Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Avião agrícola cai em fazenda no Tocantins após asas quebrarem e piloto sobrevive; VÍDEO


Acidente foi no último dia 5 de dezembro no momento em que a aeronave fazia uma manobra rasante. Piloto sobreviveu à queda. Vídeo mostra o momento em que a aeronave cai no Tocantins
Um vídeo feito em uma fazenda na região de Lagoa da Confusão, oeste do Tocantins, registou o momento em que as asas de um avião agrícola simplesmente se dobram, quabrando, e a aeronave cai. As imagens impressionantes são do dia 5 de dezembro, mas só vieram a tona agora após serem compartilhadas nas redes sociais.
A empresa que é dona da aeronave, prefixo PT-UZI, tem sede no interior de São Paulo e confirmou a queda. Disse que o piloto sobreviveu e está se recuperando. Em um áudio também compartilhado, ele que sofreu duas fraturas, uma na clavícula e em outra em uma das pernas. O homem é morador da cidade de Votuporanga (SP).
O dono do avião informou ainda que a empresa foi contratada para pulverizar a plantação, mas que como o tempo estava chuvoso o piloto resolveu fazer um teste. O líquido que o avião aparece despejando nas imagens era água. No vídeo é possível perceber o desespero das pessoas que presenciaram a cena.
Ainda de acordo com a empresa o piloto está recebendo toda a assistência necessária.
Asas se partiram e acabaram derrubando o avião
Reprodução
Outro acidente
A queda deste avião ocorre no mesmo município em que dois jovens pilotos morreram em novembro. Mauro Júnior, de 27 anos e Matheus Dias Fernandes, de 25, estavam na aeronave, que colidiu diretamente com o solo. O irmão de um deles presenciou a queda e tentou prestar socorro, mas os dois morreram imediatamente com a força do impacto.
Na época, a Secretaria de Segurança Pública informou que uma equipe da 58ª Delegacia esteve no local para apurar os fatos. A investigação do acidente ainda está em aberto.
Avião caiu em fazenda de Lagoa da Confusão
Divulgação/Polícia Civil
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Suspeito de estuprar adolescente é preso em Lagoa da Confusão

Grupo de moradores tentou linchar o suspeito antes da chegada da polícia. Vítima tem apenas 13 anos de idade. A Polícia Militar prendeu, nesta sexta-feira (10) um homem de 22 anos que é suspeito de estuprar uma adolescente de apenas 13 em Lagoa da Confusão, no oeste do estado. O nome do suspeito não foi informado pela polícia. O estupro foi no setor Bandeira durante a manhã e o homem foi localizado no começo da tarde numa região de mata próximo ao setor Ester.
Antes da polícia chegar ao local, moradores que reconheceram o suspeito tentaram linchá-lo. Os populares saíram das proximidades quando a PM se aproximou. O suposto estuprador estava com alguns machucados quando foi conduzido. Antes de ir para a delegacia, o homem foi levado ao hospital municipal.
Assim que teve alta foi transferido para um presídio em Paraíso do Tocantins. Ainda segundo a PM, o homem é considerado suspeito em outros casos de estupros recentes na cidade. A apuração desta hipótese vai ficar com a Polícia Civil.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Começam as obras para construir galeria que substituirá ponte que desabou ano passado em Palmas


Galeria tripla está sendo construída na Avenida NS-03. Prefeitura informou que aplicará mais de R$ 5,2 milhões para fazer drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e construção de calçadas com acessibilidade. Começam as obras de galeria que substituirá ponte que desabou sobre o córrego Sussuapara, em Palmas
Cleidson Dias/Prefeitura de Palmas
Começaram nesta sexta-feira (10) as obras para a construção de uma galeria tripla que substituirá a ponte sobre o córrego Sussuapara, que desabou em fevereiro do ano passado. O local fica na avenida NS-03, entre as Arnos 21 e 31 (antigas quadras 203 e 303 Norte), em Palmas.
O trecho segue fechado para pedestres e tráfego de veículos, segundo informou a prefeitura. Está prevista a execução de drenagem pluvial, bueiro celular pré-moldado, terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização viária e construção de calçadas com acessibilidade com investimento de R$ 5.203.545,78 do Programa de Ampliação de Infraestrutura Urbana de Palmas (Proinfra).
O trânsito na região está bloqueado desde o ano passado. O município informou que a obra garantirá a reabertura do trecho e nova alternativa de ligação do centro de Palmas com quadras da região Norte de Palmas, como a Arno 31 (303 Norte), Arno 32 (305 Norte).
A cabeceira da ponte começou a afundar no dia 7 de fevereiro de 2020. Imagens registradas por moradores na época mostraram que o asfalto estava completamente rachado em um dos sentidos da pista.
Dois dias depois, o aterro cedeu e formou uma cratera no local. Desde então, a avenida está interditada nos dois sentidos. A via é uma importante ligação entre o centro da cidade e as quadras da região das Arnos, as mais populosas da metade norte do plano diretor.
Quem precisar se deslocar pela região pode utilizar acessos alternativos pelas pontes das avenidas NS-1 e Teotônio Segurado para quem precisa ir ao centro da cidade e pela avenida NS-15 para quem tem que ir no sentido da orla de Palmas.
Pedestres se arriscam ao passar por ponte que desabou
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Fim de semana em Palmas terá pontos de vacinação contra a Covid-19 e gripe em rodoviária, shopping e feira


Imunização será por demanda espontânea e não é necessário realizar agendamento. Estarão disponíveis doses dos imunizantes AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, além da vacina que protege contra a Influenza. Vacinas contra a Covid-19 e Influenza serão aplicadas em pontos estratégicos de Palmas
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas vai aplicar vacinas contra a Covid-19 e gripe em vários pontos da cidade durante este fim de semana. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, haverá atendimento no sábado (11) e domingo (12). Entre os locais em que os profissionais de saúde vão atender estão o Terminal Rodoviário, uma feira coberta e um shopping da capital.
A vacinação itinerante é para alcançar quem precisa de algum tipo de imunizante, mas não foi em uma unidade de saúde para atualizar o ciclo vacinal. Neste sábado o mutirão começa às 7h na rodoviária. Ao longo do dia também será possível receber uma das doses em um postinho de Taquaruçu Grande ou no shopping Capim Dourado.
No domingo as vacinas serão disponibilizadas em uma feira coberta da região sul da capital. Veja abaixo a programação com os endereços e horários
Durante o fim de semana o atendimento será feito por demanda espontânea e não é necessário realizar agendamento. Os moradores só precisam apresentar documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e carteira de vacina.
Nos locais serão ofertados os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer para imunização contra o coronavírus. Quem tem 12 anos ou mais pode receber a 1ª e 2ª dose da vacina. Os moradores acima de 18 anos que já tenham tomado duas doses há cinco podem ser vacinados com a dose de reforço.
A vacina que protege contra a Influenza é ofertada para quem mais de seis meses de vida.
Cronograma de vacinação
Sábado (11)
7h às 11h – Terminal Rodoviário de Palmas
10h às 17h – Capim Dourado Shopping (Espaço Coworking)
8h às 15h – USF Walterly Wagner (Taquaruçu Grande)
Domingo (12)
8h às 12h – Feira do Aureny I
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Moradores de quadras em Palmas usam água da chuva após 4 dias de desabastecimento: ‘um sufoco’


Problema começou na última terça-feira (7). Famílias contam que não têm água para cozinhar ou tomar banho. Moradores de Palmas reclamam que estão sem água há mais de três dias
Famílias que moram em diferentes quadras de Palmas estão sofrendo há quatro dias por causa do desabastecimento de água. Eles contam que a situação está gerando vários problemas. Sem conseguir fazer as tarefas dentro de casa, uma moradora tentou aparar água da chuva. (Veja o vídeo)
“Quatro dias sem água para viver, sem água para cozinhar, sem água para higiene pessoal. As louças já estão dando mofo. A pia está cheia de bicho, moscas”, disse a moradora.
Ela aproveita quando chove para coletar água e usar nas principais tarefas. “Ontem a noite tentei pegar um pouco mais de água da chuva. Estou economizando. A gente não estava preparado para a situação. Um sufoco desse com tamanho descaso. Minha caixa d’água só tem 500 litros e acabou muito rápido. Um sufoco desse”, contou a mulher.
Em alguns pontos falta água desde a última terça-feira (7). A BRK Ambiental, empresa responsável pelo abastecimento na cidade, havia informado que o problema ocorreu durante um reparo emergencial na estação de tratamento. A previsão era de que a situação fosse resolvida em poucas horas, mas muitas famílias continuam sem água.
Nesta sexta (10) a concessionária informou que “o sistema está normalizado e o abastecimento de água segue em recuperação gradual ao longo do dia”. Leia abaixo a nota na íntegra
Sem água, sujeira se acumula dentro de casa em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
O problema está afetando centenas de pessoas. Há registro nas quadras 1.003 Sul, na 1.503 Sul, 1.603 Sul, na 1.103 Sul, e na 110 Norte, entre outros locais.
O que diz a BRK Ambiental
Um incidente provocado por máquinas de obras de terceiro, particular, ocasionou um vazamento de grande porte. Isto impactou a distribuição de água para parte da cidade nesta última quinta-feira. Nesta sexta-feira o sistema está normalizado e o abastecimento de água segue em recuperação gradual ao longo do dia.
Qualquer pessoa que ainda note problemas em seu abastecimento pode ligar para o 0800 6440 195 para acionar as equipes da empresa.
O local do incidente possui uma placa que alertava sobre a presença de uma rede de abastecimento e a empresa que realizava a obra não procurou a concessionária para o necessário trabalho de orientação nestes casos.
A BRK também esclarece que situações como esta não são previstas e podem ser evitadas com adoção de cuidado no momento da obra. A empresa disponibiliza seu cadastro de rede para todos os empreendedores para evitar rompimentos como esse que prejudicam o abastecimento público.
Moradora usa água da chuva nas tarefas domésticas
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Chuva alaga ruas de Araguaína e deixa moradora ilhada em carro; veja o vídeo


Corpo de Bombeiros foi chamado, mas a motorista conseguiu sair do veículo antes da chegada dos militares. Água da chuva inundou ruas e deixou moradora ilhada em Araguaína
Uma chuva forte que atingiu Araguaína na tarde desta sexta-feira (10) alagou ruas e deixou um carro ilhado no centro da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher que dirigia o veículo conseguiu sair antes da chegada dos militares. Um vídeo feito no local mostra que a água cobriu quase todo o automóvel. (Assista acima)
A situação foi registrada por volta de 13h30 no setor Pampulha, atrás de um shopping da cidade. A corporação informou que no local há uma espécie de baixada e a condutora se arriscou e trafegou na via sem saber o perigo que enfrentava.
O nível da água, que já subia muito rápido, atingiu a região com mais força. Segundo os bombeiros, as bocas de lobo não suportaram o volume de água. Apesar do susto, a mulher saiu do carro em segurança e não teve ferimentos. Depois ela recebeu orientações da corporação.
Carro ficou ilhado após chuva forte em Araguaína
Reprodução
O Corpo de Bombeiros informa que a população precisa tomar cuidado ao se deparar com essas situações. Disse que quando começar a chuva o correto é não dirigir em áreas inundadas, mas sim se abrigar em um local seguro.
“Espere em um espaço onde a água não chegou. Não transite, especialmente nas nessas ruas características de enxurradas. E acione os bombeiros o quanto antes”, explicou a subtenente Alessandra Carneiro.
Também são recomendados alguns cuidados como:
Oriente-se e veja se locais próximos a você podem inundar, como córregos, rios, canais etc;
Se estiver em casa, desligue a energia elétrica na caixa de força de sua casa. Não toque em equipamentos elétricos se tiver descalço ou com os pés molhados;
Não ande na água, porém, se for extremamente necessário, use uma vara ou madeira para verificar se a área é firme e rasa;
Não dirija em áreas inundadas;
Não se abrigue debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;
Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido;
Revise a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado;
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento)
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Ex-prefeito morto é condenado pelo Tribunal de Contas a devolver mais de R$ 3 milhões


Condenação saiu um ano após político morrer vítima da Covid-19. Segundo decisão, ex-prefeito teria autorizado pagamentos indevidos sem a prestação de serviços. Ex-prefeito de Piraquê que está morto é condenado a devolver 3 milhões aos cofres públicos
O Tribunal de Contas Estadual condenou o ex-prefeito de Piraquê, João Batista Nepomuceno Sobrinho, a devolver mais de R$ 3 milhões por supostamente fazer pagamentos por serviços não comprovados enquanto esteve à frente da prefeitura. Os fatos teriam acontecido em 2015 e a condenação saiu apenas nesta semana, mais de um ano após o político morrer vítima da Covid-19.
O TCE considerou irregulares as contas da prefeitura que foram alvo de uma auditoria em 2018. A acusação é de que o município fez pagamentos sem comprovar a prestação de serviços ou fornecimento de bens, causando danos aos cofres públicos.
Entre as irregularidades esta a suposta retenção de valores, referentes a empréstimos consignados, da folha de pagamento dos servidores e não repassar para as instituições financeiras.
O TCE determinou que ele devolva R$ 3.116.500,86, corrigidos e atualizados. Também foi aplicada uma multa de R$ 311.650,09, correspondente a 10% do valor do débito, entre outras multas menores.
Só que o ex-prefeito morreu em agosto de 2020, aos 72 anos, após contrair a Covid-19. Uma advogada informou à TV Anhanguera que agora o patrimônio que João Batista tinha fica responsável por quitar os débitos. Neste caso a Justiça deverá bloquear os bens para que a dívida seja quitada.
O julgamento foi presidido pelo conselheiro Alberto Sevilha e o resultado proclamado por unanimidade. A publicação ocorreu no Boletim do TCE nesta quarta-feira (7). O g1 ainda tenta contato com algum advogado ou representante do ex-prefeito.
Piraquê fica na região norte do estado
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem é morto a tiros enquanto trabalhava na carroceria de caminhão em Palmas

Homem de 29 anos foi surpreendido e não teve como se defender. Vítima foi atingida por pelo menos quatro disparos. Um homem de 29 anos identificado como Maylson de Abreu Ribeiro foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (10) na Arne 24 (208 Norte), em Palmas. A vítima estava trabalhando, em cima de um caminhão, no momento que foi surpreendida e morta por dois criminosos.
Testemunhas contaram à polícia que a vítima estaria carregando peças de concreto em um caminhão quando os suspeitos chegaram com um carro preto e começaram a atirar. Maylson foi atingido por ao menos quatro disparos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o homem de 29 anos foi surpreendido e não teve como se defender.
As investigações foram iniciadas pela 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas), que esteve no local dos fatos para iniciar os procedimentos de ouvir potenciais testemunhas.
A perícia também esteve no local, onde realizou os procedimentos necessários e depois o corpo foi recolhido pelo IML.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vídeo mostra homem amarrando cachorro em carro e arrastando animal em cidade do Tocantins


Fato causou revolta e moradores de Pindorama do Tocantins publicaram imagens nas redes socais. Homem amarra cachorro na traseira de um carro e arrasta animal em Pindorama
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um cão sendo amarrado e depois arrastado por um carro em uma avenida de Pindorama do Tocantins, na região centro-sul do estado. As imagens foram gravadas na tarde desta quinta-feira (9).
A Polícia Militar informou que não foi chamada para registrar o fato. A Secretaria e Segurança Pública também informou que ainda não houve registro.
Uma moradora contou ao g1 que o registro foi feito na Avenida 04, no setor Bela Vista. As imagens mostram o homem amarrando o animal no para-choque de uma picape. Depois, ele entra no carro e saí puxando o cão pelas ruas da cidade.
Homem amarra cachorro na traseira de um carro e arrasta o animal
Reprodução
Em determinado momento é possível ver que o animal tropeça e começa a ser arrastado até conseguir levantar e continuar correndo. O fato gerou revolta nos moradores, que gravaram as imagens e compartilharam nas redes sociais.
O crime de maus-tratos a animais é previsto na legislação brasileira e teve a punição aumentada em 2020. Quem for flagrado pode pegar uma pena de dois a cinco anos de prisão, além de ser multado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Polícia Civil prende homem suspeito de assaltos e de atirar no pé de vítima para roubar moto em Palmas


Homem, de 28 anos, foi capturado em casa após cumprimento de mandado de prisão temporária. Delegado afirmou que ele agia ‘com extrema violência contra as vítimas’. Homem suspeito de cometer uma série de assaltos é preso em Palmas
Divulgação/SSP
A Polícia Civil prendeu um homem, de 28 anos, suspeito de praticar uma série de assaltos a veículos em Palmas. Em um dos casos ele teria atirado no pé de uma das vítimas para roubar uma motocicleta.
A captura do criminoso foi efetuada nesta sexta-feira (10) durante o cumprimento de um mandado de prisão temporária, expedido pela 2ª Vara Criminal. Ele estava na própria casa, na região sul da capital, quando foi surpreendido pelos policiais.
As investigações são da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos coordenadas pelos delegados Rossílio Souza Correia e Anderson Casé. A ação também contou o apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) e da 5ª Delegacia de Polícia Civil de Palmas.
“Ao longo das investigações, constatamos que o indivíduo estava envolvido em uma série de crimes contra o patrimônio e que ele sempre agia com extrema violência contra as vítimas, no sentido de causar terror psicológico e assegurar a efetivação do delito”, disse o delegado Rossilio.
Depois da prisão, o suspeito passou por exame de corpo de delito e foi levado para a Unidade Penal de Palmas, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
O delegado Anderson Casé afirmou que o suspeito é considerado de extrema periculosidade.
“No cometimento dos crimes, o investigado sempre atuava com muita agressividade, subjugando suas vítimas com o emprego de arma de fogo, sendo que em um dos roubos, a fim de subtrair uma motocicleta, ele chegou a efetuar um disparo que atingiu o pé de uma das vítima”, disse o delegado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins