Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Carlesse publica vídeo de ‘Feliz Natal’ após semanas evitando notificação sobre processo de impeachment


Governador afastado apenas desejou feliz Natal aos tocantinenses, mas não informou quando vai retornar ao Tocantins. No vídeo, ele parece estar em um shopping center. Carlesse divulgou um vídeo após mais de dois meses de silêncio nas redes sociais
Reprodução/Instagram
O governador afastado do Tocantins Mauro Carlesse (PSL) reapareceu nas redes sociais nesta sexta-feira (23) após mais de dois meses de silêncio. O vídeo tem apenas oito segundos e Carlesse apenas deseja um feliz Natal para os tocantinenses. Ele está em um local público que parece ser um shopping center. Apenas pelas imagens não é possível saber quando o vídeo foi gravado.
“Feliz Natal a todos os tocantinenses. Um beijo no coração de todos vocês. Feliz Natal”, diz Carlesse no vídeo.
Há semanas o governador é procurado pela Assembleia Legislativa do Tocantins para receber uma notificação sobre o processo de impeachment aberto contra ele. A falta da notificação travou o andamento dos trabalhos, que não podem evoluir até que Carlesse seja informado oficialmente.
Carlesse ainda não informou quando vai retornar ao Tocantins. A última informação divulgada pelos advogados e pela assessoria de imprensa dele era de que o governador voltaria ao Tocantins assim que recebesse liberação médica. Ele passou por alguns exames no Hospital Sírio Libanês em São Paulo após um mal estar.
Antes da publicação desta sexta, a postagem anterior de Carlesse tinha sido um vídeo de pouco mais de um minuto em que negou as acusações que levaram ao afastamento dele e ao processo de impeachment.
Quais as acusações?
O pedido de impeachment é baseado nos inquéritos que levaram ao afastamento do governador pelo Superior Tribunal de Justiça. Carlesse é considerado suspeito em duas operações da Polícia Federal que ocorreram simultaneamente.
Uma delas é para a apuração de um suposto esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos, na época chamado de PlanSaúde. A segunda operação investiga suposta interferência do governador em investigações da Polícia Civil que poderiam prejudicar aliados e o próprio governo.
No dia em que o processo teve início, a defesa de Carlesse emitiu nota dizendo que a abertura era um ato apressado e impensado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Secretário diz que Estado investiga 46 amostras para descobrir se há novos casos da ômicron no TO

Segundo o secretário de saúde Afonso Piva, amostras estão em análise no Laboratório Central do Tocantins (Lacen). O primeiro caso da variante da Covid-19 foi confirmado em Gurupi. Secretário de Saúde do Estado fala sobre primeiro caso da Ômicron no Tocantins
Possíveis novos casos da variante ômicron da Covid-19 estão sendo investigados no estado. A informação foi dada pelo secretário estadual de saúde, Afonso Piva, durante entrevista ao Bom Dia Tocantins. O primeiro caso confirmado é de um homem de 29 anos, morador de Gurupi.
“Estamos com 46 amostras e estamos investigando. As análises são feitas no Tocantins com rapidez pelo Lacen [Laboratório Central do Tocantins] e a UFT. Então estamos observando o tempo todo. O Tocantins está preparado, a população deve ficar atenta a isso”, disse.
Ômicron é a variante do coronavírus que apresenta mais mutações, por isso colocou o mundo em alerta. Ela possui cerca de 50 mutações em comparação com o vírus original, das quais 26 são exclusivas, e já apareceu em cerca de 90 países.
A SES informou que o paciente paciente diagnosticado com a variante testou positivo para a Covid-19 há 10 dias. Segundo a prefeitura de Gurupi, o homem não estava vacinado e já teve alta.
A esposa dele também foi diagnosticada com a Covid-19. “Ainda não foi detectado se ela [foi diagnosticada] com a delta, ômicron ou outra variante. Porém, ela tomou só uma dose da vacina, não tomou a 2ª dose. A gente está observando o paciente [marido], ele está com sintomas leves, está bem tranquilo”.
A informação é que o homem diagnosticado teve contato com outras pessoas em um ônibus, ao retornar de Goiânia (GO). Segundo o secretário, equipes continuam fazendo o rastreio epidemiológico.
“Estamos fazendo todo o rastreio. A equipe está maior, já passou por várias situações, está mais experiente. Nós estamos fazendo esse rastreio epidemiológico geral no estado. O Lacen trabalha 24 horas, assim como toda a sua equipe”, explicou o secretário estadual da Saúde, Afonso Piva.
Piva reforçou a importância de tomar todas as doses de vacina contra a Covid-19. Segundo o Vacinômetro, 52,41% dos tocantinenses se vacinaram com a 2ª dose ou dose única.
O número de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose é grande. “A gente estava com 170 mil pessoas sem vacinar a segunda dose. A gente tem que continuar usando álcool em gel, máscara, as medidas de segurança. Isso não muda em nada. A gente observa que está tendo uma queda no número de mortes no Tocantins, está tendo uma queda no número de contaminação, mas a população tem que ficar atenta porque o vírus ainda está no estado e no mundo”.
Desde que foi detectada em 24 de novembro na África do Sul, os cientistas começaram uma corrida contra o tempo para descobrir se a ômicron (originalmente conhecida como B.1.1.529) é mais contagiosa, mais letal ou capaz de “driblar” o efeito das vacinas.
Estudos recentes sugerem que a variante ômicron é menos agressiva do que a delta. De acordo com os pesquisadores, as chances de uma pessoa infectada pela ômicron ser hospitalizada é 70% menor em comparação com a infecção por delta. Se comparada com as demais cepas, o percentual cresce para 80%.
Apesar disso, o consenso é de que ainda é cedo para tirar conclusões e a melhor forma de prevenir a variante e avançar na vacinação, concluindo o esquema vacinal com a dose de reforço.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Inmet eleva para vermelho nível de alerta para alagamentos e deslizamentos no sul do Tocantins


Em todo o Tocantins há alerta para tempestades, mas a situação é mais grave na região sul por causa do excesso de chuva acumulado. Nível do alerta foi elevado para vermelho no sul do Tocantins
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou para vermelho o nível de alerta para transbordamentos de rios, alagamentos e deslizamentos na região sul do Tocantins. Esta é a cor que indica maior perigo na escala usada pelo instituto. Todo o estado está sob risco de tempestades, mas a situação é mais grave na região sul por causa da quantidade de chuva já acumulada.
Ao todo, 10 cidades tocantinenses estão na área do alerta. Veja a lista:
Aliança do Tocantins
Almas
Alvorada
Araguaçu
Arraias
Aurora do Tocantins
Brejinho de Nazaré
Cariri do Tocantins
Chapada da Natividade
Combinado
Além disso, o mesmo alerta vale para municípios em partes de Mato Grosso, Goiás, Bahia e Minas Gerais. Nas partes central e norte do Tocantins há outros alerta, de níveis laranja e amarelo, para chuvas intensas. A capital registra pancadas de chuva desde a noite de quarta-feira (22), mas nesta sexta-feira (24), após uma manhã chuvosa, o tempo melhorou.
O alerta vermelho vai permanecer em vigor durante toda a véspera de Natal e pelo menos até o fim da manhã do dia 25, quando o nível de alerta será reavaliado. Nestas áreas sob o alerta vermelho são esperadas chuvas com volumes de até 100 milímetros por dia. As orientações do Inmet são as seguintes:
Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
Observe alteração nas encostas.
Permaneça em local abrigado.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Suspeitos de compartilhar imagens íntimas de adolescente na internet são indiciados pela Polícia Civil

Imagens foram adquiridas mediante fraude e compartilhadas em grupos de aplicativo de celular. Um dos suspeitos era conhecido da família da jovem. Dois homens foram indiciados pela Polícia Civil em Paraíso do Tocantins, na região central do estado, por compartilharem imagens íntimas de uma adolescente na internet. As imagens teriam sido adquiridas mediante fraude e divulgadas em grupos de um aplicativo de mensagens.
A denúncia foi feita à polícia pela família da jovem. O caso começou a ser investigado pela 6ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV) e os investigadores descobriram a participação de dois homens.
Um dos suspeitos tem 42 anos e tinha proximidade com a família da jovem. Ele teria sido o primeiro compartilhar as imagens. O segundo suspeito, de 43 anos, não conhecia a vítima, mas recebeu o conteúdo em um grupo e mandou em outro.
Durante as investigações a polícia fez buscas em endereços dos suspeitos e apreendeu os celulares de ambos. Em um dos aparelhos, inclusive, foi encontrado material relacionado à pornografia infantil.
Os dois homens foram indiciados por compartilharem imagens pornográficas de criança ou adolescente, cuja pena varia de 3 a 6 anos de reclusão. O suspeito mais velho também foi indiciado por armazenar pornografia infantil, cuja pena pode chegar a quatro anos de prisão.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo publica ato autorizando nomeação dos aprovados no concurso dos Bombeiros


Listas publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (23) autorizaram a nomeação de 25 cadetes e 152 praças. Concurso selecionou novos bombeiros para o Tocantins
Divulgação/Corpo de Bombeiros
O governo do Tocantins publicou nesta quinta-feira (23) um ato autorizando a nomeação dos candidatos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros. Foram publicadas quatro listas com os aprovados para os cargos de cadete e soldado. O ato foi assinado pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa.
O edital do concurso ofereceu ofereceu115 vagas para os níveis médio e superior. Seriam 15 vagas para cadetes, o cargo inicial da carreira de oficial, e mais 100 para aluno soldado, que irão compor a carreira de Praças.
Apesar disto, as listas publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (23) autorizaram a nomeação de 25 cadetes e 152 praças.
O resultado final dos aprovados tinha sido publicado há duas semanas, quando o governo solicitou a apresentação dos documentos necessários. A data da posse ainda não foi definida, mas o governo já divulgou uma previsão de que deve começar o processo em janeiro.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

PRF reforça fiscalização nas rodovias e alerta motoristas sobre temporais e árvores caídas na pista


Desde o dia 16 de dezembro, PRF faz operação em pontos estratégicos para coibir acidentes e conscientizar condutores sobre prudência e segurança no trânsito. PRF reforça fiscalização nas rodovias durante o feriado de Natal
O fluxo nas rodovias federais que cortam o Tocantins tem sido intenso por causa do recesso de fim de ano. Para coibir acidentes e irregularidades, a Polícia Rodoviária Federal reforça a fiscalização nos trechos de maior movimento.
A intenção é também alertar os condutores com relação à pista molhada, buracos e galhos de árvores na rodovia. Isso porque as chuvas têm sido intensas de norte a sul do estado.
Desde a última quarta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alertas de temporais que podem chegar a 100 mm/dia e ventos fortes cuja velocidade pode atingir os 100 km/h de norte a sul do Tocantins.
“Tem caído bastante árvores na estrada. A gente está com esse problema, estamos com as equipes tentando deixar o trânsito fluindo”, disse o policial rodoviário federal Andrei da Silva.
O motorista Rafael Macedo conta que chegou a dirigir 20 quilômetros a 40 km/h. “Tem muito buraco, a estrada está bem ruim”.
PRF intensifica fiscalizações nas rodovias do Tocantins
Reprodução
A PRF orienta motoristas a não fazerem ultrapassagens durante temporais. O microempreendedor Adelmo de Sousa está indo para o Maranhão devagar e com segurança. “Temos que ter muita consciência e cuidado na pista”.
No norte do Tocantins, o cenário está semelhante: muita chuva e pista molhada. Desde o dia 16 de dezembro, a PRF realiza a operação Rodovida. “Ela visa trazer segurança viária, aumentar o número de pessoas abordadas, tentando trazer essa conscientização de todos aqueles que fazem parte do trânsito”, explicou o chefe da PRF em Araguaína, Roberto Mendes.
Durante a abordagem é conferida a documentação do motorista, do veículo e os condutores orientados para os cuidados durante a viagem. O encarregado de empresa Ladário Leite mora na região norte, mas pegou a estrada para passar o Natal em Palmas.
“Tem que ter bastante cuidado, principalmente nas ultrapassagens, na parte de segurança para não colocar a vida da gente em risco e nem a dos outros”.
A operação segue até o dia 26.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Fiscalização da prefeitura vai monitorar festas e perturbação do sossego em Palmas


Ação começa nesta quinta-feira (24) e segue até domingo (26). Eventos em ambientes fechados com mais de 200 pessoas devem exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19. Fiscalização será intensificada em Palmas
Prefeitura de Palmas/Divulgação
O trabalho de fiscalização será reforçado a partir desta quinta-feira (23) em Palmas com a Operação de Fim de Ano. Agentes das forças de segurança do município e do estado vão monitorar o cumprimento das regras para a realização de festas, combate à poluição sonora e a perturbação do sossego público. A ação segue até domingo (26).
De acordo com a Diretoria de Fiscalização Urbana do município, na noite de quarta-feira (22) as equipes de plantão já visitaram estabelecimentos comerciais em diversas regiões de Palmas.
Foram aplicados seis autos de infração por irregularidades, perturbação do sossego e desrespeito às medidas sanitárias.
A operação conjunta será realizada pelas equipes de fiscalização de Obras e Posturas da (Sedesr) e a Vigilância Sanitária de Palmas, com o apoio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), agentes de trânsito municipais e Polícia Militar (PM).
As festas particulares estão liberadas na capital, desde que todas as regras municipais em vigor sejam seguidas. Conforme o último decreto, eventos em ambientes fechados que tenham mais de 200 pessoas devem exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Bombeiros resgatam corpo de homem desaparecido no rio Manuel Alves


Afogamento aconteceu na zona rural de Rio da Conceição, na região sudeste do Tocantins. Corpo foi encontrado em um local de difícil acesso com muita correnteza e profundidade. Região onde o corpo foi resgatado no rio Manuel Alves
Bombeiros/Divulgação
Um homem morreu afogado na zona rural de Rio da Conceição, na região sudeste do Tocantins. A vítima desapareceu no rio Manuel Alves e o corpo precisou ser resgatado pelos Bombeiros devido ao local de difícil acesso em que foi localizado.
O caso foi registrado na tarde desta quinta-feira (23). O corpo foi encontrado por parentes a uma distância de aproximadamente 15 quilômetros abaixo do local onde havia desaparecido.
Os militares foram chamados devido à área de difícil acesso em que o corpo estava preso. No local havia muita correnteza, água turva e uma média de três metros de profundidade.
Após o resgate, os militares levaram o corpo para um ponto de acesso onde a Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto Médico Legal (IML) estavam aguardando.
Com mais este caso de afogamento o estado chega ao número de 73 afogamentos em 2021, igualando o mesmo número de 2020.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Veja o que vai funcionar em Palmas na véspera de feriado e no dia de Natal


Na véspera de feriado alguns serviços terão o funcionamento alterado ou não vão funcionar. No dia do Natal os supermercados estarão fechados. Decoração natalina no Espaço Cultural, em Palmas
Edu Fortes/Prefeitura de Palmas
O Natal em 2021 será comemorado neste sábado (25). Este é o momento de confraternização em que muitas famílias se reúnem para comemorar a data. Na véspera de feriado alguns serviços já terão o funcionamento alterado ou não vão funcionar. No dia do Natal os supermercados estarão fechados.
Confira o que abre e fecha na véspera de feriado e Natal.
Ponto facultativo
Os servidores públicos do Governo do Tocantins e da Prefeitura de Palmas terão ponto facultativo na véspera de Natal. Tanto a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) como o governador em exercício Wanderlei Barbosa (Sem partido) emitiram decretos com a medida.
Nesta sexta-feira (24) apenas os serviços essenciais devem se manter funcionando. Isso inclui equipes como as da saúde pública e as forças de segurança. A nível municipal, também seguem funcionando os serviços de limpeza urbana e equipes que cuidam da infraestrutura e iluminação pública da cidade.
Não haverá vacinação contra Covid-19 na véspera de Natal ou no fim de semana em Palmas. Os atendimentos devem retornar na segunda-feira (27).
Feiras livres
Quem precisar comprar algum ingrediente de última hora para a ceia de Natal em Palmas poderá visitar as feiras livres que estarão abertas nesta sexta-feira (24). Os espaços comercializam produtos variados, como frutas, verduras, hortaliças frescas, queijos, carnes, artesanato, lanches e jantinhas e outros. Veja os locais que estarão abertos:
Feira da 304 Sul (Arse 31) – das 8h às 18h
Feira do Aureny I – região sul – das 8h às 18h
Feira da 307 Norte (Arno 33) – das 8h às 18h
Comércio geral
Conforme a convenção coletiva do trabalho que entrou em vigor no fim de novembro, a abertura do comércio em geral, assim como das lojas instaladas em shoppings centers, fica proibida no feriado de Natal. O mesmo vale para empresas do comércio de gêneros alimentícios.
Shoppings
No Capim Shopping, as lojas e quiosques de alimentação funcionam das 10h às 18h nesta sexta-feira (24). No Natal, apenas a praça de alimentação abre das 11h às 20h.
No Palmas Shopping, o funcionamento de todos os setores nesta sexta-feira (24) será das 11h às 20h. No Natal as lojas e praça de alimentação ficarão fechadas.
Supermercados
Assaí: No dia 24 de dezembro estará aberto até 7h. No dia 25 não haverá expediente.
Rede Quartetto: Horário normal no dia 24. Não abrem no dia 25.
Mercado & CIA: Abre das 9h às 18h na sexta-feira (24) e fica fechado no Natal.
Correios
Se for precisa de serviços dos Correios é preciso ficar atento ao horário de funcionamento na véspera do Natal. Conforme a superintendência da empresa pública, as agências irão funcionar das 9h às 14h nesta sexta-feira (24).
Quem estiver esperando a chegada dos presentes pode ficar tranquilo porque a distribuição de objetos será realizada durante todo o dia.
Bancos
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) o funcionamento das agências bancárias nesta sexta-feira (24) será em horário especial. No caso do Tocantins, que está no mesmo horário de Brasília, o atendimento é das 9h às 11h.
É importante lembrar que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias de Natal (25).
A população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.
Além disso, os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos também estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Movimento na rodoviária de Palmas cresce 300% com as festas de fim de ano


Média de vendas passou de 200 passagens por dia para 800 segundo a administração do terminal. Destinos mais procurados continuam sendo Brasília e Goiânia. Fluxo é intenso na rodoviária de Palmas na véspera do Natal
A rodoviária de Palmas registrou um grande aumento na procura por passagens para o período de festas. De acordo com a administração do terminal, o crescimento chega a 300% na comparação com o mês de novembro e a média de passagens vendidas passou de 200 para 800 por dia. Em Palmas, a rodoviária é administrada pela Loja Maçônica Luz Pioneira.
Mesmo com a alta, as vendas ainda não voltaram ao patamar de antes da pandemia. Em alguns anos, o mês de dezembro chegava a registrar até 1,2 mil bilhetes comercializados diariamente. Ainda assim, grande parte das empresas comemora os resultados, já que há sinais de retomada. Algumas companhias criaram linhas extras justamente para atender a demanda da temporada.
Sobre os destinos mais procurados, o topo da lista ainda fica com Goiânia (GO) e Brasília (DF) nas viagens interestaduais. As duas capitais estão na liderança desta lista há vários anos. Outros locais com alta demanda são as cidades do sul do Maranhã e do oeste da Bahia, além da procura de passagens para o interior do Tocantins.
Nos destinos mais procurados alguns passageiros tiveram dificuldades para conseguir bilhetes para os próximos dias e estão tendo que deixar as viagens para 2022. É importante lembrar que mesmo com a melhora dos índices da pandemia, o uso de máscaras de proteção dentro dos ônibus segue sendo obrigatório. Também é recomendado o uso do álcool em gel.
Nesta quinta-feira (23) o Tocantins confirmou o primeiro caso da variante ômicron do coronavírus e o paciente que foi diagnosticado viajou de ônibus entre Goiânia e Gurupi. As autoridades de saúde lembram que toda a população a partir dos 12 anos já pode ser vacinada contra a doença.
Rodoviária de Palmas fica lotada por causa das festas de fim de ano
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins