Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Obras da prefeitura são parcialmente paralisadas por causa de chuvas acima da média


A gestão informou que Palmas recebeu mais do que o dobro da quantidade de chuva esperada desde o fim da estiagem. Apenas serviços mais simples, que não precisam do solo seco, continuarão sendo realizados. Prefeitura anunciou paralisação de parte das obras
Regiane Rocha/Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas informou que está paralisando parcialmente as obras de drenagem, rejuvenescimento asfáltico e sinalização na cidade. O motivo é que as chuvas acima da média encharcaram o solo e acabaram inviabilizando a continuidade dos serviços. Desde o começo do período chuvoso a cidade recebeu mais que o dobro do volume de água que era esperado, segundo os dados da Defesa Civil.
O município informou que apenas serviços que não dependem do solo seco seguirão sendo realizados, como a concretagem de meio-fio e calçadas e a execução de bocas de lobo. A cidade tem quatro frentes de obras abertas, sendo a mais avançada delas na região norte.
Lote 1 – Arnes e avenidas adjacentes – 93%
Lote 2 – Avenidas e quadras centrais e industriais – 74%
Lote 3 – T-20, T-21 (Jardim Taquari) – 85%
Lote 4 – T-30, T-31, T-32, T-33 (Jardim Taquari) – 72,21%
A paralisação interrompe a contagem do prazo de execução das obras, segundo a prefeitura. O retorno depende da melhora das condições meteorológicas.
Chuvas intensas
Até o momento, o mês com chuvas mais intensas em Palmas foi novembro, quando a cidade recebeu o triplo do volume de chuvas que tinha sido registrado no mesmo período de 2020. Foram 433,6 milímetros este ano contra 97,5 no ano anterior. A previsão para os próximos dias é que as chuvas continuem intensas.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os 16 primeiros dias de dezembro de 2020 receberam 97,2 mm de chuvas, enquanto a mesma época de 2021 já são 160,6 mm. Normalmente, o período chuvoso no Tocantins segue até o mês de abril.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Confira o cronograma da vacinação itinerante contra Covid-19 e gripe nesta semana em Palmas


Programação começa nesta segunda-feira (20) e segue até quinta-feira (23) sem necessidade de agendamento. Atendimentos fazem parte do programa ‘Mega Vacinação’. Jovem recebe vacina em ônibus adaptado
Lia Mara/Prefeitura de Palmas
A Secretaria de Saúde de Palmas divulgou o cronograma da ‘Mega Vacinação’ desta semana. O atendimento itinerante será feito em escolas, espaços públicos, estação de ônibus e em um shopping da capital. Serão oferecidas as doses da vacina contra Covid-19 e gripe.
O cronograma começa nesta segunda-feira (20) e segue até quinta-feira (23) sem necessidade de agendamento.
As doses contra Covid estão disponíveis para população acima de 12 anos. O reforço é oferecido para as pessoas com mais de 18 anos. Para se vacinar basta comparecer aos locais com documento pessoal (RG e CPF), cartão de vacinação e cartão do SUS.
Além dos pontos de vacinação itinerante o município também segue vacinando nas unidades básicas de saúde.
Prazos
A segunda dose dos imunizantes da Coronavac e Pfizer é administrada 21 dias após a primeira. No caso da Janssen o prazo é de 60 dias após a primeira dose e a para a Astrazeneca são 90 dias.
A dose de reforço é oferecida quatro meses após a aplicação da segunda dose de qualquer imunizante para quem tem mais de 18 anos. Os imunossuprimidos podem tomar a dose de reforço com 28 dias após a data da segunda dose.
Programação
Segunda-feira (20)
9h às 17h – Colégio ETI Caroline Campelo – Setor Santa Fé ll
Terça-feira (21)
17h às 20h – Espaço Cultural – Natal Luz
Quarta-feira (22)
8h às 12h – Colégio ETI Margarida Lemos – Setor Lago Sul
16h às 20h – Estação Javaé – Taquaralto
Quinta-feira (23)
10h às 16h – Palmas Shopping
17h às 20h – Espaço Cultural – Natal Luz
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mulher é presa suspeita de matar marido a facadas e diz à polícia que cometeu crime após ser agredida com cadeira

Crime aconteceu no residencial Araras I, na região sul de Palmas. Mulher ainda tentou fugir do local, mas foi encontrada pela polícia com a arma do crime. Uma mulher de 34 anos foi presa pela Polícia Militar na noite deste domingo (19) suspeita de matar o marido a facadas no residencial Araras I, na região sul de Palmas. De acordo com a polícia, ela contou que havia sido agredida com uma cadeira e usou a faca para se defender.
O crime aconteceu por volta das 18h30. Natalino Vinícius Gomes da Silva, de 33 anos, foi atingido com golpes nas costas e no abdômen.
Uma testemunha relatou que o casal começou a discutir no interior da casa por volta das 18h. Pouco tempo depois o homem saiu correndo e caiu na rua em frente ao imóvel. O Samu foi chamado e tentou reanimar Natalino, mas ele não resistiu e morreu no local.
A mulher fugiu, mas foi encontrada pela Polícia Militar ainda com a arma do crime e levada para a delegacia da Polícia Civil, onde foi autuada em flagrante. A Secretaria de Segurança Pública informou que o caso está sendo investigado pela 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

VÍDEO: Carro pega fogo após motorista bater em poste perto do aeroporto de Palmas


Imagens mostram veículo sendo tomado pelas chamas. Segundo Corpo de Bombeiros, automóvel ficou completamente destruído. Carro pega fogo após bater em um poste no Aureny III, sentido aeroporto
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um carro pegando fogo após bater em um poste de energia. O acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (20) perto do aeroporto de Palmas, no Jardim Aureny III.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista é um funcionário da Infraero. Assim que ele bateu na estrutura, o carro pegou fogo e teve perda total. O condutor não se feriu.
Os militares foram chamados por volta das 7h21 e fizeram o rescaldo, cujo objetivo é apagar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas. Não há informações sobre o que causou a colisão.
Carro pega fogo após bater em um poste na capital
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Joaquim Quinta, ex-prefeito de Araguaína, morre aos 88 anos por insuficiência respiratória


Ele estava internado em Goiânia desde o dia 11 de dezembro. Durante a vida política, Joaquim Quinta deixou legado de importantes obras na cidade. Joaquim de lima Quinta morreu após quadro de insuficiência respiratória
Arquivo Pessoal
O ex-prefeito de Araguaína Joaquim de Lima Quinta, de 88 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (20) no Instituto do Rim de Goiânia (GO). Ele estava internado desde o dia 11 de dezembro e não resistiu ao quadro de insuficiência respiratória.
Joaquim de Lima Quinta era fazendeiro e auditor fiscal aposentado. Na vida política ele foi deputado estadual de Goiás e prefeito de Araguaína por dois mandatos, entre 1977 e 1982 e também entre 1993 a 1996.
Enquanto prefeito foi responsável por diversas obras como a implantação das Avenidas Santos Dumont e Cônego João Lima, além da construção do aeroporto e do mercado municipal.
Joaquim era pai de quatro filhos. Ele também deixa 12 netos e 24 bisnetos.
Diversos políticos emitiram nota lamentando a morte do ex-prefeito, entre eles o governador em exercício Wanderlei Barbosa, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues e o deputado federal Tiago Dimas.
“Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos neste momento de dor”, disse o atual prefeito de Araguaína em nota.
Ainda não há informação sobre o velório e sepultamento.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Carro pega fogo enquanto motorista trafegava por rua de Araguaína


Condutora tentou apagar as chamas com extintor, mas não conseguiu fazer o controle. Incêndio afetou o motor e o painel do automóvel. Carro pega fogo em Araguaína
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Um carro pegou fogo enquanto a motorista trefegava pela rua Pará, no setor Urbano, de Araguaína, neste domingo (19). Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher dirigia quando percebeu a fumaça e as chamas saindo do capô.
Ao Corpo de Bombeiros, a condutora informou que parou o veículo e tentou apagar o fogo com um extintor, mas não teve êxito. Por isso, acionou os bombeiros.
A equipe chegou ao local e após alguns minutos fez o combate. O fogo estava concentrado na parte do motor e no painel. Os militares precisaram fazer o corte do cabo da bateria, que causava um curto circuito. Não houve vítimas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Motorista de caminhonete atinge carros estacionados, tenta fugir e atropela pedestre na TO-050

Seis pessoas ficaram feridas no acidente e foram socorridas por equipes dos Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de urgência (Samu). O motorista de uma caminhonete se envolveu em vários acidentes na noite deste domingo (19), na TO-050, perímetro urbano de Palmas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o condutor teria atingido vários carros estacionados às margens da via e, ao fugir, acabou atropelando um pedestre.
Seis pessoas ficaram feridas. Duas delas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros: Geovanio Barbosa Vieira, de 38 anos, que teve lesão na cabeça e fêmur após o atropelamento e foi levado para o HGP. E Gustavo Alves dos Santos, de 19 anos, encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento Norte.
As outras quatro vítimas com ferimentos foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A caminhonete que se envolveu nos acidentes tem placas de Diadema (SP) e não foi encontrada.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Bebê com cistos na cabeça está há um mês esperando cirurgia neurológica na rede pública


Procedimento não é feito no Tocantins e mãe cobra uma reposta do governo. Menino passa os dias tendo febre e até convulsões. Justiça determina realização de cirurgias neurológicas no Tocantins
O pequeno Kayque tem 1 ano e seis meses de vida e está há quase um mês internado na ala infantil do Hospital Geral de Palmas (HGP). A mãe conta que ele passou por um procedimento, mas continua com cistos na cabeça. Agora ele está aguardando uma cirurgia neurológica que não é feita no Tocantins.
“O neném fez a cirurgia, colocou a DVP [dispositivo usado para aliviar a pressão] do lado esquerdo, mas a DVP só vai resolver o problema do líquido acumulado na cabeça dele. Eu quero que tire os cisto porque acaba o problema. Quero uma resposta para tirar isso e a gente ir embora”, disse a dona de casa Dandaria Alves.
A mãe ainda conta que a situação dele está cada vez pior. O menino passa os dias tendo febre e até convulsões. Ele chegou a ser avaliado por três médicos diferentes, mas até agora nem cirurgia e nem transferência foram marcados. “Eu ouvi uma conversa que disse que era para dar alta, mas eu vou recusar porque não tem condições de eu voltar para casa com ele daquele jeito”, lamentou a mãe.
A Justiça determinou que o governo do estado precisa regularizar imediatamente o serviços de neurocirurgia na rede pública estadual. Segundo a decisão todos os pacientes internados na ala neurológica há pelo menos 30 dias precisam passar pelo procedimento.
Bebê aguarda cirurgia na rede pública do Tocantins
Reprodução
A decisão foi proferida em uma ação conjunta entre Defensoria Publica e Ministério Público do estado. “Tem falta de profissionais, não temos cirurgiões em número adequado, não tem leito de UTI que garanta que essas cirurgias sejam realizadas”, disse o defensor Arthur Luiz Pádua.
As cirurgias devem ser feitas primeiro nos pacientes mais graves e o estado tem 30 dias para provar que cumpriu a determinação. A decisão também prevê que todos os meios técnicos sejam garantidos, inclusive leitos de UTI.
“Não houve um aumento extraordinário nesse serviço da neurocirurgia. Então, neste momento o juiz determina que se garanta os leitos de UTI de retaguarda para os pacientes que precisam do acesso a essa cirurgia e que se estabeleçam quais são as outras necessidades e sejam garantidas de maneira permanente”, disse a promotora Araína D’alessandro.
Quem espera pela solução cobra seus direitos. “Eu quero resposta para que eu possa levar ele para casa e ter certeza de que não vai brincar e de repente bate a cabeça e morre. É isso que eu quero”, disse a mãe.
O que diz a secretaria
A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que o Kayque vem recebendo cuidados da equipe multiprofissional do Hospital Geral de Palmas e o procedimento que ele precisa não é feito nas unidades hospitalares do Tocantins.
Também afirmou que o pedido de tratamento foi solicitado e está regulado no núcleo interno, aguardando a transferência do paciente para realização do procedimento.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vacinação contra a Covid em Gurupi ficará disponível em duas unidades de saúde até o fim de dezembro


Desta segunda-feira (20) até o dia 30 deste mês, as doses serão aplicadas nas Unidades de Saúde Sol Nascente e na Rosendo, localizada na rua 15. Duas unidades de saúde oferecerão vacina contra a Covid-19 nesse fim de ano em Gurupi
Prefeitura de Gurupi/Divulgação
A vacinação contra a Covid-19 em Gurupi, sul do Tocantins, ficará disponível em apenas duas unidades de saúde até o fim de dezembro, por causa do recesso de fim de ano.
Desta segunda-feira (20) até o dia 30 deste mês, a aplicação ocorrerá nos seguintes locais: UBS Sol Nascente e na UBS Rosendo, localizada na Rua 15.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos dias em que houver ponto facultativo, 24 e 31, e também nos feriados, não terá vacinação, pois as unidades estarão fechadas.
Estarão à disposição da comunidade os quatro imunizantes: Pfizer, AstraZeneca, Coronavac e Janssen.
Para tomar a 1ª, 2ª ou 3ª, a pessoa precisa comparecer em uma destas unidades levando o cartão de vacina e um documento de identificação. Lembrando que, no caso de menores de idade, será necessário um responsável para assinar o termo de consentimento.
O município reforçou que reduziu o intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose passou a ser de 4 meses e não mais de 5 meses.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mudanças no trânsito do centro de Araguaína começam a valer nesta segunda-feira (20)


A rua Aquiles de Pina passará a ter sentido único. Alteração faz parte de uma série de mudanças adotadas para evitar congestionamentos e a passagem de pedestres. Rua Aquiles de Pina passará a ter sentido único a partir de segunda-feira (20)
Divulgação
Os motoristas de Araguaína devem ficar atentos para mudanças no trânsito do centro da cidade nesta segunda-feira (20). A Rua Aquiles de Pina passará a ter sentido único, da Marginal Neblina para a Avenida Santos Dumont.
A Prefeitura informou que a alteração faz parte de uma série de medidas que estão sendo adotadas para melhorar a circulação de veículos na cidade, evitar congestionamentos e facilitar a passagem de pedestres.
O morador que estiver saindo da Avenida Santos Dumont deverá redobrar os cuidados para não entrar na contramão. Os agentes de trânsito estarão no local nos primeiros dias da alteração para realizar um trabalho educativo e ajudar na orientação dos motoristas, segundo o município.
De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia e Planejamento da ASTT, Antônio Ferraz Júnior, um estudo técnico foi feito e levou em consideração a estrutura da rua e o fluxo de veículos no local.
“A via é mão dupla e permite estacionar em ambos os lados e ainda é estreita e conta com uma curva acentuada, próximo à esquina que compromete a segurança de seus usuários e diminui a capacidade de fluidez”, disse ele.
A alteração também tem como objetivo evitar o congestionamento, já que o fluxo de veículos no local é intenso.
“A via tem hoje uma das saídas para a Avenida Marginal Neblina e essa saída ficaria bastante comprometida, pois a Marginal irá receber um intenso fluxo de veículos vindo do Centro, Entroncamento e ainda num futuro bem próximo, da própria Via Norte”, finalizou o diretor.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins