Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Unitins exigirá comprovante de vacinação contra Covid para entrada nos câmpus


Funcionários, visitantes e alunos terão que ter tomado pelo menos uma dose de algum imunizante contra a doença. Medida começa a valer em janeiro. Unitins vai exigir comprovante de vacinação na entrada
Vivianni Azevedo-Ascom Unitins/Divulgação
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) informou que começará a exigir a apresentação do comprovante de vacinação para a entrada e permanência nas suas unidades, tanto administrativas como nos câmpus. A medida começa a valer no dia 3 de janeiro de 2022 e se aplica a funcionários, estudantes e visitantes.
Os protocolos de segurança em saúde que já estavam em vigor, como uso de máscaras e distanciamento social, seguem valendo. A decisão é dos Conselhos Superiores da Unitins. A instituição informou que o cartão de vacinação deve indicar, pelo menos, o início do ciclo vacinal de imunização. Isso significa pelo menos uma dose de alguma das vacinas disponíveis contra o coronavírus.
Para os estudantes, a apresentação do comprovante de vacinação será durante a matrícula ou rematrícula. No caso dos docentes e corpo técnico-administrativo, o processo será realizado no protocolo junto à Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.
A Unitins disse ainda que um levantamento interno estima que 97% da comunidade acadêmica já iniciou o ciclo vacinal contra a Covid-19. O objetivo é retomar as aulas em fevereiro de 2022 de forma 100% presencial. A universidade pretende manter as Comissões Locais de Segurança em Saúde e Prevenção à Covid-19 funcionando e adaptar os protocolos conforme a pandemia evoluir.
Não está descartado o retorno ao ensino remoto ou híbrido, caso haja aumento expressivo no número de casos, hospitalizações e mortes por Covid-19.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Suspeito de furtar restaurante na Avenida Palmas Brasil é preso pela PM


Furto foi flagrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento. O preso estava em liberdade condicional por outros crimes. Crime foi flagrado por câmeras de segurança
Reprodução
A Polícia Militar informou que prendeu nesta quarta-feira (15) um homem suspeito de invadir e furtar um restaurante na Avenida Palmas Brasil, no Plano Diretor Sul da capital. O crime foi no começo da tarde do último domingo (12) e foi flagrado por câmeras de segurança do estabelecimento.
Ainda de acordo com a PM, o suspeito estava em liberdade condicional porque responde por outros crimes de furto. Ele tem 36 anos e não teve o nome divulgado pela polícia. Por este motivo, o g1 não conseguiu localizar a defesa dele.
No furto foram levados uma caixa de som, bebidas e dinheiro. O suspeito foi encontrado perto da orla da praia da Graciosa. Ele foi levado para a central de flagrantes, no centro da cidade.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Foragido por estupro é preso pela polícia em Conceição do Tocantins

Crime aconteceu em Goiás. Polícia informou que o processo de investigação é de 2003. Um homem que estava foragido da Justiça de Goiás foi preso em Conceição do Tocantins, na região sudeste do estado. Segundo a Polícia Civil, ele responde pelo crime de estupro em um processo de 2003. Ao ser identificado, um mandado de prisão foi cumprido.
O investigado foi detido na noite desta terça-feira (14) com apoio de um policial penal. Por volta das 22h ele foi localizado. “Ao tomar conhecimento do mandado de prisão ao foragido, mediante troca de informações com a Polícia Penal, identificamos o fugitivo, que transitava tranquilamente por uma via pública da cidade”, disse a delegada Melícia Ganzaroli de Ávila.
Após a abordagem e verificação de documentos foi confirmado que o homem estava foragido da Comarca de Flores de Goiás. Depois de detido ele foi levado para a Unidade Penal de Arraias (TO).
O homem deve ser transferido para um presídio de Goiás.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem é condenado por matar professor após não receber dívida de R$ 600


Joanilson Bispo dos Santos foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão. Crime teve grande repercussão na cidade. Professor Vânio Barbosa de Aquino foi morto e Joanilson Bispo dos Santos confessou o crime
Montagem G1
Joanilson Bispo dos Santos, acusado da morte do professor Vânio Barbosa de Aquino em fevereiro de 2019 em Palmas, foi condenado pelo crime. Ele foi considerado culpado pelo Tribunal de Júri e teve a pena fixada em 18 anos e seis meses de prisão, inicialmente em regime fechado, sem o direito de recorrer em liberdade.
O g1 procurou a Defensoria Pública do Estado, que faz a defesa de Joanilson Bispo neste processo e aguarda um posicionamento.
A Justiça aceitou os argumentos apresentados pelo Ministério Público do Tocantins. Segundo a promotoria, o assassinato foi motivado por uma dívida de R$ 600 referente a programas sexuais que teriam sido prestados por Joanilson.
Na época, Vânio Barbosa tinha 35 anos e trabalhava em uma creche na capital, o caso teve ampla repercussão. Ele foi assassinado a facadas dentro da própria casa. Além do assassinato, o réu teria ainda furtado a TV, o celular, o computador, uma churrasqueira elétrica, um ventilador e outros objetos da casa da vítima.
A condenação é pelos crimes de homicídio qualificado por motivo torpe e a furto qualificado por abuso de confiança. O julgamento foi nesta terça-feira (14).
Condenado por matar professor no dia em que foi preso
Manoela Messias/TV Anhanguera
Relembre o caso
O professor Vânio Barbosa de Aquino, de 35 anos, foi encontrado morto no dia 21 de fevereiro de 2019 dentro do banheiro da própria casa, no setor Santa Bárbara. De acordo com a Polícia Militar (PM), o homem estava ensanguentado e com perfuração na barriga.
Os familiares da vítima informaram que uma amiga foi até a casa de Vânio após ele não aparecer na creche municipal, onde trabalhava. Ela encontrou o corpo e chamou a polícia.
O réu, Joanilson Bispo, foi preso no dia seguinte após agentes de polícia encontrarem objetos que foram levados da casa da vítima. Durante o depoimento, segundo a Polícia Civil, ele confessou o crime e a motivação.
O crime chocou os familiares, vizinhos e os funcionários do Centro Municipal Infantil em que a vítima trabalhava. Na época, ele dava aulas para crianças no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho da Alegria, no setor Santa Bárbara.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

PGR pede que Carlesse perca definitivamente o cargo de governador e denuncia mais 14 pessoas em processo sobre interferência na polícia


Esta é a primeira denúncia do processo que levou ao afastamento. Procuradores querem ainda o afastamento de mais cinco delegados da Polícia Civil das funções. Mauro Carlesse está afastado do cargo de governador do Tocantins
Esequias Araújo/Governo do Tocantins
A Procuradoria-Geral da República ofereceu a primeira denúncia da investigação que levou ao afastamento do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL). Se trata da operação que apura interferência política em investigações policiais. Ao todo, 15 pessoas são acusadas pela PGR de participação no esquema. O governador foi acusado de três crimes e entre os pedidos está a perda definitiva do cargo ao final do processo.
O advogado Nabor Bulhões, que representa Mauro Carlesse, disse que ainda está se inteirando da denúncia, mas que em primeira análise não passa de uma reprodução de todas as “conjecturas e presunções” que os procuradores construíram em torno de uma investigação que classificou como ‘unilateral’. Disse ainda que está passando uma “investigada irrazoável e injustificável” contra o governador e não há nenhum dado concreto que leve os fatos investigados a ele.
O Ministério Público Federal quer que Carlesse responda por:
Seis vezes pelo crime de obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa
Cinco vezes pelo crime de falsidade ideológica de documento público majorada
Sete vezes pelo crime de denunciação caluniosa de funcionário público
Entre os pedidos da PGR, estão a manutenção do afastamento de Carlesse e a perda do cargo ao final do processo. Há ainda um requerimento para que os acusados sejam condenados ao pagamento de uma indenização mínima de R$ 1 milhão.
Além de Carlesse, outros integrantes do primeiro escalão durante o governo dele também foram denunciados. Aparecem na lista o sobrinho do governador e ex-secretário de Parcerias e Investimentos Claudinei Quaresemin; o ex-secretário de Segurança Pública Cristiano Barbosa Sampaio e o ex-secretário da Casa Civil Rolf Vidal.
Rolf Vidas informou que se pronunciará oportunamente quando for franqueado acesso ao processo para conhecer todo o teor da acusação.
O g1 ainda aguarda retorno do ex-secretário Cristiano Barbosa e tenta localizar a defesa de Claudinei Quaresemin.
Membros da antiga cúpula da Polícia Civil também foram denunciados. Cinco delegados da Polícia Civil que continuam nos cargos atualmente tiveram pedidos de afastamento apresentados. Os procuradores acreditam que eles teriam contribuído com a organização criminosa para atrapalhar investigações.
Ao todo, a denúncia tem 208 páginas e enumera seis ocasiões em que os citados teriam interferido nas investigações. Nesta primeira denúncia, o MPF não trata sobre o suposto esquema de propinas no plano de saúde dos servidores públicos, o Plansaúde, já que esta questão esta sendo apurada em outra operação.
A denúncia cita ainda seis pessoas que teriam sido vítimas do esquema criminoso. São delegados de polícia que, segundo a PGR, foram perseguidos por investigar o governo e aliados políticos. Aparecem ainda outras cinco pessoas que seriam testemunhas do caso. A denúncia é assinada pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo.
A investigação
Carlesse é considerado suspeito em duas operações da Polícia Federal que ocorreram simultaneamente no dia 20 de outubro. As ações foram chamadas de Éris e Hygea.
Uma delas é para a apuração de um suposto esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos, na época chamado de Plansaúde. A segunda operação investiga suposta interferência do governador em investigações da Polícia Civil que poderiam prejudicar aliados e o próprio governo.
No dia em que as operações foram deflagradas, além do afastamento foram realizadas ainda buscas na casa do governador e em endereços de outras pessoas consideradas suspeitas. Além de Carlesse, vários integrantes da equipe dele também foram afastados judicialmente, incluindo toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública.
O afastamento tem prazo inicial de seis meses. Após a deflagração, a Assembleia Legislativa do Tocantins abriu um processo de impeachment contra Mauro Carlesse, que ainda está na fase inicial. Atualmente, o vice-governador Wanderlei Barbosa está no comando do Poder Executivo como governador em exercício.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

‘Coração radiante de alegria’, diz Léo Pinheiro após eliminação do The Voice Brasil


Cantor tocantinense participou da 10ª temporada do programa. Léo Pinheiro no The Voice: tocantinense canta e fala sobre a experiência no programa
O cantor Léo Pinheiro disse que ficou com “coração radiante de alegria” por ter participado da 10ª temporada The Voice Brasil. O tocantinense é de Paraíso do Tocantins e encerrou a participação no programa nesta terça-feira (14) após chegar na fase dos shows ao vivo.
Léo Pinheiro é dono de um estilo ‘puramente brasileiro’, segundo Brown; confira a trajetória
O cantor foi eliminado durante votação do público. Em entrevista à TV Anhanguera, Léo Pinheiro contou como foi participar do The Voice e conviver com os artistas.
“Costumo dizer que ouvir as coisas que eu ouvi, de todos, participar do time do Brown e depois do time do nosso querido mestre Lulu é uma honra muito grande para qualquer artista. Fico muito feliz, muito honrado por ter tido essa oportunidade. Sei que o futuro é belo e é para lá que estamos caminhando”, disse Léo.
Nesta terça-feira (14) Léo Pinheiro cantou a música ‘Refazenda’ e o técnico Lulu o parabenizou. Na 1ª noite do The Voice Brasil 2021 o artista de 36 anos impressionou os jurados e virou as quatro cadeiras. O cantor, que começou a disputa no time de Carlinhos Brown, trocou de time ao longo da competição e fez apresentações inesquecíveis.
Cantor tocantinense Léo Pinheiro participou do The Voice Brasil
Reprodução/TV Anhanguera
Após a intensa participação, Léo Pinheiro já planeja novos trabalhos da carreira.
“Estou no Rio de Janeiro. Hoje a tarde já temos gravação aqui de coisas que a gente vai lançar no início do ano. Têm alguns projetos para sair. Vou lançar um single novo. Também tem um projeto que eu já vinha elaborando há algum tempo, que é um projeto infantil que vai caminhar paralelo com a minha carreira […] tem muita coisa. Muitas portas se abrindo”, disse.
Léo Pinheiro disse que tem recebido muito apoio. “Estou recebendo mensagens lindas dos meus ídolos. Quero aproveitar para agradecer muito. Não consegui responder as mensagens todas, mas estou lendo tudo que eu posso. Eu sei que a galera votou muito. Eu sou só gratidão, amor e alegria”, contou.
Léo Pinheiro participou do ‘The Voice Brasil’
Globo
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Covid-19: Dose de reforço da Janssen começa a ser aplicada em Palmas


Vacina está disponível para quem recebeu o imunizante há pelo menos dois meses. Doses da Janssen estão disponíveis no mutirão da Mega Vacinação
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas começou a aplicar doses de reforço da Janssen nesta quarta-feira (15). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a vacina que protege contra a Covid-19 está liberada para quem foi vacinado com o imunizante de dose única há pelo menos dois meses.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Na semana passada o Tocantins recebeu 3,2 mil unidades da Janssen. O foco é reforçar a vacinação dos adultos e da população de rua.
Na capital as doses estão disponíveis no mutirão da Mega Vacinação. Nesta quarta os atendimentos itinerantes são feitos na praça do Setor Araras I, no Espaço Cultural e no Edifício Buriti, ao lado da Feira do Bosque. A partir desta quinta-feira (16) o imunizante também será aplicado em cinco Unidades de Saúde da Família (USFs). Veja abaixo todos os locais e horários
A diretora de Vigilância em Saúde da capital, Maressa Castro, explica que as pessoas que tomaram Janssen precisam completar o esquema vacinal. “Embora seja de dose única, o Ministério da Saúde definiu fazer a segunda dose, seguindo a estratégia dos demais imunizantes. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses”, destacou a diretora.
Para se vacinar nos locais da Mega Vacinação não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer aos locais com documento pessoal (RG e CPF), carteira de vacina e cartão do SUS. Vacinas de outros fabricantes continuam disponíveis em 25 postos de saúde.
Programação ‘Mega Vacinação’ – Quarta-feira (15)
Praça do Setor Araras I – das 16h às 19h30
Espaço Cultural José Gomes Sobrinho – das 17h às 21h
Edifício Buriti, ao lado da Feira do Bosque – das 13h às 15h
Programação das Unidades de Saúde para a Vacina da Janssen – Quinta-feira (16)
USF 603 Norte (Arno 71) – das 13h às 17h
USF 207 Sul (Arso 23) – 8h às 12h
USF 712 Sul(ASR-SE 75) – 13h às 17h
USF Santa Fé – 8h às 12h
USF Taquari – 13h às 17h
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Produtos da ceia de Natal são vendidos com variação de até 184% nos supermercados de Palmas


Valores de 97 itens foram comparados em oito estabelecimentos. Ameixa é o produto com a maior diferença de preço. Procon encontra grande variação nos preços dos produtos da ceia natalina em Palmas
Divulgação/Procon
Uma pesquisa do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) apontou que os produtos tradicionais da ceia natalina estão sendo vendidos com variação de até 184% nos supermercados de Palmas. Preços de 97 produtos foram comparados em oito estabelecimentos.
O levantamento foi feito na última segunda-feira (13). Conforme o Procon, o quilo da ameixa liderou o ranking de variações. A fruta é comercializada de R$ 6,99 e R$ 19,90. A diferença é de 184,60%.
A pesquisa que aponta os maiores e menores preços pode ser conferida aqui
Em segundo lugar ficou a ameixa em calda. O pote de 400 gramas é vendido entre R$ 8,99 e R$ 23,19. A variação entre o produto mais barato e o mais caro é de 157,95%. Já a farofa pronta foi encontrado com variação de até 144,77%. O pacote com 200 gramas é comercializado entre R$ 2,39 e R$ 5,85.
Entre os panetones, a maior variação foi encontrada em um produto de 400 gramas. Os produtos da mesma marca e sabor são vendidos de R$ 17,49 até R$ 26,99, dependendo do supermercado. A variação é de 54,32%. O Procon informou que somente a pesquisa dos panetones considera marca dos produtos.
O levantamento serve para ajudar o consumidor a pesquisar e economizar sem precisar sair de casa. O Procon recomenda que os consumidores façam uma lista dos itens necessários e procurem estabelecimentos que ofereçam, além de um bom preço, facilidades na hora da compra, como opções de formas de pagamento, proximidade, estacionamento, descontos, entre outros.
O órgão afirmou que as promoções divulgadas pelos estabelecimentos comerciais devem ser cumpridas. “Ao passar os produtos pelo caixa, se houver diferença entre o preço registrado e o que estava informado na gôndola, prevalece o menor”, informou o Procon.
Em caso de denúncias o consumidor deve entrar em contato com o Procon por meio do ‘Disque 151’ ou utilizar o Whats Denúncia. O telefone é o (63) 99216-6840. As reclamações também podem ser formalizadas no site do Procon. Na página é preciso preencher todos os campos e anexar os documentos solicitados.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Autor de impeachment contra Carlesse pede que governador afastado seja notificado por edital: ‘Clara tentativa de ocultação’


Especialista explica que intimações por hora certa ou por edital só podem ser feitas após esgotadas todas as outras possibilidades. Carlesse vem sendo procurado pelo parlamento há uma semana. Governador do Tocantins, Mauro Carlesse
Esequias Araújo/Governo do Tocantins
O advogado Evandro de Araújo, autor do pedido de impeachment que tramita na Assembleia Legislativa, fez um requerimento nesta quarta-feira (15) pedindo que Mauro Carlesse (PSL) seja notificado por meio de edital ou mediante citação por hora certa. Os dois procedimentos são previstos em lei quando os investigados não forem encontrados pessoalmente. O governador afastado vem sendo procurado pelo parlamento há uma semana.
O g1 solicitou um posicionamento da defesa de Mauro Carlesse, mas o advogado informou apenas que o governador afastado aguarda exames e não tem data para voltar ao Tocantins.
Nos últimos dias Carlesse foi internado em um hospital após sentir dores no peito. O advogado enviou um documento à AL informando que ele esteve em São Paulo (SP) e só vai voltar ao estado quando tiver liberação médica. Apesar disso, nem a assessoria ou a defesa revelam a localização.
Segundo a assessoria da Assembleia, o documento pedindo a notificação por edital foi protocolado durante a manhã e encaminhado à presidência. O texto deve ser enviado à comissão especial ainda nesta quarta-feira.
LEIA TAMBÉM
O que se sabe sobre o afastamento de Mauro Carlesse
Carlesse recebe alta após passar por exames para identificar causa de dores no peito
O pedido afirma que o governador afastado não está sendo encontrado em seus endereços e poderia se considerar que está em “local ignorado ou incerto”. O requerimento também diz que há uma “clara tentativa de ocultação” e por isso a notificação deveria ser feita por edital.
As citações por hora certa e edital são previstas nos Códigos de Processo Civil (CPC) e penal (CPP):
Art. 252 (CPC) – Quando, por 2 (duas) vezes, o oficial de justiça houver procurado o citando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, voltará a fim de efetuar a citação, na hora que designar.
Art. 256 (CPC) – A citação por edital será feita:
I – quando desconhecido ou incerto o citando;
II – quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar o citando;
Nesta terça-feira (14) a comissão especial do impeachment se reuniu e designou um servidor para continuar tentando notificar o governador afastado. O presidente, Elenil da Penha (MDB), disse ainda que a AL vai fazer duas tentativas de localizar Carlesse e se não tiver sucesso poderá acionar a Polícia Federal para ajudar na localização.
O que dizem os especialistas
O especialista em direito administrativo, Jorgam Soares, explica que segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) a prerrogativa de intimação pessoal não pode ser utilizada como subterfúgio para se evitar a continuidade dos trabalhos da comissão de impeachment.
“Portanto, não existe qualquer óbice para que o governador do Tocantins seja citado por edital. Para o STF, a notificação por edital não prejudica o exercício do direito de defesa, pois resulta em medida justificada, ante as diversas tentativas frustradas em notificar pessoalmente o chefe do poder executivo”, afirmou.
Jorgam Soares explica que sequer existe necessidade de contar com o auxílio da Polícia Federal para viabilizar a notificação do governador do afastado judicialmente do cargo, pelo STJ. “É só aplicar subsidiariamente o art. 361 do CPP, conforme prevê o art. 79 da Lei Federal n. 1.079/50, notificando-o por edital e constituindo advogado dativo, acaso ele não constitua algum advogado”, analisou.
Para o advogado Adib Abdouni, especialista em direito constitucional e criminal, a intimação por edital só é possível após esgotadas todas alternativas.
“Uma vez esgotadas todas as possibilidades de intimação pessoal do governador acerca do processo, será cabível a intimação por edital, em caráter excepcional, com demonstração concreta da frustração das tentativas de efetivação do ato (procura exaustiva nos endereços públicos, sabidamente conhecidos e previamente diligenciados)”, explicou.
Segundo ele, se etapas forem puladas é possível haver nulidade do processo.
“Embora a Constituição Estadual do Tocantins seja omissa acerca desse ato frustrado -, o fato é que governadores e secretários estaduais estão sujeitos à mesma lei que regula o impeachment das demais autoridades (Lei nº 1079, de 1950), que é expressa ao determinar em seu artigo 79 que no processo e julgamento do Governador serão subsidiários os dispositivos da norma naquilo em que lhe forem aplicáveis. De modo a observar-se o que contido no artigo 50 (citação editalícia quando o denunciado estiver em lugar incerto e não sabido), assim como o Código de Processo Penal, que, por meio do artigo 256, prevê a regularidade da citação por edital, quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar o citando”, afirmou.
O processo
O pedido de impeachment é baseado nos inquéritos que levaram ao afastamento do governador pelo STJ. Carlesse é considerado suspeito em duas operações da Polícia Federal que ocorreram simultaneamente.
Uma delas é para a apuração de um suposto esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos, na época chamado de PlanSaúde. A segunda operação investiga suposta interferência do governador em investigações da Polícia Civil que poderiam prejudicar aliados e o próprio governo.
Os pedidos foram aceitos há uma semana, mas Carlesse ainda não foi encontrado para ser notificado. Pelo regimento do processo, esta notificação precisa ser feita pessoalmente e os trabalhos só podem ter andamento após isso ocorrer.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Araguaína tem marcação de consultas e procedimentos prejudicada após ataque hacker ao Ministério da Saúde

Município afirmou que o sistema faz comunicação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o Estado.
Por causa disso as anotações de registros e solicitações estão sendo feitas de forma manual. A Secretaria da Saúde de Araguaína informou nesta quarta-feira (15) que a marcação de consultas e procedimentos especializados foi prejudicada no município após uma queda no Sistema de Regulação (Sisreg). O problema teria sido causado após o novo ataque de hackers sofrido pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (13).
O município afirmou que a falta desse sistema dificulta a entrada dos usuários nos protocolos e a libração de consultas e procedimentos. Isso acontece porque o Sisreg é que faz a comunicação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município com o Estado.
Por causa disso as anotações de registros e solicitações estão sendo feitas de forma manual.
“A Saúde comunica ainda que consultas e procedimentos já agendados previamente estão sendo executados tanto em unidades municipais quanto em unidades contratadas. Já novos cadastros de procedimentos, devido ao não registro no Sisreg, não estão sendo realizados até que a situação se regularize”, diz a nota.
Outros programas também estão temporariamente comprometidos como e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.
Ataque hacker
O Ministério da Saúde sofreu um segundo ataque hacker entre o final de domingo (12) e início de segunda-feira (13). A nova ação, que tinha sido negada pelo governo ao longo de toda a tarde, foi admitida à noite pelo próprio ministro Marcelo Queiroga, em Brasília.
O primeiro ataque ocorreu na última sexta-feira (10). Usuários do ConecteSUS relataram que os comprovantes de vacinação não estavam aparecendo no aplicativo ou, até, não estavam conseguindo acessar a plataforma. O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.
Questionado sobre a previsão de restabelecimento, Queiroga informou que o novo ataque deve afetar a estimativa anterior de estabilização, inicialmente prevista esta terça (14). Uma nova previsão não foi informada.
No Tocantins os dados da pandemia (como novos casos, mortes e vacinação), não são atualizados desde a última quinta-feira (9).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins