Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Jacaré aparece na área de banho da Praia das Arnos e surpreende visitantes


Conforme os relatos, animal tinha aproximadamente três metros de comprimento. Bicho permaneceu por algum tempo na beirada e depois foi embora; comerciantes cobram manutenção na tela de proteção. Jacaré aparece na área de banho da Praia das Arnos
Um jacaré apareceu na área de banho da Praia das Arnos em Palmas nesta semana. Imagens feitas por visitantes mostram o animal de grande porte na margem da água. O bicho permanece por algum tempo na beirada e depois volta a submergir.
O presidente da associação dos comerciantes da praia, Cícero Ribeiro, confirmou as imagens e disse que conforme os relatos o animal tinha aproximadamente três metros. Segundo ele, o jacaré foi embora e não apareceu novamente no local.
Jacaré apareceu na Praia das Arnos
Reprodução
As praias de Palmas são formadas pelo enchimento do lago da usina hidrelétrica no Rio Tocantins e por isso é comum a presença de jacarés, arraias e até piranhas. Por causa dos riscos o município possui telas de proteção nas principais praias.
Apesar disso já foram registrados outros casos de animais dentro da área de proteção. Em abril deste ano, por exemplo, outro jacaré apareceu na Praia da Graciosa. Os bombeiros chegaram a fazer buscas, mas não conseguiram localizar o animal.
Cícero Ribeiro informou que há muito tempo a tela de proteção da Praia das Arnos não recebe manutenção.
O g1 questionou a Prefeitura de Palmas sobre o surgimento do animal e a recuperação das telas, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Suspeito de matar adolescente de 14 anos após fim de namoro é denunciado pelo Ministério Público


Crime aconteceu em Colméia, na região centro-norte do estado, no início de novembro. Suspeito do crime foi preso tentando fugir da cidade
Divulgação/Polícia Civil
A1ª Promotoria de Justiça de Colméia apresentou denúncia contra o suspeito de assassinar a adolescente Ana Júlia Pereira, de 14 anos, no último mês de novembro. A menor foi esfaqueada dentro da casa da avó porque o homem não aceitava o fim do relacionamento.
Conforme o Ministério Público Estadual, o suspeito de 18 anos e a vítima mantinham um relacionamento amoroso e tiveram dois filhos. A jovem tentou terminar o relacionamento, mas ele não aceitou.
O caso foi investigado pela 45ª Delegacia de Polícia de Colméia, na região centro-norte do estado. Na época a polícia informou que a jovem estava sendo perseguida pelas ruas e entrou na casa da avó para tentar se proteger. Ela foi atingida por golpes de faca no tórax e no braço.
A adolescente chegou a ser socorrida, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu. O suspeito foi preso no mesmo dia enquanto tentava fugir da cidade em um carro.
O suspeito foi denunciado por feminicídio. O MPE também afirma que os fatos foram praticados por motivo torpe e com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. A denúncia agora será analisada pela Justiça.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Decoração de Natal é alvo de vandalismo em praça de Paraíso do Tocantins


Vândalos quebraram um túnel de luzes que tinha sido instalado na Praça José Torres. Segundo o município, depredações têm sido registradas também em outros espaços públicos do município. Túnel de luzes foi danificado por vândalo
Prefeitura de Paraíso/Divulgação
Parte da decoração de Natal montada na Praça José Torres, em Paraíso do Tocantins, foi alvo de vandalismo na madrugada desta sexta-feira (17). Os vândalos quebraram um tipo de túnel de luzes que tinha sido instalado no local pelo município.
A decoração faz parte do Projeto Encantos de Natal Edição 2021 e foi inaugurada no final de novembro. Os enfeites e a iluminação atraem famílias de Paraíso e cidades vizinhas que vão às praças para fazer os registros natalinos, fomentando o turismo e a economia local.
O caso foi denunciado à polícia. Vandalismo e dano ao patrimônio público são crimes previstos no artigo 163 do Código Penal. A pena pode ser prisão e multa.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Tocantins completa uma semana sem atualização nos dados da pandemia após ataque hacker ao Ministério da Saúde

Agendamento de consultas e procedimentos foi impactado em Araguaína. No sul do estado, Gurupi precisou adaptar a vacinação por não acessar histórico de moradores. Nesta sexta-feira (17) o Tocantins completa uma semana sem atualizar os dados da pandemia de coronavírus. Os últimos números sobre casos, mortes e vacinação foram divulgados no dia 9 de dezembro. Depois disto os sistemas do Ministério da Saúde sofreram ataques hackers e até agora não foram restaurados.
A vacinação segue sendo realizada em todo estado. Alguns municípios possuem sistema próprio e em outros o histórico de vacinas está indisponível.
LEIA TAMBÉM
Ataque hacker ao Ministério da Saúde deixa sistemas indisponíveis e estado não notifica novos casos e mortes por Covid
Em Gurupi, no sul do estado, a Secretaria de Saúde começou a usar um termo de responsabilidade para os usuários assinarem antes da aplicação da primeira dose (D1), atestando não terem recebido nenhuma vacina contra Covid anteriormente. A medida foi necessária porque não está sendo possível analisar o histórico de vacinação.
Durante este período também houve registro de dificuldade para marcação de consultas e procedimentos médicos em Araguaína, no norte do estado. Isso porque o município ficou sem acesso ao sistema de regulação. O g1 questionou a situação nesta sexta-feira (17) e aguarda resposta.
Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde possui sistemas próprios e não registrou problemas para agendamento e vacinação. Consultas e exames nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos demais serviços de saúde da rede pública de Palmas também não sofreram impacto.
A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta sexta-feira (17) que todo o domínio saúde.gov.br está inoperante, o que causa falta de acesso em vários sistemas. A SES não detalhou quais serviços estão sendo impactados.
“A equipe DATASUS está trabalhando na restauração dos dados. A SES-TO aguarda que tudo se regularize para voltar a emitir os Boletins Epidemiológicos do Estado”, afirmou em nota.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

TCE manda ex-prefeita devolver dinheiro usado para pagar salário e viagem do marido


Segundo Tribunal de Contas do Tocantins, marido de ex-prefeita de Arapoema atuou como chefe de gabinete entre 2019 e 2020, mas recebia salário de secretário. Ex-prefeita e marido terão que devolver dinheiro gasto de forma irregular à Prefeitura de Arapoema
Prefeitura de Arapoema/Divulgação
O Tribunal de Contas do Tocantins determinou que a ex-prefeita de Arapoema, Lucineide Parizi Freitas, conhecida como Professora Lu, e o marido, Renato de Freitas Junior, devolvam aos cofres da prefeitura cerca de R$ 50 mil gastos de forma irregular.
O g1 tenta contato com os citados na reportagem para comentar a decisão do TCE.
Parte do dinheiro foi gasto indevidamente entre fevereiro de 2019 a julho de 2020, quando o marido da então prefeita atuava como chefe de gabinete, mas recebia salário não compatível com o cargo.
Segundo o TCE, nesse período, Rogério teria recebido a remuneração equivalente a de secretário, inclusive com 13º salário e 1/3 de férias. O TCE apurou que o total pago indevidamente é de R$37.873,50.
Além disso, o marido da ex-prefeita teve passagens aéreas pagas pela prefeitura para uma viagem ao Panamá. No entanto, o TCE confirmou que a viagem não teve qualquer proveito para o município, já que Renato sequer embarcou para o destino. O prejuízo nesse caso foi de R$ 11.866,36.
Professora Lu venceu as eleições de 2016 com 33,90% dos votos, mas foi derrotada no último pleito. Em abril do ano passado, dois equipamentos agrícolas da Prefeitura de Arapoema foram apreendidos pela promotoria de Justiça porque supostamente estavam sendo utilizados na propriedade da então prefeita da cidade.
Na época, o jurídico da prefeita Lucineide Parizi informou à reportagem da TV Anhanguera que o maquinário estava em frente à propriedade da prefeita porque havia sido utilizado na manutenção da estrada de uma rota escolar e que o equipamentos estavam apenas aguardando para serem recolhidos. Afirmou ainda que ela não fez uso pessoal das máquinas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Justiça libera 109 presos para saída temporária durante o Natal em Palmas


Detentos poderão sair no dia 22 de dezembro e terão que voltar até o dia 28. Foram beneficiados os presos que estão no regime semiaberto. Justiça autoriza saída temporária de 109 presos durante o Natal
A 4ª Vara Criminal de Palmas permitiu a saída temporária de 109 presos durante o período das festas de Natal. Eles serão liberados a partir das 8h do dia 22 de dezembro com retorno determinado para o dia 28 de dezembro, até às 18h.
Serão beneficiados os presos que cumprem pena em regime semiaberto. Durante o benefício eles deverão ser monitorados com tornozeleira eletrônica e terão que fornecer à Central de Monitoramento o endereço de onde poderão ser encontrados.
Os presos também deverão permanecer em casa durante o período noturno e estão proibidos de frequentar bares, casas noturnas e estabelecimentos similares.
A decisão do juiz da 4ª Vara também negou o pedido de outros presos que não cumpriram o tempo mínimo de pena ou que cometeram infrações disciplinares como desviar da rota ou sair de casa no horário de recolhimento, no período dos últimos 12 meses.
Todos os presos liberados devem usar tornozeleiras eletrônicas
Miller Freitas/Governo do Tocantins/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Polícia Civil prende suspeito de matar agricultor durante tentativa de invasão em fazenda


Crime aconteceu em abril de 2018 em uma propriedade de Porto Nacional, na região central do estado. Suspeito era considerado foragido e foi encontrado em um carro na TO-255. José Carlos Evangelista de Souza está foragido
Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (16) o suspeito de matar o agricultor Martiliano Avelino Dias, conhecido como Martim da Garapa. O crime aconteceu em abril de 2018 em uma fazenda de Porto Nacional, na região central do estado, após uma discussão por causa de uma plantação de feijão com sem terras que estariam tentando invadir a propriedade. O investigado é José Carlos Evangelista de Souza, de 48 anos, que era considerado foragido desde outubro do mesmo ano.
O g1 ainda tenta contato com a defesa do suspeito preso.
Segundo a polícia, há cerca de duas semanas os investigadores da 7ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (7ª DEIC) tomaram conhecimento de que o foragido estaria na região de Porto Nacional e se deslocava constantemente em um veículo de cor vinho, entre os municípios de Brejinho de Nazaré e Ipueiras.
Nesta quinta-feira uma equipe intensificou as buscas e localizou o carro com as mesmas caraterísticas seguindo de Fátima para Porto Nacional, pela TO-255. No veículo foram encontrados José Carlos e uma mulher de 47 anos. Os dois estavam armados e foram presos.
“A Polícia Civil do Tocantins nunca mediu esforços para solucionar o crime e dar uma resposta afirmativa para a sociedade, uma vez que se trata de um crime cruel, onde a vítima foi morta com vários disparos de arma de fogo e não teve chance de se defender”, disse o delegado Túlio Pereira Motta, chefe da 7ª DEIC.
O casal foi levado para a 11ª Central de Atendimento da Polícia Civil, de Porto Nacional. Os dois foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e o delegado também cumpriu a ordem de prisão contra José Carlos.
O suspeito foi encaminhado para a Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional, onde está à disposição da justiça. A mulher pagou fiança e vai responder por porte ilegal de arma de fogo em liberdade.
O crime
Martin da Garapa foi assassinado a tiros em Porto Nacional
Divulgação
As investigações da Polícia Civil apontaram que Martiliano foi morto após confrontar um grupo de pessoas que estaria tentando invadir uma área e começaram a destruindo sua plantação de feijão.
O fazendeiro estaria falando com o suspeito e foi baleado com três disparos de arma de fogo. Ele ainda tentou voltar para o seu veículo e buscar socorro, mas não resistiu e morreu no local.
Pouco tempo depois a polícia identificou José Carlos como autor dos disparos e conseguiu um mandado de prisão contra ele. Só que o suspeito não foi localizado e passou a ser considerado foragido da Justiça. Em outubro de 2018 a polícia divulgou a foto dele e abriu uma linha para denúncias.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Gurupi reduz intervalo para aplicação da dose de reforço contra Covid-19


Moradores podem receber a terceira vacina no prazo de quatro meses após a segunda. Vacinação está disponível em cinco unidades de saúde. Vacinação em Gurupi
Divulgação/Prefeitura de Gurupi
O intervalo para aplicação da dose de reforço contra Covid-19 está sendo reduzido a partir desta sexta-feira (17) em Gurupi, no sul do estado. Agora os moradores podem receber a terceira vacina no prazo de quatro meses após a segunda.
“Considerando que o município possui condições técnicas, estoque elevado, suporte logístico e, primordialmente, visando proteger ainda mais a nossa população, estamos antecipando a dose de reforço de cinco para quatro meses”, afirmou o secretário de saúde, Vânio Rodrigues.
O reforço estará disponível para os moradores com mais de 18 anos em cinco Unidades Básicas de Saúde:
Sol Nascente
Rosendo (Rua 15)
João Manoel (Rua 06)
Nova Fronteira
Jardim dos Buritis
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É preciso levar o cartão de vacina e documento de identificação.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Secretário da Fazenda é exonerado após ficar menos de um mês no cargo


Diário Oficial registra que a exoneração foi a pedido do próprio Paulo Antenor. Novo titular não está definido e pasta fica sob comando interino. Paulo Antenor de Oliveira não é mais secretário da Fazenda
Divulgação/Governo do Tocantins
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Tocantins terá uma nova troca de gestor, a terceira desde o fim de outubro. O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16) trouxe a exoneração de Paulo Antenor de Oliveira. Ele estava na função de secretário há menos de um mês. O documento afirma que a exoneração foi ‘a pedido’, o que indica que o próprio Paulo Antenor teria pedido demissão.
O governador em exercício Wanderlei Barbosa (Sem partido) ainda não escolheu um novo titular para esta pasta. Interinamente, ele designou Donizeth Aparecido Silva, atual secretário executivo do tesouro, para comandar a Sefaz.
Paulo Antenor tinha sido secretário da Fazenda no governo de Marcelo Miranda (MDB) e foi nomeado por Wanderlei para voltar ao cargo no dia 22 de novembro. Ele ocupou a cadeira no lugar de Jairo Mariano, transferido para o comando da Secretaria de Infraestrutura.
Já Mariano tinha sido nomeado para a Fazenda nos primeiros dias da reforma administrativa, substituindo Sandro Armando, que pediu para deixar o cargo após Mauro Carlesse (PSL) ser afastado do governo pela Justiça.
O gestor interino, Donizeth Aparecido, possui graduação em ciências contábeis pela Universidade Católica de Goiás, com especialização em contabilidade e controladoria. Ele também atuou como professor na Universidade Federal do Tocantins e tem experiência como auditor fiscal da Receita Estadual.
A Sefaz é uma das pastas mais importantes do Poder Executivo, porque gerencia toda a arrecadação de impostos e tributos e é responsável pela administração financeira e contábil do Estado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Pais têm até esta sexta (17) para renovar matrículas dos filhos na rede municipal de Araguaína


Renovação é referente ao ano letivo de 2022. O prazo vale para os cerca de 22 mil estudantes do ensino fundamental, creches e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pais têm até esta sexta-feira (17) para renovar matrícula de alunos em Araguaína
Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
Os pais ou responsáveis têm até esta sexta-feira (17) para renovar a matrícula dos alunos referente ao ano letivo de 2022, da rede municipal de Araguaína.
O prazo vale para os cerca de 22 mil estudantes do ensino fundamental, creches e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para garantir a vaga, os responsáveis devem ir até a unidade de ensino onde a criança está matriculada e assinar a ficha das informações cadastrais do aluno.
“Caso os pais percam o prazo para fazer a renovação da matrícula a vaga passa a ficar disponível e será lançada no período de matrícula para novos alunos, diante disso os responsáveis pela criança são orientados a procurar a escola nesse outro momento para fazer uma nova matrícula, por isso é importante que as famílias fiquem atentas à data limite para a renovação, garantindo a continuidade dos estudos”, explicou a diretora de Ensino Fundamental do Município, Marcelia Pereira.
Matrícula para alunos novatos
O período de matrícula para alunos novatos começa no dia 10 de janeiro e segue até 22 de janeiro de 2022. A previsão da Secretaria da Educação é que 3 mil novas vagas sejam disponibilizadas para alunos que ainda não estão estudando na rede municipal.
Atualmente o município conta com 75 unidades de ensino entre escolas e creches que possuem toda a estrutura necessária para garantir a qualidade das aulas tanto na zona urbana, quanto na zona rural de Araguaína, incluindo ar-condicionado para os estudantes. As aulas referentes ao primeiro semestre de 2022 estão previstas para serem iniciadas no dia 1º de fevereiro.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins