Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Cai o número de doações de leite materno usado para manter recém-nascidos em UTI de Araguaína


Leite doado é usado no tratamento de bebês prematuros internados na UTI Neonatal de Araguaína. Doações para o banco de leite diminuíram nos últimos meses em Araguaína
As doações para o banco de leite materno apresentaram queda nos últimos meses em Araguaína, norte do Tocantins. A maternidade que atende pacientes do SUS está precisando manter um estoque regular para atender uma média de 30 recém-nascidos na UTI Neonatal.
O número de doações caiu na pandemia. Atualmente, está sendo coletada uma média de quatro a seis frascos por dia. O ideal seria no mínimo 10. Qualquer mulher que esteja produzindo leite pode doar.
Quando o filho da cuidadora Letícia Ribeiro nasceu, ela não conseguiu amamentar e precisou recorrer ao banco de leite. Após a experiência e em agradecimento à época em que precisou de ajuda, ela hoje faz questão de ajudar.
“Vi a dificuldade que outras pessoas passam por não terem leite e outras crianças que estão na UTI e que necessitam muito. Eu fiquei muito sentida, tanto que eu vi a necessidade do meu filho como de outras crianças que estão no hospital”.
Araguaína registra queda nas doações de leite
Reprodução
A coleta é feita de forma manual, mas precisa seguir um protocolo de higiene. A doadora usa luvas, touca e segue um procedimento para não comprometer a qualidade do leite. Depois de ser retirado, o material é levado para o congelador até ser recolhido pelos profissionais da saúde.
A Letícia consegue fazer a coleta duas vezes por dia. O leite doado, ao chegar à maternidade, passa por um processo de pasteurização antes de ser liberado aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal.
“O leite materno faz parte do tratamento desses bebês. Então é imprescindível para eles conseguirem se desenvolver e crescerem saudáveis. A gente não sabe o que os bebês vão se tornar, não sabe o bem que estamos fazendo para as crianças. Quantas crianças prematuras nós temos que hoje são pessoas saudáveis, desenvolvidas e com certeza tiveram pessoas anônimas que fizeram parte dessa transformação na vida das crianças”, explicou a enfermeira do banco de leite, Juliane Braga.
Letícia espera poder ajudar ainda mais. O objetivo dela é sensibilizar outras mães para doarem também. “Eu indicaria que elas entrassem em contato com o banco de leite para fazer a doação porque ajuda muitas crianças, tem muitas crianças que necessitam do leite”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Saiba o horário e os locais de vacinação contra Covid nesse fim de ano em Araguaína


De segunda a quinta-feira, aplicação das doses ocorrerá em horário normal nas Unidades de Saúde e em frente à Câmara Municipal. Nos dias 24 e 30, o atendimento será reduzido; veja. Vacinação segue em horário normal de segunda a quinta-feira na semana do Natal e Ano Novo em Araguaína
Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
Nesse fim de ano, moradores de Araguaína, norte do Tocantins, podem se vacinar contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde e no posto itinerante em frente à Câmara Municipal.
A imunização estará disponível de segunda a quinta-feira na semana do Natal e do Ano Novo, em horário normal.
Apenas nas vésperas de Natal e do Ano Novo, o expediente será reduzido. Nos dias 24 e 3, o atendimento na Câmara Municipal será das 8h às 15h e nas UBS a vacinação estará disponível das 7h30 às 11h30.
Os órgãos públicos do município também terão horário reduzido nesses dois dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial. Não haverá expediente nos dias 25 e 1º de janeiro.
Entre os meses de novembro e início de dezembro, a Secretaria da Saúde chegou a aplicar cerca de 18 mil doses da vacina contra a Covid-19, segundo a prefeitura. Os dados consolidados indicam que até o início de dezembro mais de 90% dos moradores com mais de 18 anos haviam tomado a 1ª dose e mais de 70% a 2ª dose.
Vacinação
Araguaína está aplicando a 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina contra Covid-19 das fabricantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac em todas as UBS, com exceção da UBS Albeny Soares (Setor Couto Magalhães) e UBS José Rezende (Setor Alto Bonito).
Já o reforço da vacinação com o imunizante da fabricante Janssen está disponível em quatro locais: UBS Dr. Francisco (Vila Aliança), UBS Araguaína Sul, UBS JK e em frente à Câmara Municipal.
As UBS Dr. Francisco (Vila Aliança) e a Araguaína Sul atendem em horário ampliado, das 7h às 19h, sem intervalo. No Setor Ponte e Distrito Novo Horizonte, o atendimento é das 7h às 13h. As demais salas de vacinação estão disponíveis das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Saúde de Gurupi abre processo seletivo com 201 vagas para agentes comunitários; salário é de R$ 1,5 mil


São 46 vagas para contratação imediata e 155 para cadastro reserva. Processo seletivo será dividido em três etapas: prova objetiva, entrevista subjetiva e curso de formação. Agentes de saúde visitam as casas de moradores
Divulgação/Ascom Gurupi
Uma seleção para contratar agentes comunitários de saúde foi aberta pela Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, no sul do estado. São 46 vagas para contratação imediata e 155 para cadastro reserva. Os interessados têm até esta quarta-feira (22) para se inscreverem. O salário previsto é de R$ 1.550 para trabalhar 40 horas por semana.
O edital foi publicado no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (20).
A inscrição é gratuita e será realizada em formulário padrão que deverá ser protocolado na Secretaria de Saúde, localizada na Av. Pernambuco entre Ruas 01 e 11, nº 1345, no centro da cidade. O atendimento é das 08h30 às 12h30 e das 14h às 18h.
“Essa importante força de trabalho contribuirá primordialmente para cobertura de vazios assistenciais de territórios e/ou redistribuição de áreas para aprimoramento dessa política pública”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Vânio Rodrigues.
Entre os requisitos para disputar uma vaga estão:
Ter mais de 18 anos;
Ter concluído o ensino médio;
Candidato somente poderá se inscrever na Área da Equipe de Saúde da Família em que reside.
O processo seletivo será dividido em três etapas: prova objetiva, entrevista subjetiva e curso de formação.
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 3 de janeiro de 2022, no período da manhã. A entrevista deve ser realizada no mesmo dia, no período da tarde. O curso de formação para os selecionados deve iniciar no dia 8 de janeiro.
O processo seletivo público terá duração de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vacinação itinerante aplica doses contra Covid e a gripe no Espaço Cultural em Palmas


Imunização ocorrerá das 17h às 20h desta terça-feira (21) no Espaço Cultural, que tem atraído muitos moradores no período da noite por causa da decoração de Natal. Vacinação itinerante será no Espaço Cultural nesta terça-feira (21)
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Nesta quinta-feira (21), moradores de Palmas poderão se vacinar contra a Covid-19 e a gripe no Espaço Cultural. A aplicação das doses ocorrerá das 17h às 20h, sem necessidade de agendamento.
A vacinação itinerante está sendo feita em escolas, espaços públicos, estação de ônibus e em um shopping da capital até a próxima quinta-feira (23). Na véspera do Natal não haverá imunização. O objetivo é oferecer as doses em pontos movimentados da capital para alcançar a comunidade que ainda não se imunizou.
Confira o cronograma da vacinação itinerante contra Covid-19 e gripe nesta semana em Palmas
As doses contra Covid estão disponíveis para população acima de 12 anos. O reforço é oferecido para as pessoas com mais de 18 anos. Para se vacinar basta comparecer aos locais com documento pessoal (RG e CPF), cartão de vacinação e cartão do SUS.
Além dos pontos de vacinação itinerante o município também segue vacinando nas unidades básicas de saúde
Prazos
A segunda dose dos imunizantes da Coronavac e Pfizer é administrada 21 dias após a primeira. No caso da Janssen o prazo é de 60 dias após a primeira dose e a para a Astrazeneca são 90 dias.
O reforço é oferecido quatro meses após a aplicação da segunda dose de qualquer imunizante para quem tem mais de 18 anos. Os imunossuprimidos podem tomar a dose de reforço com 28 dias após a data da segunda dose.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Gasolina em Palmas mantém mesmo patamar uma semana após redução de preço nas refinarias


Pesquisa do Procon Tocantins analisou os valores em 51 postos da cidade no início desta semana. Variação no etanol é a maior entre os combustíveis, chegando a 17,18% em Palmas. Gasolina mantém preços em Palmas
Reprodução/ TV Anhanguera
A redução no preço da gasolina, anunciada na semana passada, está demorando chegar aos postos de Palmas. É o que revela a pesquisa de preços divulgada nesta segunda-feira (20) pelo Procon Tocantins. O produto pode ser encontrado com valores entre R$ 6,25 e R$ 6,99, mantendo o mesmo patamar da semana passada quando era vendido entre R$ 6,27 e R$ 6,99.
Apesar da variação entre o maior e o menor preço da cidade ficar em 11,98%, a maioria dos postos pratica valores na casa de R$ 6,70 a R$ 6,90.
Veja a pesquisa completa
A pesquisa desta semana foi realizada em 51 postos de Palmas. Para a gasolina aditivada, o valor mínimo é de R$ 6,27, mas o máximo chega a R$ 7,29.
O diesel pode ser encontrado entre R$ 5,05 e R$ 5,75. O diesel S-10 tem o mesmo preço mínimo do comum, mas o valor máximo é de R$ 5,78.
No caso do etanol a variação é a maior na cidade, fixada em 17,18% na pesquisa. O produto é vendido nos postos entre R$ 5,29 e R$ 6,19.
Para consultar o valor de cada posto, basta acessar o site do Procon, na aba de pesquisas de preços. Na relação é possível encontrar a localização e o telefone de cada estabelecimento.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Período de rematrículas da rede estadual começa no dia 3 de janeiro de 2022; veja cronograma


Novatos deverão fazer a pré-matrícula entre 17 e 19 de janeiro pela internet ou por telefone. As aulas começam no dia 1º de fevereiro em formato presencial. Estudantes da rede estadual do Tocantins
Márcio Vieira/Governo do Tocantins
O cronograma da rede estadual de ensino foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) nesta terça-feira (21). O período de rematrículas dos veteranos vai começar no dia 3 de janeiro e a matrícula de novatos está prevista para iniciar no dia 17. As aulas começam no dia 1º de fevereiro em formato 100% presencial.
A primeira etapa do cronograma é renovação de matrícula dos estudantes veteranos das escolas estaduais, que ocorre do dia 3 a 7 de janeiro.
No período de 10 a 12 será o prazo para transferência automática dos alunos cuja escola de origem não oferta a continuidade da série ou ano. O procedimento é realizado entre as unidades escolares municipais e estaduais por meio do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE).
Depois os pais ou responsáveis dos estudantes alocados pelo processo de transferência automática deverão confirmar a matrícula presencialmente na escola de destino entre os dias 13 e 14.
Matrícula de novatos
No caso dos estudantes novatos, a solicitação de pré-matrícula deverá ser realizada entre 17 e 19 de janeiro, por meio do site da Seduc ou pelo telefone 0800-0635050. São considerados novatos:
Os transferidos de redes de ensino (federal, estadual, municipal, particular ou de outros estados).
Aqueles que abandonaram os estudos em qualquer período letivo
Os que não confirmaram a matrícula da transferência automática.
A matrícula dos novatos deverá ser efetivada presencialmente no período de 26 a 28 de janeiro. Neste caso será necessário apresentar as cópias dos seguintes documentos:
Certidão de nascimento ou casamento;
Histórico ou declaração escolar;
Comprovante do serviço militar para alunos do sexo masculino entre 19 a 45 anos (exceto aos alunos indígenas);
Carteira de identidade (RG) e CPF;
Comprovante de endereço;
Carteira de vacinação em dia;
Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
Uma foto 3 x 4 recente;
Cartão do Número de Identificação Social (NIS) para aqueles que recebem benefício social do Governo Federal.
Para evitar aglomerações nas unidades de ensino de Palmas, Araguaína e Gurupi haverá o agendamento para a confirmação presencial da matrícula. O procedimento deverá ser feito pelo site da Seduc ou pelo 0800-0635050.
Cronograma
3 a 7 de janeiro – Renovação da matrícula para estudantes veteranos
10 a 12 de janeiro – Transferência automática dos estudantes da rede municipal e estadual
13 e 14 de janeiro – Confirmação da matrícula dos estudantes de Transferência Automática
17 a 19 de janeiro – Pré-Matrícula dos estudantes novatos
26 a 28 de janeiro – Confirmação da matrícula dos estudantes novatos (presencialmente)
Calendário letivo
Em 2022 os alunos da rede estadual terão 205 dias letivos. As aulas terão início 1º de fevereiro e terminam no dia 21 de dezembro. Serão 800 horas de aula para o ensino fundamental e 1000 horas para o novo ensino médio.
O retorno pedagógico de todas as unidades de ensino será no dia 17 de janeiro, com a realização da formação para as equipes escolares. Na semana seguinte, de 24 a 28, ocorre o planejamento interno e alinhamento do Plano Político Pedagógico (PPP) das escolas.
Desde agosto, as aulas no Tocantins são em formato híbrido, mas nesta segunda-feira (20) o governo estadual anunciou o retorno das aulas presenciais em toda rede estadual em 2022.
“Nossos alunos estão há dois anos sem aulas convencionais, dia 1º de fevereiro retomaremos todas as aulas presenciais no Tocantins e acredito que nossa equipe escolar esteja preparada. Agora, nossa parte é organizar o futuro”, declarou o secretário executivo da Educação, Fábio Vaz.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Órgãos públicos de Araguaína terão atendimento reduzido nas vésperas de Natal e Ano Novo


Nos dias 24 e 31 de dezembro, os serviços nas repartições públicas de Araguaína serão disponibilizados das 8h ao meio-dia. Alteração não se aplica aos servidos essenciais. Órgãos públicos de Araguaína terão atendimento especial nas vésperas de Natal e Ano Novo
Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
Os órgãos públicos de Araguaína terão atendimento reduzido nas vésperas de Natal e do Ano Novo. A prefeitura informou que nos dias 24 e 31 deste mês, o serviço será disponibilizado à população das 8h ao meio-dia.
A medida está em um decreto publicado no Diário Oficial do Município. A alteração de horário no atendimento não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não podem ser interrompidos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Hospital Municipal de Araguaína (HMA).
O documento assinado pelo prefeito Wagner Rodrigues cita a importância do momento de confraternização com familiares e amigos, ressaltando que a mudança não irá interferir na qualidade dos serviços prestados pelo município à comunidade.
Já os servidores públicos do Governo do Tocantins e da Prefeitura de Palmas terão ponto facultativo nos dos dias que antecedem às comemorações de fim de ano. Apenas os serviços essenciais devem se manter funcionando.
Como tanto o dia 24 como o dia 31 dezembro caem em sextas-feiras, os servidores terão finais de semana prolongados, retornando ao trabalho, respectivamente, nos dias 27 de dezembro, após o Natal e 3 de janeiro de 2022, após a virada do ano.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Migração de estudantes da rede particular para escolas públicas cresce durante a pandemia


Na rede estadual, por exemplo, o número de alunos subiu de 155 mil em 2019 para 168 mil neste ano. Aumento o número de estudantes na rede pública de ensino durante a pandemia; entenda
Durante o ano de 2021 o estado registrou um alto índice de migração de alunos das escolas particulares para as públicas. Na rede estadual, por exemplo, o número de estudantes subiu de 155 mil em 2019 para 168 mil neste ano. Os motivos seriam a pandemia da Covid-19 e a crise financeira que atinge inúmeras famílias.
Este foi o caso da bancária Érica Lima, que decidiu transferir a filha para a rede pública. “Foram dois os motivos. O primeiro foi que achei similaridade tanto na escola particular quanto na escola pública. O segundo foi em decorrência da situação financeira mesmo”, disse.
No munícipio de Palmas eram 29 mil alunos na rede municipal em 2019. Agora são 42 mil. Só que no segundo semestre de 2021 o fluxo maior ocorreu pela chegada de moradores de outros estados.
“Desde o início da pandemia até o primeiro semestre de 2021 tivemos sim uma grande demanda, uma procura expressiva de alunos oriundos da rede particular, mas no segundo semestre observamos uma queda nessa procura. A procura maior procura por vagas na rede foi de alunos migrantes de outros municípios e outros estados”, disse a superintendente de avaliação educacional Anice Moura.
Para especialistas a migração de alunos do setor privado para o publico, ocorre principalmente pela renda das famílias.
“O Brasil registrou no segundo trimestre deste ano uma taxa de desocupação extremamente alta. Nós estamos na casa dos 13 milhões de pessoas desocupadas, pessoas que estão na idade de estarem no mercado de trabalho, mas não conseguem emprego”, comentou o doutor em educação José Lauro.
O presidente da associação das escolas particulares do Tocantins afirma o setor está se recuperando aos poucos e muitos alunos estão retornando para a rede privada.
Alunos da rede municipal de Palmas
TV Anhanguera/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Prefeitura de Palmas e governo do TO decretam ponto facultativo nas vésperas de Natal e Ano Novo


Como as duas datas são em sextas-feiras, os servidores terão dois fins de semana prolongados consecutivos. Prefeitura e Estado decretaram ponto facultativo
Reprodução/TV Anhanguera
Os servidores públicos do Governo do Tocantins e da Prefeitura de Palmas terão ponto facultativo nas vésperas de Natal e de Ano Novo. É que tanto a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) como o governador em exercício Wanderlei Barbosa (Sem partido) emitiram decretos com a medida nos diários oficiais da segunda-feira (20).
Nestes dias apenas os serviços essenciais devem se manter funcionando. Isso inclui equipes como as da saúde pública e as forças de segurança. A nível municipal, também seguem funcionando os serviços de limpeza urbana e equipes que cuidam da infraestrutura e iluminação pública da cidade.
No estado, cada gestor ficou responsável por elaborar as escalas de trabalho dos serviços essenciais.
Como tanto o dia 24 como o dia 31 dezembro caem em sextas-feiras, os servidores terão finais de semana prolongados, retornando ao trabalho, respectivamente, nos dias 27 de dezembro, após o Natal e 3 de janeiro de 2022, após a virada do ano.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Araguaína deve destinar R$ 3 milhões para a revitalização do Lago Azul prevista para 2022

Retirada de areia no lago deve iniciar em maio do ano que vem. Material será usado para canalização do córrego Baixa Funda. Revitalização do Lago Azul, em Araguaína, deve começar em maio de 2022
O município de Araguaína deve destinar R$ 3 milhões para a revitalização do Lago Azul prevista para iniciar em maio de 2022.
O objetivo é fazer o desassoreamento do lago. O problema começou em 2005 após uma erosão no córrego Baixa Funda. Mas se agravou entre 2010 e 2011, época em que a deterioração do solo aumentou e toda a terra foi levada para dentro do lago.
O trabalho deve durar em torno de quatro meses. A areia retirada vai ser usada na canalização do córrego Baixa Funda. De acordo com o secretário de planejamento Frederico Prado devem ser recolhidos 700 mil metros cúbicos de areia.
“Retirar esse material que veio do Baixa Funda e hoje está no Lago Azul e usar esse material na própria obra, fazendo o grande ganho ambiental porque a gente não vai precisar fazer uma jazida, importar o material de fora. Vamos conseguir economizar na obra e vamos melhorar e ter um benefício ambiental duplo: você revitaliza o Lago Azul e evita de fazer uma jazida, desmatamento, escavação”, explicou.
Vão ser canalizados 2,5 km do córrego Baixa Funda para contenção da erosão. A dona de casa Doracir Maria dos Santos mora próximo da cratera e espera que o problema seja resolvido.
“Espero que canalize porque é só promessa e nada de canalizar. Eu ouvi dizer que era para começar a canalizar no mês de agosto, o mês já passou já está chegando o outro e nada. O buraco só está aumentando”.
Segundo a representante do Comitê das Bacias dos Rios Lontra e Corda, Silvia Leitão Dutra, a revitalização do lago precisa ser feita com urgência para restabelecer a vida aquática.
‘A retirada dessa areia vai ter impacto sobre o ambiente que já está impactado. Já era rio, todos os animais que viviam ali foram substituídos por animais de água parada. Então a gente tem esse impacto. Então a retirada dessa areia não vai ser tão problemática porque a gente está lidando com um ambiente que está alterado”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins