Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Morre Brito Miranda, pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda


Apesar de nunca ter ocupado cargos eletivos pelo Tocantins, Brito Miranda era conhecido pela atuação nos bastidores e exerceu influência sobre os governos do filho. Brito Miranda era pai do governador do Tocantins
Ademir dos Anjos/Divulgação
Aos 87 anos, José Edmar Brito Miranda, conhecido como Brito Miranda, morreu neste sábado (25), feriado de Natal, em um hospital de São Paulo. Ele era pai do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda.
No início deste mês de dezembro, ele foi internado na UTI de um hospital particular de Palmas, após sofrer um pico de pressão. Na época, Brito passou por um cateterismo, mas a informação era de que o estado de saúde dele era estável.
Ele foi transferido para Beneficência Portuguesa de São Paulo, onde estava intubado, com problemas sérios no coração. Contraiu uma bactéria e não resistiu.
Biografia
José Edmar de Brito Miranda é um dos personagens mais curiosos da história política do estado. Apesar de nunca ter ocupado cargos eletivos pelo Tocantins, ele era conhecido pela atuação nos bastidores e exerceu enorme influência sobre a trajetória e sobre os governos do filho, Marcelo, que foi três vezes governador.
Brito, como é chamado informalmente, é natural da cidade de Pedro Afonso e foi deputado estadual por Goiás quando a divisão do território ainda não tinha acontecido e o Tocantins era o norte goiano. Entre os anos 1960 e 1990 ele esteve presente na Assembleia Legislativa de Goiás por quatro mandatos e chegou a presidir a casa entre 1990 e 1991.
No Tocantins ocupou várias vezes cargos de confiança dentro do Poder Executivo. No fim dos anos 1990 se aproximou de Siqueira Campos e se tornou Secretário de Governo durante a gestão dele em 1999, logo em seguida, mudou para a Secretaria de Infraestrutura.
Naquele período, Brito e Siqueira eram considerados políticos próximos e aliados. Em 2002, Siqueira Campos escolheu Marcelo Miranda, o filho de Brito, para ser o candidato da situação à sucessão ao governo. Marcelo venceu a eleição, mas a aliança entre os Miranda e os Siqueira acabou não sobrevivendo ao primeiro mandato. Na eleição seguinte, em 2006, Marcelo e Siqueira se enfrentaram nas urnas e o primeiro saiu vencedor.
Ao longo dos três mandatos de Marcelo, Brito Miranda ocupou cargos no primeiro escalão. Ele é advogado de formação e já atuou como promotor de Justiça. Na equipe de Marcelo, foi Secretário de Infraestrutura por anos e sempre foi considerado um dos principais articuladores da gestão e uma pessoa a quem o então governador ouvia antes de tomar decisões importantes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Pacientes reclamam que aguardam mais de três horas por atendimento em unidade de saúde no feriado de Natal


Vídeos feitos por moradores de Palmas mostram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Norte) lotada neste sábado (25). Pacientes esperam horas por atendimento na UPA-Norte em Palmas
Divulgação
Pacientes que buscam por atendimento médico nesse feriado de Natal reclamam da lotação e da demora na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA-Norte) de Palmas.
Um vídeo enviado por uma moradora da capital mostra a recepção da unidade cheia de pacientes.
“Gostaria de externar meu descontentamento com o atendimento na UPA 24 Horas. Tem pessoas que estão há mais de 3 horas esperando atendimento. Sendo que alguns casos são pessoas com suspeita de COVID. É um absurdo”, disse ela.
O professor de judô Celso Galdino de Araujo foi até a unidade no início desta tarde, com sintomas de febre. Já são mais de três horas de espera.
“São três dias com febre e vim fazer a triagem para descobrir o que é. Assim como eu tem muitas pessoas que estão aqui há mais tempo”, disse.
O g1 solicitou uma resposta da Prefeitura de Palmas sobre a situação e aguarda um posicionamento.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Pai e filha ficam feridos após fogo de artifício explodir no telhado de casa antes da ceia de Natal: ‘Susto grande’


Eles tiveram escoriações nas costas após serem atingidos por estilhaços. Caso foi registado em Alvorada, na região sul do estado. Fogo de artifício atingiu telhado de casa em Alvorada
Divulgação
Uma família de Alvorada, na região sul do estado, tomou um susto depois que um fogo de artifício explodiu no telhado da casa em que estavam se reunindo para a ceia de natal, na noite desta sexta-feira (24). O artefato quebrou uma telha e os estilhaços atingiram pai e filha, deixando ambos com escoriações nas costas.
A família expos a indignação em uma rede social. “O que era para ser uma noite agradável de Natal começa assim. Em casa, eu e meu pai fomos surpreendidos por uma bomba que atingiu o telhado e consequentemente nos atingiu e nos queimou”, diz a postagem.
O Nei China, de 58 anos, contou ao g1 que ele estava apenas com a filha de 25 anos porque os outros parentes tinham saído do local para se arrumar e retornar para ceia.
Homem de 58 anos ficou com escoriações nas costas
Divulgação
“Estava sentado em um banco e escutei bater algo em cima do telhado, quando fui falar com a minha filha a bomba explodiu. Veio tudo nas minhas costas e também machucou minha menina. Graças a Deus o restante da família não estava e tinham levado as crianças para tomar banho”, disse.
A família disse que a Polícia Militar foi chamada e fez buscas pela região, mas não conseguiu identificar nenhum responsável por disparar os fogos.
O Nei foi para o Hospital de Alvorada, onde recebeu curativo e teve alta após alguns minutos. “Só foram escoriações, graças a Deus. Fui ao hospital me atenderam, depois voltei para a ceia, mas o susto foi grande”, afirmou.
O g1 questionou a Secretaria de Segurança Pública sobre o caso, mas não houve resposta até a última atualização desta reportagem.
Jovem também sofreu escoriações nas costas
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Engavetamento envolvendo carretas e ônibus é registrado na BR-153


Acidente aconteceu na região de Talismã, no sul do estado. Motoristas não se feriram. Cabine de carreta ficou tombada no chão após acidente
Defesa Civil/Divulgação
Um engavetamento envolvendo duas carretas e um ônibus aconteceu na BR-153 em Talismã, na região sul do estado, na madrugada deste sábado (25). Um dos caminhoneiros fugiu do local e não foi localizado. O acidente aconteceu por volta das 3h e foi registrado pela Defesa Civil da cidade durante a manhã.
Uma das vítimas contou à Defesa Civil que as duas carretas seguiam no mesmo sentido, mas o veículo que estava na frente teria saído para o acostamento e quando retornou à pista acabou causando a primeira colisão.
Logo depois o ônibus, que seguia atrás, também se envolveu no acidente atingindo a traseira da segunda carreta.
Ônibus atingiu traseira de carreta na BR-153
Defesa Civil/Divulgação
O motorista do primeiro caminhão-baú fugiu do local com o veículo e não foi localizado. As imagens feitas pela Defesa Civil mostram que a segunda carreta ficou atravessada na rodovia e com a frente tombada no chão. O ônibus também teve a frente destruída.
A Defesa Civil informou que chovia muito durante toda a madrugada. A Polícia Rodoviária foi chamada e o local deve ser parcialmente interditado para retirada dos veículos ao longo do dia.
O motorista da segunda carreta estava com a esposa e ambos saíram sem ferimentos, assim como os dois condutores do ônibus.
Ainda não há informação sobre a quantidade de passageiros do ônibus ou se algum deles se feriu.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Polícia localiza dois suspeitos de incendiar viatura na frente da Secretaria de Segurança Pública


Um dos envolvidos é um adolescente que foi ouvido e liberado. Terceiro investigado foi identificado, mas ainda está sendo procurado. Suspeito foi preso pela polícia
PC/Divulgação
Dois suspeitos de incendiar uma viatura na frente da sede Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Tocantins foram detidos durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar. O primeiro homem foi encontrado em uma quadra na região norte de Palmas na tarde desta sexta-feira (24). O segundo envolvido é um adolescente que foi ouvido e liberado. A polícia ainda procura pelo terceiro investigado.
O ataque à viatura da Policia Civil aconteceu na noite da última terça-feira (21) na Praça dos Girassóis, no centro da capital. O grupo foi identificado por meio de imagens do circuito de segurança da SSP. De acordo com a SSP, as câmeras registram, inclusive, que um dos suspeitos acabou tendo partes do corpo queimadas durante o incêndio.
O caso está sendo investigado pela 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Palmas), com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e do setor de Inteligência da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO).
Viatura da Polícia Civil pegou fogo em Palmas; causas são investigadas
Divulgação
Durante a prisão os policiais verificaram que o suspeito localizado possuía queimaduras nas pernas e nos braços. Ele foi encontrado com drogas, dinheiro e um celular. Após ser detido, confessou o crime e deu informação sobre o paradeiro dos outros dois envolvidos.
Conforme a polícia, o criminoso preso teve ajuda do próprio irmão adolescente e de outro homem. O menor foi localizado e levado para a delegacia, mas acabou sendo liberado para responder pelo ato infracional em liberdade.
A polícia também foi até a casa do terceiro envolvido, mas não conseguiu localizá-lo. No local foi encontrado o veículo que o grupo utilizou para fugir após o incêndio.
Ainda conforme a polícia, o suspeito preso possui uma vasta ficha criminal com várias passagens por diversos crimes. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e mandado para a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP) sem direito a pagar fiança.
“Além de ser um crime contra o patrimônio público é um ato intolerável pela Polícia Civil e a segurança pública como um todo. Tiramos de circulação um criminoso e demos uma resposta rápida a sociedade”, comentou o delegado plantonista Thiago Resplantandes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Esquadrão antibombas da PM é chamado após caixa ser esquecida em balcão no aeroporto de Palmas


Especialistas retiraram objeto do local e realizaram explosão controlada. Depois foi verificado que a caixa tinha somente ferramentas e cabos elétricos. Especialista em explosivos retirando objeto do Aeroporto
PM/Divulgação
O Esquadrão de Bombas do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar foi chamado na madrugada deste sábado (25) para verificar um objeto suspeito no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas. A caixa estava no balcão de uma empresa de aluguel de carros e ficou abandonada no local por mais de duas horas.
O objeto estava enrolado com fita crepe e tinha sido deixado por um possível passageiro, não identificado. Devido à atitude suspeita os militares seguiram o protocolo de explosivos em parceria com a Polícia Federal.
Objeto deixado no balcão de empresa
PM/Divulgação
O objeto foi retirado do local e removido para uma área segura, onde foi feita a abertura com uma explosão controlada.
Depois disto identificou-se que dentro da embalagem de papelão havia uma caixa de ferramenta, cabos e outros objetos, descartando qualquer ameaça de material explosivo.
Ferramentas foram encontradas após explosão
PM/Divulgação
Durante a semana outra ameaça de supostos explosivos foi registrada no lixão de Alvorada, na região sul do Tocantins. O local foi isolado depois que foram encontradas caixas contendo o que pareciam ser bananas de dinamite. O esquadrão antibombas foi chamado e descartou a suspeita, concluindo que as caixas continham um tipo de resina.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Profissionais homenageados com cartas escritas à mão por paciente falam sobre gratidão: ‘Nos deu mais desejo de viver’


Paciente escreveu mais de 300 cartas para agradecer a todos os profissionais que trabalham na UPA Norte. Profissionais de saúde falam sobre demonstrações de gratidão dos pacientes
Os profissionais de saúde homenageados com mais de 300 cartas escritas à mão por uma paciente contam que a demonstração de gratidão é uma motivação a mais para trabalhar todos os dias. As cartas foram enviadas a equipe da Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte), em Palmas.
A moradora de Palmas não deixou ninguém de fora: cozinheiros, assistentes administrativos, enfermeiros, médicos, todos receberam a homenagem. As cartinhas tinham textos inéditos e foram entregues em envelopes coloridos, dentro de caixas decoradas manualmente.
“Essa carta que nós recebemos, ela veio nos motivar. Ela nos deu mais desejo de viver, de estar próximo dos outros. Nos motivou muito”, diz a coordenadora de copa Antônia Glauciane.
Cartinhas foram escritas à mão e entregues em duas caixas decoradas
Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Para quem presta um serviço que é essencial, mas pouco reconhecido, como os profissionais da limpeza, a demonstração de carinho foi uma boa surpresa. “Eu me senti uma pessoa útil. Eu tenho alguma utilidade para a sociedade, por mínima que seja. Eu sou muito grata a Deus e a pessoa que teve este ato de amor, carinho e dedicação para com a gente”, conta a auxiliar de serviços gerais Maria Carlene.
“Vários pacientes procuraram a gente aqui na UPA também para agradecer pelo serviço prestado, pelo atendimento recebido. E isso é muito gratificante, não tem nada que pague. A gente leva pra vida”, afirma o maqueiro Jonathan Bueno.
Em uma das cartas, a paciente disse: “Sei que a vida de vocês é difícil e a rotina muito estressante, principalmente diante dessa atual pandemia. Quero lembrá-lo que seu serviço é muito valioso para a população e apreciamos muito seus esforços em ajudar outros. Muito obrigada por usar o seu tempo e energia para ajudar as pessoas a cuidarem da saúde”. Ela preferiu se manter anônima.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Suspeito de agredir a ex-mulher e desrespeitar medida protetiva é preso em Paraíso


A Polícia Civil informou que o homem tinha fugido da cidade após ter a prisão decretada, mas voltou às vésperas do Natal. Polícia Civil de Paraíso do Tocantins fez a prisão do suspeito
Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil de Paraíso do Tocantins prendeu um homem de 28 anos nesta sexta-feira (24) acusado de agredir a ex-mulher e desrespeitar medidas protetivas. O suspeito estava com a prisão preventiva decretada desde novembro porque seguia se aproximando da ex mesmo após a Justiça determinar que ele ficasse afastado, mas tinha fugido da cidade.
A prisão foi feita porque o suspeito retornou ao municípios nas vésperas do Natal. Informações levantadas pela equipe que investiga o caso indicam que ele chegou a Paraíso na quinta-feira (23).
A Secretaria de Segurança Pública não divulgou os nomes dos envolvidos. A vítima das agressões tem 25 anos de idade. A prisão foi no setor Pouso Alegre.
Após ser detido, o suspeito foi levado para a Casa de Prisão Provisória (CPP) de Paraíso.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Carlesse publica vídeo de ‘Feliz Natal’ após semanas evitando notificação sobre processo de impeachment


Governador afastado apenas desejou feliz Natal aos tocantinenses, mas não informou quando vai retornar ao Tocantins. No vídeo, ele parece estar em um shopping center. Carlesse divulgou um vídeo após mais de dois meses de silêncio nas redes sociais
Reprodução/Instagram
O governador afastado do Tocantins Mauro Carlesse (PSL) reapareceu nas redes sociais nesta sexta-feira (23) após mais de dois meses de silêncio. O vídeo tem apenas oito segundos e Carlesse apenas deseja um feliz Natal para os tocantinenses. Ele está em um local público que parece ser um shopping center. Apenas pelas imagens não é possível saber quando o vídeo foi gravado.
“Feliz Natal a todos os tocantinenses. Um beijo no coração de todos vocês. Feliz Natal”, diz Carlesse no vídeo.
Há semanas o governador é procurado pela Assembleia Legislativa do Tocantins para receber uma notificação sobre o processo de impeachment aberto contra ele. A falta da notificação travou o andamento dos trabalhos, que não podem evoluir até que Carlesse seja informado oficialmente.
Carlesse ainda não informou quando vai retornar ao Tocantins. A última informação divulgada pelos advogados e pela assessoria de imprensa dele era de que o governador voltaria ao Tocantins assim que recebesse liberação médica. Ele passou por alguns exames no Hospital Sírio Libanês em São Paulo após um mal estar.
Antes da publicação desta sexta, a postagem anterior de Carlesse tinha sido um vídeo de pouco mais de um minuto em que negou as acusações que levaram ao afastamento dele e ao processo de impeachment.
Quais as acusações?
O pedido de impeachment é baseado nos inquéritos que levaram ao afastamento do governador pelo Superior Tribunal de Justiça. Carlesse é considerado suspeito em duas operações da Polícia Federal que ocorreram simultaneamente.
Uma delas é para a apuração de um suposto esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos, na época chamado de PlanSaúde. A segunda operação investiga suposta interferência do governador em investigações da Polícia Civil que poderiam prejudicar aliados e o próprio governo.
No dia em que o processo teve início, a defesa de Carlesse emitiu nota dizendo que a abertura era um ato apressado e impensado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Secretário diz que Estado investiga 46 amostras para descobrir se há novos casos da ômicron no TO

Segundo o secretário de saúde Afonso Piva, amostras estão em análise no Laboratório Central do Tocantins (Lacen). O primeiro caso da variante da Covid-19 foi confirmado em Gurupi. Secretário de Saúde do Estado fala sobre primeiro caso da Ômicron no Tocantins
Possíveis novos casos da variante ômicron da Covid-19 estão sendo investigados no estado. A informação foi dada pelo secretário estadual de saúde, Afonso Piva, durante entrevista ao Bom Dia Tocantins. O primeiro caso confirmado é de um homem de 29 anos, morador de Gurupi.
“Estamos com 46 amostras e estamos investigando. As análises são feitas no Tocantins com rapidez pelo Lacen [Laboratório Central do Tocantins] e a UFT. Então estamos observando o tempo todo. O Tocantins está preparado, a população deve ficar atenta a isso”, disse.
Ômicron é a variante do coronavírus que apresenta mais mutações, por isso colocou o mundo em alerta. Ela possui cerca de 50 mutações em comparação com o vírus original, das quais 26 são exclusivas, e já apareceu em cerca de 90 países.
A SES informou que o paciente paciente diagnosticado com a variante testou positivo para a Covid-19 há 10 dias. Segundo a prefeitura de Gurupi, o homem não estava vacinado e já teve alta.
A esposa dele também foi diagnosticada com a Covid-19. “Ainda não foi detectado se ela [foi diagnosticada] com a delta, ômicron ou outra variante. Porém, ela tomou só uma dose da vacina, não tomou a 2ª dose. A gente está observando o paciente [marido], ele está com sintomas leves, está bem tranquilo”.
A informação é que o homem diagnosticado teve contato com outras pessoas em um ônibus, ao retornar de Goiânia (GO). Segundo o secretário, equipes continuam fazendo o rastreio epidemiológico.
“Estamos fazendo todo o rastreio. A equipe está maior, já passou por várias situações, está mais experiente. Nós estamos fazendo esse rastreio epidemiológico geral no estado. O Lacen trabalha 24 horas, assim como toda a sua equipe”, explicou o secretário estadual da Saúde, Afonso Piva.
Piva reforçou a importância de tomar todas as doses de vacina contra a Covid-19. Segundo o Vacinômetro, 52,41% dos tocantinenses se vacinaram com a 2ª dose ou dose única.
O número de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose é grande. “A gente estava com 170 mil pessoas sem vacinar a segunda dose. A gente tem que continuar usando álcool em gel, máscara, as medidas de segurança. Isso não muda em nada. A gente observa que está tendo uma queda no número de mortes no Tocantins, está tendo uma queda no número de contaminação, mas a população tem que ficar atenta porque o vírus ainda está no estado e no mundo”.
Desde que foi detectada em 24 de novembro na África do Sul, os cientistas começaram uma corrida contra o tempo para descobrir se a ômicron (originalmente conhecida como B.1.1.529) é mais contagiosa, mais letal ou capaz de “driblar” o efeito das vacinas.
Estudos recentes sugerem que a variante ômicron é menos agressiva do que a delta. De acordo com os pesquisadores, as chances de uma pessoa infectada pela ômicron ser hospitalizada é 70% menor em comparação com a infecção por delta. Se comparada com as demais cepas, o percentual cresce para 80%.
Apesar disso, o consenso é de que ainda é cedo para tirar conclusões e a melhor forma de prevenir a variante e avançar na vacinação, concluindo o esquema vacinal com a dose de reforço.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins