Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Jovem é presa suspeita de matar menino de 13 anos com golpes de faca em cemitério no Tocantins


Polícia Civil também apreendeu três rapazes que podem estar envolvidos no homicídio, um deles tem apenas 11 anos. Crime aconteceu em Pequizeiro. Adolescente de 13 anos foi assassinado em Pequizeiro
Divulgação/Prefeitura de Pequizeiro
Uma moça, de 18 anos, foi presa suspeita de matar um adolescente, de 13, com golpes de faca. O crime aconteceu dentro do cemitério no município de Pequizeiro, neste domingo (11). A Polícia Civil informou que três meninos, sendo um de 11 anos, que podem ter participado do homicídio, também foram apreendidos.
O caso está sendo investigado pela 43ª Delegacia de Polícia Civil de Pequizeiro. Segundo o delegado João Luiz Jucá, o crime aconteceu por volta das 4h da madrugada de domingo. A suspeita foi presa ainda em flagrante, horas após o assassinato.
As investigações apuraram que a mulher pediu aos menores, os quais eram amigos da vítima, que o atraíssem para o cemitério da cidade. Conforme os policiais, ela teria prometido pagar a quantia de R$ 150 aos três adolescentes.
Assim que o menor chegou, a mulher atingiu a cabeça dele com uma cruz de madeira. Em seguida, teria dado vários golpes de faca no tórax e no rosto do menino. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A polícia acredita que após terem presenciado o crime, os adolescentes fugiram. Eles foram localizados horas depois na casa onde moram com a família.
Segundo a Polícia Civil a mulher confessou, mas não falou o que teria motivado o crime. Ela foi autuada em flagrante por homicídio triplamente qualificado e logo em seguida foi levada para a Unidade Penal Feminina de Miranorte, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.
Dois dos adolescentes de 13 e 14 anos foram autuados em flagrante por ato infracional análogo a homicídio triplamente qualificado. Eles ficarão à disposição do Juizado da Infância e da Juventude.
O terceiro participante, a criança de apenas 11 anos, foi liberado pela autoridade policial sob a responsabilidade da mãe.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Guarda Ambiental captura mais de 200 animais silvestres na área urbana de Palmas em 2021


Encontros têm sido cada vez mais frequentes devido à proximidade com a área rural. Moradores não devem tentar capturar os animais e sempre informar os órgãos competentes. Cobra de 2 metros estava no quarto de uma casa, na região sul de Palmas
Divulgação/GMP Ambiental
Já pensou abrir a porta de casa e dar de cara com uma jiboia de quatro metros, um jacaré ou um tamanduá? Essas visitas inesperadas têm sido frequentes em muitas quadras de Palmas devido à proximidade com as áreas rurais. Só os agentes da divisão ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas fizeram a captura e resgate de mais de 200 animais silvestres entre janeiro e dezembro deste ano.
Entre os animais capturados estão iguana, jacarés, camaleão, gavião carijó, cobra jararaca, cascavel, jiboia, sucuri, tamanduá e porco espinho.
Além da Guarda Ambiental, o trabalho de captura e resgate de animais silvestres também é feito pela Polícia Militar Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros. Por isso número de animais encontrados na área urbana é ainda maior.
Relembre alguns casos de animais encontrados ao longo do ano:
Cobra no telhado do quarto
Uma jiboia de aproximadamente dois metros foi capturada dentro de uma casa em Palmas. Conforme a Guarda Metropolitana Ambiental, a cobra estava no telhado da residência, sobre a cama. O animal só foi encontrado por volta de 22h30, quando a moradora se preparava para dormir e viu a cobra no teto
O caso foi no setor Santa Fé, na região sul da capital. Assustada com o réptil no quarto, a mulher chamou agentes da Guarda e o animal foi retirado com segurança. Depois da captura, a jiboia foi devolvida à natureza.
Sucuri de barriga cheia
Uma sucuri de 4 metros de cumprimento foi capturada por um morador no quintal de casa, na região norte de Palmas, e entregue a uma equipe da Guarda Metropolitana. Segundo o órgão, o animal tinha acabado de devorar um pato. Imagens feitas por guardas ambientais mostram a cobra sendo retirada de um veículo e colocada em uma gaiola.
A captura foi feita no fim de novembro na Arno 14, antiga quadra 109 Norte. O local fica ao lado de uma grande área de mata, próximo a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Tamanduá chegou na madrugada
Em agosto uma moradora da quadra 110 Norte, em Palmas, acordou no meio da madrugada e se surpreendeu ao encontrar um tamanduá-bandeira dentro de casa. Ela disse que acordou, por volta das 2h, assustada com os latidos da cadelinha da casa.
Quando abriu a janela do quarto, se deparou com o tamanduá, acuado pelo animal de estimação. A mulher disse que abriu a porta, prendeu a cachorra e conseguiu colocou o animal silvestre para fora da casa.
Jacaré interdita a Graciosa
A área de banho da Praia da Graciosa, um dos principais cartões postais de Palmas, chegou a ficar dois dias interditada em maio depois que um jacaré apareceu no local. O Corpo de Bombeiros fez varreduras e tentou capturar o bicho, mas sem sucesso.
O animal não foi mais visto no local e a suspeita era de que ele tinha saído por algum buraco nas telas de proteção.
Cobra no condomínio
Uma visita inesperada também assustou moradores de um condomínio no centro de Palmas, em novembro. A jiboia apareceu na porta de vidro que dá acesso ao prédio. Vídeos feitos no local mostram o réptil tranquilo em cima da porta sem se importar com a movimentação no local.
Vários moradores pararam para ver o animal e muitos ficaram assustados com a presença dele no prédio. A Guarda Ambiental foi acionada e fez a captura da cobra.
Não tente capturar animai silvestres
Jacaretinga foi capturado dentro de uma casa em Palmas
Divulgação/Guarda Metropolitana de Palmas
Não é aconselhável que as pessoas capturem qualquer tipo de animal silvestre que esteja em áreas urbanas. A recomendação é acionar a equipe da Fiscalização Ambiental da GMP por meio dos números 153 ou 190. O serviço de captura também pode ser feito pelos bombeiros ou pela PM Ambiental.
“Eles podem causar danos, como mordidas ou arranhões, que podem ocasionar graves ferimentos, inclusive transmitir doenças”, explicou ou chefe da Divisão Ambiental da GMP, Leônidas Castro.
Todos os animais que são recolhidos passam por avaliação e só são devolvidos ao seu habitat natural se estiverem em bom estado de saúde. Os que estão doentes ou feridos são encaminhados para o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) para receber tratamento.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Pesquisadores fazem germinações de plantas raras e ameaçadas de extinção no cerrado do TO


Objetivo do projeto é propagar as plantas em laboratório e depois reintroduzir as espécies ameaçadas no cerrado para contribuir com o equilíbrio do meio ambiente. Espécie de planta ameaçada de extinção é germinada em laboratório
Divulgação/Naturatins
Pesquisadores realizaram as primeiras germinações em laboratório de plantas raras e ameaçadas de extinção do cerrado tocantinense. As plantas são da família das bromélias, da espécie Bromelia braunii, categorizada pelo Ministério do Meio Ambiente como “criticamente em perigo de extinção”.
O projeto é realizado por pesquisadores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e faz parte do Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Cerrado Tocantins (PAT Cerrado Tocantins).
O PAT Cerrado Tocantins é realizado no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), tendo a WWF-Brasil como agência executora.
Em novembro, o PAT Cerrado Tocantins divulgou o plano de ação para os próximos cinco anos. As ações cobrem 22 municípios do estado e têm como objetivo a conservação de nove espécies classificadas como Criticamente em Perigo (CR) e três como Em Perigo (EN) de extinção, além de não estarem em áreas protegidas e não serem atendidas por nenhuma medida de conservação, a exemplo da Bromelia braunii.
A Bromelia braunii é uma planta da família Bromeliaceae, com apenas cinco registros, na região sul do Tocantins e norte de Goiás. É uma das plantas conhecidas mais raras do cerrado e apresenta potencial de uso paisagístico e alimentar, uma vez que espécies desta família podem gerar frutos semelhantes a um abacaxi.
A espécie é naturalmente rara e ocorre em áreas de cerrado rupestre, com solo pedregoso. O indivíduo que deu origem a dezenas de plantas em laboratório foi coletado na natureza, na Serra de Natividade.
Além da espécie da Bromélia, serão realizadas novas expedições de campo na busca de outras espécies que fazem parte do projeto.
O objetivo é coletar amostrar para catalogação e para obter semente para tentar germinar a multiplicar no laboratório de micropropagação da Unitins.
O representante do Naturatins no PAT Cerrado Tocantins, o biólogo e doutor em Ecologia, Oscar Barroso Vitorino Junior, explicou que essa etapa de propagar as plantas em laboratório, foca na coleta, reprodução e reintrodução de espécies ameaçadas.
Ele informou que os pesquisadores irão continuar os esforços de coletas a fim de localizar indivíduos de plantas raras e ameaçadas de extinção para ampliar o conhecimento existente sobre a propagação das plantas do Cerrado em laboratório.
“Quando nós cuidamos de uma espécie ameaçada, todo o ambiente onde ela ocorre, as nascentes, cursos d’água, os lençóis freáticos, todo o ecossistema se beneficia da melhora da situação de uma espécie”, afirmou.
Pesquisadores vão reintroduzir espécies da flora ameaçadas de extinção no cerrado tocantinense
Divulgação/Naturatins
PAT Cerrado Tocantins
O Plano de Ação para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Cerrado Tocantins (PAT Cerrado Tocantins) surgiu no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção coordenado pelo Núcleo Operacional do Projeto no Estado, localizado no Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS) e assessorado por instituições e membros da comunidade.
Todas as ações previstas no plano vão ser executadas nos próximos anos como resultado de parceria entre Naturatins, WWF-Brasil, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (bama), Centro Nacional da Conservação da Flora/Jardim Botânico do RJ (CNCFlora), além de universidades, dentre as quais, apém da Unintins, a Federal do Tocantins (UFT) e Goiás (UFG), entre outros.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Motorista morre após bater carro na lateral de passarela na BR-153


Acidente aconteceu no perímetro urbano da rodovia em Araguaína, no norte do Tocantins. Carro bateu na lateral de passarela em Araguaína
Reprodução/Redes Sociais
Um motorista de 51 anos morreu após bater o carro em uma passarela no perímetro urbano da BR-153 em Araguaína, no norte do Tocantins, na tarde deste domingo (12). A vítima foi identificada como José Maria de Sousa Vieira.
O carro da vítima teria saído da pista, descido pelo canteiro central e batido na lateral da passarela. Pessoas que passaram pelo local ainda tentaram ajudar e desligaram a bateria do veículo para evitar um incêndio. Ainda não há informação sobre as causas do acidente.
O Samu foi chamado, mas a vítima não resistiu. O corpo foi levado para o IML de Araguaína. O g1 solicitou mais informações para a Polícia Rodoviária Federal e aguarda resposta.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado com três tiros em Araguaína

Vítima conseguiu se esconder na área de uma casa e pedir ajuda para moradores. Tiros foram disparados por dois criminosos em uma motocicleta. Um homem de 43 anos foi baleado com três tiros em Araguaína, no norte do Tocantins. Após ser atingido, ele conseguiu correr até uma casa para pedir ajuda e foi levado para o hospital em estado grave. Ninguém foi preso até o momento.
A Polícia Militar informou que o crime aconteceu na madrugada deste sábado (11), no setor Tereza Hilário. Uma mulher de 25 anos contou à PM que estava em casa com o marido, quando ouviram gritos na área externa.
Ao verificar o que estava acontecendo o casal se deparou com o homem de 43 anos ensanguentado e caído em uma aérea do fundo da propriedade. O Samu foi chamado e levou a vítima para o Hospital Regional de Araguaína.
O médico de plantão relatou à polícia que o homem foi atingido por três disparos: na região do abdômen, no ombro esquerdo e na perna direita. Apesar do estado grave ele estava consciente.
A própria vítima informou à Polícia Militar que os suspeitos do crime seriam dois indivíduos em uma motocicleta. Os militares fizeram buscas, mas não conseguiram localizar os criminosos. O caso agora está sendo investigado pela Polícia Civil.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

PM prende cinco suspeitos de furtar gado em fazenda e recupera animais


Furto aconteceu em fazenda de Natividade, no sudeste do estado. Segundo a polícia, um dos envolvidos era um vaqueiro da propriedade rural e confessou participação no crime. Polícia prendeu suspeitos e recuperou gado furtado
PM/Divulgação
Cinco homens foram presos pela Polícia Militar suspeitos de envolvimento com o furto de gado em uma fazenda em Natividade, na região sudeste do estado. Segundo a PM, um dos homens era vaqueiro da propriedade e confessou a participação no crime.
As prisões foram feitas neste sábado (11) por policiais militares da Força Tática da 2ª Companhia Independente da PM. Após serem informados sobre o furto os PMs iniciaram as buscas pela região e localizar um vaqueiro no local do crime.
O homem confessou que trabalhava na propriedade e havia participado do crime. Ele deu mais informações sobre o furto e contou o paradeiro dos outros envolvidos.
O segundo suspeito foi encontrado na zona rural do município de Chapada de Natividade. Outros três envolvidos foram presos na cidade de Silvanópolis.
A PM ainda apreendeu um caminhão tipo gaiola, um carro, oito aparelhos de celulares e 11 animais que estava em uma fazenda em Silvanópolis. Todos os envolvidos e os bens apreendidos foram levados para a central de flagrantes da Polícia Civil em Dianópolis.
Animais foram recuperados pela polícia
PM/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Louis Vuitton e Chanel pedem acesso ao processo que afastou governador após PF encontrar bolsas falsas durante buscas


Empresas querem ser habilitadas nos autos para tomar conhecimento sobre as circunstâncias em que as bolsas foram localizadas. O MPF quer que a apuração seja feita em processo separado. Mauro Carlesse está afastado do cargo de governador do Tocantins
Esequias Araújo/Governo do Tocantins
A operação policial que levou ao afastamento do governador do Tocantins Mauro Carlesse (PSL) ganhou um capitulo inusitado. As marcas de luxo Louis Vuitton e Chanel pediram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que as habilite no processo. Isso porque receberam a informação de que bolsas com as marcas registradas das empresas foram apreendidas na investigação e que se tratam de exemplares falsificados.
A informação consta no parecer que o Ministério Público Federal (MPF) apresentou ao STJ sobre os vários pedidos feitos nos autos deste processo até o momento. O documento não indica com quem as bolsas foram apreendidas e nem quantas seriam. Mais de 50 pessoas foram alvo de medidas cautelares quando a operação foi deflagrada.
No documento, a Procuradoria-Geral da República se manifesta contra os pedidos das duas marcas. As empresas queriam ter acesso aos autos para se inteirar das circunstâncias das apreensões e assim avaliar medidas judiciais. A falsificação deste tipo de produto pode caracterizar pirataria.
Para o MPF, como as duas empresas não são investigadas e nem foram alvo de medidas cautelares, não devem ter acesso aos autos do processo. A procuradoria sugeriu que sejam extraídas cópias dos trechos específicos sobre as apreensões das bolsas e que eventuais pedidos de ressarcimento ou outras medidas sejam feitos em processos separados.
O ministro Mauro Campbell, que também deve julgar o pedido do governador para voltar ao cargo, vai avaliar a questão. Não há prazo para uma decisão.
A operação
Carlesse é investigado em duas operações da Polícia Federal que ocorreram simultaneamente no dia 20 de outubro. Desde então ele também está afastado do cargo. As ações foram chamadas de Éris e Hygea. Ele nega todas as acusações e está recorrendo do afastamento.
Uma delas é para a apuração de um suposto esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos, na época chamado de Plansaúde. A segunda operação investiga suposta interferência do governador em investigações da Polícia Civil que poderiam prejudicar aliados e o próprio governo.
No dia em que as operações foram deflagradas, além do afastamento foram realizadas ainda buscas na casa do governador e em endereços de outras pessoas consideradas suspeitas. Além de Carlesse, vários integrantes da equipe dele também foram afastados judicialmente, incluindo toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Profissionais do Grupo Jaime Câmara vencem o Prêmio MP de Jornalismo


Na categoria webjornalismo, o portal G1 Tocantins levou todos os prêmios com reportagens sobre pessoas desaparecidas, avanço da seca e evasão escolar na pandemia. Jornalistas do G1 Tocantins vencem todos os prêmios na categoria Webjornalismo
João Guilherme Lobasz/G1
O Prêmio Ministério Público de Jornalismo anunciou os vencedores da 5ª edição na noite deste sábado (11). Dos 12 prêmios entregues, os profissionais do Grupo Jaime Câmara levaram sete.
Na categoria webjornalismo, o portal G1 Tocantins levou todos os prêmios com reportagens sobre pessoas desaparecidas, avanço da seca e evasão escolar na pandemia, dos jornalistas Letícia Queiroz, Patrício Reis e Vilma Olivera, respectivamente.
Na categoria telejornalismo, os repórteres Rafael Ishibashi e Ana Paula Rehbein, da TV Anhanguera, também ficaram com os três prêmios, com reportagens sobre estupro, descumprimento de medida protetiva e vistoria no Hospital Geral de Palmas.
A repórter Heloísa Cipriano da rádio CBN Tocantins ficou em 1º lugar na categoria radiojornalismo, com reportagem sobre a atuação do MPE na defesa dos direitos dos povos indígenas.
Os três melhores trabalhos de cada categoria receberam, além de troféus, premiação em dinheiro: R$ 4 mil ao primeiro colocado, R$ 3 mil ao segundo e R$ 2,5 mil ao terceiro.
Segundo o Ministério Público, foram inscritas 39 produções jornalísticas pautadas pela defesa da cidadania, sendo cinco na categoria radiojornalismo, seis em telejornalismo, 13 em fotojornalismo e 15 na categoria webjornalismo.
Veja os vencedores
Webjornalismo
1º lugar – Letícia Queiroz – G1 Tocantins – Desaparecimentos de pessoas preocupam famílias e autoridades no TO: ‘Uma ferida aberta’
2º lugar – Patrício Reis – G1 Tocantins – Tocantins 33 anos: avanço da seca e gestão sustentável dos recursos hídricos são desafios em 2021
3º lugar – Vilma Oliveira – G1 Tocantins – Pandemia faz crescer a evasão escolar e põe em risco o futuro de alunos mais pobres: ‘Desigualdades se ampliaram’
Telejornalismo
1º lugar – Rafael Ishibashi – TV Anhanguera – Estupros no Tocantins –
2º lugar – Ana Paula Rehbein – TV Anhanguera – Violência contra a mulher – Tocantins registra mais de 300 descumprimentos de medidas protetivas
3º lugar – Rafael Ishibashi – TV Anhanguera – Vistoria no HGP
Radiojornalismo
1º lugar – Heloísa Cipriano – CBN Tocantins – O trabalho de instituições públicas em defesa dos direitos dos povos indígenas do Tocantins em 2021
2º lugar – Isabel Cristina – Paraíso FM – Com intermédio do MPE, Tribunal de Justiça do Tocantins estrutura equipe técnica para casos de entrega voluntária de filhos
3º lugar – Marciley Dias – Rádio 96 FM Unitins – Desconstruindo o mito de Amélia
Fotojornalismo
1º lugar – Emerson da Silva – Resolução define atuação do MPTO junto a povos indígenas e comunidades tradicionais
2º lugar – Luiz Henrique Machado – Com apoio da Defesa Civil Estadual e Naturatins, militares do Exército Brasileiro fazem treinamento de combate a incêndio
3º lugar – Luiz Henrique Machado – Com apoio da Defesa Civil Estadual e Naturatins, militares do Exército Brasileiro fazem treinamento de combate a incêndio
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Provas do vestibular da UFT serão aplicadas neste domingo (12) para mais de 8 mil candidatos


Avaliações serão aplicadas no período matutino e vespertino, em sete cidades do Tocantins. São 948 vagas distribuídas em 50 cursos. UFT – Universidade Federal do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
Neste domingo (12) é dia de provas para mais de 8 mil estudantes inscritos no vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT). São 948 vagas distribuídas em 50 cursos nas sete cidades tocantinenses que possuem campus da instituição.
As provas serão realizadas de forma presencial em Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Os candidatos ao curso de Medicina precisam, obrigatoriamente, fazer os exames em Palmas ou Araguaína.
Confira os editais do vestibular
Conforme edital, a prova de conhecimentos será constituída de 76 questões objetivas no formato de múltipla escolha. Os candidatos também deverão produzir uma redação.
No período matutino os portões serão fechados às 8h e a prova começa 8h10. No vespertino, o fechamento dos portões será às 14h30 e a aplicação têm início 14h40. O tempo para realização das avaliações será de quatro horas em cada turno.
As questões serão divididas da seguinte forma:
Período matutino
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Matemática e suas tecnologias
Redação
Período vespertino
Ciências humanas e suas tecnologias
Ciências da natureza e suas tecnologias
Alunos durante prova de vestibular da UFT em 2016
Thiago Bastos/UFT
A lista com os locais de prova foi atualizada nesta sexta-feira (10) e está disponível no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese). Os candidatos devem chegar aos locais de prova com antecedência e utilizando máscara. Nas salas haverá álcool em gel e medição de temperatura.
Os estudantes que apresentarem temperatura maior que 37.5°, após a segunda medição, serão encaminhados para realizar a prova em uma sala exclusiva para candidatos nesta condição.
Na página da Copese está disponível o edital com as regras de biossegurança que serão adotadas durante as provas.
Concorrência
A concorrência do vestibular foi dividida conforme a modalidade de concorrência.
No caso da ampla concorrência, onde estão os candidatos que não se enquadram em nenhuma reserva legal ou ações afirmativas, os cursos mais concorridos foram Medicina, Direito, Medicina Veterinária, Enfermagem e Arquitetura e Urbanismo.
Cursos mais concorridos:
Medicina Palmas – com 1.624 candidatos disputando oito vagas (203 por vaga)
Medicina Araguaína – 992 candidatos disputando seis vagas (165,33 por vaga)
Direito Palmas – 323 candidatos disputando oito vagas (40 por vaga)
Medicina veterinária Araguaína – 199 candidatos disputando oito vagas (24,88 por vaga)
Enfermagem Palmas – 108 candidatos disputando cinco vagas (21,6 por vaga)
Arquitetura e Urbanismo Palmas – 115 candidatos disputando seis vagas (19,17 por vaga)
Cronograma
Conforme o cronograma, a publicação das provas e dos gabaritos provisórios será na segunda-feira (13). As respostas definitivas são previstas para o dia 30 de dezembro. A divulgação do resultado final está prevista é para o dia 1º de fevereiro de 2022 e as aulas iniciam em março.
A UFT também segue selecionando estudantes pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade divide suas vagas em duas modalidades: 50% pelo Enem e 50% pelo vestibular próprio.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Paraíso do Tocantins libera eventos com mais de 200 pessoas em novo decreto


Participantes deverão apresentar comprovante de conclusão do ciclo de vacinação contra Covid-19. Texto vai valer até 31 de janeiro de 2022; veja as principais regras. Vista aérea de Paraíso do Tocantins
Rogério Ramos/Prefeitura de Paraíso do Tocantins
Em Paraíso do Tocantins, na região central do estado, o prefeito Celso Morais publicou um novo decreto liberando eventos com público superior a 200 pessoas, condicionados à apresentação do passaporte de vacinação contra Covid-19. Desde agosto a cidade também exige o ciclo vacinal completo para entrada de servidores nas repartições públicas municipais.
Confira o texto completo
O novo decreto foi publicado nesta sexta-feira (10) e terá validade até 31 de janeiro de 2022. Segundo a prefeitura, a publicação consolida as regras de enfrentamento da pandemia da Covid-19.
O texto trata sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, atividades educacionais, prática de esporte, além da fiscalização e penalidades.
Confira as principais medidas:
É obrigatório o uso de máscaras de proteção facial por qualquer pessoa maior de dois anos que esteja fora de sua própria residência.
É obrigatório aos estabelecimentos de atividades econômico-sociais, transporte coletivo e órgãos públicos recusar o ingresso e a permanência de pessoas sem máscaras.
Recomendar que todas as atividades e estabelecimentos comerciais, concessionárias de serviços públicos ou privados passam exigir comprovação de vacinação de pelo menos 1ª dose de vacina preventiva contra a COVID – 19, dos funcionários e colaboradores;
Todas as lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada poderão funcionar em horário especial até 1h, com exceção das farmácias e postos de combustíveis, que poderão funcionar nos horários convencionais.
Missas, cultos e atividades de segmentos religiosos podem ocorrer na forma presencial, com público limitado a 50% da capacidade de lotação de cada local.
O horário de atendimento dos bares, restaurantes e similares funcionará até 1h, com tolerância máxima até 2h. Após esse horário, somente por entrega.
Fica permitido aos bares, restaurantes e congêneres oferecer apresentação de músicos ou som ambiente. Artistas e demais profissionais deverão ser testados para Covid-19 (teste do tipo PCR), até 72 horas antes da data do evento, ou estar vacinados.
Mantém a autorização do retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal de ensino, bem como, fica também autorizado o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede privada, na educação infantil, observado o protocolo “volta às aulas”.
A realização de eventos e de reuniões com público superior a 200 pessoas, em ambientes fechados ou abertos, é condicionada à apresentação de comprovante de conclusão do ciclo vacinal, excetuadas as crianças menores de 12 anos de idade.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins