Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Paraíso do Tocantins libera eventos com mais de 200 pessoas em novo decreto


Participantes deverão apresentar comprovante de conclusão do ciclo de vacinação contra Covid-19. Texto vai valer até 31 de janeiro de 2022; veja as principais regras. Vista aérea de Paraíso do Tocantins
Rogério Ramos/Prefeitura de Paraíso do Tocantins
Em Paraíso do Tocantins, na região central do estado, o prefeito Celso Morais publicou um novo decreto liberando eventos com público superior a 200 pessoas, condicionados à apresentação do passaporte de vacinação contra Covid-19. Desde agosto a cidade também exige o ciclo vacinal completo para entrada de servidores nas repartições públicas municipais.
Confira o texto completo
O novo decreto foi publicado nesta sexta-feira (10) e terá validade até 31 de janeiro de 2022. Segundo a prefeitura, a publicação consolida as regras de enfrentamento da pandemia da Covid-19.
O texto trata sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, atividades educacionais, prática de esporte, além da fiscalização e penalidades.
Confira as principais medidas:
É obrigatório o uso de máscaras de proteção facial por qualquer pessoa maior de dois anos que esteja fora de sua própria residência.
É obrigatório aos estabelecimentos de atividades econômico-sociais, transporte coletivo e órgãos públicos recusar o ingresso e a permanência de pessoas sem máscaras.
Recomendar que todas as atividades e estabelecimentos comerciais, concessionárias de serviços públicos ou privados passam exigir comprovação de vacinação de pelo menos 1ª dose de vacina preventiva contra a COVID – 19, dos funcionários e colaboradores;
Todas as lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada poderão funcionar em horário especial até 1h, com exceção das farmácias e postos de combustíveis, que poderão funcionar nos horários convencionais.
Missas, cultos e atividades de segmentos religiosos podem ocorrer na forma presencial, com público limitado a 50% da capacidade de lotação de cada local.
O horário de atendimento dos bares, restaurantes e similares funcionará até 1h, com tolerância máxima até 2h. Após esse horário, somente por entrega.
Fica permitido aos bares, restaurantes e congêneres oferecer apresentação de músicos ou som ambiente. Artistas e demais profissionais deverão ser testados para Covid-19 (teste do tipo PCR), até 72 horas antes da data do evento, ou estar vacinados.
Mantém a autorização do retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal de ensino, bem como, fica também autorizado o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede privada, na educação infantil, observado o protocolo “volta às aulas”.
A realização de eventos e de reuniões com público superior a 200 pessoas, em ambientes fechados ou abertos, é condicionada à apresentação de comprovante de conclusão do ciclo vacinal, excetuadas as crianças menores de 12 anos de idade.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Carlesse recebe alta após passar por exames para identificar causa de dores no peito


Governador afastado tinha sido internado na sexta-feira (10) e recebeu alta na tarde deste sábado (11). Nos últimos meses ele foi alvo de operações, afastado do governo e também enfrentará processo de impeachment. Mauro Carlesse foi internado após sentir dores no peito
Divulgação
Mauro Carlesse (PSL) recebeu alta na tarde deste sábado (11) após ser submetido a exames para identificar a causa de dores que tem sentido no peito. Afastado do governo pelo Superior Tribunal de Justiça (SJT), ele está sendo procurado pela Assembleia Legislativa para ser notificado sobre o processo de impeachment. A assessoria não informou onde o político está internado.
Carlesse foi internado na sexta-feira (10) após sentir dores no peito ao longo da última semana. Segundo a assessoria, ele precisou de atendimento em um hospital de referência em que foram seguidos os protocolos para dor torácica.
Um dos exames feitos pelo governador foi o ecocardiograma, que fornece imagens do coração obtidas através do som. O procedimento possibilita à equipe médica, por exemplo, analisar o ritmo cardíaco e o fluxo sanguíneo.
“Na tarde deste sábado (11), o governador recebeu alta hospitalar com a expressa recomendação de repouso absoluto. Os médicos ainda aguardam o resultado de todos os exames, para a partir daí, indicar o possível tratamento”, diz a nota.
Carlesse foi afastado no fim de outubro, após ser alvo de duas operações da Polícia Federal as quais apuram um esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos e interferência em investigações policiais. Ele terá que ficar fora do cargo por 180 dias por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
LEI TAMBÉM:
PGR se manifesta contra pedido de Carlesse para voltar ao cargo e diz que linha de defesa é ‘praticamente uma confissão’
O que se sabe sobre o afastamento do governador do Tocantins Mauro Carlesse
Dificuldade para notificar Carlesse pode travar andamento do processo de impeachment
A Subprocuradora-Geral da República, Lindôra Araújo, emitiu um parecer contra os pedidos da defesa do governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL) para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reavaliasse o processo contra ele.
No texto, Lindôra afirma que a linha de defesa adotada por Carlesse é ‘praticamente uma confissão’, já que ele teria admitido ter milhões de reais em espécie, sem apontar a origem deste dinheiro. Além disso, a manifestação traz novas acusações.
A defesa do governador sempre tem negado as acusações. Em nota, a assessoria dele disse que o parecer não inclui novos “elementos que provam as ilações iniciais”. Disse ainda que Mauro Carlesse apresentou documentos que comprovam a origem lícita dos recursos e que está tranquilo.
Pedido de impeachment
Os fatos investigados nas operações culminaram em quatro pedidos de impeachment contra o governador Mauro Carlesse na Assembleia Legislativa do Tocantins. Um dos pedidos foi aceito na semana passada e nesta quinta-feira (9) foi formada a comissão para dar andamento ao processo de destituição.
Só que a AL tem enfrentado dificuldade para encontrar o governador e fazer a notificação oficial. Só depois disso é que os parlamentares poderão dar andamento ao processo. A assessoria do governador informou que ele está viajando e não quis confirmar para onde. Já a defesa do governador disse não ter nada a declarar sobre o processo.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Juiz anula votos recebidos por partido e cassa diplomas de vereadores e suplentes após candidatura fictícia de mulher


Segundo a decisão, candidatura foi lançada para atingir a cota mínima de mulheres no partido. Candidata não teve nenhum voto e ainda fez campanha para outra pessoa. São Salvador do Tocantins fica na região sul do estado
Prefeitura de São Salvador/Divulgação
A Justiça Eleitoral cassou os diplomas de três vereadores eleitos e três suplentes do partido Democratas (DEM) em São Salvador do Tocantins, na região sul do estado. Segundo a sentença do juiz da 18ª Zona Eleitoral de Paranã, o partido registrou a candidatura fictícia de uma mulher para cumprir a cota mínima de gênero nas eleições de 2020. A candidata não teve nenhum voto e ainda teria feito campanha para outra pessoa. A decisão cabe recurso.
A sentença foi publicada na última quinta-feira (9). O g1 ainda tenta contato com os advogados do partido e dos parlamentares.
O DEM lançou nove candidatos, sendo seis masculinos e três do gênero feminino. Dentre as mulheres estava Elismara Nunes da Silva. Para o juiz Márcio Soares da Cunha, ficou comprovado que ela sequer sabia que era candidata.
“No caso em análise, ficou provado que a candidata sequer sabia que fora lançada a sua candidatura e, embora alegada a sua desistência, não houve a substituição em tempo hábil. Ademais, […] observa-se que Elismara encaminhou propaganda em favor de outra candidata” afirmou na decisão.
A fraude teria ocorrido porque uma resolução de 2019 do Tribunal Superior Eleitoral estabeleceu que o descumprimento dos limites para candidaturas de cada sexo resultaria em indeferimento do pedido de registro de candidatura do partido político.
Com isso, a candidatura de Elismara teria servido apenas para viabilizar os demais representantes do partido.
“Assim, as próprias afirmações da candidata tanto em grupos de WhatsApp quanto em audiência confirmam que seu registro foi efetivado tão somente para permitir o lançamento de outras candidaturas masculinas burlando o percentual mínimo estabelecido normativamente em possível reiteração a fato ocorrido também nas eleições de 2016”, diz a decisão.
O juiz resolveu determinar a anulação de votos recebidos pelo partido Democratas no município de São Salvador do Tocantins, declarando a cassação dos diplomas dos eleitos e suplentes. Também foi imposta a inelegibilidade de Elismara Nunes da Silva pelos próximos oito anos.
Foram impactados pela decisão:
João Santana Tavares – Eleito
Cássio Aureliano Pereira – Eleito
Elen Mayra Barbosa dos Santos – Eleito
Jesus Parreira Juvito – Suplente
Abenilio Pinto Nascimento – Suplente
Mizael Barbosa Caldas – Suplente
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Estado segue sem emitir boletim da Covid-19 pelo 2º dia após ataque hacker ao Ministério da Saúde

Secretaria informou que os sistemas oficiais de notificação continuam indisponíveis e não há previsão de retorno. Último boletim foi divulgado na quinta-feira (9), quando foram registrados 302 casos e uma morte. Pelo segundo dia seguido a Secretaria de Estado da Saúde (SES) não deve emitir o boletim epidemiológico estadual sobre a Covid-19. Segundo a pasta, os sistemas oficiais de notificação do Ministério da Saúde (MS) continuam indisponíveis devido ao ataque de hackers e não há previsão de retorno. O estado também não tem conseguido enviar os dados sobre novos casos e mortes pela doença. (Veja nota completa no fim desta reportagem)
O último boletim epidemiológico divulgado no Tocantins foi na quinta-feira (9), quando foram registrados 302 novos casos e uma morte. Até então o estado somava 234.113 confirmações e 3.927 óbitos desde o início da pandemia.
LEIA TAMBÉM
Ministério da Saúde diz que ‘expectativa’ é reestabelecer ConecteSus na próxima semana
Saiba como emitir 2ª via do comprovante de vacinação nas principais cidades do TO
Ataque hacker ao Ministério da Saúde deixa sistemas indisponíveis e estado não notifica novos casos e mortes por Covid
Como aos domingos não há emissão do documento no estado, a previsão é de que os números sejam atualizados apenas na próxima semana quando os sistemas forem restabelecidos.
Os sites do Ministério da Saúde, inclusive o ConectSus, ficaram indisponíveis na madrugada desta sexta-feira (10). A informação divulgada foi de que houve um ataque de ransomware – um tipo de vírus programado para sequestrar o conteúdo de computadores e cobrar dinheiro pelo resgate.
O site do MS voltou a funcionar, mas a previsão é de que os demais sistemas virtuais do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam restaurados na próxima semana.
Comprovante de vacinação
O ataque hacker também tem afetado o aplicativo do ConectSus, onde ficam os comprovantes virtuais de vacinação contra Covid-19. Atualmente o passaporte de vacinação é exigido em pelo menos 19 capitais do país.
No Tocantins, até o momento, a comprovação de imunização é exigida apenas para eventos com mais de 200 pessoas.
Quem precisar comprovar a vacinação deverá apresentar o comprovante físico, que é a carteira de vacinação. Se for necessário emitir uma segunda via do documento, como no caso de perda, a orientação é procurar a unidade de saúde onde se vacinou.
Veja o que disse a SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que os sistemas oficiais de notificação do Ministério da Saúde (MS) estão indisponíveis para baixar os dados para o boletim epidemiológico da Covid-19, devido ao ataque de hackers e sem previsão de retorno.
Diante disso, ainda não há previsão para divulgação do Boletim Epidemiológico da Covid-19 do Tocantins deste sábado (11).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Motociclista morre após se desequilibrar e bater na lateral de caminhão em Araguaína

Testemunha contou à Polícia Militar que a vítima estava visivelmente embriagada, transportando uma criança e chegou a cair da moto momentos antes da colisão. Um motociclista de 29 anos morreu após bater na lateral da carroceria de um caminhão em Araguaína, no norte do Tocantins. Uma testemunha contou à Polícia Militar que a vítima estava em visível estado de embriaguez enquanto transportava uma criança e chegou a cair momento antes da colisão.
O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (10), por volta das 21h40, no setor Tecnorte. Quando chegaram ao local os militares da PM encontraram um homem de 25 anos que testemunhou a batida.
A testemunha contou que o motociclista estava visivelmente embriagado e ao parar no semáforo se desequilibrou e caiu da moto, inclusive, machucando o pé da criança que era transportada.
Depois disso, a testemunha contou que tentou ajudar tirando a moto da rua e colocando na calçada. Só que a vítima voltou a subir no veículo e quando tentou sair do local se desequilibrou novamente e bateu na lateral do caminhão.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ainda foi chamado, mas apenas constatou o óbito do motociclista. A criança foi atendida e liberada. O grau de parentesco entre eles não foi informado.
A Polícia Científica realizou a perícia e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Motociclista morre e mulher fica ferida ao serem atingidos por tiros enquanto trafegavam por Araguaína


Casal foi seguido e abordado por criminosos que estavam em um carro. Vítimas foram encontradas no setor Barros, às margens da BR-153. Motociclista morre após ser baleado em Araguaína; passageira ficou ferida
Um motociclista identificado como Jercionei Rodrigues de Souza, de 43 anos, morreu e a mulher dele ficou ferida após serem atingidos por tiros em Araguaína, na manhã deste sábado (11). Eles trafegavam de moto pela cidade quando foram abordados por criminosos que estavam em um caro.
O casal havia saído do setor Costa Esmeralda com direção ao centro da cidade, quando foi surpreendido por um veículo. Um dos ocupantes efetuou vários disparos.
Motociclista morre e esposa fica ferida ao serem surpreendidos por criminosos em Araguaína
Claudemir Macedo/TV Anhanguera
O motociclista caiu fora da pista e foi executado. A passageira levou um tiro de raspão. Na queda, ela quebrou a clavícula, foi socorrida pelo Samu e levada para o Hospital Regional de Araguaína.
“Essa vítima estava se deslocando da sua residência, do setor Costa Esmeralda com a esposa na garupa, quando foi alcançado por um veículo que efetuou disparos de arma de fogo e que resultou na morte do Jercionei e a sua esposa foi baleada de raspão e se encontra no Hospital Regional”, disse o delegado de homicídios Adriano Carvalho.
A vítima trabalhava fazendo cobranças. A Polícia Civil segue investigando o caso para apurar as causas e os responsáveis pelo homicídio e tentativa de homicídio.
Crime aconteceu na BR-153, perímetro urbano de Araguaína
Claudemir Macedo/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Justiça determina que município de Miracema divulgue números atualizados de casos e mortes por Covid


Informações devem ser divulgadas diariamente no site e nas redes sociais da prefeitura, segundo a Justiça. Sentença confirma a liminar que já tinha sido publicada em março deste ano. Prefeitura de Miracema do Tocantins terá que divulgar dados atualizados sobre Covid
Divulgação/Prefeitura de Miracema do Tocantins
A Justiça determinou que a Prefeitura de Miracema do Tocantins divulgue diariamente os números atualizados de infectados e mortes por Covid-19. A sentença do juiz Edmar de Paula foi publicada nesta sexta-feira (10) e confirma uma decisão liminar, que já tinha sido emitida em março.
A ordem da Justiça foi dada após uma ação civil pública de autoria do Ministério Público Estadual. Segundo o documento, o município é obrigado a divulgar diariamente até às 19h, no site e nas redes sociais, os seguintes dados epidemiológicos:
número de casos confirmados, de óbitos em decorrência da Covid-19 e de recuperados nas últimas 24h;
número total de casos confirmados, de óbitos pela Covid e de recuperados;
número de casos, de óbitos e de recuperados por dia de ocorrência;
número de hospitalizados com confirmação de Covid-19 e com SARS em enfermaria e UTI por unidade de saúde, no município;
número de sepultamentos diários no município, bem como comparativo com as datas dos últimos três anos;
l) número de óbitos em investigação de confirmação de Covid-19 e número de casos suspeitos.
A prefeitura informou que a divulgação do Boletim Epidemiológico da Covid-19 já é feita regularmente, independentemente de determinação judicial e que por força da liminar concedida nesse processo, do primeiro semestre deste ano, foram inseridas novas informações que normalmente não constam dos boletins dos municípios.
O juiz argumentou que no atual cenário pandêmico, a divulgação de dados compilados pela área da saúde tem a finalidade de informar à população acerca da atual situação sanitária, subsidiar as tomadas de decisões administrativas quanto ao enfrentamento da pandemia, bem como auxiliar as fiscalizações.
O MPE ingressou com ação após receber denúncia sobre a ausência dessas informações. No site da prefeitura, não há uma constância na publicação de boletins epidemiológicos. O último divulgado é do dia 7 de dezembro e o penúltimo do dia 2 de dezembro.
Segundo o Integra Saúde, Miracema do Tocantins tem 2.215 casos confirmados da doença e 54 mortes desde o início da pandemia.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Gurupi vai vacinar moradores contra Covid em shopping neste sábado (11)


Serão disponibilizados os imunizantes da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca para a 1ª, 2ª ou 3ª dose. Gurupi terá vacinação em shopping no fim de semana
Prefeitura de Gurupi/Divulgação
Neste sábado (11), moradores de Gurupi poderão se vacinar contra a Covid-19 durante ação no shopping Center Araguaia. Serão disponibilizados os imunizantes da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca para a 1ª, 2ª ou 3ª dose.
A imunização será realizada das 13h às 20h. De acordo com a Secretaria de Saúde, para se vacinar, basta comparecer ao shopping levando um documento pessoal e o cartão de vacina. No caso de menores de idade, será necessário um responsável para assinar o termo de consentimento.
Segundo a coordenadora de Imunização, Juciléia Lima, o objetivo da ação é proporcionar dia e horário alternativos para que a comunidade possa se vacinar.
A ação também será realizada no sábado, dia 18 de dezembro. “É mais uma oportunidade para aquelas pessoas que ainda não se vacinaram ou que precisam tomar a 2ª e a 3ª dose, irem em busca desta proteção tão importante. Estamos trabalhando para facilitar e ampliar a vacinação em nossa comunidade”, afirmou o secretário Municipal de Saúde, Vânio Rodrigues.
1ª Dose
Os adolescentes entre 12 e 17 anos precisam se vacinar acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar cópia dos documentos pessoais dos mesmos, juntamente com o Termo de Consentimento devidamente assinado, que está disponível no site da prefeitura. O menor deverá apresentar ainda a cópia dos documentos pessoais e o cartão de vacinação.
Já quem tem mais de 18 anos e, por algum motivo, ainda não tomou a primeira dose, precisa apresentar o cartão de vacinação e os documentos pessoais.
2ª Dose
O intervalo entre a primeira e a segunda dose varia de acordo com o fabricante.
Coronavac – intervalo de 28 dias
AstraZeneca – intervalo de 60 dias
Janssen – intervalo de 60 dias
Pfizer – intervalo de 21 dias
O Ministério da Saúde informou que quem tomou a vacina da Janssen precisa completar o esquema vacinal com duas doses, em um intervalo de dois meses.
Em Gurupi, a Janssen foi aplicada no final do mês de junho, como explica o diretor de Vigilância e Proteção à Saúde de Gurupi, Marcus Teixeira Marcolino. “Em relação à segunda dose da Janssen, chegando as vacinas nós vamos aplicar, porque já completou o prazo de aplicação da primeira dose”, frisou.
3ª Dose
Gurupi também aplica a dose de reforço nas pessoas que tenham mais de 18 anos e já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. A vacina é para quem tomou a 2ª dose há cinco meses ou mais. A 3ª dose é do imunizante Pfizer e vale para qualquer vacina aplicada anteriormente.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mauro Carlesse é internado com dores no peito


Governador afastado passa por exames e aguarda diagnóstico dos médicos, segundo assessoria de imprensa. Nos últimos dias, Carlesse foi alvo de processo judicial que levou ao seu afastamento do cargo por 180 dias. Mauro Carlesse foi internado após sentir dores no peito
Divulgação
O governador do Tocantins afastado, Mauro Carlesse (PSL), foi internado nessa sexta-feira (10) após sentir fortes dores no peito. Segundo a assessoria de imprensa, ele passa por exames e aguarda o comunicado dos médicos sobre o diagnóstico.
A assessoria disse que não sabe dizer em qual unidade hospitalar ele está internado. “Nos últimos dias, o governador já vinha sofrendo com dores no peito. Dores essas que aumentaram na noite da última sexta-feira, e por isso, a necessidade da internação”, disse.
Carlesse foi afastado do cargo no fim de outubro, após ser alvo de duas operações da Polícia Federal as quais apuram recebimento de propina e interferência em investigações policiais.
Ele terá que ficar fora do cargo por 180 dias por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Avião agrícola cai em fazenda no Tocantins após asas quebrarem e piloto sobrevive; VÍDEO


Acidente foi no último dia 5 de dezembro no momento em que a aeronave fazia uma manobra rasante. Piloto sobreviveu à queda. Vídeo mostra o momento em que a aeronave cai no Tocantins
Um vídeo feito em uma fazenda na região de Lagoa da Confusão, oeste do Tocantins, registou o momento em que as asas de um avião agrícola simplesmente se dobram, quabrando, e a aeronave cai. As imagens impressionantes são do dia 5 de dezembro, mas só vieram a tona agora após serem compartilhadas nas redes sociais.
A empresa que é dona da aeronave, prefixo PT-UZI, tem sede no interior de São Paulo e confirmou a queda. Disse que o piloto sobreviveu e está se recuperando. Em um áudio também compartilhado, ele que sofreu duas fraturas, uma na clavícula e em outra em uma das pernas. O homem é morador da cidade de Votuporanga (SP).
O dono do avião informou ainda que a empresa foi contratada para pulverizar a plantação, mas que como o tempo estava chuvoso o piloto resolveu fazer um teste. O líquido que o avião aparece despejando nas imagens era água. No vídeo é possível perceber o desespero das pessoas que presenciaram a cena.
Ainda de acordo com a empresa o piloto está recebendo toda a assistência necessária.
Asas se partiram e acabaram derrubando o avião
Reprodução
Outro acidente
A queda deste avião ocorre no mesmo município em que dois jovens pilotos morreram em novembro. Mauro Júnior, de 27 anos e Matheus Dias Fernandes, de 25, estavam na aeronave, que colidiu diretamente com o solo. O irmão de um deles presenciou a queda e tentou prestar socorro, mas os dois morreram imediatamente com a força do impacto.
Na época, a Secretaria de Segurança Pública informou que uma equipe da 58ª Delegacia esteve no local para apurar os fatos. A investigação do acidente ainda está em aberto.
Avião caiu em fazenda de Lagoa da Confusão
Divulgação/Polícia Civil
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins