Categorias
BRASIL

Peça teatral amapaense vai narrar acontecimentos 19 anos depois do último livro de Harry Potter


Espetáculo está marcado para os dias 16 e 17 de agosto, no Teatro das Bacabeiras. Adaptação amapaense vai regionalizar história original que é inglesa. Peça teatral ‘Harry Potter e o Herdeiro Amaldiçoado’ será nos dias 16 e 17 de agosto, em Macapá
Google
Inspirada na peça londrina que contou os acontecimentos 19 anos depois de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, um grupo amapaense de teatro propõe uma adaptação do espetáculo que virou sucesso no Reino Unido e bateu recorde de bilheteria na Broadway. A apresentação acontece nos dias 16 e 17 de agosto, às 20h, no Teatro das Bacabeiras, no Centro de Macapá.
Intitulado “Harry Potter e o Herdeiro Amaldiçoado: A Oitava História Dezenove Anos Depois”, a peça do grupo “O Beco Teatral e o Projeto Literar Amapá” segue a estrutura do espetáculo londrino, com os protagonistas da saga mais velhos e focando a aventura nos filhos do feiticeiro.
De acordo com um dos diretores da peça, Iury Laudrup, o trabalho foi regionalizado.
“Nosso trabalho é adaptar, uma vez que a peça original tem mais de 5 horas de duração. Então, encurtamos a história e regionalizamos o roteiro para que nossa peça tenha sua própria identidade”, ressaltou.
O espetáculo amapaense conta com oito personagens no elenco principal e 12 pessoas na produção e terá uma hora e meia de duração.
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos antecipadamente em três postos de vendas na Zona Central da capital, ao preço de R$ 15 + um quilo de alimento não perecível.
História
A montagem teatral continua a história de Harry Potter de onde o sétimo e último volume da saga de J.K. Rowling parou, com um enredo envolvendo um Harry adulto e o seu filho do meio, Alvo Severo. Ele também é pai de Tiago Sirius, o mais velho, e de Lília Luna, a caçula.
Agora, Potter é um funcionário sobrecarregado de trabalho no Ministério da Magia, com três crianças em idade escolar. Ele “lida com um passado que se recusa a ficar no lugar ao qual pertence”, diz um texto sobre a peça.
Enquanto isso, Alvo, assim chamado em homenagem ao antigo diretor de Hogwarts e mentor de Harry, Alvo Dumbledore, se esforça para lidar com o peso do legado da família.
Serviço
“Harry Potter e o Herdeiro Amaldiçoado: A Oitava História Dezenove Anos Depois”
Datas: 16 e 17 de agosto
Local: Teatro das Bacabeiras (Rua Cândido Mendes, 1087 – Centro)
Ingressos: R$15 + um quilo de alimento não perecível
Postos de Venda: Livraria Acadêmica (Macapá Shopping – Piso L2); Amapanime Space (Avenida Vereador Orlando Pinto, Nº: 640F – Santa Rita); Parada do Cachorro Quente (Rua Odilardo Silva, Nº: 2289 – Centro)
Informações: (96) 98128-4949 / (21) 96979-6812
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Fonte: G1 Brasil

Categorias
ENTRETERIMENTO

Cantores se mobilizam para transformar o forró em patrimônio imaterial do Brasil

Artistas como Del Feliz, Elba Ramalho e Nando Cordel lançaram música que homenageia o ritmo. Movimento nacional busca, além do título, políticas de proteção para o ‘forró de raiz’. Cantor Del Feliz quer transformar o forró em petrimônio imaterial do Brasil
Uma mobilização que une cantores brasileiros busca transformar o forró em patrimônio imaterial do Brasil. O movimento, que surgiu na Paraíba em 2015, tem representantes em 14 estados do país. Em visita ao Recife, um dos artistas engajados nesse objetivo, o cantor baiano Del Feliz, falou sobre a importância do ritmo para a cultura brasileira. (Veja vídeo acima)
Criado pela professora paraibana Joana Alves, por meio do Fórum Forró Pé de Raiz, o movimento tem a intenção de conseguir, além do título de patrimônio imaterial, políticas de proteção para o chamado “forró de raiz” e, assim, incentivar a produção dos pequenos representantes do ritmo.
Segundo Del Feliz, existe uma descaracterização tanto das festas de São João quanto do ritmo em si. “O título não tem significado sem a salvaguarda. Quando o registro for confirmado, passamos a ter políticas a favor dos pequenos representantes, os trios de forró, os cantadores, que são excluídos dos eventos por conta da pressão mercadológica e têm a maior dificuldade para sobreviver dessa arte”, disse.
Para ajudar a integrar as pessoas na causa, os participantes do movimento lançaram uma canção sobre o forró e as festas juninas chamada “Eu sou o São João”. Entre os artistas que participam da gravação da música e do vídeo, estão Elba Ramalho, Santanna, Alcymar Monteiro e Nando Cordel. (Veja vídeo acima)
“É uma luta extremamente pertinente, de um sentimento brasileiro de que o forró represente, talvez de maneira mais completa, a nossa cultura e o nosso povo. O São João muitas vezes se confunde com o forró”, afirmou Del Feliz.
De acordo com o cantor, a expectativa dos envolvidos na mobilização é pressionar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para iniciar as pesquisas a fim de que o processo de nomeação ocorra em 2019.
“O processo depende de um apoio político, para que haja a pesquisa do Iphan. A mobilização popular é fundamental nessa etapa porque ela vai ser indagada. Envolvemos nomes de peso para reforçar a importância da pauta e envolver o povo”, explicou.
Trajetória ligada ao forró
Sobre a motivação para se engajar no movimento, Del Feliz explica que sua relação com o forró é anterior ao seu envolvimento profissional com a música. Ele, que já trabalhou como catador de lixo e pedreiro, compôs mais de 500 músicas, muitas em homenagem a cidades brasileiras, e participou do The Voice Brasil em 2015.
“Minha vida se entrelaça de uma maneira definitiva com a música e isso me identifica e ratifica minha felicidade, o que meu nome diz. Cresci vendo minha mãe e meus tios sambadores cantando bata de feijão, reisado, chula, fazendo eventos maravilhosos nos povoados. Tive, na referência do São João, a festa mais completa, um colorido que diz muito do nosso jeito nordestino”, explicou Del.

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
ENTRETERIMENTO

Aos 64 anos, professor aposentado lança álbum autoral de forró durante o São João


Após 38 anos como professor de matemática, Amauri Cruz decidiu gravar ‘Lembranças da Vida’ com xote, baião, toada e arrasta-pé. Professor aposentado Amauri Cruz lançou álbum aos 64 anos, durante o São João 2018 na Paraíba
Euclimar Silva/Divulgação
“Resgatei uma paixão minha desde a época do então ‘segundo grau’”, explica o professor aposentado de matemática Amauri Cruz, 64 anos, após trocar quatro décadas de trabalho com os números e pelas letras musicais que compõem o álbum de forró – “Lembranças da Vida”. Lançada durante o São João 2018 na Paraíba, a seleção conta com xote, baião, toada e arrasta-pé.
Nascido em Campina Grande, terra do “Maior São João do Mundo”, Amauri largou precocemente a “carreira” de cantor ainda na década de 70, para conseguir entrar na faculdade. “Acabei deixando a banda na época (‘Os Brasas’, de jovem guarda) para poder estudar para passar no vestibular”, diz.
O lado compositor só aflorou depois da aposentadoria. Todas as 12 canções de álbum foram compostas após o artista ter passado 34 anos em salas de aula, em 2016. Amauri resolveu largar o compasso e se dedicar aos compassos musicais do forró com um processo de composição peculiar: ele não sabe tocar nenhum instrumento, mas grava solfejos no celular e, em seguida, escuta a melodia vocal enquanto escreve os versos para a música.
Também fazem parte do disco dois irmãos dele: Almir e Anildo Cruz. O primeiro é cantor e tocador de pandeiro, já tendo se apresentado junto a nomes como Jackson do Pandeiro, Elino Julião, Zito Borborema e Genival Lacerda. O segundo é vocalista de um grupo de samba em Campina Grande.
Gravação de ‘Lembranças da Vida’ de Amauri Cruz
Amauri gravou 12 das mais de 20 obras que compôs em menos de dois anos, sendo oito xotes, dois arrasta-pés, um baião e uma toada. Para isto, contou com o auxílio de convidados. O músico Mano Marquez fez os arranjos e a produção musical, além de cantar a música “Meu Xamego”. Adília Uchôa e Ivaldo Brito cantam “Sossega Moreno” e “Obrigado, Seu Luiz”, respectivamente. O cantor Capilé participa de “Forró de Dona Benta”.
As lembranças dão nome ao álbum e também a uma toada, na última faixa do disco, diferenciada do restante das obras. A música foi escolhida pelo produtor musical para finalizar o trabalho e nortear a nova etapa da vida do compositor estreante.
Amauri Cruz, irmãos e amigos que participaram da gravação do álbum ‘Lembranças da Vida’, durante o São João 2018
Amauri Cruz/Acervo pessoal

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
ENTRETERIMENTO

Paul McCartney canta hits e música recém-lançada em ‘karaokê’ dentro de carro em programa de TV


Em poucas horas de exibição, o vídeo atingiu mais de sete milhões de visualizações. O novo álbum do músico será lançado em setembro. Paul McCartney participou do programa “Carpool Karaoke”.
Reprodução/Youtube/The Late Late Show with James Corden
Em entrevista para um programa de TV, Paul McCartney cantou sua nova música “Come on to me”, que faz parte do seu 17º álbum, chamado de “Egypt Station”.
Paul participou do famoso quadro “Carpool Karaoke”, em que um convidado canta dentro de um carro junto com o apresentador, James Corden. Em poucos dias da exibição da entrevista no Youtube, o vídeo já tinha atingido mais de sete milhões de visualizações. Durante a entrevista, a dupla cantou algumas canções dos Beatles, como “Drive My Car”, “Let it Be” e “Blackbird”.
O apresentador James Corden chegou a se emocionar com a história da música “Let it Be” (deixe estar).
“Nos anos 60, eu tive um sonho com a minha mãe, que já tinha falecido na época, me dizendo que tudo ficaria bem, que era só eu ‘deixar estar’. Eu me senti tão bem com essa frase, ela me deu essas palavras da música”, conta Paul.
Além de contar sobre o seu novo álbum, o eterno Beatle visitou com Corden locais bem conhecidos de Liverpool, como a Rua Penny Lane, bairro em que o músico cresceu, e também pela casa na qual viveu durante a sua adolescência.

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
ENTRETERIMENTO

Vinnie Paul, baterista do Pantera, morre aos 54 anos


Ele fundou a banda de heavy metal no início dos anos 80, junto com seu irmão Dimebag Darrell e vocalista Terry Glaze. Causa da morte não foi divulgada. Vinnie Paul, baterista e um dos fundadores da banda de metal Pantera
Reprodução/Twitter/Pantera
Vinnie Paul, baterista e um dos fundadores da banda de heavy metal Pantera, morreu aos 54 anos. A causa da morte não foi divulgada.
“Não há mais detalhes disponíveis no momento. A família pede que respeitem sua privacidade durante essa ocasião”, diz uma nota divulgada pela banda na madrugada deste sábado (23) em suas redes sociais.
Initial plugin text
O Pantera foi uma das bandas mais importantes do heavy metal nos anos 90. A banda começou seguindo o estilo glam metal nos anos 80, mas tornou seu som mais pesado e agressivo e gravou dois discos celebrados do chamado groove metal: “Cowboys from hell” (1990) e “Vulgar display of power” (1992).
Morte 14 anos após a do irmão
Paul, que também foi baterista do Hellyeah, fundou o Pantera no início dos anos 1980 ao lado de seu irmão “Dimebag” Darrell Abbott, guitarrista, e Terry Glaze, vocalista. Em 1986, Terry foi substituído por Phil Anselmo.
O Pantera recebeu quatro nomeações ao Grammy. A banda foi encerrada em 2003, com rumores de briga entre os irmãos Vinnie e Dimebag e o vocalista Phil Anselmo, que quase morreu por uma overdose de heroína em 1996.
Vinnie e Dimebag formaram o Damageplan, que durou apenas dois anos, até 2004. Foi o ano em que Dimebag morreu durante um show do Damageplan em Ohio, após um ex-integrante da Marinha americana invadir o palco e atirar contra ele.
No entanto, os irmãos minimizaram qualquer ressenimento em uma entrevista à rede CNN em 2004. “Tivemos 13 anos de muito, muito sucesso. Basicante, o vocalista queria seguir adiante, fazer outras coisas e realmente perdeu o seu foco”, disse Paul na época.
Músicos lamentaram a morte de Vinnie Paul nas redes sociais:
Slash
“Notícia trágica sobre Vinnie Paul hoje. Ele era uma das pessoas mais calorosas que eu conheci. Um amigo bom, divertido e verdadeiro. Nós vamos sentir sua falta mais do que você poderia saber. Descanse em paz, camarada”.
Initial plugin text
Dave Mustaine, do Megadeth
“Acabei de acordar na Bélgica com a notícia que meu amigo Vinnie Paul faleceu. Outro herói do metal levado tão cedo. Diga oi ao Daryl por mim. Descanse em paz, meu querido amigo”, postou no Twitter.
Initial plugin text
Alice Cooper
“Terrivelmente triste pela notícia da morte de Vinnie Paul. Vinnie foi uma figura amada nas comunidades do rock e do metal, e vamos sentir saudade de vê-lo na estrada. Seu impacto na música pesada foi imensurável. Descanse em paz, Vinnie, condolências para sua família, amigos e fãs”.
Initial plugin text
Paul Stanley, do Kiss
“Muito triste de saber da morte de Vinnie Paul. Adorei quando o Pantera fez alguns shows com a gente e no últimos anos o Vinnie estava sempre à frente e no centro de todos os shows do Kiss. Descanse em paz e condolências á sua família”, postou.
Initial plugin text
Papa Roach
“Destruídos de saber da morte do cara mais legal do metal. Vinnie Paul nos mostrou nada além de amor. Vamos sentir a sua falta, Vinnie”, diz tuíte da banda californiana.
Initial plugin text

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
ENTRETERIMENTO

Fagner faz show no São João 2018 de Campina Grande neste sábado (23)


Programação na principal noite de São João conta também com Capilé, Alexandre Tan e Banda Palov no palco principal da festa. Fagner é atração principal neste sábado (23) no São João 2018 de Campina Grande
Malu Luz/Divulgação
O cantor Fagner é atração principal na programação do São João 2018 de Campina Grande deste sábado (23), dia de São João. Além do artista, Capilé, Alexandre Tan e Banda Palov também se apresentam no palco principal do Parque do Povo.
Saiba tudo sobre o São João 2018 na Paraíba.
Veja a programação completa do São João 2018 de Campina Grande.
A Aliança, empresa que organiza o evento junto com a prefeitura, informou que os portões do Parque do Povo abrem a partir das 18h e que os shows do palco principal começam às 21h. De acordo com a empresa, ainda será divulgada a ordem das apresentações.
O São João 2018 de Campina Grande vai até o dia 8 de julho. Entre os shows confirmados para a festa junina estão Wesley Safadão, Bell Marques, Matheus e Kauan, além de artistas como Amazan e Flávio José. A expectativa da organização do evento é de que os 30 dias de festa movimentem cerca de 2 milhões de pessoas.
Público enche Parque do Povo para curtir shows no São João 2018 de Campina Grande
Emanuel Tadeu / Aliança & Medow Promo
Programação do palco na vila gastronômica
Neste sábado (23), na programação do palco da vila gastronômica do São João 2018 de Campina Grande, localizado no piso inferior do Parque do Povo, se apresentam Kelson Kiss, Gabriel Venâncio e Gitana Pimentel.
O palco da vila gastronômica, em homenagem ao cantor Ton Oliveira, tem apresentações nas 31 noites da festa e conta com outras atrações como Capilé, Pepino Neto, Poeta Francinaldo, Stela Alves, e Gabriel Venâncio.
No São João 2018 de Campina Grande, palco na vila gastronômica fica no piso inferior do Parque do Povo
PMCG/Arquivo
Programação do São João 2018 da Vila do Artesão
Para o dia do São João, a Vila do Artesão tem apresentações do Trio Andorinha e Trio Pegada Nordestina. A organização informou que além da programação artística, o público que visitar a Vila pode aproveitar para conhecer o artesanato produzido em Campina Grande, degustar a comida regional e usufruir de serviços de beleza. São mais de 200 artesãos produzindo e comercializando seus produtos.
O São João na Vila do Artesão também acontece neste sábado (23), às 14h. As ações são totalmente gratuitas para o público
Rondinelle de Paula/Arquivo Pessoal

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
MUNDO

Biden defende ataque contra milícias pró-Irã na Síria e no Iraque: ‘EUA estão prontos para novas ações, se necessário’


Agência estatal síria e milícias iraquianas disseram que ofensiva deixou mortos. Ação aumenta tensões no Oriente Médio. Presidente dos EUA, Joe Biden, durante encontro na Casa Branca na segunda-feira (28)
Susan Walsh/AP Photo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (29) que ele mesmo ordenou os ataques aéreos a instalações milicianas na Síria e no Iraque ocorridos no domingo e afirmou que a ação ocorreu dentro da lei internacional.
“Eu ordenei os ataques de 27 de junho para proteger e defender a segurança de nossos funcionários, para desgastar e quebrar a série de ataques contra os Estados Unidos e nossos parceiros, e para impedir o Irã e milícias apoiadas pelo Irã de efetuar ou apoiar novos ataques aos funcionários e instalações dos EUA”, justificou Biden, em nota.
“Os Estados Unidos estão prontos para tomar novas ações, quando necessário e apropriado, para responder a novas ameaças ou ataques”, disse o presidente.
A Casa Branca argumenta que os ataques atingiram alvos bem definidos de milícias apoiadas pelo Irã na fronteira entre Iraque e Síria. Segundo Biden, a ofensiva aérea atingiu armazéns de armas e centros de comando e logística dessas facções.
Milicianos fazem funeral simbólico nesta terça (29) em Bagdá, Iraque, de líder de facção morto em ataque aéreo dos EUA
Saba Kareem/Reuters
A ação, porém, deixou mortos — o número exato não está confirmado. A agência estatal síria, Sana, diz que uma criança morreu. No Iraque, milhares compareceram aos funerais nesta terça-feira de milicianos da facção Hashd al-Shabi em Bagdá, segundo a rede Al Jazeera.
Tensão com o Irã aumenta
Em meio a tensão no Oriente Médio, presidentes dos EUA e Israel se encontram na Casa Branca
Na segunda-feira, Biden se encontrou na Casa Branca com o presidente de Israel, Reuven Rivlin — que tem papel mais cerimonial e não dirige o governo israelense (veja o VÍDEO acima). Em um claro sinal de que a tensão com o regime iraniano continuará, o presidente americano afirmou:
“Eu posso dizer a você que o Irã nunca terá uma arma nuclear sob minha supervisão”.
O clima hostil entre EUA e Irã, que data da Revolução Islâmica de 1979, atravessou governos americanos — e tudo indica que esse cenário continuará com Biden nos próximos anos, mesmo com a abertura do atual presidente em tentar retomar uma negociação com o regime iraniano sobre a questão nuclear.
Presidente eleito do Irã, Ebrahim Raisi, durante coletiva de imprensa, em Teerã, na segunda-feira (21)
Atta Kenare/AFP
Há pouco mais de uma semana, o Irã elegeu um novo presidente: o linha-dura Ebrahim Raisi, que já disse que não pretende se reunir com Biden e colocou condições para voltar a dialogar com os EUA.
Um outro sinal de que a relação entre os dois países está em crise é a recente derrubada, pelos EUA, de sites na internet ligados ao regime iraniano.

Fonte: G1 Mundo

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Em tratamento contra leucemia, menino emociona mãe ao ter cabelo raspado, e vídeo viraliza


Com exemplo de coragem e otimismo, Francisco, de 6 anos, ficou entre os trending topics do Twitter com mais de 1,4 milhão de visualizações. Após se recuperar de câncer nos ossos, Camila acompanha tratamento do filho de 6 anos em Barretos (SP). Menino que luta contra a leucemia viraliza nas redes sociais
Na luta contra a leucemia, o pequeno Francisco Teixeira Cabral ganhou as redes sociais com um exemplo de otimismo nesta terça-feira (29).
Ao ter o cabelo raspado, o menino de 6 anos de Palmas (TO), em tratamento no Hospital de Amor em Barretos (SP), emocionou a mãe ao encarar com coragem e bom humor a mudança de aparência e ficou entre os trending topics do Twitter, com mais de 1,4 milhão de visualizações.
“É gente, minha mãe é assim mesmo, ela chora por tudo”, brincou.
O registro foi feito por Camila Abreu Teixeira Leitão, de 27 anos, que pouco tempo depois de ter se recuperado de um câncer nos ossos agora precisa ajudar na reabilitação do filho, que faz quimioterapia. Inesperada, a repercussão nas redes sociais, segundo ela, traz ainda mais otimismo.
“Tô transbordando felicidade, é um combustível você ler as mensagens. Abro meu direct e queria conseguir responder todo mundo. Fico tão feliz. Vejo muita gente reclamando, e vendo o vídeo do Francisco, o pessoal pensa ‘por que é que eu vou reclamar?’. Eu só queria agradecer, fiquei muito feliz pelas mensagens. Essas energias estão chegando até a gente e ele está super bem. Vai demorar, mas ele vai ficar 100%”, diz.
Em tratamento contra leucemia em Barretos (SP), Francisco e a mãe Camila
Reprodução/Redes sociais
O vídeo
No vídeo, Camila decide registrar o momento em que raspa os cabelos do filho, por conta do início do tratamento. Pouco antes de começar, ele diz estar tranquilo, mas faz uma careta e uma ressalva: “Eu também tô com medo.”
Tranquilizado por Camila, Francisco chega a resmungar, mas logo vê que está tudo bem e solta: “É tranquilo, mãe!” Em seguida, ele passa a mão na cabeça e demonstra curtir o novo estilo.
Em lágrimas pelo exemplo de otimismo do filho, Camila elogia: “Tá lindo”. Logo, Francisco percebe a comoção, brinca com a mãe, ganha um beijo e retribui: “Eu sei que [é] tão lindo a senhora estar chorando.”
Ao final, Francisco ainda esboça um sorriso enquanto a máquina termina de tirar os últimos fios de seu cabelo: “Tá fazendo cosquinha.”
Francisco, de 6 anos, faz tratamento contra leucemia no Hospital de Amor em Barretos (SP)
Reprodução/Redes sociais
Exemplo de otimismo
Segundo Camila, o otimismo evidente no vídeo que viralizou também é uma realidade no dia a dia da criança, desde quando a luta contra a doença começou. Mas isso nunca foi um sinal de fuga da realidade. A mãe garante que o filho é assim, feliz, mesmo consciente do tamanho do desafio que tem pela frente.
“Ele está muito tranquilo, mas ele sabe da doença. Eu expliquei pra ele, ele sabe de tudo, tudo eu explico pra ele”, afirma.
Com um tratamento que deve durar em torno de dois anos, de acordo com a mãe, Francisco está há quase dois meses no interior de São Paulo desde que foi diagnosticado com a leucemia no início de maio no Tocantins.
“Eu desconfiava. Foi uma coisa do nada e os médicos já diziam que provavelmente seria leucemia ou sequela de um vírus, como Covid ou dengue. Fazendo os exames de sangue, os leucócitos e a imunidade dele estavam sempre baixos, não aumentavam. Eu comecei a desconfiar e, quando ele fez o exame de medula e descobriu a leucemia, eu até falei pra médica que já esperava”, lembra.
O diagnóstico apareceu um mês depois de Camila ter se recuperado de um câncer nos ossos. Assim como o filho, ela também se tratou no Hospital de Amor em Barretos e tentou se manter com pensamento positivo, mesmo com os desafios.
“Fiquei em choque, nem sei o que eu estava sentindo. Eu fiquei pensando ‘gente, eu acabei de voltar de Barretos, fiz meu tratamento e aconteceu isso’. Mas eu sempre tentei levar numa boa”, diz.
“Eu levo isso tão na boa, eu e ele. Porque eu tento passar isso pra ele, não posso ficar triste. Às vezes eu choro, ele vê e diz ‘mãe, pra quê chorar, não precisa chorar’. Mas eu sempre tento ficar numa boa, demonstrar isso pra ele pra ele não ficar triste”, acrescenta.
Nessa busca pelo otimismo, e ao ver que os cabelos do filho começaram a cair, Camila também quis raspar a cabeça, mas Francisco, segundo ela, não deixou. Ao final, o que prometia ser algo doloroso se transformou em um momento engraçado na visão do filho, conta a mãe.
“Eu achei que ia ser tranquilo, peguei a maquininha e quando eu vi o cabelo caindo eu fiquei preocupada com ele. Pensei ‘será que ele vai chorar:’ e quem acabou chorando fui eu, e ele nem aí. Ele fica brincando que está parecendo um ovo, fica o tempo todo brincando que está parecendo um ovinho. É uma graça.”
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
u

Fonte: G1 Brasil

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Tocantins terá um reajuste médio de 4,04% na tarifa de energia elétrica a partir de julho


No caso das indústrias, o reajuste ficou em 5,10%. Enquanto o efeito médio a ser percebido pelos clientes residenciais e comerciais será de 3,04%. Linhas de transmissão no Tocantins distribuem energia para Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país
Celtins/Divulgação
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29) um reajuste médio de 4,04% na tarifa de energia elétrica do Tocantins. O novo valor passará a vigorar a partir de 4 de julho. Segundo o ranking da instituição, o tocantinense passará a pagar a 12ª fatura mais alta do país, considerando o valor do Megawatt-hora (MWh).
O reajuste foi aprovado de forma unânime. Conforme a Aneel, o efeito médio que será sentido pelos consumidores é de 4,04%. No caso das indústrias, o reajuste ficou em 5,10%.
Enquanto o efeito médio a ser percebido pelos clientes residenciais e comerciais será de 3,04%. O cliente que pagava uma conta de R$ 100,00, por exemplo, passará a pagar cerca de R$ 103,04, pelo mesmo consumo.
“O reajuste é extremamente adequado. O desejado é que seja um reajuste que permita uma retribuição justa pelo serviço hora fornecido, mas também um preço extremamente adequado para aquele que vai pagar a tarifa de energia”, comentou o relator, Efrain Pereira da Cruz.
Conta de energia do Tocantins – Energisa
Letícia Queiroz/G1 Tocantins
Segundo a concessionária de energia elétrica do Tocantins, a Energisa, o reajuste tarifário anual é um processo regulado, previsto no contrato de concessão.
“Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes realizados pela Aneel, para todas as distribuidoras de energia do país”, disse em nota.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Brasil

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

TO tem 584 novos infectados e mais 13 mortes pela Covid; uma das vítimas estava grávida e não resistiu


O boletim epidemiológico desta terça-feira (29) mostrou que o Tocantins acumula 197.266 casos positivos e 3.205 óbitos, desde o início da pandemia. Tocantins tem 363 pessoas hospitalizadas com coronavírus
Governo do Tocantins/Divulgação
O Tocantins registrou 584 novos casos de coronavírus nesta terça-feira (29). Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 87 diagnósticos são das últimas 24 horas. Também foram contabilizadas mais 13 mortes por Covid-19, dentre elas a de uma grávida, de 32 anos, que não resistiu, em Porto Nacional. Com a atualização, o estado passou a acumular 197.266 casos positivos e 3.205 óbitos.
Média móvel: veja em quais estados as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda
Veja como está a pandemia em cada uma das cidades brasileiras
Os pacientes que não resistiram tinham entre 32 e 87 anos. A maioria das mortes ocorreu em junho. As vítimas são:
Homem, de 76 anos, morador de Novo Alegre. Comorbidades: não relatado. Morte em 24 de março, no Hospital Regional de Arraias.
Homem, de 36 anos, morador de Riachinho. Comorbidades: não relatado. Morte em 15 de junho, no Hospital Regional de Gurupi.
Homem, de 48 anos, morador de Araguatins. Comorbidades: doença renal hipertensiva. Morte em 12 de maio, no Hospital Macrorregional Dra Ruth Noleto em Imperatriz.
Homem, de 87 anos, morador de Guaraí. Comorbidade: diabetes e sequela de AVC. Morte em 21 de junho, no Hospital Regional de Guaraí.
Mulher, de 72 anos, moradora de Guaraí. Comorbidades: doença pulmonar obstrutiva crônica. Morte em 22 de maio, no Hospital Regional de Guaraí.
Mulher, de 32 anos, moradora de Porto Nacional. Fator de risco: gestante. Morte em 24 de junho, no Hospital Geral de Palmas.
Homem, de 78 anos, morador de Colinas do Tocantins. Comorbidades: não relatado. Morte em 06 de junho, no Hospital Geral de Palmas.
Homem, de 38 anos, morador de Colinas do Tocantins. Comorbidade: doença respiratória crônica. Morte em 06 de junho, no Hospital Municipal de Colinas.
Homem, de 59 anos, morador de Colinas do Tocantins. Comorbidades: não relatado. Morte em 21 de maio, no Hospital Geral de Palmas.
Mulher, de 49 anos, moradora de Cariri do Tocantins. Comorbidade: não relatado. Morte em 11 de abril, no Hospital Regional de Gurupi.
Mulher, de 71 anos, moradora de Colinas do Tocantins. Comorbidade: diabetes. Morte em 11 de agosto de 2020, no Hospital Municipal de Colinas.
Homem, de 69 anos, morador de Natividade. Comorbidades: doença cardiovascular crônica. Morte em 15 maio, no Hospital Geral de Palmas.
Mulher, de 54 anos, moradora de Bandeirantes do Tocantins. Comorbidade: diabetes. Morte em 11 de junho, no Instituto Sinai.
Novos diagnósticos
Araguaína foi o município com o maior número de novos casos neste boletim, com 78 diagnósticos. Ao todo, a cidade registrou desde o início da pandemia, 33.703 diagnósticos e 464 óbitos.
Já Palmas teve mais 60 casos da Covid. A cidade soma 45.613 casos e 583 mortes desde o início da pandemia.
Todos os 139 municípios do Tocantins têm casos confirmados da doença. Veja ao fim da reportagem as 10 cidades com mais diagnósticos e mortes. A lista completa pode ser conferida no Integra Saúde, site sobre o coronavírus da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a SES, do total de casos, 179.090 pacientes já se recuperaram e 14.971 pessoas estão com o vírus ativo, com acompanhamento e isolamento. Ao todo, 363 pessoas estão hospitalizadas por causa da doença, sendo que 155 fazem tratamento em leitos de UTI públicos e 72 em unidades de terapia intensiva privadas. Os demais estão em leitos clínicos.
Segundo o Integra Saúde, seis pessoas estão aguardando por leito de UTI e um paciente está na fila por leito clínico. A última atualização foi feita às às 09h40 desta terça-feira (29). Acompanhe os dados aqui.
Vacinação contra a Covid-19
Os dados do Vacinômetro, portal do Governo que monitora a imunização no Tocantins, mostram que o estado já recebeu 815.570 doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo que 714.516 foram distribuídas aos municípios e 573.533 foram aplicadas.
São 425.587 aplicações referentes à primeira dose, 144.067 da segunda dose da vacina e 3.879 da dose única. Os dados foram atualizados na manhã desta terça-feira.
Ocupação de leitos de UTI nos hospitais
Os dados do Integra Saúde mostram que quase todos os hospitais estão lotados ou quase sem leitos especializados disponíveis. Das sete unidades públicas, duas estão sem vagas. Veja a ocupação nos hospitais. A última atualização foi feita às 09h40 desta terça-feira (29).
Hospital Estadual de Combate à Covid-19 – 100% de ocupação
Hospital Regional de Araguaína – 82% de ocupação
Hospital Municipal de Campanha de Araguaína – 100% de ocupação
Hospital Regional de Augustinópolis – 50% de ocupação
Hospital Regional de Gurupi – 97% de ocupação
Hospital Geral de Palmas UTI Covid – 93% de ocupação
Hospital Regional de Porto Nacional – 90% de ocupação
Veja como está a ocupação dos leitos particulares contratados pelo estado:
Hospital Oswaldo Cruz – 50% de ocupação
Hospital Dom Orione em Araguaína – 93% de ocupação
Hospital Santa Thereza – 94% de ocupação
Instituto Sinai Araguaína – 70% de ocupação
Os dados de estatística hospitalar de todas as unidades podem ser conferidos no portal Integra Saúde.
Cidades mais afetadas pela pandemia
Palmas – 45.613 casos e 583 mortes
Araguaína – 33.703 casos e 464 mortes
Gurupi – 12.326 casos e 193 mortes
Porto Nacional – 9.123 casos e 180 mortes
Paraíso do Tocantins – 7.605 casos e 167 mortes
Colinas do Tocantins – 7.413 casos e 126 mortes
Guaraí – 3.136 casos e 71 mortes
Formoso do Araguaia – 2.717 casos e 52 mortes
Araguatins – 2.379 casos e 60 mortes
Miranorte – 2.318 casos e 55 mortes
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Brasil