Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Jovem de 19 anos é assassinado com seis disparos de arma de fogo na região sul de Palmas

A vítima foi atingida com três perfurações na região das costas e três na cabeça, segundo informações da Polícia Militar. Um jovem, de 19 anos, de nome não informado, foi assassinado com pelo menos seis disparos de arma de fogo, no setor Bela Vista, região sul de Palmas. As informações são da Polícia Militar.
O crime aconteceu na terça-feira (30), na rua 9 de julho, na casa onde a vítima morava. Os policiais foram chamados e encontraram o jovem caído ao chão, com três tiros na região das costas e três na cabeça.
Os policiais isolaram o local e acionaram a perícia. Também fizeram patrulhamento na região, mas não encontraram o suspeito do homicídio.
O delegado da Polícia Civil esteve no local e deu início as investigações policiais. Não há informações sobre a motivação e o suspeito do assassinato.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

VÍDEO: Motociclista empina moto em cruzamento e é arremessado após atingir carro em Gurupi


Acidente aconteceu na Avenida Sergipe, na região central da cidade. Polícia Militar informou que a mesma moto tinha sido apreendida há alguns dias porque o condutor estava empinando em via pública. Vídeo mostra acidente em cruzamento de Gurupi
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma moto atingiu um carro em um cruzamento de Gurupi, no sul do estado. As imagens mostram o motociclista em alta velocidade e empinando a moto. O homem atinge a lateral do automóvel e é arremessado a vários metros de distância.
O acidente aconteceu na avenida Sergipe e foi registrado pelas câmeras de segurança de um posto de combustível na tarde desta quarta-feira (1°).
O motociclista foi socorrido pelo Samu e levado para o hospital. Ele teve apenas escoriações.
A Polícia Militar informou que a mesma moto tinha sido apreendida na semana passada porque o condutor também estava empinando em via pública.
Acidente em cruzamento de Gurupi
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Prefeitura abre consulta pública para moradores opinarem sobre realização do carnaval em Gurupi


Gestão disse que a decisão sobre realizar ou não a festa não vai se basear somente na consulta, mas que o resultado vai ajudar no debate. Gurupi é conhecida por ter o maior carnaval de rua no Tocantins. Carnaval de Gurupi costuma arrastar multidões
Divulgação/Prefetura de Gurupi
A Prefeitura de Gurupi decidiu abrir uma consulta pública para que a população opine sobre a realização do carnaval em 2022. A cidade tem a maior festa de rua de todo o Tocantins e ainda não definiu como deve ficar o evento, que foi cancelado em 2021 por causa da pandemia.
O município informou que o resultado da consulta não é uma decisão sobre o tema e que não vai se basear somente nisso para realizar ou não a festa, mas que o fator será levado em consideração no debate.
Os moradores podem participar pela plataforma Colab, disponível pelo site ou por aplicativos de celular. É necessário se cadastrar.
A consulta foi aberta nesta quarta-feira (1º) e segue até o próximo dia 10. O município disse que “a iniciativa tem o objetivo de colher a opinião da população sobre a festa mais tradicional de Gurupi, o Carnaval, considerando o cenário pandêmico local e nacional”.
Um dos critérios de avaliação para que a prefeitura considere a amostra satisfatória é que entre os participantes, pelo menos 90% já tenham se vacinado.
O último boletim epidemiológico de Gurupi, desta quarta-feira, aponta que a cidade tem 49 casos ativos da doença e outros 36 que são considerados suspeitos. Desde o começo da pandemia, Gurupi perdeu 283 moradores para a doença.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Wanderlei Barbosa nomeia ex-deputado Cesar Halum para Governadoria


Ele ocupava a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura e pediu a exoneração na terça-feira (30) para poder assumir o cargo no Tocantins. Pasta da Governadoria é uma das mais influentes no Poder Executivo. Cesar Halum será o gestor da Governadoria
Douglas Gomes/PRB/Divulgação
O ex-deputado federal Cesar Halum foi nomeado pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem partido), para comandar a Secretaria Executiva da Governadoria. A pasta é uma das mais influentes dentro do Poder Executivo do Tocantins e o cargo é considerado estratégico. No primeiro momento, Wanderlei tinha escolhido o empresário Joseph Madeira para esta função, mas ele recusou alegando picos de estresse.
Até esta terça-feira (30) Halum era o secretário de agricultura familiar do Ministério da Agricultura. Ele pediu para sair do cargo anterior antes de retornar ao Tocantins e assumir a nova função. Em 2019, Halum foi secretário de Agricultura no estado durante a gestão de Mauro Carlesse (PSL).
Entre as funções da Secretaria Executiva da Governadoria estão: gerir a administração e as finanças do Palácio Araguaia e da Residência Oficial, organizar a agenda de viagens do governo, monitorar a execução das ordens diretas do governador e acompanhar a execução das politicas de governo. A influencia do cargo vem justamente da relação de proximidade com o chefe do Poder Executivo.
O novo secretário é médico veterinário formado pela Universidade Federal de Goiás. Ele iniciou a carreira política quando foi eleito vereador em Araguaína no início dos anos 1990. Em 1994, foi candidato a deputado estadual e ficou como suplente. Foi nomeado interventor de Araguaína em 1996, ocupando o cargo de prefeito até o dia 31 de dezembro do mesmo ano.
Em 2002, foi eleito deputado estadual, presidindo a Assembleia Legislativa do Tocantins entre 2005 e 2006. Mais recentemente, foi eleito deputado federal, em 2010, e reeleito em 2014. Nos bastidores, a nomeação dele para este cargo era dada como certa há alguns dias.
A vaga da Governadoria é uma das últimas do primeiro escalão que ainda estava vaga após a reforma administrativa feita pelo governador em exercício. Atualmente, apenas a Secretaria de Educação segue sem um titular e é comandada interinamente por Fábio Pereira Vaz que é secretário-executivo da pasta.
O governador em exercício está se movimentando para dar uma cara própria ao governo e tem substituindo integrantes da equipe de Mauro Carlesse (PSL), desde que o governador titular foi afastado do cargo em outubro. O afastamento foi determinado pelo Superior Tribunal de Justiça porque Carlesse é alvo de investigações sobre recebimento de propina e interferência em investigações policiais, acusações que ele nega.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mais de 250 pessoas são diagnosticadas com HIV este ano no Tocantins


Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam também que 73 pessoas foram identificadas com Aids, doença infectocontagiosa já desenvolvida pelo organismo humano, para a qual ainda não existe cura. Médico fala sobre tipos de tratamentos contra o HIV
Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que 258 tocantinenses foram diagnosticados com o vírus HIV, no período de janeiro a novembro deste ano.
Conforme o levantamento, outras 73 pessoas foram identificadas com a Aids, doença infectocontagiosa já desenvolvida pelo organismo humano, para a qual ainda não existe cura.
Viver com o HIV é diferente de ter Aids. HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Ele ataca principalmente células do sistema de defesa chamadas CD4 e torna o ser humano mais vulnerável a outros vírus, bactérias e ao câncer. No entanto, a maioria das pessoas que têm HIV não têm Aids porque no Brasil o tratamento com remédios chamados antirretrovirais é universal e acessível pelo SUS.
O teste de detecção do vírus da Aids é simples e rápido
Marcos Vinícius/Prefeitura de Palmas
Apenas as pessoas que não se tratam ou sofrem algum tipo de problema na terapia não conseguem reduzir essa replicação e desenvolvem Aids, que a síndrome da imunodeficiência adquirida, um conjunto de sinais e sintomas relacionados à falência do sistema de defesa, caracterizada por uma série de infecções oportunistas e câncer.
LEI TAMBÉM: HIV e Aids: qual a diferença?
Nesta quarta-feira (1º) quando se comemora o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou a importância da Testagem Rápida do HIV, como também, do uso dos preservativos para a prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da maioria dos municípios do Estado e nos Serviços de Assistência Especializada (SAE) em Araguaína, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi, bem como nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Araguaína e Palmas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Buraco estoura dois pneus de caminhonete ao mesmo tempo na BR-153; trecho gera prejuízos


