Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo nomeia novo presidente para a Agência de Mineração do Tocantins


Gleberton Vargas França ficará à frente da pasta, conforme ato publicado no Diário Oficial. Agência era comandada interinamente por Renato Jayme. Wanderlei Barbosa faz mudanças no 1ª escalão desde o afastamento de Mauro Carlesse do cargo
Reprodução/TV Anhanguera
O governador em exercício Wanderlei Barbosa (Sem partido) nomeou um novo presidente para a Agência de Mineração do Tocantins. Trata-se de Gleberton Vargas França, cujo nome foi divulgado em publicação do Diário Oficial, desta quinta-feira (2).
Desde o fim de outubro, Wanderlei faz mudanças no 1º escalão. O vice-governador assumiu a chefia do Poder Executivo após o afastamento do govenador Mauro Carlesse (PSL) por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele deve seguir longe do cargo por 180 dias.
Em novembro, o governador em exercício estabeleceu que Renato Jayme acumularia a presidência do Naturatins com o comando da Agência de Mineração, que estava sem gestor desde que Tom Lyra deixou o governo.
Gleberton, que assume a partir de agora, é comerciante e foi candidato a vereador de Palmas nas últimas eleições. Recebeu 219 votos e não conseguiu se eleger.
A agência tem como objetivo promover o negócio no setor de mineração, utilizando como alavancas a ampliação do conhecimento geológico, dos recursos minerais e do domínio tecnológico e a capacitação profissional e empresarial para toda a cadeia do setor mineral.
No estado, estão em andamento alguns projetos polêmicos de exploração mineral. Um deles foi suspenso pela Justiça após o governo alegar possíveis danos ambientais.
A mineradora Aura Minerals seria instalada em Almas no mês de maio. Pelos cálculos da empresa, seriam 700 empregos diretos e cerca de 3,9 mil indiretos em todo o projeto. O investimento previsto era de R$ 375 milhões.
O local onde seria implementado o projeto é uma terra pública, que atualmente pertence a Agência Estadual de Mineração do Tocantins (Ameto) e que é alvo de litígio.
Uma decisão de 1ª instância autorizou a instalação da mineradora. Mas um dia antes do lançamento da pedra fundamental, o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador João Rigo Guimarães, decidiu suspender a decisão liminar.
A decisão foi tomada após a Procuradoria-Geral do Estado, que representa o Governo do Tocantins em questões judiciais, alegar possíveis danos ambientais no projeto de uma nova mina de ouro no local.
Na época, a empresa disse que recebeu a informação que suspende o auto de Imissão de posse de parte das terras, concedido em 11 de maio de 2021, garantido a implantação do empreendimento. Nesta mesma data, a Aura disse que obteve o direito de uso da superfície que está previsto em lei, uma vez que é a titular dos direitos minerários e fez os investimentos necessários para quantificação da jazida e, inclusive, já possui a Licença de Instalação 297/2017 devidamente válida e que se encontra em processo regular e legal de renovação, de acordo com a Resolução COEMA por ter sido solicitado sua renovação dentro do prazo legal.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Moradora acorda durante assalto em casa, tenta pedir ajuda e é morta com oito facadas

Crime aconteceu em Colinas do Tocantins, na região norte do estado. Suspeito foi identificado e preso pela Polícia Civil duas horas após o assassinato. Uma mulher foi morta a facadas na noite desta quinta-feira (2) em Colinas do Tocantins, no norte do estado, após ter a casa invadida por um criminoso enquanto dormia. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é de que a vítima, identificada como Maria Pinheiro da Silva, tenha acordado durante o roubo e tentou pedir ajuda. O suspeito do crime foi preso horas depois.
O assassinato aconteceu por volta das 23h. Segundo a polícia, o homem entrou na casa em busca de qualquer objeto de valor, mas a vítima despertou e tentou gritar. Para encobrir o roubo e evitar ser reconhecido, ele deu oito facadas na vítima.
O caso foi registrado na delegacia e aproximadamente duas horas depois a Polícia Civil identificou o suspeito. Os investigadores descobriram que o homem estava se escondendo na casa da própria mãe, no setor Santo Antônio.
Ele foi preso em flagrante com apoio da Polícia Militar. A PC informou que o suspeito confessou o crime e também foi encontrado com o aparelho celular da vítima. O crime está sendo tratado como latrocínio – roubo seguido de morte.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Batida entre carro e moto deixa trânsito lento no trecho sul da Teotônio Segurado


Acidente aconteceu ao lado do Estádio Nilton Santos, na região sul da cidade. Acidente aconteceu na região sul de Palmas
Kalinton Mota/TV Anhanguera
Uma batida entre um carro e uma moto no início da manhã desta sexta-feira (3) deixou o trânsito lento no trecho sul da Avenida Teotônio Segurado, em Palmas. A colisão aconteceu próximo da ponte sobre o ribeirão Taquaruçu na região do estádio Nilton Santos.
A Polícia Militar foi chamada ao local junto com os guardas de trânsito de Palmas. Ainda não há informação sobre as causas do acidente e a quantidade de feridos, mas pelo menos uma pessoa foi levada ao hospital pelo Samu.
A Teotônio Segurado corta Palmas de norte a sul e é uma das principais avenidas da cidade. A via constantemente registra acidentes graves, seja nos cruzamentos ou no trecho a partir do estádio Nilton Santos, em que não há duplicação.
Só em novembro, por exemplo, foram duas mortes na avenida. A primeira no cruzamento do estádio e a segunda na região norte da cidade.
Trânsito ficou lento no trecho sul da Teotônio Segurado
Kalinton Mota/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Caminhão carregado de gado tomba na BR-153; acidente teria acontecido após arara pousar em pista


Acidente foi no trecho entre Gurupi e Cariri do Tocantins, na região sul do estado. Bombeiros atendendo vítima de tombamento na BR-153
Bombeiros/Divulgação
Uma carreta que transportava gado tombou após descer uma ribanceira às margens da BR-153 entre Gurupi e Cariri do Tocantins, na região sul do estado, na tarde desta quinta-feira (2). O caminhoneiro contou aos Bombeiros que o acidente aconteceu por causa de uma arara que estava na pista.
Após descer a ribanceira o caminhão atingiu árvores e ficou com a frente destruída. Quando os bombeiros chegaram ao local encontraram o motorista fora da cabine e sentado no chão. Ele estava consciente, mas apresentava uma fratura na perna esquerda.
O homem disse ter desviado o caminhão da pista para evitar colidir com um carro que freou bruscamente na sua frente para não atropelar a arara. Ele foi imobilizado e levado para o Hospital Regional de Gurupi pelo Samu.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mutirão de Renegociação Fiscal termina nesta sexta-feira (3) em Palmas


Atendimento presencial é entre 8h e 18h e é necessário fazer o agendamento. Refis 2021 segue até esta sexta-feira (3), em Palmas
Lia Mara/Prefeitura de Palmas
O Mutirão de Renegociação Fiscal (Refis) 2021 da Prefeitura de Palmas termina nesta sexta-feira (3). Para quem quer correr e tentar conseguir descontos em dívidas com o município, o atendimento presencial é no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, o Parque do Povo, entre 8h e 18h. É importante lembrar que antes de ir ao local é necessário agendar horário pelo site.
Veja quais dívidas podem ser negociadas
Para quem não pode comparecer pessoalmente, também é possível fazer a renegociação pela internet. As dívidas que estão sendo negociadas são os débitos fiscais e não fiscais, inscritos ou não em dívida ativa, que foram lançados até 30 de setembro de 2021. Quanto menor o número de parcelas, mais alto poderá ser o desconto.
No último balanço parcial do município, que foi no último dia de novembro, o Refis já negociou mais de R$ 43,9 milhões em dívidas. Segundo a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), R$ 19.745.364,26 foram valores pagos à vista ou referente à primeira parcela da negociação.
Durante o mutirão são oferecidas condições de pagamento com desconto de até 100% em juros e multas, além do parcelamento em até 150 prestações.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Paciente morre enquanto esperava por cirurgia eletiva no HGP; fila tem mais de sete mil pessoas


Antônio Carlos Carvalho de Lima tinha 57 anos e estava aguardando pelo procedimento desde 2020. Ele deixa esposa, filhos e netos. Paciente morre aguardando por cirurgia no HGP; mais de 7 mil estão na fila
Antônio Carlos Carvalho de Lima morreu nesta quinta-feira (2) enquanto aguardava por cirurgia no Hospital Geral de Palmas (HGP). Ele entra para a triste estatística de tocantinenses que precisavam de uma cirurgia eletiva, que não era considerada urgente, mas que acabaram não resistindo porque a demora foi tanta que o quadro de saúde se agravou. Antônio Carlos estava desde o ano passado na fila.
Ele tinha 57 anos. Era trabalhador, marido, pai e avô. Um cidadão tocantinense parecido com muitos outros. Atualmente, outras sete mil pessoas estão na mesma situação em que ele se encontrava, aguardando um procedimento na interminável fila das cirurgias eletivas.
“Meu pai, quando chegou, ele estava em condições de realizar a cirurgia, embora o quadro fosse grave. Mas eles simplesmente negligenciaram, se negaram. O que aconteceu com muitos e que eu nunca imagine que aconteceria comigo aconteceu. E eu fico imaginando quantos serão os próximos”, diz o filho, Rafael Santos Lima.
Antônio Carlos Carvalho de Lima morreu a espera da cirurgia
Reprodução/TV Anhanguera
Antônio foi diagnosticado com um aneurisma na aorta abdominal em 2020. Desde o ano passado a família, que é de Chapada de Areia, lutava por uma cirurgia. Horas antes da morte, uma das filhas chegou a gravar entrevista para a TV Anhanguera cobrando que ele fosse atendido. Ela já temia o pior.
“Cada dia que passa o meu pai está sofrendo. Está sentindo muita dor e o quadro dele só está se agravando, então a gente fica muito aflito. Meu pai precisa desta cirurgia é muito crítico o estado dele. A qualquer hora ele pode vir a óbito”, foram as palavras de Eva Santos.
Esta não é a primeira vez que que familiares fazem denúncias de demora no atendimento no HGP, o maior hospital do Tocantins. Também não é inédito que pacientes morram dentro da unidade de saúde a espera do atendimento adequado.
A lotação é constante, tanto que o governo chegou a tomar a medida extrema de receber apenas pacientes de alta complexidade e quadros graves. A determinação passou a valer em novembro deste ano e ainda está em vigor. A justificativa foi justamente evitar superlotação e pacientes nos corredores.
Na época, a própria Secretaria de Saúde do Estado chegou a confirmar, em nota, que 26 pacientes estavam no corredor esperando transferência, internação ou mesmo alta médica. Em 1º dezembro, ainda segundo a secretaria, o hospital tinha 461 pacientes internados e, dos 19 leitos de UTI, apenas um estava vago.
O governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem partido) chegou a afirmar, em entrevista, que hospital não era supermercado e, portanto, não poderia fechar as portas. Mas o tempo passou e o novo modelo de atendimento adotado, segue valendo.
“Todos os pacientes que procuram o hospital, nós temos uma equipe que olha, que analisa e que encaminha para outras unidades, unidades municipais, dentro da complexidade. Se for algo que pode ser atendido numa UPA, nós atenderemos na UPA. Se for algo que precise ser atendido no HGP, no Hospital de Araguaína, no Hospital de Gurupi, nós atenderemos lá. Nós queremos, claro, tirar dos corredores dos hospitais as pessoas que estão lá esperando uma cirurgia. São mais de sete mil pessoas tanto na regulação como nos corredores dos hospitais esperando uma cirurgia eletiva”, disse Wanderlei nesta quinta.
A Defensoria Pública do Estado tem agido para garantir que a população tenha acesso ao atendimento que tem direito. “Muitos pacientes nesta situação. Pacientes que ficaram esperando por conta da justificativa da pandemia. Mas agora nós já temos condições de voltar a operar e nós não estamos vendo esta fila andar. Muitos pacientes têm procurado a Defensoria para isso”, diz o defensor Arthur Pádua.
Para quem sente no peito a dor da perda, nenhuma justificativa é aceitável. “Muita tristeza, muita revolta. Meu pai, ele veio pra cá, ele tava consciente de tudo, falando, mas só que eles não fizeram a cirurgia”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Rodovia esburacada no norte do Tocantins vira colcha de retalhos após anos de reparos


Pavimentação é antiga e reparos causam trepidações. Motoristas cobraram reconstrução do trecho. Estrada da TO-222 fica com ondulações por causa de vários serviços de tapa buraco
A TO-222 corta o Tocantins de leste a oeste e é uma das principais rodovias da região norte, ligando o estado ao Pará e Maranhão. Só que a pavimentação é antiga e passou por tantos serviços de tapa buracos que os remendos transformaram a pista em uma colcha de retalhos cheia de ondulações.
“A situação que vocês estão vendo é precária. Todo ano tem promessa de arrumar, arruma hoje, amanhã, mas só na promessa. É remendo demais. O caminhão não anda, quebra mola, arrebenta pneu. É desse jeito”, disse o motorista Edivaldo Alves Guida.
No trecho que passa por Araguanã, a pouco mais de 100 quilômetros de Araguaína, o desnível é evidente e exige atenção redobrada dos motoristas. Qualquer descuido ao volante pode terminar em acidente. “Nós pegamos um pedaço chovendo. É um perigo com tanto buraco, trepidação. Sem sinalização. Aí complica”, disse o comerciante Jemoel Vasconcelos.
Rodovia está cheia de remendos e buracos
Reprodução/TV Anhanguera
Com a pista toda irregular os prejuízos constantes e quando chove fica ainda mais difícil trafegar. Em alguns pontos os altos e baixos se multiplicaram tanto que foi colocada sinalização para alertar aos motoristas.
A sinalização, inclusive, também é um problema porque as placas estão escondidas na vegetação que toma conta do acostamento.
A TV Anhanguera entrou em contato com a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e questionou a situação da rodovia, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vacinação contra Covid-19 segue sendo realizada nas unidades de saúde; veja locais


Usuários que procurarem as USFs devem levar os documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e cartão da vacina. São 25 salas de vacinação atendendo demanda espontânea e por agendamento. Vacina contra o coronavírus é aplicada em Palmas
Raíza Millhomem/Prefeitura de Palmas
A vacinação contra Covid-19 segue sendo realizada nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas. Para se vacinar, a população pode procurar diretamente uma das 25 salas de vacinação ou fazer o agendamento na plataforma Vacina Já. Nesta semana o atendimento itinerante está sendo feito no ‘Busão do Mais Saúde’.
Os usuários que procurarem as USFs devem levar os documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e cartão da vacina. Veja abaixo os pontos de vacinação
A vacinação está disponível para a população acima de 12 anos. A dose de reforço pode ser aplicada para o público acima de 18 anos, com intervalo de cinco meses da data da aplicação da segunda dose. Para os imunossuprimidos, o intervalo é de 21 dias.
Nesta quinta-feira (2) o município informou que recebeu novas doses da AstraZeneca, vacina que estava em falta há pelo menos três semanas. Com o recebimento dos frascos será possível dar continuidade ao cumprimento do esquema vacinal de milhares de moradores a partir desta sexta-feira (3).
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que a AstraZeneca será aplicada em apenas quatro Unidades de Saúde da Família. Antes de ir a uma das salas de vacinação o morador precisa solicitar a aplicação por meio de agendamento no site Vacina Já.
As doses da AstraZeneca só estão disponíveis em três locais: USF da 406 Norte; USF da 1.304 Sul; USF José Hermes e USF do setor Taquari.
Unidades de Saúde abertas para vacinação contra a Covid-19
Horário: das 8h às 12h
USF 405 Norte
USF 406 Norte
USF 403 Norte
USF 108 Sul
USF 207 Sul
USF 1.103 Sul
USF 1.206 Sul
USF Bela Vista
USF José Hermes
USF Novo Horizonte
USF José Lúcio
USF Santa Fé
Horário: das 13h às 17h
USF 603 Norte
USF 210 Sul
USF 403 Sul
USF 712 Sul
USF 806 Sul
USF 1.304 Sul
USF Alto Bonito
USF Aureny II
USF Laurides Milhomem
USF Morada do Sol
USF Santa Bárbara
USF Taquari
Horário: das 13h às 20h
USF 1.004 Sul
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Suspeito de participar da briga que terminou com técnica de enfermagem morta é levado ao local do crime para perícia


Daniela Batista Araújo foi atingida pela pedra durante uma briga generalizada em 2019. Outro suspeito do crime está preso desde o fim de outubro. Daniela Batista Araújo foi apedrejada durante a confusão e morreu
Arquivo Pessoal
A Polícia Civil do Tocantins levou um suspeito de participação na morte da técnica de enfermagem Daniela Batista Araújo com uma pedrada em 2019 ao local do crime nesta quinta-feira (2) para uma nova perícia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o objetivo é ‘reproduzir detalhes e dirimir algumas dúvidas que restam sobre as circunstâncias’ em que tudo aconteceu.
O nome do suspeito não foi divulgado pela polícia. A Secretaria de Segurança Pública informou que não se trata do mesmo homem preso no fim de outubro deste ano, uma que este procedimento já tinha sido realizado com o detento na última semana.
O homem levado ao local nesta quinta é outro investigado que estava presente no dia da confusão. Daniela foi atingida pela pedrada em meio a uma briga generalizada em uma distribuidora de bebidas na região sul de Palmas.
Quando o primeiro suspeito foi preso, a polícia divulgou que o confronto começou porque um irmão de Daniela teria esbarrado em uma mulher desconhecida.
O delegado que cuida do caso, Guido Camilo, declarou que podem ser inseridos novos elementos nos autos e que a expectativa é que o laudo desta nova perícia ajude a ‘elucidar quem de fato arremessou a pedra’. O prazo para os resultados é de 10 dias.
Na época em que tudo aconteceu, Daniela tinha apenas 34 anos. Ela chegou a ser socorrida e ficou quase um mês internada em estado grave, mas acabou não resistindo e morreu.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Prefeitura de Palmas suspende parte da programação natalina por causa da pandemia


Eventos que seriam realizados nas feiras públicas não devem mais aconteceu. Município ainda deve permitir a visitação de algumas áreas públicas que serão iluminadas. Decoração natalina 2021 já começou a ser ligada em Palmas
Júnior Suzuki/Secom Palmas
A Prefeitura de Palmas informou nesta quinta-feira (2) que suspendeu parte da programação natalina da cidade por causa da pandemia de Covid-19. As apresentações culturais que estava previstas nas feiras e que começariam nesta sexta-feira (3) não devem mais acontecer. Não foi informado se já há definição sobre a Cantata de Natal, que seria no dia 18 de dezembro.
Estão mantidas, por enquanto, a visitação nos espaços públicos que foram decorados. Na próxima segunda-feira (6) devem ser ligadas as luzes no Parque Cesamar, Espaço Cultural, Prédio da Prefeitura, Parque dos Povos Indígenas e Avenida I, do Jardim Aureny II. O evento será às 18h30.
O município disse ainda que uma das principais novidades do ano será uma árvore de Natal no cruzamento entre a Avenida Teotônio Segurado e a LO-05. A primeira etapa da iluminação tinha sido inaugurada no dia 25 de novembro.
Ainda sobre o Espaço Cultural, que pela primeira vez faz parte do circuito natalino, a prefeitura disse que fez um novo calçamento e que está prevendo a construção de um ‘Parque das Artes’ no gramado que fica no entorno da estrutura.
Além da programação natalina, o município já tinha anunciado o cancelamento da programação de réveillon. Ainda não há definição sobre os eventos de carnaval ou sobre o Capital da Fé, que costuma ser organizado no mesmo período.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins