Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Suspeito de tentar matar homem em praça pública após discussão é preso


Polícia fez buscas e encontrou armas de fogo e munições na casa do investigado. Armas de fogo e munições foram apreendidos com suspeito
Divulgação/Polícia Civil
Um homem de 45 anos foi preso nesta quarta-feira (30) em Divinópolis, na região central do Tocantins. Segundo a Polícia Civil, ele é suspeito de uma tentativa de homicídio e foi flagrado com duas armas de fogo. As investigações apontam que o investigado teria atirado contra um homem em uma praça da cidade.
O suspeito foi preso, na zona rural do município, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão.
A operação faz parte de investigações relacionadas à tentativa de homicídio. Segundo a polícia, em outubro de 2020, após uma discussão, o suspeito teria feito disparos de arma de fogo contra um rapaz.
Nesta quarta os policiais fizeram revista na casa do suspeito. No local foram apreendidas duas armas, sendo uma espingarda calibre 36 e um revólver calibre 22, além de seis munições calibre 36 e 51 munições de calibre 22.
O homem foi levado à Central de Atendimento da Polícia Civil, em Paraíso do Tocantins. Na unidade ele pagou fiança e obteve o direito de responder ao processo em liberdade.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Tocantins deve receber mais 32.190 doses de vacinas na madrugada desta quinta (1º)


Remessa tem imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer. Governo do Tocantins diz que municípios poderão ampliar públicos prioritários com o novo lote. Doses da Pfizer devem chegar ao Tocantins durante a madrugada
Divulgação/Mariana Ferreira
O Governo do Tocantins informou que espera receber uma nova remessa de vacinas na madrugada desta quinta-feira (1º). Neste lote, haverá imunizantes de dois laboratórios. São 24 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz e mais 8.190 doses da Pfizer/Biontech. A distribuição aos municípios ainda deve demorar alguns dias porque todo o material será verificado e contado na Central de Distribuição em Palmas.
A aplicação das vacinas é de responsabilidade das prefeituras, mas mesmo assim o governo disse esperar que haja expansão dos públicos-alvo da vacinação com a nova remessa. Segundo o Informe Técnico do Ministério da Saúde (MS) para esta remessa, todas as doses devem ser usadas como D1.
Entre os públicos que podem ser imunizados com estas vacinas, estão: servidores do Sistema Privado de Liberdade e População Privada de Liberdade, Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, Trabalhadores Industriais, Trabalhadores de Transporte Coletivo, Rodoviário, Passageiros Urbano e de Longo Curso e Pessoas de 59 a 55 anos.
As cidades que já tiverem atingido as metas dentro destes grupos, poderão ampliar a vacinação do público geral até os 18 anos.
Segundo o governo, o Tocantins vacinou 27,44% da população com D1, sendo aplicadas 436.367 doses e 9,14% com D2, ou seja, 145.292 pessoas já fecharam o ciclo vacinal, além das 6.181 pessoas que se vacinaram com o imunizante da Janssen de dose única, que totaliza 9,53% da população tocantinense vacinada.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Proposta para prefeitura subsidiar aumento e manter tarifa do transporte em R$ 3,85 para os usuários é aprovada por conselho


Uma das empresas que presta o serviço chegou a pedir na Justiça que a passagem subisse para quase R$ 7. Para valer, a decisão precisa ser sancionada pela prefeita Cinthia Ribeiro. Proposta foi aprovada no Conselho Municipal de Transporte
Reprodução/Twitter da Prefeitura de Palmas
O Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte aprovou, na tarde desta quarta-feira (30), a proposta para que o aumento nos salários dos trabalhadores do transporte público seja subsidiado pela Prefeitura em Palmas. A medida foi a saída encontrada pela Agência de Regulação da capital para conceder o reajuste de 10,22% cobrado pela categoria e manter a tarifa de ônibus aos usuários em R$ 3,85.
Para valer, a decisão agora precisa ser sancionada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), mas ela já se manifestou favoravelmente a ideia nas redes sociais e por isso não há expectativa de que o projeto seja vetado.
O assunto acabou ganhando repercussão nas ruas após uma das empresas que presta o serviço de transporte na capital, a Expresso Miracema, pedir na Justiça um aumento da tarifa para quase R$ 7. A alegação era de que houve prejuízos durante a pandemia, mas a ARP disse não ter encontrado evidências disso. O pedido acabou sendo negado por um juiz da capital.
Durante o processo, a prefeita chegou a publicar na internet que iria rever os contratos de concessão e que os moradores sofriam há 30 anos com abusos por parte das empresas.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Ocupação de leitos da Covid-19 em Palmas cai ao menor patamar desde fevereiro


A ocupação de leitos clínicos está abaixo de 50%, mas a ocupação das UTIs continua alta, perto dos 70%. Leitos de UTI no Hospital Estadual de Combate à Covid em Palmas
Guilherme Lima/TV Anhanguera
A ocupação de leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19 em Palmas caiu ao menor patamar desde o dia 13 de fevereiro, de acordo com a prefeitura da capital. Atualmente a ocupação de leitos clínicos está em 42,9% e a das Unidades de Terapia Intensiva em 70,3%. A média geral de ocupação na cidade é de 50,8%.
A prefeitura não possui leitos próprios de UTI, mas contratou na rede particular 20 leitos para atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Dos 20 leitos contratados, oito estavam disponíveis até a última atualização do portal Coronavírus, da prefeitura. Todos eles ficam no Hospital Palmas Medical.
Existem ainda os leitos de UTI administrados pelo Governo do Tocantins, tanto os próprios nas unidades públicas como os contratados na rede particular. O monitoramento destes leitos é feito pelo portal Integra, da Secretaria de Estado da Saúde.
Na capital, o Estado tem 65 leitos de UTI, entre contratados e próprios. Destes, dois estão disponíveis e outros sete estão bloqueados. Os outros estão ocupados por pacientes. As atualizações são desta quarta-feira (30).
Segundo a nota divulgada pela prefeitura, 155 pessoas estão internadas para tratamento de causas ligadas à Covid-19, sendo 69 (44,5%) moradores da Capital e 86 (55,5%) de outras cidades. Ainda de acordo com o boletim, Palmas acumula 45.087 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Do total, 42.502 pessoas estão recuperadas, 2.005 estão em tratamento e 580 morreram.
Até o momento, 103.634 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram administradas em Palmas, sendo 79.764 pessoas vacinadas com a primeira dose e 23.870 com a segunda dose ou dose única.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
ENTRETERIMENTO

São João 2018 de Campina Grande


Parque do Povo sedia shows do Maior São João do Mundo de 8 de junho a 8 de julho. São João 2018 de Campina Grande Parque do Povo sedia shows do Maior São João do Mundo de 8 de junho a 8 de julho. Abertura teve Mano Walter, Santanna e show pirotécnico. Luan Santana: ‘Quero mostrar que Campina Grande tem o maior São João’. Elba Ramalho surpreende com reggae, arrocha e rock. Fagner celebra Luiz Gonzaga e dedica show a Elba Ramalho. Bell Marques encerra São João 2018

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
BRASIL

Justiça determina o afastamento de Sydnei Pereira da Prefeitura de Anajatuba


Na decisão, o juiz afirma que há ‘risco sério e concreto’ do prefeito incinerar documentos públicos que comprovem atos de corrupção. O caso já foi destaque no Bom Dia Brasil. Sydnei Pereira, prefeito de Anajatuba
Reprodução/TV Mirante
A Justiça determinou o afastamento do atual prefeito Sydnei Pereira (PCdoB) em Anajatuba, a 137 km de São Luís. Ele é suspeito em diversos processos por desvios de dinheiro público que são alvos de investigações federais.
Na decisão, o juiz Bruno Chaves de Oliveira afirma que há evidências de simulação, favorecimento e até mesmo a falta de formalidade legal em contratos da prefeitura.
O juiz cita ainda um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que aponta superfaturamento de itens que estavam em contratos, mas não foram entregues para a prefeitura. O relatório indica também:
Pesquisa de preços fictícia
Falta de notas fiscais
Abastecimento de veículos que não estavam autorizados a prestarem serviço na área da saúde
Combustível com preços superiores aos de mercado
Aquisição de combustível sem comprovar a sua destinação
Contratação de empresas fornecedoras sem a necessária qualificação técnica
Alteração da quantidade de veículos de transporte de pacientes (24 veículos supostamente foram utilizados para o transporte de pacientes para São Luís/MA, porém os pacientes só eram transportados em uma Van)
Ausência de indicação da placa dos veículos supostamente abastecidos
Motocicletas abastecidas com quantidade de litros acima da capacidade do tanque
Notas fiscais sem a placa do veículo abastecido e sem assinatura do condutor
Utilização de posto de combustível não contratado para o abastecimento da frota municipal
Atestado de capacidade técnica com fortes indícios de conteúdo falso
Pagamento indevido a fornecedor por materiais de construção não comprovadamente entregues ou efetivamente utilizados em ações de saúde
Contratação de empresas sem capacidade operacional
Contratos simulados de locação de veículos
Despesas de manutenção dos veículos por conta de seus proprietários
Ausência de identificação do beneficiário final das despesas
Em outro momento, o magistrado explica a principal motivação para o afastamento do atual prefeito.
Segundo Bruno Chaves, há ‘risco sério e concreto’ de que Sydnei Pereira e sua gestão ainda possam, nesses últimos dias do seu mandato, destruir o que ainda restou nos arquivos públicos do município, como documentos dos procedimentos licitatórios e contratações que fazem parte das investigações contra ele.
Em 2018, o Ministério Público do Maranhão já havia pedido o afastamento do prefeito de Anajatuba. Na época, o promotor Carlos Augusto Soares afirmou:
“Há um número muito grande de notícias de irregularidades sendo investigados. O que se observa é que o gestor está utilizando de artifícios para impedir a elucidação desses casos e o afastamento dele é necessário”, declarou Carlos Augusto Soares, Promotor de Justiça de Anajatuba.
Investigações federais sobre supostos desvios de dinheiro público em Anajatuba são destaque no Bom Dia Brasil
Sidney Pereira e Helder Aragão
Em 2015, Sidney Pereira denunciou por corrupção o então prefeito do qual ele era vice, Helder Aragão. O prefeito foi afastado e ele assumiu a Prefeitura. Sydnei foi reeleito em 2016 e passou a enfrentar denúncias até da Câmara Municipal, onde um vereador do mesmo partido chegou a entrar com oito representações em órgãos de fiscalização. O caso foi destaque no Bom Dia Brasil.
“O que mais me deixa triste é que o gestor atual anda fazendo as mesmas coisas que o outro estava fazendo”, contou Lauro Sousa, vereador do PCdoB.
Nas eleições de 2020, Helder Aragão venceu e vai assumir a prefeitura a partir de janeiro de 2021.
Mesmo sendo do mesmo partido, o vereador Lauro Sousa já entrou com oito representações contra o prefeito de Anajatuba
Reprodução/TV Mirante
Investigações
Constam nas investigações, o fechamento de escolas por falta de dinheiro e milhões de reais gastos em licitações suspeitas. No campo da educação, a Prefeitura de Anajatuba cortou o transporte escolar em alguns povoados por causa da situação das estradas.
Condições de estradas em Anajatuba fizeram a Prefeitura cortar o transporte escolas em povoados
Reprodução/TV Mirante
A atual gestão também chegou a fechar 21 escolas, de acordo com o Sindicato dos Professores. Antes haviam 55 escolas na cidade. Em 2018, a prefeitura justificou o fechamento pela falta de recurso para manter os professores.
Buraco em parede ao lado do quadro negro em escola de Anajatuba
Reprodução/TV Mirante
Malharia ‘ Maria dos Milagres’
Os contratos com uma malharia de São Luís também são alvo de investigação. Entre 2016 e 2017, a malharia Maria dos Milagres Sousa Moreira Aquinho vendeu R$ 410 mil à Prefeitura de Anajatuba em artigos esportivos e brinquedos. Só em 2017 foram R$ 321 mil pagos à malharia, segundo o Tribunal de Contas do Estado.
No ano passado foram pagos R$ 321mil à malharia ‘Maria dos Milagres’, segundo o TCE, em artigos esportivos e brinquedos..
Reprodução/TV Mirante
Entre os itens vendidos estão bolas, chuteiras, redes de vôlei, 30 pares de rede oficial de campo de futebol. Mas o principal campo da cidade não tinha trave e estava coberto pelo mato. Nos povoados do interior as pessoas disseram que nunca viram artigos de esporte.
Em nota, a malharia ‘Maria dos Milagres’ disse que participou da licitação com seriedade e responsabilidade e que está à disposição da Justiça para prestar qualquer esclarecimento.
Brunopel
Outros pagamentos que chamaram a atenção foram os recebidos pela autopeças Brunopel, que recebeu R$ 455 mil com vendas de peças para carros de Anajatuba em 2016. Em 2017, a autopeças também recebeu R$ 8,4 milhões do município de Anajatuba em peças e locação de veículos. Na cidade, órgãos públicos como o Conselho Tutelar reclamavam que não tinham carro pra trabalhar.
“A gente solicita às vezes o apoio da polícia quando é emergência e quando não a gente está esperando a solução para continuar com o nosso trabalho”, contou Telmo Lopes, coordenador-geral do Conselho Tutelar da cidade de Anajatuba.
Autopeças Brunopel recebeu R$ 8,4 milhões de Anajatuba em peças e locação de veículos, segundo o TCE
Reprodução/TV Mirante
Entre os sócios da Brunopel está uma mulher descrita como Rosalina Pereira Silva, que é ex-mulher de um doador de campanha de Sydnei Pereira chamado Cosme Pereira de Souza, que doou R$ 2.500 na campanha. Ela foi procurada pela reportagem, mas não se conseguiu contato.
Cosme também é tio da então secretária de administração do município, Pollyana Lisboa. Ela negou ligações da família dela com o prefeito.
“Não temos nenhuma ligação com o Prefeito, a não ser a empresa que concorreu, ganhou e nem faz parte mais da Prefeitura”, disse a secretária de administração de Anajatuba, Pollyana Lisboa.
Cosme Pereira também era dono de um carro de luxo avaliado em mais de 120 mil reais, que o prefeito da cidade usava no dia-a-dia. O prefeito diz que o carro que ele usava era alugado e Cosme Pereira não foi encontrado.
“Ele tinha o contrato de locação de veículo. Então ele me alugou esse carro para o gabinete. Aí quando ele perdeu o contrato, a empresa que ganhou o contrato comprou o carro dele e permaneceu o aluguel. Ele continua sendo alugado o carro”, respondeu o prefeito Sydnei Pereira.
Apesar do que consta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sydnei Pereira negou que Cosme tenha sido doador de campanha e diz que contratou a sobrinha de Cosme como secretária por causa da competência dela.
“Essa menina eu conheci ela na empresa dele com relação ao processo que eles tinham com a gente de fornecimento e ela se mostrou, à epoca, muito eficiente”, afirmou o Prefeito.
Consulta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indica que um homem chamado Cosme Pereira foi doador de campanha de Sydnei Pereira
Reprodução/TV Mirante
O prefeito diz ainda que não pagou os oito milhões à autopeças em 2017, apesar dos valores constarem na prestação de contas do município, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) como pagos.
“Não tem nem como uma prefeitura no porte de Anajatuba pagar nem a metade disso aí”, afirmou o prefeito.
Procurador Jairo Cavalcanti explicou que é considerado pagamento quando um documento chega ao TCE e há comprovação de transferência bancária, como um dos exemplos.
Reprodução/TV Mirante
Entretanto, o procurador de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jairo Cavalcanti, explicou como funcionam a comprovação de pagamentos e diz que o valor foi realmente pago.
“Quando o documento chega aqui sendo comprovado que houve transferência bancária…. um recibo ou um cheque em favor do credor… nós consideramos que esse valor foi efetivamente pago”, asseverou o procurador.
Uso do dinheiro público é alvo de investigações federais na Prefeitura de Anajatuba, no Maranhão

Fonte: G1 Brasil

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Câmara de Palmas tem segundo vereador afastado por motivos de saúde em menos de 10 dias


O vereador Mauro Lacerda (PSB), conhecido como Lacerda do Gás, pediu afastamento por 121 dias. No último dia 22, Moisemar Marinho (PDT), também tinha pedido a licença. Vereador Mauro Lacerda pediu afastamento do cargo em Palmas
Reprodução/Instagram
O vereador de Palmas Mauro Lacerda (PSB), conhecido politicamente como Lacerda do Gás, pediu afastamento por 121 dias nesta quarta-feira (30). Ele alegou motivos de saúde, mas a assessoria da Câmara não detalhou quais os problemas que está enfrentando. É o segundo parlamentar que se afasta pelo mesmo motivo em menos de 10 dias na capital, na última terça-feira (22), Moisemar Marinho (PDT) pediu a licença.
Temporariamente, a vaga de Lacerda será ocupada pelo suplente Epitácio Brandão Filho (PSB). Ele tomou posse nesta quarta-feira, em sessão extraordinária e solene. “Procurarei fazer juz ao cargo que ora assumo com muito orgulho. Prometo, no tempo em que estiver nessa Casa de Leis, dar o meu melhor, honrar a função do agente político, tendo como base os principais princípios éticos. Procurarei deixar um legado digno e também aprender com todos vocês”, disse ele.
Na semana passada, para o lugar de Moisemar Marinho, assumiu temporariamente o suplente Nego do Palácio.
Na eleição de 2020, o vereador Mauro Lacerda teve 1.161 votos válidos e ficou com uma das duas vagas conquistadas pelo partido no pleito. A outra é ocupada por Júnior Brasão. Lacerda está no primeiro mandato como parlamentar.
Suplente assumiu a vaga do vereador após afastamento
Chico Sisito/Câmara de Palmas
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
MUNDO

Morre aos 88 anos Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa dos EUA


Polêmico, político conduziu o Pentágono na resposta aos ataques de 11 de setembro de 2001 e na Guerra do Iraque. Donald Rumsfeld em foto de 2019
Patrick Semansky/AP/Arquivo
O ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos Donald Rumsfeld morreu aos 88 anos, informou nesta quarta-feira (30) a família do político, que não especificou a causa da morte.
Republicano, Rumsfeld ocupou o cargo de secretário de defesa nos governos de Gerald Ford (1975-1977) e, mais recentemente, George W. Bush (2001-2006) — inclusive era ele quem comandava o Pentágono nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, quando um dos aviões sequestrados caiu sobre a sede do Departamento de Defesa americano.
Veja no VÍDEO abaixo a entrevista em que Rumsfeld conta que sentiu o impacto do avião que atingiu o Pentágono
Rumsfeld: ´Senti o impacto do avião que atingiu o Pentágono´
Depois dos ataques de 11 de setembro, foi Rumsfeld quem liderou os ataques ao Afeganistão a partir do fim daquele ano, colocando fim ao regime Talibã que dominava o país asiático.
Ele também foi um dos nomes fortes do governo Bush a defender e comandar a invasão ao Iraque, em 2003, que até hoje é uma das páginas mais controversas na história dos EUA. Rumsfeld recebeu inúmeras críticas pelo tratamento dado a prisioneiros na prisão de Abu Ghraib, no Iraque.
LEIA MAIS: Em memórias, Rumsfeld diz não se arrepender de ação no Iraque
David Rumsfeld, quando Secretário de Defesa dos EUA.
Reprodução / NYDailyNews.com
Ex-secretario americano de Defesa, Donald Rumsfeld, em foto de 2008
Pablo Martinez Monsivais/AP/Arquivo
Com as críticas à condução do Pentágono, sobretudo após a continuidade da instabilidade no Iraque e as denúncias de tortura, Rumsfeld foi perdendo espaço no governo Bush até sair do cargo em 2006. O político ainda tinha respaldo do então vice, Dick Cheney, e de outras lideranças republicanas, mas acabou saindo.
Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa dos EUA, em foto feita em 2011
Wally Santana/AP/Arquivo
Porém, a experiência fez Rumsfeld ser consultado com alguma frequência para assuntos militares e políticos. Em 2011, em entrevista à emissora ABC News Radio, o ex-secretário se mostrou favorável a participação de homossexuais assumidos nas Forças Armadas, elogiando gays e lésbicas que prestaram “serviços honoráveis”. Em 2016, perto das primárias republicanas, ele declarou que votaria em Donald Trump — que acabou se elegendo presidente dos EUA.
Rumsfeld deixa sua esposa, Joyce, três filhos e sete netos.

Fonte: G1 Mundo

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Araguaína vai começar a vacinar moradores de 47 anos nesta quinta-feira (1º)


Imunizantes contra a Covid-19 serão aplicados em 12 unidades de saúde e também no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma. Veja os locais e horários. Vacina contra o coronavírus é aplicada em morador de Araguaína
Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
Moradores de Araguaína que tenham 47 anos ou mais já poderão ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira (1º). Segundo a Prefeitura, a primeira dose do imunizante para as pessoas de 47 a 50 anos será aplicada em 12 Unidades Básicas de Saúde e no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, próximo à Via Lago.
Na quinta e sexta-feira (2) o público com esta faixa etária deve ficar atento para os horários de vacinação. Isso porque algumas unidades aplicam as doses em períodos diferentes. Veja os locais e horários ao fim da reportagem
Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF, um documento pessoal com foto e cartão do SUS.
Locais e horários de vacinação
7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
UBS Avany Galdino da (Bairro São João)
UBS Couto Magalhães (Setor Couto Magalhães)
UBS Maria dos Reis (Setor Barros)
UBS Dr. Dantas (Costa Esmeralda)
UBS Manoel dos Reis Lima (Jardim das Flores)
UBS Lago Azul
UBS José Ronaldo Pereira da (Dom Orione)
UBS Senador Benedito Vicente Ferreira (Setor José Ferreira)
UBS Bairro de Fátima
UBS Nova Araguaína
Das 7h às 13h
UBS Setor Ponte
UBS Novo Horizonte
Das 8h às 12h e das 14h às 17h
Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma (Via Lago)
Segundo a Prefeitura, até esta quarta-feira (30) o município já aplicou 58.747 doses, sendo que 17.608 pessoas já estão totalmente imunizadas.
“A expectativa da Prefeitura de Araguaína é concluir ainda esta semana a vacinação dos grupos prioritários estabelecidos do plano de imunização do Ministério da Saúde, continuando ainda com a vacinação da população por faixa etária. Além disso, o Município pretende até a próxima semana, ampliar ainda mais a faixa etária da população para receber a imunização contra a Covid-19”, informou o município.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
MUNDO

Organização indígena do Canadá revela 182 covas não identificadas em antigo internato; mais de 1 mil foram descobertas nos últimos 30 dias


Na semana passada, 751 valas foram descobertas em instituição similar. Buscas começaram após a descoberta de restos mortais de 215 crianças indígenas em escola desativada. Havia cerca de 130 internatos para crianças indígenas no Canadá. Na foto, a fachada da Kamloops
Reuters
A principal organização indígena do Canadá encontrou 182 covas não identificadas no terreno de mais um antigo internato na província de Colúmbia Britânica, segundo informaram nesta quarta-feira (30).
Até o momento, ao menos 1.148 valas já foram identificadas em instituições de ensino do governo canadense para alunos indígenas, administradas pela Igreja Católica por mais de 1 século.
Na semana passada, 751 covas foram descobertas em instituição similar. As buscas começaram após a um pesquisador identificar os restos mortais de 215 crianças indígenas em uma escola desativada.
LEIA TAMBÉM:
A busca no Canadá pelos corpos de milhares de crianças indígenas desaparecidas
O que se sabe sobre a história envolvendo o antigo internato
Ainda não está claro a quem pertenceriam os restos mortais das mais de 1 mil covas encontradas nos últimos 30 dias e se eles pertenciam todos a crianças.
Desde a descoberta das 215 crianças enterradas, a organização indígena First Nation passou a buscar por mais “cemitérios escondidos” com o uso de equipamentos de radar.
Um relatório completo com abusos e novas descobertas deve ser divulgado no início de julho, segundo organizações indígenas do país.
Veja no vídeo abaixo como começaram as buscas:
VÍDEO: A aterrorizante descoberta dos restos mortais de 215 crianças indígenas no Canadá
Instituições para indígenas
Os vestígios encontrados nos internatos desativados expõem uma história de abusos contra a população indígena do Canadá.
Por mais de um século, o governo do país norte-americano administrou, com o apoio da Igreja Católica, colégios para integrar os indígenas à sociedade.
Eles fazia parte do Sistema Escolar de Residências Indígenas do Canadá, que tinha 130 internatos em todo o país.
Nos locais há relatos de todos os tipos de abusos, com punições físicas. As crianças eram proibidas de falar sua língua ou praticar a cultura de seus povos.
Placa na entrada da antiga Escola Residencial Kamloops Indian, em British Columbia, no Canadá
Andrew Snucins/The Canadian Press via AP
Se insistissem em não falar inglês ou francês, podiam ter a boca lavada com sabão, segundo contam alguns dos nativos que foram forçados a frequentar esse tipo de instituição.
Estimativas de entidades de direitos indígenas falam em mais de 6 mil mortos em instituições de ensino do tipo.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, chamou a situação de “capítulo vergonhoso da história do país” em um pronunciamento no mês passado.
Ele também pediu que a Igreja Católica reconhecesse “responsabilidade” e “parte da culpa” na gestão dos internatos.
O Papa Francisco expressou sua “dor” e pediu que autoridades políticas e religiosas trabalhem juntas para lançar luz sobre o caso, mas não se desculpou sobre a participação da Igreja.

Fonte: G1 Mundo