Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Governo do TO lança pacote bilionário para tentar impulsionar economia e diz que fará obras em todas as cidades


Lançamento foi na tarde desta quinta-feira (1º) no Palácio Araguaia. Parte das obras já estavam previstas no programa ‘Governo Municipalista’, que também prometeu obras nos 139 municípios. Programa foi lançado durante evento no Palácio Araguaia
Heloísa Dantas/TV Anhanguera
O Governo do Tocantins lançou nesta quinta-feira (1º) um pacote de incentivo da retomada da economia e prometeu realizar obras nas 139 cidades do Estado até o fim do próximo ano. O investimento direto por parte do governo está previsto em R$ 2,9 bilhões e há ainda a estimativa de captação de mais R$ 9 bilhões com a iniciativa privada através de parcerias.
Parte das promessas são propostas que já tinham aparecido no programa ‘Governo Municipalista’, lançado em dezembro de 2019. O plano anterior inclusive previa a realização de obras em todas as cidades, mas precisou ser redimensionado durante a pandemia de Covid-19.
O novo projeto foi chamado de ‘Tocando em Frente’. A expectativa do Palácio Araguaia é de gerar 104 mil empregos com as obras.
Na parte do ‘Tocando em Frente’ que caberá aos municípios, cada prefeitura do estado deverá receber pouco mais de R$ 1 milhão para pavimentação urbana e outros R$ 2 milhões para outros equipamentos, como praças, escola e postos de saúde. Cada cidade vai definir qual obra é prioridade no local e fará a execução.
Também devem fornecidos ‘vale gás’ para 28 mil famílias vivendo em extrema pobreza no estado. Iniciativas como benefícios para empresas que fornecerem o primeiro emprego para jovens e adolescentes foram colocadas no mesmo pacote.
Entre as obras físicas que serão executadas pelo governo estadual, estão um Aeroporto em São Félix do Tocantins, que fica no Jalapão e também a pavimentação de estradas na região. Há ainda a previsão de um novo Hospital e Maternidade em Palmas e de um um Parque Tecnológico na capital.
A conclusão de projetos antigos que já estão em execução também foram apresentados como parte do pacote. Entre os exemplos estão o Hospital Geral de Gurupi, Hospital Regional de Araguaína, a conclusão da reforma do Hospital Geral de Palmas e a nova ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional. Várias rodovias também devem ser recuperadas.
“O objetivo nosso, meu e dos nossos secretários, é simplesmente fazer o que é possível. Fazer aquilo que tem condições de ser feito, que é aquilo que a gente consiga receber, transferir isso de volta pra nossa comunidade. Nada daqui é muito espetacular, não. É simplesmente respeitar o dinheiro público, ter firmeza naquilo que vai fazer, com responsabilidade”, disse o governador Mauro Carlesse (PSL) no lançamento. O evento foi em um auditório do Palácio Araguaia e teve presença limitada do público.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem que desapareceu ao sair para caçar é encontrado morto em Gurupi


Geraldo de Sousa Melo tinha 58 anos e foi encontrado baleado. A arma dele, uma espingarda, estava próxima ao corpo. O homem tinha desaparecido ao sair para caçar
Arquivo pessoal
Um homem que estava desaparecido desde a última terça-feira (29) foi encontrado morto nesta quinta-feira (1º) na zona rural de Gurupi, sul do Tocantins. A vítima é Geraldo de Sousa Melo, que tinha 58 anos. Ele sumiu após sair de casa para caçar em uma mata na região. O corpo foi localizado por um sobrinho dele durante a manhã.
A Polícia Militar informou que o corpo foi encontrado embaixo de uma árvore e que havia uma espingarda perto dele. Havia uma marca de tiro no corpo. A família disse para a TV Anhanguera em Gurupi que acredita que tenha ocorrido um acidente. Para os parentes, a hipótese mais provável é que Geraldo tenha subido em uma árvore e derrubado a arma, que então teria disparado contra ele.
O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Gurupi para uma necropsia. A perícia foi chamada ao local para esclarecer as circunstâncias da morte.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vídeo mostra momento em que caminhões batem e pegam fogo em posto de combustíveis; uma pessoa morreu


Acidente foi na região de Nova Olinda, no norte do Tocantins. O homem que morreu ainda não foi identificado. Caminhão pega fogo após batida em posto de combustíveis
Um vídeo gravado por uma câmera de monitoramento mostra o momento exato da batida entre caminhões na saída de um posto de combustíveis em Nova Olinda, no norte do Tocantins. O acidente aconteceu nesta quinta-feira (1º). Houve uma explosão e dois veículos pegaram fogo. Um motorista morreu carbonizado e outros dois ficaram feridos.
As imagens mostram que o acidente aconteceu no instante em que um dos caminhões saía do posto. O motorista atravessava a pista quando colidiu no tanque de combustível de um bitrem. (Assista acima)
Vídeo mostra o momento da batida e os veículos pegando fogo
Reprodução
As chamas começaram no momento da batida. Primeiro o fogo atingiu o tanque e depois se espalhou para a parte a cabine. No vídeo é possível ver que o fogo tomou o veículo que provocou a colisão. O motorista de um dos veículos não conseguiu sair a tempo e morreu. Ele ainda não foi identificado.
Imagens feitas após o incêndio ser controlado mostram que os dois veículos ficaram totalmente destruídos.
Caminhões ficaram completamente destruídos pelas chamas
Divulgação
Veículos pegaram fogo no pátio de posto de combustíveis
PRF/Divulgação
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Conselho divulga vagas para profissionais da saúde em cidades do interior do Tocantins


São 48 oportunidades para médicos, farmacêuticos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, odontólogo e terapeuta. Interessados deverão entrar em contato diretamente com as secretarias municipais de saúde. Servidores da saúde checando leitos em hospital do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems) divulgou nesta quinta-feira (1º) a disponibilidade vagas para profissionais da saúde em 29 cidades do interior do Tocantins. São 41 oportunidades para médicos, três para farmacêuticos, além de uma vaga para fisioterapeuta, fonoaudiólogo, odontólogo e terapeuta.
As vagas ficam disponíveis até o dia 19 de julho de 2021 ou até serem preenchidas. Os interessados devem fazer contato diretamente com os municípios. A distância de cada município para a capital pode ser conferido neste link.
Veja as vagas
Vagas para profissionais da saúde
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Trem de carga sai dos trilhos e acaba tombando em trecho da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins

A empresa responsável pelo trem disse que o acidente não deixou feridos. Um trem de carga tombou na tarde desta quinta-feira (1º) na região de Tupiratins, no norte do estado, quando passava pela Ferrovia Norte-Sul. Ainda não há informações sobre o que pode ter causado o acidente. A empresa responsável pelo trem, a VLI, informou que não houve vítimas ou danos ambientais.
O G1 solicitou informações sobre o caso para a Polícia Militar e aguarda retorno.
Ainda segundo a empresa, equipes estão em deslocamento para o local onde ocorreu o descarrilamento. No momento, a operação da ferrovia está interrompida neste trecho e a VLI disse que trabalha “seguindo todos os protocolos para que a operação se normalize o mais breve possível e com total segurança”.
O acidente foi na área rural da cidade. A Norte-Sul corta todo o Tocantins e chega ao Maranhão. A ferrovia é usada para viabilizar o escoamento da produção agrícola pelo Porto de Itaqui.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Palmas passa a ter apenas três unidades sentinelas para atender casos de Covid-19


Prefeitura diz que mudança foi possível graças ao avanço da vacinação em Palmas e a redução de casos graves. Três postos de saúde atendem exclusivamente casos de Covid-19
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
A Prefeitura fez mudanças e reduziu a quantidade de unidades sentinelas que atendem exclusivamente casos de coronavírus. A partir da próxima segunda-feira (5), o atendimento é feito em três locais: Unidades de Saúde da Família Eugênio Pinheiro, no Aureny I, e os postos da Arno 61 (503 Norte) e Arse 75 (712 Sul). Veja abaixo os horários de atendimento
Conforme a Semus, a reestruturação foi possível graças ao avanço da vacinação em Palmas e a redução de casos graves.
As USFs da 406 Norte, 1304 Sul e José Lúcio, no setor Lago Sul, que funcionavam como unidades sentinelas durante a semana, passam a atender as queixas não relacionadas à Covid-19, como demandas espontâneas da atenção básica e atendimento de saúde da família.
O atendimento de síndromes gripais e demandas gerais continua na USF Walter Pereira Morato, em Taquaruçu, que funciona 24 horas, e na USF do Taquari, de segunda a segunda, das 7h às 19h.
Horários de atendimento das unidades sentinelas
USF Família Eugênio Pinheiro (Aureny I) – Todos os dias, das 7h às 19h
USF Arno 61 (503 Norte) – Todos os dias, das 7h às 19h
USF da Arse 75 (712 Sul) – segunda a sexta, das 7h às 19h
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Preço da gasolina por R$ 5,50 gera fila em posto de combustível em Porto Nacional


Consumidores procuram abastecer em locais mais baratos para economizar na hora de encher o tanque. Preço baixo do combustível em Porto Nacional atrai clientes de outras cidades do TO
Com o preço da gasolina nas alturas, muitos consumidores estão de olho para economizar, nem que para isso seja preciso enfrentar uma grande fila. É que o está acontecendo em Porto Nacional, onde o litro da gasolina sai por R$ 5,50, em um posto de combustíveis. A promoção vale para pagamento em dinheiro.
O preço é baixo considerando os praticados em Palmas, por exemplo, onde o produto chega a quase R$ 6.
A professora Ivonete Rodrigues mora em Palmas, mas sempre que viaja a Porto Nacional a trabalho, cidade vizinha. Ela aproveita o valor mais baixo para encher o tanque do carro.
“Abastecer em Porto Nacional para mim hoje, vale muito mais a pena do que abastecer em Palmas, onde a gasolina está muito mais cara, porque R$ 30 ou R$ 50 centavos na hora de encher o tanque faz uma grande diferença”.
Posto de combustível de Porto Nacional vende gasolina por R$5,50
Reprodução/TV Anhanguera
No estabelecimento, motoristas formam fila para aproveitar o valor. O marceneiro Eronilson da Silva disse que compensa esperar. “Do jeito que está o petróleo, ninguém está dando conta de abastecer, tem que buscar o preço mais em conta. Brasileiro pega fila para tudo, tem que ter um descontinho a mais na gasolina”.
O preço dos combustíveis sofreu inúmeras variações ao longo de 2020 e 2021. A última pesquisa divulgada pelo Procon apontou que os valores ficaram estáveis no levantamento feito no dia 28 de junho. Mesmo assim, os produtos seguem em patamares elevados, com a gasolina perto dos R$ 6 por litro e o etanol passando dos R$ 5 em vários postos de Palmas.
Mas a pesquisa revela ainda que é possível economizar, dependendo de onde o consumidor for abastecer. Veja.
Para a gasolina, o menor valor encontrado em Palmas nesta pesquisa é de R$ 5,73 enquanto o maior é de R$ 5,99. A variação é R$ 0,26 por litro ou 4,5%. Pode parecer pouco, mas os centavos a mais pesam no orçamento de quem precisa completar um tanque. Por exemplo, a cada 50 litros de combustível (volume dentro da média do tanque de um carro compacto popular) a diferença é de R$ 13.
Já o diesel, nos postos mais baratos de Palmas, o litro sai por R$ 4,68, enquanto nos mais caros ele chega a R$ 5,45. Se considerado o mesmo carro com capacidade de 50 litros de combustível, a diferença para encher o tanque chega a R$ 38,5.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de onda de frio para o Tocantins


Queda de temperaturas no estado ocorre durante as noites e madrugadas. No início da semana Palmas registrou a menor temperatura do ano. Inmet emitiu alerta de onde ade frio para o Tocantins
Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de frio para as regiões sudeste, Sul, oeste e central do Tocantins, podendo atingir mais de 40 cidades. A queda de temperaturas no estado ocorre durante as noites e madrugadas e vem sendo registrada desde o início da semana em algumas cidades.
O aviso também vale para partes do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. O grau de severidade do alerta é de ‘perigo’, com previsão de temperatura até 5 °C abaixo da média por um período de três a cinco dias. O risco maior é para as pessoas em situação de rua.
Na última segunda-feira (28) Palmas teve a menor temperatura registrada neste ano: 17.2 C°. Naquele dia os moradores aproveitaram para se divertir com memes nas redes sociais.
Outros municípios do estado vêm registrando temperaturas ainda menores na casa dos 13 °C, como no caso de Lagoa da Confusão e Rio Sono.
O professor José Luiz Cabral, do núcleo de meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), explicou que essa variação da temperatura é comum durante o período de estiagem no estado e vai continuar ao longo do mês.
“As nuvens funcionam como termorreguladoras. Elas aprisionam a energia e fazem com que haja esse calor. A partir do momento que o sol se põe e não tem a nebulosidade a energia não vai ficar retida e vai se perder. Como ficamos 12 horas sem a presença do sol, toda essa energia que recebemos durante o dia vai ser perdida durante a noite. Quando chega a madrugada a temperatura consequentemente são mais baixas”, explicou.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Gurupi começa a vacinar trabalhadores do transporte de passageiros


Fazem parte do grupo os mototáxistas, táxistas, motoristas de transporte por aplicativo, motoristas de van e ônibus e pessoas que fazer serviços administrativos no terminal rodoviário. Vacina contra a Covid-19 é aplicada em Gurupi
Divulgação/Prefeitura de Gurupi
A Prefeitura de Gurupi ampliou a vacinação contra a Covid-19. A partir desta quinta-feira (1º) podem ser vacinados os trabalhadores de transporte de passageiros que tenham 18 anos ou mais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), fazem parte do grupo os mototaxistas, táxistas, motoristas de transporte por aplicativo, motoristas de van e ônibus e pessoas que fazer serviços administrativos no terminal rodoviário.
A vacina utilizada no grupo será a Pfizer. A primeira dose do imunizante será aplicada em dois pontos: Escola Municipal Lenival Correia (setor Alto da Boa Vista) e Escola Municipal Antônio Lino (saída para Peixe).
Para receber a vacina é necessário apresentar documentos pessoais e alguns comprovantes. São eles
CPF
RG ou CNH
Cartão de vacina
Cartão do SUS
Comprovante de residência em Gurupi
Carteira de trabalho ou crachá funcional ou contracheque com documento de identidade; ou carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes (categoria profissional) ou cooperativas de transportes
Nesta quinta-feira (1º) Gurupi também iniciou a vacinação contra o coronavírus em trabalhadores que atuam no segmento do gás.
A prefeitura informou que a imunização na cidade está sendo realizada de acordo com as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS), e “será ampliada para outras categorias assim que novas remessas de doses forem disponibilizadas ao município”.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vazio sanitário da soja começa nesta quinta-feira (1º) e segue até o fim de setembro no Tocantins


Medida é uma forma de prevenção e controle da principal praga que ataca a cultura, a ferrugem asiática. Produtores deverão eliminar todas as plantas de soja das propriedades. Plantio de soja está proibido no Tocantins durante o vazio sanitário
Divulgação/Adapec
Começa nesta quinta-feira (1º) o período do vazio sanitário da soja no Tocantins. Até o dia 30 de setembro está proibido o plantio e a manutenção de plantas vivas em lavouras de sequeiro. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a medida é uma forma de prevenção e controle da principal praga que ataca a cultura, a ferrugem asiática.
Durante o período do vazio sanitário a Agência vai fazer o monitoramento e a fiscalização no campo para garantir que não haja plantas vivas de soja. O produtor que for flagrado descumprindo as medidas estará sujeito a sanções previstas em lei.
“É de responsabilidade dos produtores ou ocupantes da área, a eliminação de todas as plantas de soja voluntárias ou não, por meio de controle químico ou mecânico”, explicou Cleovan Barbosa, responsável técnico pelo controle da Ferrugem Asiática na Adapec.
A ferrugem asiática da soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.
Plantio nas várzeas tropicais
Durante este período fica autorizado apenas o cultivo excepcional de soja para fins de pesquisa e produção sementes para uso próprio nas Planícies Tropicais, que compreendem os municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Pium, Santa Rita, Formoso do Araguaia e Cristalândia.
Segundo a Adapec, na safra 2020/2021 foram cadastradas 1.701 propriedades com cultivo de soja no Tocantins em uma área de 1,049 milhão de hectares de soja.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins