Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Tocantins registra mais 14 mortes pela Covid e 533 novos casos


Estado soma mais de 198 mil diagnósticos do coronavírus. Atualmente 363 pessoas estão internadas por causa da doença e 13,7 mil estão em isolamento. Hospital Municipal de Campanha de Araguaína está com todos os leitos de UTI Covid ocupados
Esequias Araújo/Governo do Tocantins
O Tocantins registrou 533 novos casos de coronavírus nesta quinta-feira (1º). Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 64 diagnósticos são das últimas 24 horas. Também foram contabilizadas mais 14 mortes por Covid-19. Com a atualização, o estado passou a acumular 198.150 casos positivos e 3.227 óbitos.
Média móvel: veja em quais estados as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda
Veja como está a pandemia em cada uma das cidades brasileiras
Os pacientes que não resistiram tinham entre 31 e 91 anos. A maioria das mortes ocorreram em junho. As vítimas são:
Homem, de 71 anos, morador de Colinas do Tocantins. Comorbidades: não relatado. Morte em 08/06/21 no próprio domicílio.
Homem, de 60 anos, morador de Taguatinga do Tocantins. Comorbidades: não relatado. Morte em 20/06/21 no Hospital do Oeste Barreiras (BA).
Homem, de 81 anos, morador de Santa Rita do Tocantins. Comorbidade: aneurisma de artéria coronária. Morte em 05/06/21 no Hospital Regional de Gurupi.
Homem, de 48 anos, morador de Taguatinga do Tocantins. Comorbidade: não relatado. Morte em 26/06/21 no Hospital Geral de Palmas.
Mulher, de 65 anos, moradora de Wanderlândia. Comorbidade: hipertensão. Morte em 25/05/21 no Hospital Regional de Araguaína.
Mulher, de 64 anos, moradora de Santa Terezinha do Tocantins. Comorbidades: hipertensão, diabetes e obesidade. Morte em 21/06/21 na Unidade de Pronto Atendimento de Tocantinópolis.
Mulher, de 52 anos, moradora de Porto Nacional. Comorbidade: diabetes. Morte em 14/04/21 no Hospital Geral de Palmas.
Homem, de 59 anos, morador de Colinas do Tocantins. Comorbidade: não relatado. Morte em 17/06/21 no Instituto Sinai.
Homem, de 64 anos, morador de Araguacema. Comorbidades: não relatado. Morte em 20/05/21 no Hospital Geral de Palmas.
Mulher, de 38 anos, moradora de Novo Acordo. Comorbidades: hipertensão e obesidade. Morte em 21/06/21 no Hospital Regional de Porto Nacional.
Mulher, de 90 anos, moradora de Figueirópolis. Comorbidades: não relatado. Morte em 15/05/21 no Hospital Regional de Gurupi.
Mulher, de 31 anos, moradora de Dianópolis. Comorbidades: hipertensão, insuficiência renal crônica e hemodiálise. Morte em 03/05/21 no Hospital Geral de Palmas.
Homem, de 91 anos, morador de Santa Rosa. Comorbidades: não relatado. Morte em 21/06/21 no Hospital Regional de Porto Nacional.
Homem, de 64 anos, morador de Riachinho. Comorbidade: hipertensão. Morte em 27/06/21 no Hospital Dom Orione.
Novos diagnósticos
Araguaína teve 87 casos diagnósticos. A cidade soma 33.838 casos e 463 mortes desde o início da pandemia.
Gurupi contabilizou 80 casos enquanto Palmas registrou 54 diagnósticos de Covid-19. A capital segue como a cidade mais afetada pela doença e soma 45.781 casos e 583 mortes desde o início da pandemia.
Todos os 139 municípios do Tocantins têm casos confirmados da doença. Veja abaixo as 10 cidades mais afetadas pelo coronavírus. A lista completa pode ser conferida no site sobre coronavírus da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a SES, do total de casos, 181.180 pacientes já se recuperaram e 13.743 pessoas estão com o vírus ativo, com acompanhamento e isolamento. Ao todo, 363 pessoas estão hospitalizadas por causa da doença, sendo que 151 fazem tratamento em leitos de UTI públicos e 70 em unidades de terapia intensiva privadas. Os demais estão em leitos clínicos.
Segundo o Integra Saúde, um paciente está aguardando por leito de UTI e nenhum está na fila por leito clínico para tratar a Covid-19. A última atualização foi feita às às 11h40 desta quinta-feira (1º). Acompanhe os dados aqui.
Vacinação contra a Covid-19
Os dados do Vacinômetro, portal do Governo que monitora a imunização no Tocantins, mostram que o estado já recebeu 847.760 doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo que 785.284 foram distribuídas aos municípios e 592.686 foram aplicadas.
São 440.211 aplicações referentes à primeira dose, 145.875 da segunda dose da vacina e 6.600 da dose única. Os dados foram atualizados na manhã desta quinta-feira.
Ocupação de leitos de UTI nos hospitais
Os dados do Integra Saúde mostram que quase todos os hospitais estão lotados ou quase sem leitos especializados disponíveis. Das sete unidades públicas, apenas uma estão sem vagas. Veja a ocupação nos hospitais. A última atualização foi feita às 11h40 desta quinta-feira (1º).
Hospital Estadual de Combate à Covid-19 – 90% de ocupação
Hospital Municipal de Campanha de Araguaína – 100% de ocupação
Hospital Geral de Palmas UTI Covid – 83% de ocupação
Hospital Regional de Augustinópolis – 60% de ocupação
Hospital Regional de Porto Nacional – 90% de ocupação
Hospital Regional de Araguaína – 65% de ocupação
Hospital Regional de Gurupi – 66% de ocupação
Veja como está a ocupação dos leitos particulares contratados pelo estado:
Hospital Oswaldo Cruz – 100% de ocupação
Hospital Dom Orione em Araguaína – 80% de ocupação
Hospital Santa Thereza – 75% de ocupação
Instituto Sinai Araguaína – 80% de ocupação
Os dados de estatística hospitalar de todas as unidades podem ser conferidos no portal Integra Saúde.
Cidades mais afetadas pela pandemia
Palmas – 45.781 casos e 583 mortes
Araguaína – 33.838 casos e 463 mortes
Gurupi – 12.463 casos e 193 mortes
Porto Nacional – 9.149 casos e 183 mortes
Paraíso do Tocantins – 7.634 casos e 167 mortes
Colinas do Tocantins – 7.429 casos e 128 mortes
Guaraí – 3.167 casos e 71 mortes
Formoso do Araguaia – 2.721 casos e 52 mortes
Araguatins – 2.381 casos e 61 mortes
Miranorte – 2.324 casos e 55 mortes
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Conforme o boletim epidemiológico, Palmas registrou 114 novos casos de Covid-19. A cidade é a mais afetada peladsoma 45.727 casos e 583 mortes desde o início da pandemia.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Caminhões pegam fogo após batida em trevo da BR-226


Acidente aconteceu por volta do meio-dia, na saída de um posto de combustíveis em Nova Olinda. Ainda não há informações conclusivas sobre quantos veículos estão envolvidos ou se há mortes. Caminhão pega fogo após acidente e uma pessoa morre carbonizada em Nova Olinda
Os bombeiros de Colinas do Tocantins e Araguaína foram chamados no início da tarde desta quinta-feira (1º) para atender um acidente grave envolvendo caminhões na BR-226 em Nova Olinda, no norte do Tocantins. Ainda não há informações conclusivas sobre quantos veículos estão envolvidos ou se há mortes.
O acidente aconteceu por volta do meio-dia, na saída de um posto de combustíveis. Imagens feitas no local mostram os veículos pegando fogo às margens da rodovia e uma grande coluna de fumaça.
Uma testemunha contou ao G1 que o acidente teria ocorrido após um dos veículos engasgar enquanto atravessava a rodovia em um trevo.
Os bombeiros informaram que dois caminhões-tanque estão envolvidos. A suspeita é de que ao menos uma pessoa tenha sido carbonizada. O G1 entrou em contato com a Polícia Rodoviária Federal e aguarda informações.
Esta reportagem está sendo atualizada.
Caminhões pegaram fogo após batida
Reprodução
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Três são detidos após PM flagrar transporte irregular de mais de 27 mil munições em caminhão-baú


A apreensão é uma das maiores já realizadas na região do Bico do Papagaio. Policiais encontraram quase 27,5 mil munições dos calibres 32 e 38, todas intactas. PM apreende mais de 27 mil munições na região do Bico do Papagaio
Divulgação/Polícia Militar
Mais de 27 mil munições de calibres 32 e 38, que estavam sendo transportadas em um caminhão-baú, foram apreendidas pela Polícia Militar na TO-201, em Augustinópolis, norte do estado. A ação aconteceu nesta quarta-feira (3) e três pessoas foram detidas, suspeitas de comércio ilegal de arma de fogo ou munições.
Essa foi uma das maiores apreensões do produto já realizadas pela PM no Bico do Papagaio. Conforme as informações, foram encontradas 60 caixas contendo 13.440 cartuchos dos calibres 32 e 14 mil de calibre 38. Toda a mercadoria estava dentro do caminhão com placas de Imperatriz (MA).
A ação ocorreu depois de um levantamento realizado pela inteligência da PM, que passou a monitorar uma intensa movimentação de entrada e saída de pessoas e de veículos em um comércio na cidade de Augustinópolis. Apesar do fluxo intenso, o estabelecimento sempre mantinha as portas fechadas, o que chamou a atenção.
Conforme a PM, frequentemente, caminhões deixavam a carga no comércio e depois saíam. Logo depois, outro veículo chegava e pegava a mercadoria.
Durante monitoramento, a PM abordou o caminhão que transportava as munições. No veículo, estavam dois homens, de 63 e 46 anos. À PM, o motorista relatou que a mercadoria pertencia ao dono de uma loja de caça e pesca na cidade de Imperatriz, e que os produtos seriam entregues nessa loja.
A PM consultou a documentação junto ao Exército Brasileiro (EB), onde verificou que a autorização expedida pelo órgão federal limitava o transporte daquele tipo de produto apenas até a cidade de Augustinópolis e que necessitava de uma nova autorização dos órgãos competentes para que pudesse ser transportada para outro destino.
Diante da ilegalidade, os dois homens foram detidos. A dona da empresa em Augustinópolis, de 30 anos, foi localizada em Praia Norte e também foi conduzida à delegacia de Polícia Civil em Araguatins.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Farmácia é interditada no dia da inauguração após promover aglomeração com 200 pessoas


Fiscalização encontrou um evento de abertura com carro de som, animadores e uma fila de pessoas aguardando atendimento. Estabelecimento deverá ficar fechado por três dias e ser multado. Pessoas aglomeram durante inauguração de farmácia em Araguaína
Uma farmácia que estava sendo inaugurada na manhã desta quinta-feira (1°) foi interditada pela fiscalização da Prefeitura de Araguaína, após promover uma grande aglomeração na rua. Segundo o município, cerca de 200 pessoas estavam no local. O estabelecimento fica no setor Araguaína Sul.
Um vídeo feito no local mostra um carro de som parado no meio de uma avenida e centenas de pessoas aglomeradas na porta da loja. A festa contava ainda com animadores e uma grande fila se formou na calçada.
Aglomeração na porta de farmácia
Reprodução
Confira as medidas de prevenção decretadas em Araguaína
A maioria das pessoas aparece de máscara, mas não respeitavam o distanciamento social recomendado para evitar a disseminação do coronavírus.
A Prefeitura de Araguaína informou que a equipe de fiscalização integrada do município identificou uma aglomeração com cerca de 200 pessoas aguardando para serem atendidas no local, além de som mecânico e um evento de inauguração.
O Departamento Municipal de Postura e Edificações estabeleceu o fechamento por três dias e multa por descumprir o decreto n°053/21, publicado no Diário Oficial do Município n°2.331.
O G1 entrou em contato com a rede de farmácias Preço Baixo em Araguaína e aguarda um posicionamento sobre o caso.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Grupo faz passeata e pede justiça pela morte da professora Elisabeth Figueiredo: ‘Difícil aceitar que não está presente’


Mulher foi vítima de feminicídio em Pequizeiro, no início de junho. Marido foi preso suspeito de cometer o crime. Mulheres fazem passeata pedindo justiça pela morte de professora em Pequizeiro
Um grupo se reuniu na manhã desta quinta-feira (1°) para pedir justiça pela morte da professora Elisabeth Figueiredo, de 60 anos, que foi vítima de feminicídio em Pequizeiro, na região norte do estado. O ato teve a participação de amigos, colegas de trabalho e parentes. Vestidas de preto e com balões da mesma cor, as manifestantes levaram mensagens de apoio e incentivo para as mulheres vítimas de violência doméstica.
“Foi uma violência estúpida, desnecessária, e isso choca. Tem sido difícil todos os dias acordar e aceitar essa realidade que ela não está presente nesse mundo”, lamentou o filho da vítima, Paulo Henrique Zanotelli, de 38 anos.
Mulheres organizaram passeata em Pequizeiro
Divulgação
A passeata começou por volta das 8h e percorreu a principal avenida da cidade. A professora Elisabeth Figueiredo era bastante conhecida e querida na cidade. Ela trabalhou por duas décadas na principal escola do município e também ajudou a fundar a Apae depois que se aposentou, se dedicando a educação inclusiva.
“Creio que o legado de educação, amor e inclusão tem que ser levado a diante e faço questão que a história dela seja conhecida porque não pode ficar em branco. Não pode ser uma lição esquecida, por mais amarga que seja. Essa violência não pode existir, não podemos aceitar que isso seja normal. Temos que educar nossos filhos para que isso não ocorra mais.”
Manifestantes levaram cartazes com apoio às vítimas de violência
Divulgação
O crime
A professora Elisabeth Figueiredo, de 60 anos, foi encontrada morta dentro de casa no dia 6 de junho em Pequizeiro. O caso chegou a ser registrado na Polícia Militar como suicídio, isso porque após a morte, uma pessoa ligou para a PM informando que a professora havia se matado dentro de casa.
No dia 7 de junho o marido da vítima foi preso suspeito do assassinato. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Roberto Assis, o homem fugiu logo após cometer o crime. Ele capturado e levado para 45º DP de Colméia onde foi autuado em flagrante por feminicídio.
Segundo a Polícia Civil, durante o depoimento, o suspeito disse que a esposa teria cometido suicídio. Porém uma testemunha contou que viu o marido da vítima efetuando disparos de arma de fogo contra ela logo após uma discussão entre o casal.
Segundo testemunhas, o casal já teve várias brigas, mas a mulher nunca chegou a registrar uma denúncia contra o agressor, disse a polícia. Após os procedimentos legais, o homem foi encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Guaraí.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Músico recebe alta de UTI Covid e comemora dançando forró junto com equipe de saúde; vídeo


Ronário dos Teclados é músico e atuante no setor da cultura, em Porto Nacional. Ele testou positivo para a Covid e ficou cerca de 15 dias na UTI de um hospital particular de Palmas. Ronário dos teclados vence Covid e faz vídeo de comemoração com enfermeiros
A equipe de saúde de um hospital particular de Palmas ‘caiu’ no forró para anunciar a alta de um paciente que se curou da Covid, nesta quarta-feira (30). A música animada tem tudo a ver com Ronário dos Teclados, de 46 anos, músico e atuante no setor cultural, de Porto Nacional.
O músico foi diagnosticado com a Covid no mês de junho e precisou de um leito de UTI. Após 15 dias, recebeu alta e também entrou na dança.
No vídeo, seis profissionais da saúde de um hospital particular de Palmas aparecem em fila, dançando uma música animada. A legenda diz: “Hoje a alta é dele”. Ao final, aparece Ronário, segurando uma placa: “Eu venci a Covid-19”.
Ronário está em casa se recuperando da doença. Com um pouco de dificuldades de respirar, ele se emociona ao lembrar dos momentos que passou após o diagnóstico da doença.
O músico conta que no dia 10 de junho começou a tossir. O sintoma coincidiu com o dia em que Ronário ajudava na arrecadação de livros usados para serem destinados a um colégio. Havia muita poeira e ele pensou que poderia ser uma reação alérgica.
A tosse aumentou e dias depois, ele sentiu dificuldades em respirar. “Começou a dar uma crise em mim, comecei a gritar por socorro, eu precisava de um carro urgente. Já fiquei perturbado, me faltava tanto que ar que eu chegava a quase desmaiar. Tinha hora que eu pedia para morrer. Me levaram para a UPA, de lá me mandaram direto para Palmas, minha saturação estava baixa”.
Ronário ficou por cerca de 15 dias na UTI e não precisou ser intubado. Os momentos de dificuldades geraram gratidão. O morador de Porto Nacional fala com carinho da equipe de saúde, que não desistiu dele.
“Me cuidaram como se fosse um irmão, como se fosse um membro da família deles, todos eles com carinho comigo. [Quando cheguei ao hospital] se eu não melhorasse em 15 minutos eles já estavam falando em intubar. Fiquei em desespero, estava ali sem a minha família, sem saber se ia voltar. Mas, Deus olhou para mim e disse’: ‘Meu filho, você não vai’. Toda hora vinha crise, mas eles estavam em cima de mim, me ajudando, sou muito grato”.
Em todo o estado, 180.023 pacientes se recuperaram da Covid-19 e 14.400 pessoas estão com o vírus ativo, com acompanhamento e isolamento, conforme informações divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde, nesta quarta-feira.
Desde o início da pandemia, o estado contabilizou 197.636 diagnósticos e 3.213 mortes.
Ronário dos teclados vence Covid e enfermeiros fazem vídeo para comemorar
Reprodução
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Temperaturas devem subir na próxima semana, mas frio ainda dura até sexta em partes do país; veja previsão

Massa de ar polar começa a se afastar e deve aquecer os termômetros na semana que vem. Parte do Sudeste, do Sul, do Centro-Oeste e do sul da Bahia e do Tocantins continuam sob alerta de frio intenso até sexta (2). Nova onda de frio é esperada para agosto. Confira os destaques da previsão do tempo
Até sexta-feira (2), parte do Sudeste, do Sul, do Centro-Oeste e do sul da Bahia e do Tocantins continuam sob alerta de frio intenso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A massa de ar polar que vem derrubando as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste está recuando, e as temperaturas devem voltar a subir na próxima semana (veja mais abaixo).
Em agosto, uma nova onda de frio é esperada – tão ou mais intensa do que a vista nos últimos dias.
Veja a previsão do tempo:
Onda de frio
Improviso para se aquecer do frio pode provocar acidentes e até mortes em casa
O alerta de onda de frio severo emitido pelo Inmet na quarta (30), com risco à saúde, continua até as 23h59 de sexta (2) para parte do Sudeste, do Sul, do Centro-Oeste e do sul da Bahia e do Tocantins.
O aviso é para as seguintes regiões :
Sul
Paraná: Região Metropolitana de Curitiba, central, litoral, norte, oeste, sudoeste e sul
Santa Catarina: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Oeste, planaltos Sul e Norte, meio-oeste, litorais sul e norte catarinenses
Rio Grande do Sul: Encosta e Serras do Sudeste, Depressão Central, litoral, encostas Inferior e Superior do Nordeste, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Campanha
Há perigo de geada até as 8h de sexta (2) para as seguintes áreas: Região Metropolitana de Curitiba, regiões central, sul e sudoeste paranaenses, Oeste, Meio-Oeste, planaltos Sul e Norte e litorais sul e norte catarinenses, Vale do Itajaí (SC), Grande Florianópolis, encostas Inferior e Superior do Nordeste (RS), Campos de Cima da Serra (RS), Planalto Médio (RS) e Alto Uruguai (RS).
Sudeste
Espírito Santo: Região Metropolitana de Vitória, serrana, litoral sul e central sul/Caparaó, Rio Doce, centro-oeste, nordeste e noroeste capixabas
Minas Gerais: Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo Das Vertentes, norte, noroeste, oeste, centro e sul/sudoeste mineiros, Vale Do Mucuri, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Serra da Mantiqueira
Rio de Janeiro: noroeste, norte, centro-sul e serrana fluminenses e baixadas litorâneas
São Paulo: Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, São José do Rio Preto, Sorocaba, Bragança Paulista, Vale do Paraíba/Litoral Norte, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale do Ribeira, Presidente Prudente, Marília, Assis e Serra da Mantiqueira
Centro-Oeste
Distrito Federal
Goiás: centro, leste, sul, norte e noroeste goianos
Mato Grosso: nordeste, norte, sudeste, sudoeste e centro-sul mato-grossenses
Mato Grosso do Sul: sul, sudoeste, centro-norte, leste e Pantanal
Nordeste
Bahia: São Francisco, sul, oeste e sudoeste baianos e Chapada Diamantina
Norte
Tocantins: sudeste, sul, oeste e centro tocantinenses
Rondônia: sudeste e sudoeste, Alto Madeira,
Amazonas: há um alerta de perigo potencial – com quedas de temperatura de menor intensidade e com leve risco à saúde – no centro, sudoeste, sul e norte amazonenses até sexta-feira (2)
Acre: vales do Acre e do Juruá
Sul
Curitiba: mínima de 1ºC e máxima de 13ºC nesta quinta (1º), com umidade de 60% a 100%. Na sexta (2), mínima de 6ºC e máxima de 19ºC, com umidade de 41% a 99%. No sábado (3), mínima de 6ºC e máxima de 17ºC, com umidade de 45% a 80%. No domingo (4), mínima de 7ºC e máxima de 17ºC, com umidade de 60% a 100%. Na segunda-feira (5), mínima de 8ºC e máxima de 18ºC, com umidade de 90% a 100%.
Florianópolis: mínima de 8ºC e máxima de 17ºC nesta quinta (1º), com umidade de 70% a 90%. Na sexta (2), mínima de 11ºC e máxima de 21ºC, com umidade de 77% a 83%. No sábado (3), mínima de 11ºC e máxima de 19ºC, com umidade de 55% a 90%. No domingo (4), mínima de 12ºC e máxima de 20ºC, com umidade de 60% a 90%. Na segunda-feira (5), mínima de 15ºC e máxima de 21ºC, com umidade de 70% a 90%.
Porto Alegre: mínima de 6ºC e máxima de 16ºC nesta quinta (1º), com umidade de 70% a 95%. Na sexta (2), mínima de 8ºC e máxima de 19ºC, com umidade de 34% a 64%. No sábado (3), mínima de 9ºC e máxima de 16ºC, com umidade de 75% a 90%. No domingo (4), mínima de 8ºC e máxima de 18ºC, com umidade de 70% a 100%. Na segunda-feira (5), mínima de 9ºC e máxima de 20ºC, com umidade de 90%.
Centro-Oeste
Brasília: mínima de 6ºC e máxima de 26ºC nesta quinta (1º), com umidade de 35% a 70%. Na sexta (2), mínima de 14ºC e máxima de 24ºC, com umidade de 37% a 82%. No sábado (3), mínima de 11ºC e máxima de 23ºC, com umidade de 25% a 90%. No domingo (4), mínima de 10ºC e máxima de 25ºC, com umidade de 25% a 80%. Na segunda-feira (5), mínima de 12ºC e máxima de 26ºC, com umidade de 60% a 80%.
Goiânia: mínima de 8ºC e máxima de 24ºC nesta quinta (1º), com umidade de 35% a 80%. Na sexta (2), mínima de 13ºC e máxima de 27ºC, com umidade de 27% a 60%. No sábado (3), mínima de 11ºC e máxima de 26ºC, com umidade de 25% a 75%. No domingo (4), mínima de 12ºC e máxima de 27ºC, com umidade de 20% a 70%. Na segunda-feira (5), mínima de 14ºC e máxima de 27ºC, com umidade de 65% a 70%.
Cuiabá: mínima de 8ºC e máxima de 25ºC nesta quinta (1º), com umidade de 25% a 80%. Na sexta (2), mínima de 12ºC e máxima de 31ºC, com umidade de 14% a 28%. No sábado (3), mínima de 15ºC e máxima de 29ºC, com umidade de 25% a 90%. No domingo (4), mínima de 18ºC e máxima de 30ºC, com umidade de 20% a 70%. Na segunda-feira (5), mínima de 18ºC e máxima de 29ºC, com umidade de 35% a 60%.
Campo Grande: mínima de 7ºC e máxima de 20ºC nesta quinta (1º), com umidade de 20% a 70%. Na sexta (2), mínima de 10ºC e máxima de 26ºC, com umidade de 14% a 34%. No sábado (3), mínima de 11ºC e máxima de 26ºC, com umidade de 20% a 70%. No domingo (4), mínima de 13ºC e máxima de 27ºC, com umidade de 20% a 70%. Na segunda-feira (5), mínima de 14ºC e máxima de 28ºC, com umidade de 30% a 50%.
Chuvas intensas
As seguintes regiões têm alerta de chuvas intensas até as 11h desta quinta-feira (1º):
Norte
Roraima: norte e sul
Amazonas: centro, norte, Baixo Amazonas
Amapá: sul e norte
Nordeste
Ceará: Jaguaribe, norte, noroeste, Região Metropolitana De Fortaleza
Paraíba: litoral, Zona da Mata, Mata, Agreste, Brejo
Rio Grande do Norte: central, oeste, leste, Agreste
Pernambuco: Região Metropolitana de Recife, Agreste, Zona da Mata
Alagoas: leste, Agreste
Sergipe: leste
Veja VÍDEOS sobre natureza e meio ambiente:

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice-prefeito de Formoso do Araguaia por uso de caixa dois nas eleições


Decisão da juíza da 15ª Zona foi publicada nesta quarta-feira (30) e cabe recurso. Chapa teria omitido gastos com combustível, materiais de campanha e impulsionamento de conteúdos nas redes sociais. Prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues
Prefeitura de Formoso/Divulgação
A Justiça Eleitoral decidiu cassar os diplomas e mandatos do prefeito e vice-prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues da Silva (PTB) e Israel Borges Nunes (Republicanos). Segundo a decisão, os dois tiveram diversos gastos de campanha não declarados na prestação de contas, configurando uso de caixa dois. A decisão da juíza da 15ª Zona foi publicada nesta quarta-feira (30) e cabe recurso.
Conforme a denúncia, a chapa vencedora nas eleições de 2020 omitiu gastos com veículos, consumo de combustível, materiais de campanha e impulsionamento de conteúdos em redes sociais.
Só o gasto com combustível não contabilizado teria sido de R$ 59 mil. “E nesta linha, o conjunto probatório apresentado se mostra suficiente a demonstrar a omissão de gastos nas prestações de contas dos requeridos”, diz trecho da decisão.
A Justiça entendeu que houve discrepância entre o declarado na prestação de contas e a estrutura da campanha eleitoral dos representados.
Segundo a juíza Ana Paula Araújo, o caso configura a “prática de caixa dois, uma vez que macula as informações apresentadas à Justiça Eleitoral e desequilibram o pleito democrático em claro abuso de poder econômico, considerando o alto valor omitido”.
O prefeito Heno Rodrigues e o vice Israel Borges foram eleitos 38,16% dos votos válidos. O segundo colocado na disputa, Ronison Parente (MDB), que foi o responsável pela denúncia à Justiça Eleitoral, ficou com 34,19% dos votos.
“Em síntese, ante as infrações acima analisadas e comprovadas, revela-se proporcional e razoável a condenação a pena de cassação dos diplomas e mandatos […] em razão da relevância jurídica da conduta que contaminou a higidez da campanha e a igualdade na disputa, mediante a arrecadação e emprego expressivo de recursos financeiros sem identificação da origem”, diz a decisão.
O G1 tentou contato com a Prefeitura de Formoso e o prefeito, mas as ligações não foram atendidas. A defesa da chapa ainda deve se manifestar sobre a decisão.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Gurupi inicia vacinação contra Covid em trabalhadores que atuam no comércio do gás de cozinha


Categoria receberá doses da Pfizer nesta quinta-feira (1º), nas Escolas Municipais Lenival Correia e Antônio Lino. saída para Peixe. Vacina contra a Covid-19 será aplicada em trabalhadores da indústria em Gurupi
Lino Vargas/Prefeitura de Gurupi
Os trabalhadores que atuam no comércio do gás de cozinha vão poder se vacinar contra a Covid, nesta quinta-feira (1º), em Gurupi. A categoria receberá as doses da Pfizer, em dois pontos fixos, das 9h às 17h.
Os locais de vacinação são: Escola Municipal Lenival Correia, no setor Alto da Boa Vista e Escola Municipal Antônio Lino, na saída para Peixe.
“Gurupi continua avançando na imunização contra a Covid-19, iniciamos agora, dentro do grupo prioritário trabalhadores da indústria, o segmento Gás, e a medida que as vacinas forem chegando nós iremos ampliar, tanto para os demais segmentos da indústria, que ainda tem muitos para serem atendidos, quanto para a população em geral. Já estamos na faixa etária de 47 anos, e a nossa pretensão é continuar ampliando até atingirmos toda a população”, ressaltou o secretário de Saúde, Relmivam Milhomem.
Também estão sendo vacinados os trabalhadores da indústria no segmento de fabricação de alimentos e dos caminhoneiros. A faixa etária desses grupos é a partir de 18 anos.
Confira a documentação de cada grupo:
Trabalhadores da Indústria no segmento Gás e Fabricação de Alimentos – Carteira de trabalho ou crachá profissional; ou contracheque com documento de identidade; juntamente com a declaração da empresa com indicação do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e sua descrição, além do RG, CPF, Cartão do SUS e de Vacina e comprovante de residência.
Caminhoneiros empregados, cooperados ou autônomos residentes em Gurupi, a partir de 18 anos – Carteira de trabalho ou crachá profissional; ou contracheque com documento de identidade; ou carteira de sócio de cooperativa do transporte de carga (categoria de motorista); ou carteira de sócio dos sindicatos de transportes (categoria de motorista); ou comprovante de inscrição no Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas. Juntamente com a Carteira de Habilitação nas categorias C, D ou E, comprovante de residência, além dos documentos pessoais, cartão SUS e cartão de vacinação.
A imunização também segue em outros grupos prioritários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As grávidas e puérperas com comorbidades estão recebendo as doses na UBS do Setor Sol Nascente, com a vacina Pfizer.
Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos estão sendo imunizadas com a vacina AstraZeneca, nas unidades de saúde Rosendo, Sol Nascente, Parque das Acácias e Policlínica.
Pessoas com mais de 60 anos, podem ir a quaisquer das unidades em que a vacinação esteja ocorrendo.
Já a aplicação da segunda dose está ocorrendo na Policlínica. O prazo entre uma dose e outra da vacina Astrazeneca é de 90 dias. Já a Coronavac, o período é de 21 a 28 dias.
Para todos os grupos é necessário levar os documentos pessoais, CPF, RG ou CNH, cartão de vacina e do SUS, além dos específicos de cada categoria, originais e cópias.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Paciente com Covid-19 lembra que ouviu samba e pagode enquanto estava intubado; VÍDEO


Ricardo de Oliveira Carvalho ficou 12 dias na UTI do Hospital Estadual de Combate a Covid-19, em Palmas. Paciente diz que ouviu samba e pagode enquanto estava intubado por causa da Covid-19
Um paciente de 39 anos que ficou 12 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) emocionou as equipes do Hospital Estadual de Combate a Covid-19 (HECC) em Palmas. Durante o tempo de internação, Ricardo de Oliveira Carvalho precisou ser intubado. O tubo foi retirado e nesta quarta-feira (30) o homem diz que lembra de ter ouvido samba e pagode enquanto estava intubado. (Veja o vídeo)
Ricardo foi internado no dia 17 de junho. Por causa da gravidade dos sintomas, dois dias depois ele foi levado para um leito de UTI. No dia 20 ele foi intubado e a extubação foi realizada nesta sexta-feira (25). Ricardo recorda os momentos em que músicas tocaram para acalmar os pacientes.
“Quando eu estava na UTI eles colocaram música. Como eu gosto muito e acredito que muita gente gosta. No meu caso específico, gosto muito de samba e pagode. Me recordo muito bem de ter ouvido três ou quatro músicas, o que contribuiu bastante para aquele momento”, disse o paciente em um depoimento.
Paciente conversa com a mãe após processo de extubação
Reprodução
A equipe do hospital explica que a musicoterapia é utilizada no tratamento de pacientes graves. Antes da intubação, o próprio paciente ou a família dele informa quais gêneros musicais gosta de ouvir. Nesta quarta-feira (30), Ricardo teve alta do hospital.
O médico intensivista Juan Fernando Terrones Caceres explica que o paciente sedado tem capacidade de ouvir e sentir.
Ricardo teve alta do hospital e foi para casa
Arquivo pessoal
“Mesmo estando sedado ele não está em coma, ele consegue sentir algumas coisas e ouvir algumas coisas. Evidentemente o cérebro guarda aquilo alí e mais cedo ou mais tarde aquilo ali aflora. Então ao ouvir música, ao ouvir alguns estímulos internos ele vai lembrar que teve um certo acolhimento, ou que foi agredido por um som muito estridente, muito alto, os alarmes dos monitores, o barulho do respirador. O paciente está aparentemente dormindo, mas o cérebro está ligado. É isto que acontece nestes casos”, explicou o médico.
Médico explica que pacientes sedados e intubados podem lembrar de sons
Ao conversar com a mãe pela primeira vez, através de uma vídeo chamada, o paciente falou dos momentos tensos durante a terapia intensiva e elogiou o trabalho dos profissionais de saúde.
“A experiência tensa que foi, mas graças ao trabalho de todo mundo, graças aos projetos relacionados a música, o atendimento mais humanizado, foi o que contribuiu muito para a minha recuperação. Vários projetos de música”, disse Ricardo.
Paciente se recupera da Covid-19 após ter sido intubado
Reprodução
Um vídeo feito na unidade mostra uma enfermeira conversando com o paciente momentos antes da retirada dos tubos. Para melhorar a comunicação, ela mostra placas que encorajam Rodrigo.
“Tenho um recado para você da vida. Você quer saber esse recado? Parabéns, você venceu mais uma etapa. Vamos tirar esse tubo aqui? Bora tirar esse tubo da garganta e respirar sozinho?”, diz a enfermeira momentos antes do procedimento.
Em UTI, enfermeira conversa com paciente antes de tubos serem retirados
A coordenadora de enfermagem do HECC, Débora Bicalho, diz que o procedimento é padrão na unidade.
“O objetivo é humanizar o processo de extubação e a retirada do tubo. Dessa forma, após avaliação médica e sinalização do procedimento, a equipe de enfermagem confecciona as placas personalizadas, com nome do paciente, a data, o horário e apresentamos a ele antes do procedimento com a intenção de proporcionar segurança e o encorajar e respirar fora do tubo”, disse.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins