Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Araguaína começa a aplicar 2ª dose da Janssen a partir desta quinta (16)


O município recebeu mais de 1.700 vacinas, sendo que 80 serão destinadas a imunização de moradores de rua. Jovem recebendo vacina em Araguaína
Marcos Sandes/Ascom/Araguaína
O município de Araguaína, norte do Tocantins, começa a aplicar nesta quinta-feira (16) a segunda dose da Janssen. Podem tomar o imunizante as pessoas com mais de 18 anos, com exceção de grávidas e puérperas, que tomaram a 1ª dose. O intervalo entre as duas aplicações deve ser de no mínimo dois meses e no máximo seis.
Em Gurupi, sul do Tocantins, a 2ª dose do mesmo imunizante também começou a ser aplicado nesta quinta.
Serão oferecidas 1.755 doses, sendo que 80 são destinadas apenas para moradores de rua. Por causa do número baixo de imunizantes recebidos, estarão abertos apenas cinco pontos de vacinação: Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Francisco, na Vila Aliança; UBS Araguaína Sul; UBS JK; pelo Vacina Itinerante, localizado em frente à Câmara Municipal, e pelo Vacina Móvel que ficará estacionado nos até sexta-feira (17) na Via Lago e no sábado (18) no Supermercado Baratão do Setor Entroncamento.
A aplicação da dose de reforço da vacina da Janssen foi recomendada pelo Ministério da Saúde por meio de uma nota técnica. As mulheres que tomaram o imunizante e atualmente se encontram gestantes ou puérperas, deverão tomar a vacina da Pfizer como dose de reforço.
Em Araguaína, já foram vacinadas 4.071 pessoas com as doses da Janssen. O município tem intensificado a campanha de vacinação para imunizar o máximo de pessoas possível antes das festas de fim de ano começarem.
“Ainda há uma baixa procura por parte da população jovem pela segunda dose e da população adulta pela dose de reforço. Neste final de ano Araguaína está mantendo as UBS do município e a vacinação itinerante, para alcançar o maior número de pessoas. É importante que a população entenda a necessidade dessa imunização para garantir a segurança nesse período de festas”, disse a enfermeira da Central Municipal de Imunização, Zaynne Rossana da Costa.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Segunda dose da Janssen começa a ser aplicada nesta quinta (16) em Gurupi


Vacinação ocorre em duas Unidades Básicas de Saúde para quem recebeu a primeira dose do mesmo imunizante. Gurupi começa a vacinar moradores com a 2ª dose da Janssen
Divulgação/Prefeitura de Gurupi
A segunda dose da Janssen começa a ser aplicada a partir desta quinta-feira (16) em Gurupi, sul do Tocantins.
A prefeitura explicou que a vacinação estará disponível em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para quem recebeu a primeira dose do mesmo imunizante.
Os locais são: UBS do Rosendo, que fica na Rua 15 com a Av. Bahia, e também a UBS João Manuel, na Rua 06, entre Av. Minas Gerais e Espírito Santo. Os moradores precisam levar o cartão de vacina e um documento de identificação.
A vacina pode ser utilizada em pessoas maiores de 18 anos que possuem de dois a seis meses de intervalo entre a primeira dose da Janssen, com exceção de grávidas e puérperas.
“Vamos aplicar este imunizante também no final de semana, quando estaremos com as equipes atuando no Shopping Araguaia, no sábado, e no domingo na Feira Coberta da Rua 07”, informou o diretor de Vigilância e Proteção à Saúde de Gurupi, Marcus Teixeira Marcolino.
Vacinação na cidade
As pessoas que ainda não se vacinaram com a 1ª dose contra a Covid-19 podem ir até a UBS João Manuel, na Rua 06, entre a Av. Minas Gerais e Espírito Santo.
Segundo Marcus Teixeira, por causa da indisponibilidade do sistema do Ministério da Saúde, quem for receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 precisará assinar um termo de responsabilidade, atestando não ter recebido nenhuma dose anteriormente.
2ª e 3ª Doses
A vacinação da 2º e 3º doses é realizada em cinco unidades básicas de saúde, que são: Sol Nascente, Rosendo (Rua 15), João Manoel (Rua 06), Nova Fronteira e Jardim dos Buritis. A aplicação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e é preciso levar o cartão de vacinação e documento de identificação.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Carro com mulher e criança desce ribanceira e cai em córrego às margens da BR-153


Dois acidentes foram registrados no mesmo trecho da rodovia em Talismã, no sul do estado. Em ambos, as vítimas não tiveram ferimentos graves. Carro caiu em córrego às margens de rodovia
Defesa Civil Talismã/Divulgação
Um carro rodou na BR-153 e caiu em um córrego às margens da rodovia na manhã desta quinta-feira (16) em Talismã, na região sul do estado. No veículo estavam uma mulher e uma criança. Um segundo acidente foi registrado no mesmo trecho, momentos após a primeira ocorrência.
A Defesa Civil do município, que está auxiliando nos resgates, informou que os dois acidentes aconteceram no mesmo quilômetro e teriam ocorrido devido à chuva forte e água na pista.
No primeiro acidente, o carro saiu da pista e caiu em uma ribanceira. O veículo bateu em árvores e parou dentro de um córrego. As vítimas foram retiradas sem ferimentos.
O segundo acidente envolveu um carro de passeio que tombou às margens da rodovia, mas também não houve feridos.
Carro tombou às margens da BR-153
Defesa Civil Talismã/Divulgação
Duas mortes
Durante a madrugada desta quinta-feira (16) dois irmãos morreram após uma batida frontal envolvendo dois caminhões na BR-153 entre Cariri e Figueirópolis, também na região sul do estado. Os veículos que seguiam em sentidos opostos bateram de frente em uma reta.
O acidente causou um congestionamento de pelo menos 10 quilômetros ao longo da manhã.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem é preso suspeito de participar da morte de integrante de facção criminosa rival em Palmas

Segundo a Polícia Militar, o suspeito contou que enquanto dava socos, os comparsas esfaqueavam a vítima. Homicídio foi registrado no Jardim Aureny III. Um homem, de nome não informado, foi preso na noite desta quarta-feira (14) horas após um homicídio registrado no Jardim Aureny III, em Palmas.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito contou que enquanto dava socos, os comparsas esfaqueavam a vítima, integrante de uma facção criminosa rival. Não há informações de quantas pessoas participaram do assassinato.
A PM contou que uma equipe estava em patrulhamento tático especial, quando foi acionada para atendimento do homicídio. Após realizar o levantamento das informações, os militares fizeram buscas pela região.
Na rua 46 do Jardim Aureny III, o suspeito foi abordado e, conforme a PM, confessou ter participado do crime. Ele disse que o homicídio ocorreu após uma discussão.
Após a prisão, o homem foi levado para uma delegacia e autuado por homicídio.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Irmãos morrem após batida frontal envolvendo caminhões na BR-153


Acidente aconteceu entre Cariri e Figueirópolis, na região sul do estado. Polícia Rodoviária Federal precisou paralisar tráfego e o congestionamento chegou a mais de 10 quilômetros de cada lado. Caminhão ficou com a frente destruída após acidente
Jairo Santos/TV Anhanguera
Dois homens morreram na madrugada desta quinta-feira (16) após uma batida envolvendo dois caminhões na BR-153 entre Cariri e Figueirópolis, na região sul do estado. Os veículos que seguiam em sentidos opostos bateram de frente em uma reta. As vítimas são dois irmãos identificados como Yuri Maurício Moreira Marcos, de 21 anos, e Bruno Marcos, de 29 anos.
O caminhão que os irmãos estavam transportava embalagens de açaí. No outro veículo, um caminhão-baú carregado de carnes, estava o motorista Eugênio Tavares Lopes, de 39 anos. Ele ficou ferido e foi levado para o Hospital Regional de Gurupi (HGP).
Caminhão-baú se envolveu em colisão
Jairo Santos/TV Anhanguera
Os dois veículos ficaram com as frentes destruídas e os bombeiros precisaram fazer o resgate das vítimas. Um dos caminhões ficou na pista e o outro no acostamento. A Polícia Rodoviária Federal precisou paralisar o tráfego e o congestionamento chegou a mais de 10 quilômetros de cada lado.
Para seguir viagem os motoristas dos carros de passeio fizeram um de desvio improvisado pela lateral. Depois de mais de 3 horas o caminhão foi retirado e os bombeiros precisaram jogar a serragem por conta do óleo na pista. Ainda não se sabe o que teria provocado o acidente.
Congestionamento chegou a 10 quilômetros
Jairo Santos/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo divulga novas listas com nome de servidores públicos aptos a receber progressão


Diário Oficial do Tocantins tem 287 páginas com nomes de servidores da Adapec, Naturatins, Ruraltins, Saúde, Receita Estadual e Quadro Geral. Benefícios serão implementados no salário de dezembro. Governo do Tocantins divulga nova relação de servidores aptos à progressão
Reprodução/TV Anhanguera
O governo do Tocantins divulgou novas listas com os nomes de outros servidores públicos aptos a receber a progressão. A relação está no Diário Oficial desta quarta-feira (15). O documento tem 287 páginas.
Entre os beneficiados estão servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Secretaria da Saúde; Quadro geral e auditores fiscais da Receita Estadual.
As maiores listas são referentes às secretarias da saúde e ao quadro geral.
Um suplemento do Diário Oficial, publicado na noite de terça-feira (14), já havia divulgado diversas portarias concedendo evoluções funcionais para servidores do governo do Tocantins. Ao todo foram listados 4.024 nomes de servidores da educação e Polícia Civil.
O pagamento de R$ 150 milhões em benefícios foi anunciado na semana passada pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa (sem partido).
As evoluções, verticais e horizontais, serão implementadas em folha de pagamento a partir de 1º de dezembro de 2021. Segundo o texto, o eventual passivo financeiro será realizado em momento oportuno, respeita a capacidade orçamentaria e financeira do Executivo Estadual.
Segundo o Superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Rodrigo Magno de Macêdo, os servidores que não estão na lista de aptos publicada, mas cumpram os requisitos, podem informar à Administração apresentando no seu próprio RH a documentação que comprove sua aptidão.
“Caso o servidor não esteja na lista publicada, pois pode haver algumas divergências devido à parametrização de normas dos sistemas, o próprio servidor pode informar à Administração apresentando, junto ao seu próprio órgão, os documentos que comprove sua aptidão”, informa.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Polícia Federal cumpre mandados em operação para investigar fraudes no Seguro-Defeso


Sete ordens de busca e apreensão foram cumpridas em Palmas. Criminosos utilizavam dados pessoais de moradores para solicitar e aprovar benefícios. Agentes da PF cumprindo mandado durante operação
PF/Divulgação
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (16) em uma investigação sobre fraudes no pagamento do Seguro-Defeso, em Palmas. Os investigadores contabilizaram quase R$ 70 mil em recebimentos indevidos de parcelas. A ação foi chamada de Erva Daninha.
Os sete mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas. A investigação é feita pela Polícia Federal e Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária e Trabalhista no Tocantins. A operação busca encontrar provas e identificar pessoas que participaram das fraudes.
O Seguro-Defeso é um benefício pago pelo governo federal ao pescador artesanal, garantindo renda no valor de um salário mínimo mensal durante o período em que a atividade pesqueira é proibida para a manutenção da preservação das espécies, como no caso da piracema.
Os investigadores da PF descobriram que criminosos estavam atraindo moradores para cederem seus dados pessoais e bancários. As informações eram utilizadas de forma indevida para dar entrada no benefício. Os criminosos ainda conseguiam utilizar senhas gerenciais do sistema do benefício e regularizar as pendências, autorizando os pagamentos.
Mandados foram cumpridos em Palmas
PF/Divulgação
A polícia agora tenta identificar as pessoas que tiveram envolvimento e como foram obtidas as senhas de acesso gerencial ao sistema. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica e associação criminosa. As penas somadas podem chegar a quase 20 anos de prisão.
O nome da Operação se refere a pragas que se alastram com facilidade e têm difícil controle. Ainda segundo a PF, o crime vem sendo cometido em diversos estados e os valores desviados podem chegar a milhões em todo país.
Em 2020 a Polícia Federal também cumpriu mandados em outra operação para combater fraudes no pagamento do benefício Seguro Defeso em Palmas. Na época, a estimativa era de R$ 800 mil em pagamentos irregulares. A ação foi chamada de Operação Traíra.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Batida entre motos na Teotônio Segurado deixa trânsito lento na região sul de Palmas


Acidente aconteceu após a ponte sobre o ribeirão Taquaruçu, próximo ao setor Bertaville. Ainda não há informação sobre as causas do acidente ou situação dos feridos. Batida deixou trânsito em meia pista
Ernandes Parrião/TV Anhanguera
Um acidente deixou o trânsito bastante lento no trecho sul da Avenida Teotônio Segurado, em Palmas, no início da manhã desta quinta-feira (16). A batida envolvendo duas motos aconteceu próximo ao setor Bertaville, após a ponte sobre o ribeirão Taquaruçu.
A Polícia Militar foi chamada ao local junto com os socorristas do Samu. Uma das faixas da Avenida ficou interditada e o trânsito permaneceu em meia pista durante quase uma hora, causando um grande congestionamento. O fluxo foi normalizado por volta das 8h30.
Ainda não há informação sobre as causas do acidente e a quantidade de feridos.
A Avenida Teotônio Segurado é uma das principais vias de Palmas, ligando a região sul, que é a área mais populosa, ao centro da cidade. Apesar disso, o trecho sul a partir do estádio Nilton Santos não é duplicado e sempre que ocorre acidentes há congestionamento.
Acidente causou congestionamento na região sul de Palmas
Ernandes Parrião/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Deputados provam orçamento estadual para 2022 e benefícios para MPE e Tribunal de Contas; veja valores


Saúde e educação são as áreas com maiores orçamentos dentre os setores da administração direta. Deputados também aprovaram aumento no percentual de emendas e na verba dos próprios gabinetes. Deputados durante votação na Assembleia Legislativa
Isis Oliveira/AL
Os deputados do Tocantins aprovaram na noite desta quarta-feira (15) a Lei Orçamentária Anual de 2022. O orçamento será de 11,4 bilhões divididos entre o executivo, legislativo e judiciário. Também foram aprovados projetos que garantiram aumentos para membros do Ministério Público, Tribunal de Contas e para os gabinetes dos próprios parlamentares.
A votação da LOA ocorreu no plenário da casa e o orçamento foi dividido da seguinte forma:
Assembleia Legislativa: R$ 417.827.440,00
Judiciário: R$ 694.855.187,00
Ministério Público do Tocantins: R$ 222.487.115,00
Defensoria Pública Estadual: R$ 159.343.731,00
Executivo: R$ 9.958.619,43
Dentro do poder executivo, saúde e educação são os setores com maiores orçamentos. Veja as principais áreas:
Fundo Estadual de Saúde – R$ 1.935.016.291,00
Secretaria de Educação, Juventude e Esporte – R$ 1.560.875.615
Fundo Financeiro – R$ 1.382.146.062,00
Agência Tocantinense de Transportes e Obras – R$ 838.883.004,00
Polícia Militar – R$ 545.516.440,00
Secretaria de Segurança Pública – R$ 421.856.079,00
Outras matérias
De olho no ano eleitoral os deputados aprovaram uma emenda na constituição no estado, proposta por Amélio Cayres, que aumenta o percentual da emenda impositiva, passando de R$ 3,2 milhões, para R$ 3,6 milhões. Este é o valor que cada deputado terá para destinar em emendas.
A pedido da procuradoria-geral de justiça os parlamentares também aprovaram uma verba indenizatória para promotores que respondem por mais de uma cidade. A medida foi aceita com uma emenda do deputado Ricardo Ayres, que fixa o valor pago em um terço do salário de promotor. Houve apenas um voto contrário, do deputado José Roberto (PT).
Também foi aprovado um projeto do Tribunal de Contas para correção financeira para mais de 100 servidores. Na prática o salário deles vai aumentar cerca de 40%.
Outro consenso entre os deputados foi o aumento da verba de gabinete para cada deputado. O valor vai passar de R$ 88 para R$ 100 mil por mês. A justificativa foi o aumento do salário mínimo.
Os deputados ainda gastaram tempo discutindo se deveriam ou não continuar homenageando os próprios parentes com nomes em prédios públicos. Depois criaram o dia de homenagem a policiais militares mortos, dia do policial militar veterano e dia da policial militar feminina.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Unitins exigirá comprovante de vacinação contra Covid para entrada nos câmpus


Funcionários, visitantes e alunos terão que ter tomado pelo menos uma dose de algum imunizante contra a doença. Medida começa a valer em janeiro. Unitins vai exigir comprovante de vacinação na entrada
Vivianni Azevedo-Ascom Unitins/Divulgação
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) informou que começará a exigir a apresentação do comprovante de vacinação para a entrada e permanência nas suas unidades, tanto administrativas como nos câmpus. A medida começa a valer no dia 3 de janeiro de 2022 e se aplica a funcionários, estudantes e visitantes.
Os protocolos de segurança em saúde que já estavam em vigor, como uso de máscaras e distanciamento social, seguem valendo. A decisão é dos Conselhos Superiores da Unitins. A instituição informou que o cartão de vacinação deve indicar, pelo menos, o início do ciclo vacinal de imunização. Isso significa pelo menos uma dose de alguma das vacinas disponíveis contra o coronavírus.
Para os estudantes, a apresentação do comprovante de vacinação será durante a matrícula ou rematrícula. No caso dos docentes e corpo técnico-administrativo, o processo será realizado no protocolo junto à Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.
A Unitins disse ainda que um levantamento interno estima que 97% da comunidade acadêmica já iniciou o ciclo vacinal contra a Covid-19. O objetivo é retomar as aulas em fevereiro de 2022 de forma 100% presencial. A universidade pretende manter as Comissões Locais de Segurança em Saúde e Prevenção à Covid-19 funcionando e adaptar os protocolos conforme a pandemia evoluir.
Não está descartado o retorno ao ensino remoto ou híbrido, caso haja aumento expressivo no número de casos, hospitalizações e mortes por Covid-19.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins