Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Sete pessoas da mesma família que vivem de benefício relatam dificuldades para se alimentar: ‘Não sobra nada’


Maurina Lima, de 23 anos, sustenta a casa com dinheiro que recebe do Benefício de Prestação Continuada. Pesquisa do IBGE apontou Índice de Perda de Qualidade de Vida é maior entre a população negra ou parda. Pesquisa mostra que negros e pardos são os mais afetados pela pobreza
Sete pessoas da mesma família que moram na região sul de Palmas relatam dificuldades com direitos básicos, como por exemplo à alimentação. Segundo Maurina Lima, de 23 anos, deficiente física, o sustento é tirado de Benefício de Prestação Continuada, repassado pelo INSS.
São R$ 1.100 para sustentar a casa onde também vivem crianças. Segundo Maurina, às vezes falta comida.
“Eu tenho que pagar aluguel, tenho que pagar energia, tenho que pagar água, fazer compras, fazer compras dos meninos, não sobra nada”, disse a mulher.
A irmã dela, de 16 anos, também vive na residência. Ela acabou de dar à luz. Sem condições, as duas dividem o mesmo sonho: ter a casa própria, já que a residência onde elas moram é alugada.
“É muito complicado e muito difícil. Quando o dinheiro dela não dá para comprar, a gente depende de cesta básica. A gente se sustenta disso”, disse Mariana Lima, de 16 anos.
Jovem tenta sustentar família recebendo apenas o benefício de prestação continuada
Reprodução
A família saiu de Maranhão para tentar a vida no Tocantins há mais de cinco anos. Desde muito cedo, elas tiveram que encarar as dificuldades da vida. Os pais foram vítimas da violência urbana.
A realidade da família reflete a realidade da maioria dos brasileiros. Pela primeira vez, o IBGE apresentou uma pesquisa que mostra o Índice da Perda da Qualidade de Vida no Brasil, medido em uma escala de zero a um.
A pesquisa foi realizada entre 2017 e 2018, período anterior à pandemia. O estudo levou em conta uma série de indicadores, como moradia, alimentação, saúde e educação.
O estudo traz a diferença do índice segundo a cor da pele. Segundo o IBGE, quanto mais perto de zero for o índice, menor é a perda da qualidade de vida. O IPVC da pessoa branca é menor (0,123) que o da pessoa que se declara parda ou preta (0,185), maior que a média nacional (0,158).
Para o sociólogo João Nunes, professor da Universidade Federal do Tocantins, esse resultado ainda é reflexo da escravidão no Brasil.
“A forma como a sociedade se estruturou, os mesmos grupos que se mantêm no poder, mantêm essa situação para se manter no privilégio. Então isso vem desde o processo de colonização. As famílias tradicionais são as que se mantêm no poder, você pode olhar nos municípios, no estado. Existe a riqueza porque existe a exploração”.
O índice que revela também o tamanho da desigualdade social e econômica brasileira. Modelo, que para mudar, segundo o especialista, precisaria de mais políticas públicas.
“De imediato é a questão, por exemplo, dos benefícios. É preciso ter auxílio emergencial para aliviar de imediato, não é que isso seja eternizado. Outra coisa, é a fixação do homem do campo. E para isso precisa da Comissão de Terra para trabalhar, é preciso ter empréstimos com juros menores, políticas para primeiro emprego”, concluiu o especialista.
Dados mostram que pessoas negras e pardas são as mais afetadas pela pobreza
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Palmas recebe novas doses da AstraZeneca e volta a aplicar o imunizante nesta sexta-feira (3)


Doses desta vacina estavam em falta há pelo menos três semanas. Agendamento está aberto. Vacinação com a AstraZeneca será retomada
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas/Divulgação
A prefeitura de Palmas disse que recebeu novas doses da AstraZeneca e voltará a aplicar a vacina nesta sexta-feira (3). É que o imunizante que protege contra o covonavírus estava em falta há pelo menos três semanas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), quem precisa da dose já pode agendar a vacinação.
O município informou que a AstraZeneca será aplicada em apenas quatro Unidades de Saúde da Família. Veja abaixo os locais
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Os imunizantes de outros fabricantes estavam sendo aplicados. Com o recebimento de novos frascos da AstraZeneca será possível dar continuidade ao cumprimento do esquema vacinal de milhares de moradores. Em novembro a Prefeitura disse que mais de 3 mil pessoas aguardavam a chegada de um novo lote.
A Semus informou que para ter acesso à dose a população precisa solicitar a aplicação por meio de agendamento no site Vacina Já. Depois o morador deve comparecer à sala de vacinação com documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e carteira de vacina.
Pontos de vacinação da AstraZeneca
Unidades de Saúde da Família da 406 Norte
Unidades de Saúde da Família da 1.304 Sul
Unidades de Saúde da Família da José Hermes
Unidades de Saúde da Família do setor Taquari
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mulher denuncia ter sofrido estupro coletivo em Palmas; um suspeito foi preso

Crime aconteceu na Arno 42, antiga quadra 405 Norte. Vítima contou à PM que foi violentada por dois homens; um deles foi detido no local de trabalho. Um homem de 26 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na noite desta segunda-feira (1º) em Palmas. Segundo a corporação, ele é suspeito de participar de um estupro coletivo. A mulher vítima dos abusos disse à corporação que foi obrigada a ter relação sexual com dois homens.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O crime aconteceu nesta segunda-feira (1º) na Arno 42, antiga quadra 405 Norte, e a polícia foi chamada ao endereço após receber uma denúncia pelo telefone 190. No local os militares conversaram com a vítima, que relatou as agressões.
Logo depois os militares da Agência Local de Inteligência do 1° BPM começaram a fazer buscas e conseguiram identificar e localizar um dos suspeitos. Ele foi detido em um estabelecimento comercial, onde estava trabalhando.
Segundo a PM, ao ser questionado sobre a identidade do comparsa, o homem alegou não o conhecer.
Após a prisão, o homem foi levado para uma delegacia da Polícia Civil. A Polícia afirmou que continua a fazer diligências para identificar e prender o segundo suspeito do crime.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Tocantins registra nova morte por coronavírus e mais 138 diagnósticos da doença


Estado soma 232.945 casos confirmados e 3.920 óbitos desde o início da pandemia. Confira como está a campanha de imunização e ocupação de hospitais. Tocantins tem 71 pessoas hospitalizadas por causa da doença
Divulgação/Prefeitura de Palmas
O Tocantins contabilizou 138 novos casos de coronavírus e mais uma morte pela doença nesta quinta-feira (2). Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 52 diagnóstico foram registrados nas últimas 24 horas. O estado soma 232.945 confirmações e 3.920 óbitos desde o início da pandemia.
Média móvel: veja em quais estados as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda
Veja como está a pandemia em cada uma das cidades brasileiras
A morte do paciente foi registrada no dia 10 de abril, mas só agora foi notificada pela Secretaria de Saúde. A vítima é uma mulher de 68 anos que morava em Itaguatins e não tinha comorbidades. O óbito ocorreu no Hospital Macrorregional Ruth Noleto, em Imperatriz (MA).
Novos diagnósticos
Palmas teve 45 novos diagnósticos. A capital é a cidade mais afetada pela doença e já soma 54.547 infectados e 680 mortes.
Neste boletim Aliança do Tocantins teve 16 casos. Já Araguaína registrou sete diagnósticos e agora contabiliza 37.895 casos positivos e 548 mortes.
Todos os 139 municípios do Tocantins têm casos confirmados da doença. Veja abaixo as 10 cidades mais afetadas pela pandemia. A lista completa pode ser conferida no site sobre coronavírus da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a SES, do total de casos, 228.611 pacientes se recuperaram e 414 ainda estão com o vírus ativo. Ao todo, 71 pessoas estão hospitalizadas por causa da doença, sendo que 24 fazem tratamento em leitos de UTI públicos e seis em unidades de terapia intensiva privadas. Os outros pacientes estão em leitos clínicos.
Conforme o Estado, nenhum paciente está aguardando por vaga em leito clínico ou leito de UTI. A última atualização foi feita nesta quinta-feira (2). Veja os dados aqui.
Vacinação contra a Covid-19
Os dados do vacinômetro, portal que monitora a vacinação no Tocantins, mostram que o estado recebeu 2.559.225 doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo que 2.494.382 doses foram distribuídas aos municípios e 1.940.623 foram aplicadas.
São 1.050.862 referentes a aplicação de primeira dose, 780.179 da segunda dose da vacina e 34.024 da dose única. Desde o início da campanha de imunização 75.558 pessoas receberam a dose de reforço. Os dados foram atualizados nesta quinta-feira (2).
Ocupação de leitos de UTI nos hospitais
Hospital Estadual de Combate à Covid-19 – 50% de ocupação
Hospital Geral de Palmas – 50% de ocupação
Hospital Geral de Gurupi – 0% de ocupação
Hospital Regional de Augustinópolis – 10% de ocupação
Hospital Regional de Gurupi – 50% de ocupação
Veja como está a ocupação dos leitos particulares contratados pelo estado.
Hospital Dom Orione em Araguaína – 42% de ocupação
Hospital Palmas Medical – 0% de ocupação
Instituto Sinai Araguaína – 15% de ocupação
Os dados de estatística hospitalar foram atualizados nesta quinta-feira (2) às 14h47. As informações podem ser conferidas no portal Integra Saúde.
Cidades mais afetadas pela pandemia
Palmas – 54.547 casos e 680 mortes;
Araguaína – 37.895 casos e 548 mortes;
Gurupi – 15.339 casos e 280 mortes;
Porto Nacional – 10.375 casos e 212 mortes;
Paraíso do Tocantins – 8.498 casos e 188 mortes;
Colinas do Tocantins – 8.040 casos e 158 mortes;
Guaraí – 3.436 casos e 80 mortes;
Formoso do Araguaia – 3.435 casos e 67 mortes;
Araguatins – 2.733 casos e 74 mortes;
Miranorte – 2.662 casos e 59 mortes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vídeo mostra homem arrancando decoração de Natal em Araguaína; este é o 4º furto em menos de 10 dias


Enfeites já foram furtados em outros três pontos da cidade. Desta vez o suspeito foi preso em flagrante por agentes da Guarda Municipal. Câmera de segurança flagra homem furtando decoração natalina em Araguaína
Um homem suspeito de furtar uma decoração natalina em Araguaína, na região norte do Tocantins, foi preso na madrugada desta quinta-feira (2). Este é o quarto furto de enfeites registrado em pouco mais de uma semana. Desta vez a câmera de segurança de uma residência flagrou o momento em que o suspeito arrancava mangueiras coloridas de LED. (Veja o vídeo)
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
As luzes retiradas enfeitavam uma área de lazer do setor Morada do Sol III, na região leste da cidade. O local tem um pé de pequi e é bastante frequentado por moradores.
Segundo a Prefeitura de Araguaína, além de receber uma denúncia sobre o crime, uma equipe da Guarda Metropolitana fazia ronda na região e percebeu a movimentação suspeita. O homem foi preso em flagrante.
Além de encontrar o suspeito e as luzes retiradas, no local também estava uma carretinha que poderia ser usada para transportar os materiais.
A Prefeitura lamentou a ação em uma rede social. É que essa não é a primeira vez que um crime do tipo acontece na cidade. Em pouco mais de uma semana, pelo menos quatro furtos de decoração natalina em vias públicas de Araguaína foram registrados.
O município disse que “não vai desistir” ou “entregar os pontos”. Afirmou ainda que “nosso Natal não vai sucumbir à má conduta de alguns”.
Decoração de Natal foi furtada em Araguaína
Reprodução
Outros furtos
Na última terça-feira (23), mesmo antes da inauguração, enfeites de Natal foram furtados de pelo menos três avenidas da cidade.
Segundo o secretario de esportes cultura e lazer, Zeca Oliveira, em um único dia foram furtados 20 metros de mangueiras de LED e 50 metros de fios que interligam as luzes. Os registros foram nas avenidas José de Brito, Prefeito João de Souza Lima e da rua Tibúrcio Dantas. O caso foi denunciado para a Polícia Civil.
Nesta sexta-feira (26) parte da decoração furtada foi recuperada pela Polícia Militar nas proximidades da Feirinha, e devolvida à Secretaria da Cultura. De acordo com a informação dos policiais, o material foi abandonado.
Decoração de Natal é furtada antes mesmo de ser inaugurada em Araguaína
O município pediu que quem testemunhar algum furto denuncie ao 190.
As luzes estão sendo colocadas nas árvores, que ficam nos canteiros. A inauguração da decoração está marcada para esta sexta-feira (3).
Araguaína planejou colocar ornamentações em 4 mil árvores de 41 pontos da cidade. Segundo o município, quando estiver completamente decorada serão 4 milhões de pontos de luz, com efeitos de cascatas e pingos de chuva. O custo da ornamentação natalina deste ano será de R$ 2 milhões.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Presidente da Assembleia adia entrega de parecer sobre impeachment contra Mauro Carlesse para próxima semana


Previsão inicial era que análise da procuradoria-geral da AL fosse entregue nesta quarta-feira (1°). Expectativa agora é que documento seja apresentado até terça-feira (7). Presidente da AL diz que até terça-feira (7) o parecer do impeachment deve sair
O parecer sobre os dois pedidos de impeachment contra o governador Mauro Carlesse, afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), devem ser concluídos apenas na próxima semana. A informação foi repassada pelo deputado Antônio Andrade (PSL), presidente da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (2) durante entrevista à TV Anhanguera.
Na quarta-feira (1º) o presidente havia informado que não havia um prazo para a conclusão do parecer pela procuradoria-geral da AL, mas tinha pedido agilidade ao procurador para que o documento fosse apresentado até o fim do dia. A nova previsão agora é para terça-feira (7).
“Eu cheguei agora pela manhã. Ainda não sei se já fez o parecer [o procurador-geral], mas garanto que até terça-feira da semana que vem nós vamos resolver essa situação”, disse o deputado.
O g1 questionou o motivo da mudança e aguarda resposta da Assembleia Legislativa.
LEIA TAMBÉM
O que se sabe sobre o afastamento de Mauro Carlesse
Presidente da AL propõe mudar regimento para que votos em processos de impeachment deixem de ser secretos
Deputado Antônio Andrade é o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
Os pedidos
Os pedidos contra Carlesse se baseiam nas suspeitas reveladas pelas duas operações da Polícia Federal deflagradas no dia 20 de outubro que levaram ao afastamento do governador. Um deles é o do deputado Júnior Géo (Pros), apresentado na semana passada. O outro foi protocolado no começo de novembro e é de autoria do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro.
Mauro Carlesse foi afastado do governo pelo prazo de seis meses pelo Superior Tribunal de Justiça. Ele está sendo investigado por um suposto esquema de propina e também por intervenção política em investigações policiais. Ele falou sobre estas acusações dois dias após o afastamento e negou ter cometido qualquer irregularidade. A defesa dele ainda trabalha para apresentar recursos nos processos.
Atualmente, o comando do Poder Executivo é exercido pelo vice-governador, Wanderlei Barbosa (Sem partido), que rompeu a relação com Carlesse.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Prefeitura negocia mais de R$ 43,9 milhões durante o Refis; Mutirão segue até sexta-feira (3)


Expectativa do município é de que esse número cresça ainda mais nos dois últimos dias de negociações. Débitos podem ser pagos à vista com 100% de desconto em juros e multas ou parcelados em até 150 vezes. Refis 2021 segue até a próxima sexta-feira (3), em Palmas
Lia Mara/Prefeitura de Palmas
O Mutirão de Renegociação Fiscal (Refis) 2021 negociou mais de R$ 43,9 milhões em dívidas até a última terça-feira (30). Segundo a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), R$ 19.745.364,26 foram valores pagos à vista ou referente à primeira parcela da negociação. O mutirão segue até esta sexta-feira (3).
A expectativa do município é de que esse número cresça ainda mais nos dois últimos dias de negociações. Durante o mutirão são oferecidas condições de pagamento com desconto de até 100% em juros e multas, além do parcelamento em até 150 prestações.
Veja os débitos que podem ser negociados durante o Refis
O atendimento presencial ocorrer segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. Antes de procurar o local é preciso fazer o agendamento pela internet.
Também é possível fazer a negociação de forma online.
As dívidas que estão sendo negociadas são os débitos fiscais e não fiscais, inscritos ou não em dívida ativa, que foram lançados até 30 de setembro de 2021. Quanto menor o número de parcelas, mais alto poderá ser o desconto.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Aos 87 anos, Brito Miranda é internado em UTI de hospital em Palmas


Pai do ex-governador Marcelo Miranda sofreu um pico de pressão. Ele deverá passar por um cateterismo, mas o estado de saúde é estável. Brito Miranda é pai do governador do Tocantins
Ademir dos Anjos/Divulgação
José Edmar Brito Miranda, de 87 anos, foi internado na UTI de um hospital particular de Palmas na madrugada desta quinta-feira (2). Ele sofreu um pico de pressão e deverá passar por um cateterismo. A informação é de que o estado de saúde dele é estável.
Brito Miranda é pai do ex-governador Marcelo Miranda. Durante sua vida política, ele foi deputado no estado de Goiás por quatro legislaturas, também foi promotor de Justiça no Tocantins e ocupou inúmeros cargos no governo estadual.
Em 2019, Brito chegou a ser preso junto com os filhos, inclusive Marcelo Miranda, durante operação da Polícia Federal que investigou esquema de corrupção no governo do Tocantins. Ele ficou detido no Quartel de Comando Geral da Polícia Militar em Palmas, mas pagou fiança e ganhou direito de responder ao processo em liberdade.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Polícia Federal cumpre mandados em investigação contra fraude e superfaturamento na compra de insumos contra Covid-19

Os alvos da investigação são contratos da prefeitura de Santa Fé do Araguaia feitos no ano de 2020. Ao todo foram sete ordens de busca e apreensão cumpridas durante a manhã. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia federal na manhã desta quinta-feira (2) em uma operação para investigar fraudes e superfaturamento na compra de insumos utilizados no combate à pandemia em Santa Fé do Araguaia, no norte do Tocantins. Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 360 mil.
Os mandados, expedidos pela Justiça Federal, estão sendo cumpridos em Santa Fé do Araguaia e Araguaína, ambas no norte do Tocantins.
De acordo com a PF, durante a investigação foram colhidos indícios de que três processos de dispensa de licitação abertos no ano de 2020 teriam sido fraudados e os preços praticados pela empresa contratada seriam superfaturados. A ação foi chamada de operação Phantasma.
A polícia informou que os indícios apontam para o envolvimento de servidores da área de aquisição do município. Eles são suspeitos de praticar fraude para garantir a contratação de uma determinada empresa.
As investigações realizadas indicam a prática de crimes licitatórios e peculato. O nome da operação “Phantasma” é uma alusão aos indícios de que a empresa contratada para o fornecimento dos itens não existiria fisicamente.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Ônibus estaciona no Parque dos Povos Indígenas para vacinar moradores de Palmas contra Covid e a gripe


‘Busão do Mais Saúde’ aplicará as doses entre 16h e 19h desta quinta-feira (2). Moradores podem se vacinar sem fazer agendamento prévio. Ônibus percorre pontos para vacinar moradores de Palmas contar Covid e a gripe
Lia Mara/Prefeitura de Palmas
O ‘Busão do Mais Saúde’ vai estacionar no Parque dos Povos Indígenas nesta quinta-feira (2) para vacinar moradores de Palmas contra a Covid e a gripe. A ação ocorrerá das 16h às 19h e as pessoas que estiverem no parque podem se imunizar sem fazer o agendamento prévio.
Para isso, basta comparecer ao local com RG, CPF, cartão do SUS e cartão da vacina.
Na sexta-feira (3), o ônibus segue para a Praia da Graciosa. Neste local a vacinação ocorrerá das 16h às 20h.
A ação começou na quarta-feira (1º), na Avenida JK, estacionamento do Banco do Brasil, imunizando a população até às 18h.
A ação é uma parceria entre a prefeitura e o Serviço Social da Indústria (Sesi). A ideia é oferecer a vacina em áreas de grande circulação, para evitar que a população precise se deslocar até os postos de saúde.
A prefeitura disse que segue sem doses da AstraZeneca e da Janssen. Nesta ação, estão disponíveis imunizantes da Pfizer e Coronavac. Nos dois casos, o intervalo para a aplicação da segunda dose é de 21 dias.
A vacinação contra a Covid-19 está disponível para a população acima de 12 anos, com e sem comorbidade, bem como a dose de reforço para idosos e o público acima de 18 anos, com intervalo de cinco meses da data da aplicação da segunda dose. Para os imunossuprimidos, o intervalo é de 21 dias.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins