Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Pais têm até esta sexta (17) para renovar matrículas dos filhos na rede municipal de Araguaína


Renovação é referente ao ano letivo de 2022. O prazo vale para os cerca de 22 mil estudantes do ensino fundamental, creches e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pais têm até esta sexta-feira (17) para renovar matrícula de alunos em Araguaína
Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
Os pais ou responsáveis têm até esta sexta-feira (17) para renovar a matrícula dos alunos referente ao ano letivo de 2022, da rede municipal de Araguaína.
O prazo vale para os cerca de 22 mil estudantes do ensino fundamental, creches e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para garantir a vaga, os responsáveis devem ir até a unidade de ensino onde a criança está matriculada e assinar a ficha das informações cadastrais do aluno.
“Caso os pais percam o prazo para fazer a renovação da matrícula a vaga passa a ficar disponível e será lançada no período de matrícula para novos alunos, diante disso os responsáveis pela criança são orientados a procurar a escola nesse outro momento para fazer uma nova matrícula, por isso é importante que as famílias fiquem atentas à data limite para a renovação, garantindo a continuidade dos estudos”, explicou a diretora de Ensino Fundamental do Município, Marcelia Pereira.
Matrícula para alunos novatos
O período de matrícula para alunos novatos começa no dia 10 de janeiro e segue até 22 de janeiro de 2022. A previsão da Secretaria da Educação é que 3 mil novas vagas sejam disponibilizadas para alunos que ainda não estão estudando na rede municipal.
Atualmente o município conta com 75 unidades de ensino entre escolas e creches que possuem toda a estrutura necessária para garantir a qualidade das aulas tanto na zona urbana, quanto na zona rural de Araguaína, incluindo ar-condicionado para os estudantes. As aulas referentes ao primeiro semestre de 2022 estão previstas para serem iniciadas no dia 1º de fevereiro.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

PM divulga relação de candidatos ao concurso de 2018 que precisam resolver pendência para conseguir restituição


Relação final dos lotes residuais traz nomes de candidatos que possuem inconsistência nos dados fornecidos. Irregularidades precisam ser sanadas para que o valor da taxa de inscrição seja liberado. Concurso da Polícia Militar de 2018 foi cancelado após fraudes
Governo do Tocantins/Divulgação
Foi divulgada a relação dos candidatos ao concurso de 2018 da Polícia Militar que precisam resolver pendências para conseguir a restituição da taxa de inscrição. O certame foi anulado por causa de fraudes.
De acordo com a PM, os lotes residuais se referem aos candidatos que possuem alguma inconsistência e que ainda precisam ser sanadas para que o valor seja liberado.
Os candidatos que constarem o nome na relação deverão entrar em contato com a comissão, por meio do número de WhatsApp (63) 99203-3442, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h, devendo informar o nome completo e CPF, para que seja verificada qual a pendência que gerou a inconsistência no sistema, e impossibilitou o pagamento junto à instituição financeira.
A partir daí, o setor de tecnologia da informação realizará as correções necessárias, de acordo com cada caso.
Foi divulgada também a relação de todos os candidatos que já foram ressarcidos do valor pago no ato da inscrição, nos dois certames (Curso de Formação de Soldados e Curso de Formação de Oficiais). Para conferir as listas acesse o site da Polícia Militar.
No final do ano passado a PM lançou um site para devolução das taxas do concurso. Todo o processo foi realizado de forma virtual. Os candidatos precisavam acessar o link e preencher todas as informações solicitadas, incluindo os dados bancários.
Com a finalidade de conceder uma nova oportunidade aos candidatos que não solicitaram ainda a restituição do valor da inscrição, a Polícia Militar do Tocantins informou que no primeiro trimestre de 2022, será lançado um novo edital de ressarcimento. As informações serão divulgadas no site da PM.
O concurso
O concurso foi anulado em abril de 2019. As provas do concurso foram aplicadas no dia 11 de março de 2018. Foram oferecidas 1 mil vagas para soldado e mais 40 para oficial da PM. Ao todo, mais de 70 mil pessoas fizeram as provas em 17 cidades.
As inscrições custaram R$ 80 para o cargo de soldado e R$ 120 para o cargo de oficial.
As provas acabaram sob suspeita de fraude após celulares com gabaritos parciais das provas serem encontrados. Após uma investigação interna, 23 candidatos foram eliminados por suposta participação no esquema.
O MPE chegou a pedir que o concurso fosse anulado antes da decisão ser tomada pelo próprio comando da PM.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mais de 200 kg de queijos e 600 litros de leite são apreendidos em fazenda e destruídos em aterro sanitário


Operação aconteceu em São Miguel do Tocantins e dono da produção clandestina foi multado em R$ 4,5 mil. Materiais clandestinos foram apreendidos em fazenda de São Miguel do Tocantins
Divulgação/Adapec
Mais de 800 quilos de produtos clandestinos foram encontrados em uma fazenda de São Miguel do Tocantins nesta quinta-feira (16). Segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), 200 kg de queijos, 30 kg de creme de soro e 600 litros de leite foram apreendidos e destruídos em um aterro sanitário. O proprietário foi multado em R$ 4,5 mil.
A operação foi realizada pela Divisão Especializada no Combate a Clandestinos (DECC). A Adapec informou que os queijos estavam sendo produzidos clandestinamente e não havia registro em serviços de inspeção oficial.
Segundo o órgão a produção estava “sem as mínimas condições exigidas pela legislação, podendo colocar em risco a saúde da população”.
A ação contou com o apoio da Adapec de Araguatins e da Polícia Militar. Após a apreensão, o material clandestino foi levado para Axixá do Tocantins, onde foi destruído em um aterro sanitário.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mais de 700 veículos apreendidos em Palmas são leiloados pela prefeitura


Estão disponíveis carros, motos e sucatas. Município informou que 474 automóveis estão em condições de circulação. Em Palmas, 700 veículos que foram apreendidos serão leiloados
Mais de 700 veículos que foram apreendidos em Palmas serão leiloados nesta quinta-feira (16) e sexta (17). Conforme a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), entre as opções estão carros, motocicletas, caminhonetes e sucatas.
Todos os automóveis são considerados abandonados. Do total, 474 veículos estão em condições de circulação.
A prefeitura informou que o leilão público é realizado nas modalidades virtual e presencial. No primeiro dia ocorre apenas a venda das sucatas. Já o leilão dos veículos em bom estado será nesta sexta-feira, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar.
Veículos em condições de circulação estão disponíveis q
Regiane Rocha/Prefeitura de Palmas
Todos os automóveis apreendidos pela prefeitura vão para o pátio da Sesmu, que fica na Avenida NS-02, quadra 502 Sul, perto do Edifício Buriti, onde funcionam parte dos órgãos públicos municipais.
Os interessados em fazer os lances precisaram realizar um cadastro. Mais informações sobre o leilão podem ser conferidas no regulamento divulgado pela prefeitura.
Carros, motocicletas e sucatas são leiloados em Palmas
Regiane Rocha/Prefeitura de Palmas
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Quadrilha que teria conseguido R$ 4 milhões com golpes no WhatsApp é alvo de operação


O grupo era especializado em invadir contas e pedir dinheiro se passando por amigos ou familiares das vítimas. Polícia Civil cumpriu 17 mandados de busca e 36 pessoas são investigadas. Quadrilha é suspeita de dar golpes através do WhatsApp
Reprodução/RPC
A Polícia Civil do Tocantins lançou nesta quinta-feira (16) uma operação para investigar uma quadrilha especializada em golpes através do aplicativo WhatsApp. A suspeita é de que o grupo movimentou pelo menos R$ 4 milhões com os crimes. Eles invadiam contas de usuários da ferramenta e então entravam em contato com amigos e familiares pedindo dinheiro emprestado.
Nesta fase foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em três estados: Tocantins, Maranhão e Goiás. Não houve prisões. Os endereços alvo das buscas seriam ligados a integrantes da quadrilha. Ao todo, 36 pessoas estão sob investigação.
A operação foi chamada de ‘Male Habitu’, que em latim significa ‘mal disfarçado’. Ela é coordenada pela Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC). No Tocantins, houve ações nas cidades de Palmas, Porto Nacional Araguatins e Augustinópolis.
O delegado que cuida do caso, Lucas Brito Santana, informou que foram apreendidos computadores, aparelhos celulares, cartões de crédito de bancos digitais, máquinas de passar cartão, HDs, além de outras mídias.
Material apreendido durante a operação
Divulgação/Polícia Civil
“A associação também possui uma divisão de tarefas, sendo que alguns integrantes ficam responsáveis por identificar possíveis vítimas que e outros indivíduos participavam do esquema criminoso cedendo suas contas para onde o dinheiro das fraudes eletrônicas era depositado e depois repartido entre os autores”, explicou o delegado.
Este tipo de crime é classificado como estelionato, na modalidade fraude eletrônica. Um dos principais desafios da polícia é rastrear para onde vai o dinheiro após as vítimas enviarem os valores. “Após a transferência, os proveitos ilícitos são imediatamente pulverizados, por meio de novas transferências, saques, pagamento de boletos falsos e outras transações”.
As ordens judiciais também foram cumpridas em Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Imperatriz (MA) e Timon (MA). Várias unidades da Polícia Civil em três estados colaboraram.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Gurupi publica decreto criando passaporte da vacinação para eventos com mais de 200 pessoas


Segundo o texto, a regra vale para eventos em ambientes fechados, exceto para crianças menores de 12 anos de idade. As medidas terão validade até o dia 5 de janeiro de 2022. Prefeitura de Gurupi
Prefeitura de Gurupi/Divulgação
Um novo decreto com medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 foi publicado pela Prefeitura de Gurupi nesta quarta-feira (15). A principal alteração é a exigência do comprovante de conclusão do ciclo vacinal para entrada em eventos com público superior a 200 pessoas.
Segundo o texto, a regra vale para eventos em ambientes fechados, exceto para crianças menores de 12 anos de idade.
Veja o decreto completo
A prefeitura afirmou que a medida leva em consideração o decreto estadual que determinou o passaporte de vacinação no início de dezembro. Só que no texto estadual, a regra vale tanto para ambientes fechados como abertos.
Outra medida adotada pelo município foi limitar a lotação máxima no interior dos estabelecimentos em 70% da capacidade do local. A regra vale para comércios, igrejas, academias e outros.
O decreto mantém a liberação de funcionamento, sem restrição de horário, para as seguintes áreas, desde que sejam observadas as regras de prevenção previstas no decreto.
Aulas presenciais da educação básica e superior;
Supermercados;
Leilões bovinos;
Academias de ginástica;
Atividades dos templos religiosos,
Realização de casamentos, colações de grau, cultos ecumênicos e aniversários;
Funcionamento das boates e casas noturnas;
Realização de shows artísticos,
Funcionamento de estabelecimentos comerciais que atuam no ramo alimentício;
As medidas terão validade até o dia 5 de janeiro de 2022, podendo sofrer alterações de acordo com a evolução do cenário epidemiológico.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Chuva forte em Araguaína deixa diversos pontos alagados e causa transtornos; VÍDEOS


Corpo de Bombeiros disse que foi chamado para procurar uma motocicleta que foi arrastada pela enxurrada no setor rodoviário. Não há registro de feridos. Ruas de Araguaína ficam alagadas após chuva forte
Uma chuva forte atingiu Araguaína nesta quinta-feira (16) e provocou transtornos. Vários pontos da cidade ficaram alagados. Vídeos feitos por moradores mostram as ruas completamente tomadas pela água e condutores de arriscando para trafegar. (Assista acima)
Uma das imagens mostra que até uma correnteza se formou. O vídeo que mostra a água agitada foi feito na avenida Marginal Neblina, uma das principais vias do município.
Marginal Neblina foi tomada pela chuva em Araguaína
Reprodução
A chuva começou durante a manhã e uma das estações meteorológicas da cidade registrou 34 milímetros de chuva. O Corpo de Bombeiros informou que durante a tempestade uma motocicleta foi arrastada pela enxurrada. A ocorrência foi no setor rodoviário.
LEIA TAMBÉM:
Chuva alaga ruas de Araguaína e deixa moradora ilhada em carro; veja o vídeo
Raio mata rebanho com mais de 30 cabeças de gado em fazenda no interior do TO
As bocas de lobo não suportaram o volume de chuva e a água chegou a entrar em alguns imóveis. Alguns condutores tiveram dificuldade para transitar no centro da cidade. Um vídeo feito durante a tempestade mostra um motociclista ilhado e com o veículo totalmente encoberto. Veja abaixo
Motociclista fica ilhado em rua tomada pela água da chuva em Araguaína
O Corpo de Bombeiros informou que durante a tempestade uma mulher solicitou ajuda após ter a motocicleta arrastada por uma enxurrada. O caso foi perto do Hospital Municipal de Araguaína.
Os militares procuraram, mas o veículo não encontrado. A condutora foi orientada a esperar o volume de água diminuir para que novas buscas sejam realizadas.
Apesar dos transtornos e prejuízos, não há informações sobre feridos.
Motociclista tem dificuldade para transitar e fica ilhado durante tempestade em Araguaínaq
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Raio mata rebanho com mais de 30 cabeças de gado em fazenda no interior do Tocantins


Esta foi a segunda vez que a fazenda perdeu animais após descarga elétrica. Proprietária calcula prejuízo de quase R$ 200 mil e diz que vai investir em para-raios. Raio cai em uma fazenda e mata cerca de 30 animais
Um raio provocou a morte de 33 cabeças de gado em uma propriedade rural de Goiatins, na região norte do estado. O incidente acontece na tarde desta quarta-feira (15) durante uma tempestade. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra os animais amontoados em um pasto embaixo de árvores.
A dona da fazenda relatou ao g1 que o prejuízo chega a quase R$ 200 mil. Ela contou que esta foi a segunda vez que a propriedade perdeu animais após descargas atmosféricas. Em 2019, outros 13 tinham morrido.
Como a carne fica imprópria para consumo, os animais estão sendo enterrados em uma vala na fazenda. A proprietária informou também que agora pretende investir em para-raios na propriedade.
Animais morreram após serem atingidos por raio
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vaqueiro é preso suspeito de matar esposa com pauladas na cabeça


Crime aconteceu em uma fazenda no município de Santa Maria do Tocantins, na região centro-norte do estado. Suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Militar. PM prendeu suspeito em propriedade rural
PM/Divulgação
Um homem de 48 anos foi preso pela Polícia Militar na madrugada desta quinta-feira (16) suspeito de matar a própria esposa de 38 anos. O crime aconteceu em uma fazenda no município de Santa Maria do Tocantins, na região centro-norte do estado.
O suspeito foi preso em flagrante por uma equipe do 3º Batalhão da PM pouco tempo depois do assassinato, em uma propriedade vizinha ao local do crime.
Ao ser abordado, o homem afirmou que trabalhava como vaqueiro e confessou que matou a esposa com dois golpes de madeira na cabeça depois de ter sido agredido por ela.
Após a prisão o vaqueiro foi levado para a delegacia de Pedro Afonso e depois mandado para cadeia. A perícia foi realizada e o corpo da vítima recolhido pelo IML.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Gurupi decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro


Publicação foi feita no Diário Oficial desta quarta-feira (15). Decreto não se aplica aos setores que exijam regime de plantão permanente. Vista da região central de Gurupi
Divulgação/Prefeitura de Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, no sul do estado, decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro, nas vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente. A publicação foi feita no Diário Oficial desta quarta-feira (15).
O ponto facultativo vale para as repartições públicas municipais. Segundo a prefeitura, a medida leva em consideração a demanda reduzida pelos serviços públicos não essenciais.
O decreto não se aplica aos setores que exijam regime de plantão permanente.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins