aumentando o volume de água que passa pela barragem. A Praia do Funil, em Miracema do Tocantins, também ficou submersa neste domingo (26). Imagens feitas por visitantes mostram que as tendas ficaram dentro da água e uma placa desapareceu.
Acesso a cachoeira Viva Vida é interditado em Lajeado
Divulgação/Abmael Milhomem
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mauro Carlesse volta para Palmas após passar semanas evitando notificação da AL sobre impeachment


Na semana passada o governador afastado publicou um vídeo nas redes sociais desejando feliz Natal. Nesta segunda-feira (27) a AL entrou em recesso de atividades administrativas. Procurado pela Assembleia Legislativa, Carlesse volta a ser avistado em Palmas
O governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), voltou para Palmas neste último fim de semana. No domingo (26) um morador que passava pela orla da Praia da Graciosa registrou o momento em que o político estava na portaria do prédio em que vive.
Há semanas o governador está sendo procurado pela Assembleia Legislativa do Tocantins para receber uma intimação sobre o processo de impeachment contra ele. Mais de seis tentativas de encontrá-lo foram feitas em vários endereços, mas a falta dessa notificação travou o andamento dos trabalhos, que não podem evoluir até que Carlesse seja informado oficialmente.
A partir desta segunda-feira (27) a Assembleia não terá serviços administrativos e entra em recesso parlamentar no dia 1º de janeiro de 2022. Neste período não serão realizadas sessões nos plenários, reuniões nas comissões ou demais eventos legislativos.
O g1 questionou se algum servidor será enviado para tentar notificar o governador afastado agora que ele retornou para a capital, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Carlesse foi visto em Palmas neste final de semana
Divulgação
Durante o tempo em que esteve fora do estado Carlesse chegou a ser internado em um hospital de São Paulo após sentir dores no peito, mas nem a assessoria ou o advogado informavam sobre o paradeiro dele. A última informação divulgada era de que ele voltaria ao Tocantins assim que recebesse liberação médica.
Na sexta-feira (24) após mais de dois meses de silêncio Carlesse postou um vídeo nas redes sociais desejando um feliz Natal para os tocantinenses. As imagens teriam sido gravadas em um shopping recém-inaugurado em Gurupi, no sul do estado. “Feliz Natal a todos os tocantinenses. Um beijo no coração de todos vocês. Feliz Natal”, diz Carlesse no vídeo.
Antes da publicação de sexta, a postagem anterior de Carlesse tinha sido um vídeo de pouco mais de um minuto em que negou as acusações que levaram ao afastamento dele e ao processo de impeachment.
Quais as acusações?
O pedido de impeachment é baseado nos inquéritos que levaram ao afastamento do governador pelo Superior Tribunal de Justiça. Carlesse é considerado suspeito em duas operações da Polícia Federal que ocorreram simultaneamente.
Uma delas é para a apuração de um suposto esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos, na época chamado de PlanSaúde. A segunda operação investiga suposta interferência do governador em investigações da Polícia Civil que poderiam prejudicar aliados e o próprio governo.
No dia em que o processo teve início, a defesa de Carlesse emitiu nota dizendo que a abertura era um ato apressado e impensado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Motoristas usam serrote e machado para cortar árvore caída na BR-153


Trânsito na região sul do estado, perto de Aliança do Tocantins, ficou quase duas horas interditado. A previsão para os próximos dias continua sendo de temporais. Motoristas utilizaram machado e serrotes para tirar galhos de árvore
Os temporais registrados no estado durante os últimos dias também ligam o alerta para as rodovias devido ao risco de acidentes e quedas de árvores. Neste domingo (26), por exemplo, a BR-153 ficou quase duas horas interditada na região sul do estado próximo de Aliança do Tocantins. Motoristas que passavam pelo local utilizaram serrotes, facão e um machado para retirar os galhos e liberar uma das faixas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a árvore caiu por volta das 17h causando obstrução nos dois sentidos. Os motoristas utilizaram as ferramentas manuais e um veículo com munck terminou de arrastar os troncos maiores para fora da pista.
Motorista usou serrote para cortar árvore em rodovia
Divulgação
O trecho foi liberado por volta das 19h, mas o acostamento em um dos lados continua obstruído, sendo necessária a intervenção da empresa de conservação.
As fortes chuvas registadas em todo estado têm causado diversos alagamentos e deixado cidades às margens do rio Tocantins em situação de alerta. A previsão para os próximos dias continua sendo de temporais. De acordo com o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados ventos superiores a 60 km/h.
Árvore deixou BR-153 interditada no sul do estado
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Parentes e amigos participam de cortejo e se despedem de Brito Miranda


Caixão foi colocado em uma viatura do Corpo de Bombeiros durante cortejo fúnebre. Corpo será enterrado no cemitério Jardim das Acácias, em Palmas, onde será sepultado. Missa de Corpo Presente é realizada em homenagem a Brito Miranda
Parentes, amigos e políticos participam do cortejo fúnebre na manhã desta segunda-feira (27) para se despedir de José Edmar Brito Miranda, conhecido como Brito Miranda, pai do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda.
Brito estava internado na Beneficência Portuguesa de São Paulo e não resistiu após uma parada cardíaca, no último sábado (25), feriado de Natal.
O caixão foi colocado em uma viatura do Corpo de Bombeiros e seguiu até o cemitério Jardim das Acácias, em Palmas, onde o corpo será enterrado.
O corpo era velado na igreja São José desde às 15h deste domingo (26). Nesta manhã, foi realizada uma missa de corpo presente em homenagem ao falecido.
“Um grande pai, um grande esposo, um grande avô. Um homem de família”, disse Marcelo Miranda.
“Sempre foi um homem com um posicionamento muito firme, mas um homem equilibrado. Estava sempre pronto para sentar na mesa e discutir qualquer que fosse o problema”, lamentou a nora e deputada federal, Dulce Miranda.
Velório Brito Miranda na igreja São João
Betânia Souza/TV Anhanguera
Depois da cerimônia, o caixão deve ser colocado em uma viatura do Corpo de Bombeiros e seguir em cortejo rumo ao cemitério Jardim das Acácias, onde será sepultado.
No início deste mês de dezembro, Brito foi internado na UTI de um hospital particular de Palmas, após sofrer um pico de pressão. Na época, ele passou por um cateterismo, mas a informação era de que o estado de saúde dele era estável.
Ele foi transferido no dia 19 deste mês para São Paulo, onde estava intubado, com problemas sérios no coração. Contraiu uma bactéria e não resistiu após uma parada cardíaca.
Biografia
Corpo de Brito Miranda será velado e enterrado em Palmas
Divulgação/ALEGO
José Edmar de Brito Miranda é um dos personagens mais curiosos da história política do estado. Apesar de nunca ter ocupado cargos eletivos pelo Tocantins, ele era conhecido pela atuação nos bastidores e exerceu enorme influência sobre a trajetória e sobre os governos do filho, Marcelo, que foi três vezes governador.
Brito, como é chamado informalmente, é natural da cidade de Pedro Afonso e foi deputado estadual por Goiás quando a divisão do território ainda não tinha acontecido e o Tocantins era o norte goiano. Entre os anos 1960 e 1990 ele esteve presente na Assembleia Legislativa de Goiás por quatro mandatos e chegou a presidir a casa entre 1990 e 1991.
No Tocantins ocupou várias vezes cargos de confiança dentro do Poder Executivo. No fim dos anos 1990 se aproximou de Siqueira Campos e se tornou Secretário de Governo durante a gestão dele em 1999, logo em seguida, mudou para a Secretaria de Infraestrutura.
Naquele período, Brito e Siqueira eram considerados políticos próximos e aliados. Em 2002, Siqueira Campos escolheu Marcelo Miranda, o filho de Brito, para ser o candidato da situação à sucessão ao governo. Marcelo venceu a eleição, mas a aliança entre os Miranda e os Siqueira acabou não sobrevivendo ao primeiro mandato. Na eleição seguinte, em 2006, Marcelo e Siqueira se enfrentaram nas urnas e o primeiro saiu vencedor.
Ao longo dos três mandatos de Marcelo, Brito Miranda ocupou cargos no primeiro escalão. Ele é advogado de formação e já atuou como promotor de Justiça. Na equipe de Marcelo, foi Secretário de Infraestrutura por anos e sempre foi considerado um dos principais articuladores da gestão e uma pessoa a quem o então governador ouvia antes de tomar decisões importantes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Campanha ‘Mega Vacinação’ será retomada com atendimento em shoppings e supermercados


Cronograma segue até a próxima quinta-feira (30). Não é preciso fazer agendamento. Vacinas contra a Covid-19 e Influenza serão aplicadas em supermercados de Palmas
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
A campanha ‘Mega Vacinação’ será retomada nesta segunda-feira (27) em Palmas. Até a próxima quinta-feira (30) os profissionais da saúde vão vacinar contra Covid-19 e influenza em supermercados e shopping da capital. A população também pode procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão atendendo neste período.
Para os locais da vacinação itinerante não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer aos locais e apresentar documento de identificação pessoal (CPF e RG), caderneta de vacina e cartão SUS. Serão aplicadas a primeira e a segunda dose, assim como a vacina de reforço.
A vacinação contra a Covid-19 está aberta para a população acima de 12 anos. O reforço está liberado para o público acima de 18 anos, com intervalo de quatro meses da data da aplicação da segunda dose.
Para os imunossuprimidos o reforço o esquema vacinal é o seguinte: primeira dose e depois segunda dose; após 28 dias da aplicação da D2 a pessoa recebe a vacina adicional e após mais quatro meses outra dose de reforço.
Programação ‘Mega Vacinação’ de 27 a 30 de dezembro:
Segunda-feira (27)
13h às 19h – Atacadão (ao lado da Rodoviária)
Terça-feira (28)
13h às 19h – Capim Dourado Shopping
Quarta-feira, 29
13h às 19h – Assaí Atacadista
Quinta-feira, 30
13h às 19h – Palmas Shopping
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Morador de Araguaína é preso suspeito de esfaquear rosto e pescoço de homem após discussão em bar


Caso foi registrado no Setor Jardim Belo em Araguaína. Suspeito e vítima ingeriam bebida alcoólica momentos antes da tentativa de homicídio. Homem usou faca para ferir vítima no rosto e pescoço
Divulgação/PM
Um jovem, de 26 anos, foi preso suspeito de tentativa de homicídio em Araguaína, norte do Tocantins. Segundo a Polícia Militar, ele teria esfaqueado um homem no rosto e pescoço após uma discussão.
O caso foi registrado no sábado (25), em um bar no Setor Jardim Belo em Araguaína. A vítima, de 34 anos, relatou à PM que ingeria bebida alcoólica com o suspeito em um estabelecimento comercial, quando os dois começaram a discutir.
O suspeito teria pegado um canivete e desferido golpes no rosto e pescoço da vítima. Ao ser preso, o jovem disse para a PM que foi agredido com um soco na boca e que por isso reagiu.
A vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e depois encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Araguaína para os procedimentos legais cabíveis.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Idosa que morreu após dengue hemorrágica aguardava vaga de UTI: ‘A gente lutou para salvar a vida dela’


Dona Nilva, de 61 anos, foi internada duas vezes por causa da dengue, em Palmas. Na cidade vizinha, Porto Nacional, uma mulher no sétimo mês de gestação também não resistiu. Casos de dengue no Tocantins aumentaram 197% este ano
Os números da dengue no Tocantins têm deixado a população em alerta. Do início do ano até agora, foram confirmados 4.913 casos em todo o estado. A dona Nilva Pereira da Silva, de 61 anos, foi diagnosticada com dengue hemorrágica e não resistiu.
A idosa procurou uma Unidade de Pronto Atendimento em Palmas duas vezes com sintomas graves de dengue hemorrágica. Na última vez, não voltou para casa. O falecimento foi no dia 21 deste mês.
Segundo a família, ela aguardava por uma vaga de UTI e bolsa de sangue. “A gente pelejou demais, a gente lutou demais para salvar a vida dela e foi em vão. A gente não conseguiu. A família está desesperada porque ela deixa seis filhos. Ela que era a dona de casa, que sustentava todo mundo”, disse a filha Soila da Silva.
Dona Nilva morreu após dengue hemorrágica em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
Em Porto Nacional, a prefeitura confirmou a morte de uma mulher também por dengue hemorrágica no início deste mês. Ela tinha 37 anos e estava no sétimo mês de gravidez. Outros dois casos são investigados pela Secretaria de Saúde do Município.
Um deles comoveu a cidade nessa semana. O menino Lucas tinha três anos e morreu na UTI pediátrica do Hospital Geral de Palmas, com suspeita de dengue hemorrágica. “Chegando lá os médicos falaram que ele tinha dado morte cerebral. O caso dele era muito grave”, lamentou o pai Roberto Dias.
A suspeita é que menino de três anos tenha morrido após dengue hemorrágica
Reprodução/TV Anhanguera
A Secretaria Estadual da Saúde disse que desde janeiro foram confirmados 4.913 casos de dengue no estado. Esse número representa 192% de aumento em comparação com o ano passado. Dos 139 municípios do Tocantins, 126 registraram que tem pacientes com sintomas da doença.
Segundo o governo, 15 municípios concentram 44% dos casos prováveis. São eles: Oliveira de Fátima, São Valério da Natividade, Novo Alegre, Brejinho de Nazaré, Dueré, Itacajá, Pindorama, Porto Nacional, Abreulândia, Presidente Kennedy, Pau D’ Arco, Colinas do Tocantins, Guaraí, Ponte Alta do Tocantins e Santa Terezinha.
“Um fator que devemos considerar é a fragilidade dos serviços de vigilância para o controle do vetor, que houve uma reorganização desses serviços em função da ocorrência da Covid-19”, disse a diretora de Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde, Mary Ruth.
O infectologista pediátrico Jandrei Markus explicou a gravidade da dengue e a importância de procurar assistência médica.
“As pessoas devem reconhecer e procurar ajuda o quanto antes. Toda pessoa que está em um quadro suspeito de dengue que começa a ter quadros de dor abdominal, vômitos, sangramentos espontâneos, ou mesmo alteração de consciência, irritabilidade, devem procurar ajuda médica”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Chuvas causam alagamentos e deixam cidades do Tocantins em situação de alerta


Durante o fim de semana houve desabamento de um cais em Tocantinópolis e famílias ficaram ilhadas em ranchos na zona rural de Peixe. Previsão é de mais chuva nos próximos dias. Famílias foram resgatadas pela Defesa Civil
Defesa Civil/Peixe/Divulgação
As fortes chuvas registradas no Tocantins nos últimos dias causaram alagamentos e prejuízos em diversas partes do estado neste fim de semana. Municípios às margens do rio Tocantins estão em situação de alerta devido ao aumento do nível da água. A previsão para os próximos dias continua sendo de chuvas intensas em todas as regiões.
No norte do estado parte do cais do porto de Tocantinópolis cedeu após mais de 12 horas de chuvas intensas. A queda ocorreu na madrugada deste sábado (25) na beira rio, no centro da cidade. Não houve feridos.
Na região central do estado, a usina hidrelétrica de Lajeado teve todas as comportas abertas, aumentando o volume de água que passa pela barragem. O nível do rio subiu e a Praia do Funil, em Miracema do Tocantins, ficou submersa neste domingo (26). Imagens feitas por visitantes mostram que as tendas ficaram dentro da água e uma placa desapareceu.
A Defesa Civil de Lajeado, inclusive, emitiu um alerta para os ribeirinhos informando da possibilidade do nível subir ainda mais.
Praia do Funil ficou submersa após nível da água subir
Divulgação
A Investco, empresa responsável pela gestão da UHE Lajeado, informou que as comportas da usina estão abertas desde o dia 12 de dezembro, devido ao aumento das chuvas na bacia do rio Tocantins, e a Defesa Civil tem sido informada a cada manobra de incremento da vazão.
A empresa orientou que a população usuária das praias às margens do rio, nos municípios de Lajeado, Miracema, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão, fique atenta à elevação do nível da água e evite o banho na região.
Em Palmas o alerta foi para o aumento no volume nas cachoeiras e o risco para turistas que visitarem a região do distrito de Taquaruçu.
Em Porto Nacional, a prefeitura alertou sobre o risco de alagamento às margens do Ribeirão São João. A Defesa Civil municipal monitora em tempo real o nível das águas para garantir com antecedência a segurança da comunidade.
A região mais afetada até o momento tem sido o município de Peixe, no sul do estado, onde famílias ficaram ilhadas em ranchos às margens do rio Tocantins após as fortes chuvas encherem os córregos na zona rural. Carros foram submersos e até um animal morreu após ser levado pela correnteza.
A Defesa Civil de Peixe informou que todas as comportas da usina hidrelétrica Peixe Angical precisaram ser abertas durante o fim de semana devido às fortes chuvas nos rios Palmas e Paranã, mas na tarde deste domingo (26) algumas voltaram a ser fechadas e o volume começou a retroceder.
Moradores da zona rural de Peixe ficam ilhados após forte chuva
Todas as pessoas ilhadas foram resgatadas, inclusive, com apoio do Corpo de Bombeiros. O secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Clerismar Sena Soares, solicitou que os ribeirinhos e proprietários de ranchos deixem as propriedades. “O nível do rio Tocantins continua alto. Então vamos manter o alerta a todo o momento neste período chuvoso”, disse.
Usina hidrelétrica de lajeado teve as comportas abertas
Divulgação
Alertas continuam
Dois alertas de chuva do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continuam valendo para o Tocantins nesta segunda-feira (27). O primeiro tem nível laranja e vale para praticamente todo o estado, com exceção de parte da região sul e sudoeste.
São previstos até 100 milímetros de chuva por dia, com ventos intensos e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No restante do estado o alerta tem nível amarelo, quando a previsão é de até R$ 50 milímetros de chuva e ventos de até 60 km/h. A recomendação é evitar áreas de risco e em caso de emergências informar à Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
Todo estado continua com alertas de chuva
Inmet/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vacinação contra Covid-19 será retomada nesta segunda-feira (27) em Palmas; veja os locais


Atendimento na capital tinha sido suspenso na última sexta-feira (24) devido ao ponto facultativo na véspera de Natal. Cronograma segue do dia 27 a 30 de dezembro. Vacina contra a Covid-19 é aplicada em Palmas
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) divulgou o cronograma de vacinação contra Covid-19 entre os dias 27 e 30 de dezembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A vacinação na capital foi suspensa na última sexta-feira (24) devido ao ponto facultativo na véspera de Natal.
A população deve ficara atenta, pois haverá locais as vacinas da Janssen e da Astrazeneca serão ofertados em unidades especificas. O município também segue aplicando as vacinas da Pfizer e Coronavac.
Os moradores podem agendar a vacina por meio da plataforma Vacina Já ou procurar a unidade de saúde de maneira espontânea. É preciso apresentar os documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e caderneta de vacinação.
A vacinação contra a Covid-19 está aberta para a população acima de 12 anos. A dose de reforço está liberada para idosos e público acima de 18 anos, com intervalo de quatro meses da data da aplicação da segunda dose.
Para os imunossuprimidos, o reforço o esquema vacinal é o seguinte: primeira dose e depois segunda dose; após 28 dias da aplicação da D2 a pessoa recebe a vacina adicional e após mais quatro meses outra dose de reforço.
Programação da vacinação de 27 a 30 de dezembro nas USFs:
Unidades para 1° Dose, 2° Dose (Pfizer) e dose de reforço – das 13h às 17h
USF 210 Sul (Arse 24)
USF 403 Sul (Arso 41)
USF 806 Sul (Arse 82)
USF 1004 Sul (Arse 101)
USF Laurides Milhomem
USF Morada do Sol
USF Alto Bonito
USF Aureny II
USF Santa Bárbara
Unidades para 1° Dose, 2° Dose (Janssen e Pfizer) e dose de reforço – das 13h às 17h
USF 603 Norte (Arno 71)
USF 712 Sul (ASR-SE 75)
Unidades para 1°e 2° doses (Janssen, Astrazeneca e Pfizer) e dose de reforço – das 13h às 17h
USF Taquari
Unidades para 1° e 2° doses (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer) e dose de reforço – das 13h às 17h
USF 1304 Sul (Arse 131)
Unidades para 1° e 2° doses (Pfizer) e dose de reforço – das 8h às 12h
USF 403 Norte (Arno 41)
USF 108 Sul (Arse 13)
USF 1206 Sul (Arse 122)
USF Bela Vista
USF 405 Norte (Arno 42)
USF 1103 Sul (Arso 111)
USF José Lúcio
USF Novo Horizonte
Unidades para 1° e 2° doses (Astrazeneca e Pfizer) e dose de reforço – das 8h às 12h
USF 406 Norte (Arne 53)
USF José Hermes
Unidades para 1°e 2° doses (Janssen e Pfizer) e dose de reforço – das 8h às 12h
USF 207 Sul (Arso 23)
USF Santa Fé

Fonte: G1 Tocantins