Condição do asfalto na BR-153 entre Gurupi e Aliança do Tocantins tem sido motivo de preocupação. São inúmeros buracos e desníveis na pista que causam alto risco de acidentes, principalmente no período chuvoso. Motoristas reclamam de buracos em trecho da BR-153 que liga Gurupi a Aliança do TO
As condições do asfalto na BR-153 entre Gurupi e Aliança do Tocantins, no sul do estado, têm preocupado os motoristas que passam pela rodovia diariamente. São inúmeros buracos e desníveis na pista que causam alto risco de acidentes, principalmente durante o período chuvoso.
O João Alves Milhomem teve um problemão na hora de viajar. A caminhonete dele estourou dois pneus depois de passar por um buraco. “Fui surpreendido por um buraco monstro e não tem condição de livrar dele. Caiu e estourou os dois pneus de uma vez. Dei sorte porque joguei o carro no acostamento e não teve acidente”, lamentou o aposentado.
Mesmo com atenção às vezes fica difícil não cair nos buracos. As partes de alguns veículos às margens da rodovia demonstram o quanto tem sido arriscado trafegar no trecho. Com o período de chuva a situação tem piorado.
Calotas de veículos que se soltaram de veículos
Reprodução/TV Anhanguera
O percurso é de 50 km e o percurso normalmente leva meia hora de carro, mas com a buraqueira o tempo quase dobra. “É para o caminhoneiro que vive da profissão, para o motorista que tá passeando, para o motociclista”, comentou o Max Alan da Silva, que é servidor público.
A BR-153 foi concedida para o consórcio Eco 153 durante um leilão realizado em abril desse ano. O trecho no Tocantins vai de Talismã a Aliança com 176 km. A previsão de investimento é de R$ 960 milhões, com possíveis melhorias, pedágios e duplicação.
“Vim de Uberlândia até aqui, rodei 1 mil quilômetros até chegar aqui. Na chegada, uns 100 quilômetros para trás eu caí em um buraco e cortei um pneu. Vim sem estepe”, reclamou o representante comercial Tiago Rocha.
Buracos estouraram os dois pneus de caminhonete
Reprodução/TV Anhanguera
Em alguns pontos da rodovia não tem tantos buracos, mas os poucos que existem são perigosos por serem grandes e profundos. Além disso, forçam os motoristas a invadirem a contramão para desviar.
Os desníveis na pista também atrapalham. Remendos feitos há algum tempo deixaram a pista toda cheia de altos e baixos. “O perigo de acidente é constante porque tem momentos que nós temos que desviar. Buracos absurdos, trepidação na cabeça das pontes, onde é mais perigoso. Nós caminhoneiros não temos onde recorrer”, disse.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Casal que já perdeu bebê por conta de cardiopatia luta para conseguir tratamento para o 2ª filho: ‘A mesma dor duas vezes’


Levi Nascimento Souza está internado em um hospital de Araguaína. Situação ocorre mesmo após a Justiça obrigar o governo do estado a regularizar cirurgias para bebês com problemas cardíacos. Bebê com cardiopatia congênita aguarda realização de cirurgia em Araguaína
Um bebê com problema cardíaco está lutando pela vida desde que nasceu, há pouco mais de um mês. É que o pequeno Levi Nascimento Souza foi diagnosticado com cardiopatia congênita e precisa de uma cirurgia no coração. Os pais, que já perderam uma filha recém-nascida para a mesma doença em 2018, sofrem enquanto aguardam uma transferência para realização do procedimento, que não é feito no Tocantins. (Veja o vídeo)
O problema ocorre menos de dois meses após a Justiça obrigar o governo do estado a regularizar cirurgias para bebês com problemas cardíacos. Na época a Secretaria Estadual de Saúde (SES)
A família diz que o caso de Levi é grave. O bebê nasceu em Palmas e chegou a ser transferido para um hospital de Araguaína. No dia 4 de novembro ele foi operado, mas ainda precisa de uma segunda cirurgia. A SES foi procurada para comentar a demora, mas não se posicionou se posicionou até a publicação desta reportagem.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A mãe Dalila Souza, que ainda sofre por perder um bebê em uma situação semelhante, teme que o quadro de saúde do filho fique ainda mais crítico.
“Eles falam para eu aguardar. Mas a cada dia que passa o menino vai piorando. O estado dele é bem delicado e bem grave”, disse Dalila Souza.
A mãe conta que ficar em outra cidade deixa tudo ainda mais complicado. “Não estou com a família. Aqui é só eu e ele. Tenho que correr atrás de tudo sozinha e tem sido bem difícil”, contou Dalila.
Pequeno Levi aguarda cirurgia no coração
Arquivo pessoal
Por causa da demora da realização da segunda cirurgia, a família procurou a Defensoria Pública do Tocantins para que a segunda cirurgia seja realizada. Prazo estabelecido pelo órgão para que a Secretaria Estadual de Saúde desse um parecer terminou na última segunda-feira (29). Sem saber o que fazer, os pais esperam.
Os casal conta que parece reviver a mesma situação dolorosa. Em 2018 a primeira filha do casal também nasceu com cardiopatia congênita. Na época a pequena Laura só recebeu o tratamento que precisava depois de uma batalha judicial. A criança não resistiu.
“Apresentar o mesmo problema com outro filho é duro para a gente, é triste, não é fácil. Não sei se vamos aguentar passar pelo mesmo procedimento, a mesma dor duas vezes. A família, eu e minha mulher, a gente está desesperados. Não sabemos o que fazer”, disse o pai de Levi.
Bebê aguarda realização de cirurgia em Araguaína
Arquivo pessoal
O problema para operar bebês com problemas cardíacos no Tocantins é antigo e em outubro deste ano a Justiça obrigou o governo do Estado a regularizar a situação. Conforme a 27ª Promotoria de Justiça, o governo deve reorganizar o serviço para que recém-nascidos com cardiopatia congênita complexa sejam operados sem precisar sair do Tocantins.
O Estado também foi obrigado a fornecer vagas em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica e ofertar medicamentos, materiais, insumos necessários, além de organizar as escalas médicas e unidades hospitalares para atender todos os pacientes.
Na época da decisão a SES informou que a Ação Civil Pública era antiga e “não demonstra a atual realidade dos serviços prestados para o atendimento dos pacientes com cardiopatia congênita no estado” e que “desde 2019 já estão em funcionamento os serviços de cirurgias cardíacas pediátricas no Tocantins”.
Mas após 2019, data informada pelo Estado, vários casos de crianças precisando de transferência para a realização de cirurgias cardíacas foram registrados no Tocantins. Como a situação do pequeno Natan Batista que ficou mais de 300 dias na UTI do Hospital Geral de Palmas, o recém-nascido Kauan Carvalho, que esteve em estado grave no Hospital Dona Regina, e Samuel Sousa Oliveira que precisou ser transferido em UTI aérea para um hospital de SP.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Defesa de Carlesse apresenta recurso ao STJ, nega acusações e pede retorno ao governo


Pedido de reconsideração foi apresentado ao próprio Ministro Mauro Campbell, que determinou o afastamento. Documento tem 234 páginas. Defesa de Mauro Carlesse apresentou recurso ao STJ
Tharson Lopes/Governo do Tocantins
A defesa do governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), apresentou recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão que o afastou do cargo por seis meses. No documento, os advogados negaram as acusações de recebimento de propina e interferência política em investigações policiais. Nesta quarta-feira (1) o afastamento completa 42 dias.
O pedido de reconsideração entrou no STJ na madrugada do dia 29 de novembro, última segunda-feira. O recurso está no gabinete do ministro Mauro Campbell, o mesmo que determinou o afastamento e autorizou as operações da Polícia Federal no dia 20 de outubro. Ao todo, incluindo os anexos, o documento tem 234 páginas.
No texto, os advogados de Carlesse afirmaram que o Ministério Público Federal apresentou uma denúncia baseada em “investigações unilaterais realizadas pela Polícia Federal e impregnadas de conjecturas e presunções”.
O g1 ainda tenta contato com o MPF para comentar o recurso e com o STJ para saber sobre o andamento do pedido.
Polícia Federal durante cumprimento de mandados na casa do governador do Tocantins
Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera
Sobre a acusação de interferência na Polícia Civil, a defesa disse que “as investigações policiais que investigavam supostos esquemas de corrupção à época da assunção do Governo Estadual por Mauro Carlesse foram todas devidamente concluídas, com o ajuizamento das ações penas correlatas” e que portanto não teriam sido prejudicadas.
Já a respeito do suposto esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos, a defesa diz que a acusação é inteiramente baseada em uma delação premiada. “Inexiste, além da menção indireta feita por um dos colaboradores, qualquer registro de que ele, Governador do Estado do Tocantins, tivesse tratado sobre pagamento ao Hospital de Urgência de Palmas/TO ou sobre qualquer outro assunto”, com o colaborador.
Vídeo mostra suposta entrega de pagamento de propina
Além disso, os advogados sustentam que as movimentações financeiras que foram consideradas suspeitas pelos investigadores são “absolutamente compatíveis com o patrimônio”, de Carlesse e que “não guardam qualquer correlação com supostos delitos praticados por terceiros”.
Os advogados pedem que todas as medidas cautelares sejam revogadas e que Mauro Carlesse retorne ao cargo. O pedido não tem prazo para ser analisado. O documento é assinado por Nabor Bulhões e Carolina Abreu. No pedido não há nenhuma menção ao suposto flagrante falso de tráfico de drogas que teria sido encomendado pelo governador de acordo com a denúncia do MPF.
A investigação
Carlesse é considerado suspeito em duas operações da Polícia Federal que ocorreram simultaneamente no dia 20 de outubro. As ações foram chamadas de Éris e Hygea.
Uma delas é para a apuração de um suposto esquema de propinas relacionado ao plano de saúde dos servidores públicos, na época chamado de Plansaúde. A segunda operação investiga suposta interferência do governador em investigações da Polícia Civil que poderiam prejudicar aliados e o próprio governo.
No dia em que as operações foram deflagradas, além do afastamento foram realizadas ainda buscas na casa do governador e em endereços de outras pessoas consideradas suspeitas. Além de Carlesse, vários integrantes da equipe dele também foram afastados judicialmente, incluindo toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Motorista sai ileso de carreta que saiu da pista após derrapar em óleo na BR-153


Acidente aconteceu em Talismã, na região sul do Tocantins. Defesa Civil da cidade informou que o local pode ser interditado para remoção do veículo. Acidente com carreta aconteceu na BR-153, em Talismã
João Carlos/Defesa Civil de Talismã
Um motorista ficou ileso após perder o controle da direção e sofrer um acidente de trânsito na tarde desta terça-feira (1º) em Talismã, na região sul do Tocantins. Segundo a Defesa Civil da cidade, o condutor teria derrapado na pista, que está escorregadia. O local pode ser interditado para remoção do veículo.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O acidente aconteceu na altura do km 789. João Carlos Lopes, secretário da Defesa Civil de Talismã, disse que um óleo encontrado na pista pode ter causado o acidente.
“Este local é muito perigoso. O motorista nada sofreu. A posição da carreta na estrada é muito perigosa. A carreta estava vazia e tem um óleo jogado em um óleo na pista. O motorista perdeu o controle e o veículo ficou nessa posição. Vamos fazer a remoção e já estamos elaborando o fechamento da pista”, disse João Carlos.
A Defesa Civil e a Polícia Militar sinalizaram o local para controlar o tráfego na área. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada e disse que agentes estão indo para o trecho.
Motorista saiu ileso de carreta que derrapou na BR-153
João Carlos/Defesa Civil de Talismã
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem que procurava esposa é suspeito de matar cunhada com tiros na cabeça e tirar a própria vida no TO

Crime aconteceu em Barrolândia. Segundo a Polícia Civil, o homem procurava pela esposa e ainda teria atirado em outro cunhado. A Polícia Civil está investigando um crime registrado em Barrolândia, na região central do Tocantins. A principal hipótese é que um homem tenha assassinado a cunhada a tiros e depois tirado a própria vida. Os primeiros levantamentos apontam que o suspeito de 47 anos procurava pela companheira e ainda tentou matar outro irmão dela.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O crime aconteceu na noite desta terça-feira (30). Conforme a polícia, o homem chegou em casa por volta de 21h e não encontrou a esposa. Ao saber que a mulher estava na casa da irmã, em uma fazenda da zona rural da cidade, ele foi ao local.
Segundo a 65ª DP, a companheira do suspeito estava com medo de sofrer alguma violência e por isso decidiu que dormiria fora de casa.
Ao chegar na residência em que a mulher estava, o homem se deparou com um dos cunhados e efetuou os primeiros disparos. A vítima de 39 anos foi atingida nas duas pernas.
Em seguida ele teria arrastado a outra cunhada pelos cabelos e atirado à queima roupa. Segundo a polícia, a mulher de 41 anos foi baleada na cabeça cinco vezes e morreu no local.
O homem não encontrou a companheira e a mulher não teve ferimentos. Depois dos crimes, o suspeito teria tirado a própria vida com um disparo.
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML). A arma e as munições foram recolhidas para realização da perícia. O caso é investigado pela 65ª DP.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins