Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Araguaína deve destinar R$ 3 milhões para a revitalização do Lago Azul prevista para 2022

Retirada de areia no lago deve iniciar em maio do ano que vem. Material será usado para canalização do córrego Baixa Funda. Revitalização do Lago Azul, em Araguaína, deve começar em maio de 2022
O município de Araguaína deve destinar R$ 3 milhões para a revitalização do Lago Azul prevista para iniciar em maio de 2022.
O objetivo é fazer o desassoreamento do lago. O problema começou em 2005 após uma erosão no córrego Baixa Funda. Mas se agravou entre 2010 e 2011, época em que a deterioração do solo aumentou e toda a terra foi levada para dentro do lago.
O trabalho deve durar em torno de quatro meses. A areia retirada vai ser usada na canalização do córrego Baixa Funda. De acordo com o secretário de planejamento Frederico Prado devem ser recolhidos 700 mil metros cúbicos de areia.
“Retirar esse material que veio do Baixa Funda e hoje está no Lago Azul e usar esse material na própria obra, fazendo o grande ganho ambiental porque a gente não vai precisar fazer uma jazida, importar o material de fora. Vamos conseguir economizar na obra e vamos melhorar e ter um benefício ambiental duplo: você revitaliza o Lago Azul e evita de fazer uma jazida, desmatamento, escavação”, explicou.
Vão ser canalizados 2,5 km do córrego Baixa Funda para contenção da erosão. A dona de casa Doracir Maria dos Santos mora próximo da cratera e espera que o problema seja resolvido.
“Espero que canalize porque é só promessa e nada de canalizar. Eu ouvi dizer que era para começar a canalizar no mês de agosto, o mês já passou já está chegando o outro e nada. O buraco só está aumentando”.
Segundo a representante do Comitê das Bacias dos Rios Lontra e Corda, Silvia Leitão Dutra, a revitalização do lago precisa ser feita com urgência para restabelecer a vida aquática.
‘A retirada dessa areia vai ter impacto sobre o ambiente que já está impactado. Já era rio, todos os animais que viviam ali foram substituídos por animais de água parada. Então a gente tem esse impacto. Então a retirada dessa areia não vai ser tão problemática porque a gente está lidando com um ambiente que está alterado”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Esquadrão antibombas descarta suspeita de explosivos em lixão


Equipe constatou que as caixas tinham barras feitas de resina. Polícia recebeu ligação anônima com a informação. Caixas com o que parecem ser explosivos foram encontradas em lixão
Divulgação
O esquadrão antibombas da Polícia Militar descartou a suspeita de que as caixas encontradas em um lixão na cidade de Alvorada, no sul do Tocantins, continham explosivos. A equipe foi chamada ao local após uma denúncia anônima de uma pessoa que viu o material e o confundiu com ‘bananas de dinamite’.
Na verdade, as caixas continham barras feitas de um tipo de resina chamada de epóxi. Elas podem ser usadas, por exemplo, na construção civil para sustentação de vigas. Em estado líquido, o epóxi pode ser tóxico.
Como o material não apresenta risco de explosão não foi necessário detoná-lo. Mesmo assim, o descarte foi feito de forma irregular e a origem será investigada. As caixas encontradas estão identificadas com pertencendo a uma empresa com sede em Buenos Aires, na Argentina.
O lixão passou o dia todo isolado e deverá ser liberado assim que o material terminar de ser recolhido. São pelo menos sete caixas fechadas e algumas outras abertas que foram localizadas no local.
A equipe especializada em explosivos foi descolada de Palmas até Alvorada para atender a ocorrência.
Equipes foram chamadas em Palmas para avaliar se são realmente bananas de dinamite
Divulgação
Pelo menos sete caixas foram encontradas no lixão
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Gabarito preliminar do vestibular da Unitins para 2022 é divulgado


Mais de cinco mil estudantes fizeram as provas. Gabarito preliminar do vestibular da Unitins foi divulgado
Nonato Silva/Dicom Unitins
O gabarito preliminar do vestibular 2022/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) foi divulgado nesta segunda-feira (20). As provas foram realizadas neste domingo (19) em seis cidades do estado. Mais de 6,5 mil candidatos estavam inscritos, mas apenas 5 mil compareceram, o que representa um índice de abstenção de 21%.
Confira o gabarito preliminar
O processo seletivo oferece 680 vagas no ensino superior para o próximo semestre. Os estudantes que quiserem, poderão apresentar recursos contra os gabaritos.
O gabarito definitivo será publicado dia 6 de janeiro e as aulas estão previstas para iniciar, presencialmente, dia 1° de fevereiro.
As oportunidades são nos cursos de administração, ciências contábeis, direito, enfermagem, engenharia agronômica, letras, medicina, pedagogia, serviço social, sistemas de informação e tecnologia em gestão do agronegócio.
A Unitins ressalta que o cronograma oficial está disponível no Portal da Unitins e que os candidatos aprovados só poderão se matricular com a apresentação da comprovação do início do ciclo vacinal contra a Covid-19, conforme Resolução aprovada pelos Conselhos Superiores.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo do Tocantins anuncia aulas 100% presenciais em 2022


Ano letivo está previsto para começar no dia 1º de fevereiro e calendário completo ainda não foi divulgado. Aulas deverão ser presenciais em 2022 no Tocantins
Esequias Araújo/Governo do Tocantins
O secretário executivo da Educação, Fábio Vaz, que está respondendo interinamente pela pasta, anunciou nesta segunda-feira (20) que o ano letivo de 2022 deverá ser 100% presencial na rede estadual. Ele acrescentou ainda que o calendário deve começar no dia 1º de fevereiro, mas ainda não informou o restante das datas. O anúncio foi durante a entrega da obra de um Colégio Militar em Guaraí, na região central.
Veja como ficou o calendário na rede municipal de Palmas
“Nossos alunos estão há dois anos sem aulas convencionais, dia 1º de fevereiro retomaremos todas as aulas presenciais no Tocantins e acredito que nossa equipe escolar esteja preparada. Agora, nossa parte é organizar o futuro”, declarou Fábio Vaz. Desde agosto, as aulas no Tocantins são em formato híbrido.
Em outubro, um balanço da Seduc informou que das 494 unidades de ensino, 359 retornaram às atividades educacionais no formato híbrido com revezamento entre ensino presencial e à distância. As outras 135 escolas seguem no ensino remoto.
Na última semana, durante uma reunião na sede do Ministério Público do Tocantins, o próprio secretário executivo tinha adiantado que o governo emitiria um decreto sobre o tema. O texto deverá orientar os prefeitos de cidades que ainda não tiverem aulas presenciais a retomar este formado, mas a decisão final caberá a cada gestor, conforme a realidade local.
O governador em exercício Wanderlei Barbosa (Sem partido) também estava presente no evento. Ele aproveitou a solenidade para anunciar novas obras em estradas, mas não informou prazos para o início dos trabalhos. Disse que serão feitas ligações entre Itacajá e Itapiratins; também de Santa Maria até Recursolândia passando por Centenário e ainda entre cidades da região do Jalapão.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Câmara de Palmas aprova orçamento de R$ 1,7 bilhão para 2022


Também foi aprovado o Plano Plurianual, que prevê que entre 2022 e 2025 a prefeitura terá R$ 7,4 bilhões de orçamento. Orçamento foi aprovado na última sessão do ano
Chico Sisto/Câmara de Palmas
A Câmara de Vereadores de Palmas aprovou nesta segunda-feira (20) a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 para a capital. O documento prevê que a prefeitura terá um orçamento de R$ 1,7 bilhão para trabalhar ao longo do próximo ano. O valor é 16% maior que o de 2021, quando o orçamento foi de R$ 1,5 bilhão.
Também foi aprovado o Plano Plurianual de 2022-2025. O PPA tem uma estimativa de receita de R$ 7,4 bilhões para a capital nos próximos quatro anos. As duas peças foram aprovadas por unanimidade. O orçamento segue o que foi determinado por consulta pública como prioridade de investimento.
Em 2022, a prioridade é para a pasta da educação, que ficou com um orçamento de R$ 447 milhões. O valor é 21,37% maior que o de 2021. A área da saúde tem o segundo maior orçamento, com R$ 299,5 milhões para o próximo ano. A execução destes valores depende da arrecadação de tributos e impostos ficar dentro da expectativa da prefeitura.
A Câmara informou que a LOA foi aprovada com 98 emendas, que são as alterações feitas pelos vereadores. Na mesma sessão, foram aprovadas três leis que declaram algumas instituições de utilidade pública. Esta foi a última sessão de 2021.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Lixão é isolado após caixas com supostos explosivos serem encontradas


Equipe especializada foi chamada para confirmar se realmente são explosivos e avaliar a melhor forma de desativá-los. Polícia recebeu ligação anônima com a informação. Caixas com o que parecem ser explosivos foram encontradas em lixão
Divulgação
O lixão municipal da cidade de Alvorada, no sul do Tocantins, foi isolado nesta segunda-feira (20) após a descoberta de caixas contendo o que parecem ser ‘bananas’ de dinamite. A Polícia Civil da cidade recebeu uma ligação anônima informando a localização dos explosivos. São pelo menos sete caixas fechadas e algumas outras abertas que estão espalhadas pelo local.
Uma equipe especializada de Palmas foi chamada para ir até Alvorada confirmar se realmente são explosivos e avaliar a melhor forma de desativá-los. Peritos também foram chamados ao lixão para procurar pistas de quem pode ter deixado as caixas no local.
Não houve nenhum registro recente de crimes envolvendo o uso deste tipo de explosivo na região. A dinamite é muito usada por quadrilhas que querem arrombar cofres ou caixas eletrônicos.
Equipes foram chamadas em Palmas para avaliar se são realmente bananas de dinamite
Divulgação
Pelo menos sete caixas foram encontradas no lixão
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Palmas divulga o calendário escolar da rede municipal para 2022; veja as datas


Ano letivo começa no dia 31 de janeiro. Estudantes da zona rural seguirão calendário diferente dos que estão na área urbana da capital. Estudantes em sala de escola da rede municipal de Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
A Prefeitura de Palmas divulgou nesta segunda-feira (20) o calendário escolar da rede municipal para 2022. As aulas serão retomadas no dia 31 de janeiro e devem seguir até o dia 22 de dezembro. O mês de julho será inteiramente de férias escolares. Confira as datas:
1º bimestre – 31 de janeiro até 15 de abril
2º bimestre – 18 de abril até 30 de junho
3º bimestre – 3 de agosto até 14 de outubro
4º bimestre – 17 de outubro até 22 de dezembro
A cidade trabalha com dois calendários, um para as escolas urbanas e outro para as escolas rurais. Ao todo, os estudantes da área urbana terão três dias de aulas a mais que os da zona rural por causa de sábados letivos extras que estão previstos para os dias 26 de fevereiro, 13 de agosto e 10 de dezembro.
Veja o calendário das escolas urbanas
Veja o calendário das escolas rurais
Além disso, no calendário da zona rural, as sextas-feiras serão dedicadas ao projeto ‘Tempo em Comunidade’ (TC). O objetivo é que a realização de atividades fora das salas de aula, nas comunidades em que os alunos moram. Desde outubro de 2021, as aulas na rede municipal de Palmas já estão em formato 100% presencial.
Ao todo, Palmas tem 78 unidades escolares. Na zona rural serão 200 dias letivos e na zona urbana 203. O calendário de matrículas ainda não foi divulgado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

BR-153 terá interdições para operação tapa-buracos na região sul do Tocantins


Ecovias do Araguaia informou ainda que também estão previstas obras no trecho da estrada que passa por Goiás. Obras de recuperação da pista na BR-153
Ecovias do Araguaia/Divulgação
A BR-153, rodovia mais movimentada do Tocantins, terá interdições a partir desta segunda-feira (20) em trechos na região sul do estado para uma operação tapa-buracos. As obras serão entre os quilômetros 640 e 677 da rodovia, perto da cidade de Gurupi, e a partir do km 760, de Alvorada do Tocantins até a divisa com Goiás. As equipes estarão na pista entre 6h e 18h e a expectativa é que o serviço esteja concluído até a quarta-feira (22)
Além do Tocantins, também estão sendo feitos reparos em trechos da mesma rodovia em várias cidades de Goiás. A responsável pelas obras é a Ecovias do Araguaia, concessionária que venceu o leilão para administrar o trecho no começo do ano e que deve assumir a gestão operacional da rodovia a partir de abril de 2022.
Nos trechos da operação tapa-buracos , haverá pare e siga, por isso os motoristas que forem passar pelos locais devem sair com antecedência. Também há serviços de roçagem e limpeza do sistema de drenagem sendo feitos em outros pontos, mas nestes casos não será necessário bloquear a pista.
A própria concessionária informou que a previsão de término dos serviços pode ser alterada por causa das condições climáticas. Os condutores devem redobrar a atenção nos trechos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vacinas contra Covid-19 só serão distribuídas após solicitação prévia dos municípios para evitar perdas


Segundo o governo, 102 cidades encaminharam ofício pedindo a suspensão do envio de novos imunizantes. Em novembro mais de 22 mi doses da Pfizer foram perdidas devido à baixa procura nos postos de saúde. Vacinas da Pfizer foram perdidas em municípios do Tocantins
Francisca Coelho/MPTO
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) decidiu alterar a forma de distribuição de vacinas contra Covid-19 aos municípios. Desde a semana passada as doses só estão sendo disponibilizadas após solicitação prévia de cada secretaria municipal. Segundo o governo, 102 cidades encaminharam ofício pedindo a suspensão do envio de novos imunizantes.
Em novembro, o Conselho de Secretarias de Saúde afirmou que 80% dos municípios estavam com doses em estoque que precisam ser aplicadas ou serão perdidas. Depois, cidades do norte do estado perderam mais de 22 mil doses devido à baixa procura por parte da população.
Ainda segundo a SES, existem municípios que estão sem retiraram as vacinas destinadas desde o dia 22 de novembro de 2021. “Com essa medida, almejamos evitar desperdício de imunizantes, além de aperfeiçoar a entrega das vacinas aos municípios”, explicou a gerente de imunização, Diandra Sena.
As vacinas enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde são recebidas em Palmas e disponibilizadas nas unidades do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), na capital e em Araguaína, além de serem distribuídas em unidades móveis nas regiões sul e sudeste do estado.
Entrega de vacinas
Durante o período de Natal e Ano Novo haverá alteração na entrega de vacinas. De acordo com a SES, no período de 20 a 31 de dezembro de 2021 e de 3 a 07 de janeiro de 2022 não serão realizadas as distribuições semanais descentralizadas para as regiões de saúde Ilha do Bananal (Gurupi) e Sudeste (Dianópolis).
Os municípios que fazem parte dessas áreas, junto com os demais municípios, deverão retirar as vacinas contra Covid-19 na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos em Palmas e no polo de Imunização de Araguaína.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Obras da prefeitura são parcialmente paralisadas por causa de chuvas acima da média


A gestão informou que Palmas recebeu mais do que o dobro da quantidade de chuva esperada desde o fim da estiagem. Apenas serviços mais simples, que não precisam do solo seco, continuarão sendo realizados. Prefeitura anunciou paralisação de parte das obras
Regiane Rocha/Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas informou que está paralisando parcialmente as obras de drenagem, rejuvenescimento asfáltico e sinalização na cidade. O motivo é que as chuvas acima da média encharcaram o solo e acabaram inviabilizando a continuidade dos serviços. Desde o começo do período chuvoso a cidade recebeu mais que o dobro do volume de água que era esperado, segundo os dados da Defesa Civil.
O município informou que apenas serviços que não dependem do solo seco seguirão sendo realizados, como a concretagem de meio-fio e calçadas e a execução de bocas de lobo. A cidade tem quatro frentes de obras abertas, sendo a mais avançada delas na região norte.
Lote 1 – Arnes e avenidas adjacentes – 93%
Lote 2 – Avenidas e quadras centrais e industriais – 74%
Lote 3 – T-20, T-21 (Jardim Taquari) – 85%
Lote 4 – T-30, T-31, T-32, T-33 (Jardim Taquari) – 72,21%
A paralisação interrompe a contagem do prazo de execução das obras, segundo a prefeitura. O retorno depende da melhora das condições meteorológicas.
Chuvas intensas
Até o momento, o mês com chuvas mais intensas em Palmas foi novembro, quando a cidade recebeu o triplo do volume de chuvas que tinha sido registrado no mesmo período de 2020. Foram 433,6 milímetros este ano contra 97,5 no ano anterior. A previsão para os próximos dias é que as chuvas continuem intensas.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os 16 primeiros dias de dezembro de 2020 receberam 97,2 mm de chuvas, enquanto a mesma época de 2021 já são 160,6 mm. Normalmente, o período chuvoso no Tocantins segue até o mês de abril.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins