Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Tocantins só atingiu 63% da meta de vacinação contra influenza; campanha termina em 11 dias


Estado possui 534.635 pessoas dentro dos públicos alvos, mas somente 343.047 compareceram para receber as doses. Vacinação continua até o dia 9 de julho. Doses da vacina contra influenza
Governo do Tocantins/Divulgação
A campanha de vacinação contra a Influenza atingiu apenas 63% da meta no Tocantins até esta segunda-feira (28). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado possui 534.635 pessoas dentro dos públicos alvos, mas somente 343.047 compareceram para receber as doses.
“O número é preocupante, visto que, a vacina ameniza os sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19 e evitar idas desnecessárias a unidade de saúde e com isso, diminuir os riscos de contato com o novo coronavírus”, explicou a gerente de Imunização da SES, Diandra Sena.
A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 12 de abril e segue até o dia 9 de julho. As doses estão disponíveis em todas as salas de vacinação.
Veja os públicos alvo:
Crianças com seis meses e menores de seis anos;
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Trabalhadores da saúde;
Idosos com 60 anos ou mais;
Professores;
Pessoas com comorbidades e deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiro urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Forças de segurança e salvamento;
Forças armadas;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Como as campanhas de vacinação contra influenza e Covid-19 estão sendo realizadas de forma paralela, o público alvo das duas vacinas podem coincidir em algumas etapas. A orientação é de que seja priorizada a imunização do coronavírus. Além disso, deve haver um intervalo de 14 dias entre as duas vacinas.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Brasil

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Idoso de 70 anos é resgatado após cair em poço de cinco metros de profundidade


Acidente foi registrado no bairro Vila Ribeiro, em Araguaína. Bombeiros foram chamados para retirar a vítima da cisterna. Idoso caiu dentro de poço, de cinco metro s de profundidade
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Um idoso, de 70 anos, ficou ferido após cair em um poço de cinco metros de profundidade, na noite desta segunda-feira (28), em Araguaína, norte do estado. O Corpo de Bombeiros foi chamado e usou uma escada para retirar a vítima do local.
O fato ocorreu na Rua Douradina, no Bairro Vila Ribeiro. Os militares não informaram o que causou a queda, mas disseram que o poço estava seco.
O resgate durou cerca de uma hora e foi feito através de uma escada prolongável. A vítima estava desorientada e com escoriações no antebraço direito.
O idoso foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU), para um hospital da cidade.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Brasil

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Vítimas de sequestro são liberadas após assalto a banco e criminosos escapam com dinheiro de caixa eletrônico

Gerente e a família dele, além da tesoureira da instituição, foram feitos reféns por criminosos, mas foram liberados durante a manhã. Polícia Militar faz buscas pelos criminosos. Funcionários de banco são feitos de reféns durante assalto em Porto Nacional
A Polícia Militar cercou a agência bancária em Porto Nacional na manhã desta terça-feira (29), depois que o local foi alvo de um assalto durante a madrugada. Segundo a polícia, o gerente e a família dele, além da tesoureira da instituição, foram feitos reféns por criminosos. No fim da manhã a PM informou que todas as vítimas foram liberadas, mas nenhum suspeito foi preso.
A polícia foi chamada por volta das 23h desta segunda-feira (28) com a informação de que um possível roubo mediante sequestro estaria sendo iniciado. Os criminosos invadiram uma casa e renderam o gerente do banco, junto com a esposa e os dois filhos dele. Pelo menos cinco homens armados com fuzis e armas menores teriam participado da ação
Enquanto a família foi levada para um matagal o gerente continuou sendo feito refém pelos criminosos e foi obrigado a ligar para a tesoureira do banco. A mulher também foi sequestrada e os dois ficaram em poder dos assaltantes durante toda a madrugada.
No início da manhã o gerente e a tesoureira foram levados até a agência e os criminosos conseguiram roubar cerca de R$ 8 mil de um caixa eletrônico. Eles queriam ter acesso ao cofre, mas desistiram da ação depois que a Polícia Militar começou a fazer buscas pela região e fugiram deixando os funcionários dentro do banco.
Os militares cercaram a agência até que foram informados de que a família do gerente tinha sido liberada na saída para Silvanópolis, nas proximidades de Porto Nacional. Depois disso os PMs entraram na agência onde encontraram os dois empregados do banco.
Segundo a polícia, eles relataram que ficaram no local e não tentaram pedir ajuda porque estavam sendo coagidos, por telefone, pelos sequestradores. Os criminosos teriam afirmado que os dois estavam sendo vigiados e ameaçaram suas famílias.
A PM agora está fazendo buscas, com apoio das forças especiais, para localizar os suspeitos.
O que diz a instituição financeira
O Sicoob informou que os funcionários e a família estão bem e em segurança após trabalho da polícia. A instituição reforça que colabora com as autoridades competentes para elucidação do caso e também disse que a agência permanecerá fechada hoje e o atendimento presencial será retomado na quarta-feira (30).
Até a reabertura, os cooperados podem efetuar suas transações financeiras pelos canais digitais de atendimento do Sicoob
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Brasil

Categorias
MUNDO

Onda de calor: autoridades alertam para aumento de mortes ligadas às altas temperaturas no Canadá


Ao menos 25 pessoas morreram de forma súbita em cidade vizinha à Vancouver nas últimas 24 horas. Número pode ser ainda maior na região, segundo imprensa local. Pessoas tentam se refrescar em parque de Vancouver, no Canadá, durante forte onda de calor. Foto de 27 de junho de 2021
Jennifer Gauthier/Reuters
As autoridades da cidade de Burnaby, na região metropolitana de Vancouver, anunciaram nesta terça-feira (29) que ao menos 25 moradores morreram de forma súbita apenas nas últimas 24 horas. As mortes podem estar ligadas com a forte onda de calor que vem atingindo a região.
“Embora estejam ainda sob investigação, acreditamos que o calor seja um fator que contribui para a maioria das mortes”, escreveu a polícia local em nota. “Muitos dos falecidos são idosos.”
O número de mortos pode ser ainda maior na região, segundo reportagem da rádio CKNW, que informou ao menos 48 atendimentos da polícia de Surrey – cidade vizinha a Burnaby – para casos de morte súbita entre segunda e terça-feira.
“Vejam como estão os seus vizinhos, os membros da sua família, os idosos que você talvez conheça”, disse em um comunicado o oficial Mike Kalanj, da Polícia Montada do Canadá.
LEIA TAMBÉM:
Entenda a ‘cúpula de calor’ que fez temperaturas baterem recordes
Canadá volta a bater recorde de calor, e termômetros marcam 47,5°C
EUA enfrentam onda de calor histórica e pior seca em 20 anos, aponta monitor federal
Prédios em Vancouver, no Canadá, nesta segunda-feira (28) de calor recorde no país
Jennifer Gauthier/Reuters
Recorde de temperaturas
O recorde de temperatura já registrada na história do Canadá não durou 24 horas e já foi renovado: termômetros marcaram 47,5°C na pequena cidade de Lytton, na província da Columbia Britânica, na segunda-feira (28). É quase um grau centígrado a mais do que o registrado no domingo na mesma cidade.
Para se ter uma ideia, esse valor está quase 3°C acima do recorde histórico de calor no Brasil, que é 44,7°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa marca foi atingida em Bom Jesus do Piauí em novembro de 2005.
INVERNO NO BRASIL: Cidades em Santa Catarina registram neve
Por causa do calor recorde no oeste do Canadá, autoridades da Colúmbia Britânica pediram que empresas dispensassem seus funcionários caso não conseguissem garantir a segurança deles. Como a região tem temperaturas amenas mesmo no verão, nem todos os locais estão preparados com ar condicionado para temperaturas tão altas.
Noroeste dos EUA e sudoeste do Canadá enfrentam calor recorde
Onda de calor também nos EUA
Crianças brincam em parque de fontes em Seattle, nos EUA, no domingo (27), dia de onda de calor nos EUA
Karen Ducey/Reuters
A onda de calor também levou cidades no noroeste dos Estados Unidos a baterem recorde. No domingo, a seletiva americana do atletismo para os Jogos Olímpicos de Tóquio em Eugene, Oregon, precisou ser interrompida.
Duas grandes cidades no noroeste dos EUA registraram recorde de calor:
Portland, Oregon — 46°C
Seattle, Washington — 42°C
O alerta é que, segundo a agência Associated Press, locais de testagem para a Covid-19 e centros de vacinação ficaram fechados por causa do calor. Os dois estados registram altos índices de imunização e baixíssimos casos de coronavírus.
O que explica esse calor?
Mulher se refresca com a neta em Maple Ridge, oeste do Canadá, nesta segunda-feira (28)
Jennifer Gauthier/Reuters
Meteorologistas chamam o fenômeno de “cúpula de calor”. De acordo com a agência AP, que ouviu o chefe da meteorologia em Seattle, trata-se de um raríssimo e extremamente forte pico em um sistema de alta pressão que diminui a intensidade dos ventos e deixa o ar mais seco.
Com isso, as temperaturas desta segunda se assemelharam mais aos desertos do Arizona do que da região chuvosa que é o noroeste dos EUA e o oeste do Canadá.
Esse fenômeno terá curta duração, e as temperaturas já devem cair a partir desta terça-feira, gradualmente. Ventos soprados do Pacífico devem ajudar a diminuir o calor nos próximos dias.

Fonte: G1 Mundo

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mostra de artes online reúne peças teatrais, dança e apresentação de coral em Palmas


Conteúdo artístico foi produzido por alunos e professores da Fundação Cultura de Palmas. Mostra, tem acesso gratuito e segue até o dia 5 de julho. Mostra de artes online reúne produções de estudantes em Palmas
Júnior Suzuki/Prefeitura de Palmas
Começou nesta segunda-feira (28) uma mostra de artes online, que reúne peças teatrais, dança e apresentações musicais, em Palmas. Todo o conteúdo foi produzido por alunos e professores da Fundação Cultural de Palmas.
O acesso, gratuito, é feito pelo site ‘Curta Palmas’. Por lá, é possível acompanhar, até dia 5 de julho, as produções desenvolvidas no último semestre.
São composições musicais, documentário sobre artesãs no Jalapão, mostras de canto popular e artes visuais.
Aproximadamente 500 alunos participam das aulas de artes on-line da Fundação Cultural. SAntes da pandemia, eles faziam as aulas presenciais no Centro de Ensino e Treinamento Artístico (CETA), no Espaço Cultural de Palmas, no Espaço +Cultura na Arse 134, na Estação Cidadania – Cultura, no setor Morada do Sol e na Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu.
Após a pandemia, os estudantes e professores tiveram que se adaptar, com aulas ao vivo e materiais gravados, disponíveis em uma plataforma on-line.
“A criação da plataforma on-line de artes foi uma iniciativa do professor de música Fábio Geriz, ainda no início da pandemia, encampada pela Fundação Cultural, que nos permitiu a continuidade do nosso programa de formação artística e que ficará como legado, após o retorno das aulas presenciais”, afirma o presidente da FCP, Giovanni Assis.
Para produzir os conteúdos, alguns dos professores gravam em suas casas, ou no estúdio montado na Fundação Cultural. Além dos professores, os técnicos da Fundação Cultural, também se adaptaram para realizar trabalhos como captação de vídeo, edição de áudio e imagens, entre outros que possibilitaram a continuidade das aulas e a realização da Mostra Online.
Programação
Terça-feira – Mostra de Artes Visuais- Alunos dos professores Marina Boaventura, Claudio Montanari e Ronan Gonçalves
Quarta-feira – Mostra de Canto Lírico – Alunos da professora Helena Zica
Quinta-feira – Mostra de prática em conjunto em música instrumental – Grupo instrumental Taquaruçu – Alunos do professor Diego Brito
Sexta-feira – Mostra de Teatro “Teste de Elenco” – Alunos dos professores Dalila Cristiny Rosso, João Vicente, Felipe Trindade
Sábado – Mostra do Coral Municipal de Palmas – Maestrina Renate Stephanes Soboll
Sábado – Mostra de Dança do Corpo de Baile Municipal (Balé Jazz e Dança Contemporânea) – Coreógrafo Elton Fialho
Domingo – Mostra de Teclado e Piano Popular – Alunos do Professor Fábio Geriz
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Brasil

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Trabalhadores do transporte urbano e caminhoneiros de Palmas formam fila para vacinação contra a Covid-19


Mutirão de vacinação ocorreu nesta segunda-feira (28) e terça (29). Quem não compareceu deve fazer agendamento no site da prefeitura e procurar uma unidade de saúde para garantir aplicação do imunizante. Trabalhadores do transporte público urbano e caminhoneiros aguardando vacina contra a Covid-19
Reprodução/TV Anhanguera
Trabalhadores do transporte público urbano e caminhoneiros de Palmas formaram fila nesta terça-feira (29) para serem vacinados contra o coronavírus. É o segundo dia que pessoas deste público prioritário recebem dose única da Janssen.
Veja como está o avanço da Covid-19 em Palmas
Desde a segunda-feira (28) os imunizantes foram aplicados na sede do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest e Senat), que fica às margens da TO-050.
O diretor técnico de vigilância epidemiológica, Pedro Paulo dos Santos profissionais que não conseguiram vacinar nesses dois dias de mutirão devem fazer agendamento online para garantir a vacina.
“As pessoas que não fizeram a vacinação no dia de ontem e de hoje podem ainda ser vacinadas nas Unidades de Saúde da Família com agendamento. Entra no site da Prefeitura, faz o agendamento e faz a sua vacina. Sempre lembrando de levar os documentos comprobatórios”. Veja abaixo a lista completa de documentos para cada categoria
Trabalhadores do transporte podem se vacinar na sede da Sest/Senat, em Palmas
Caminhoneiros
Carteira de identidade e CPF ou CNH
Comprovante de endereço
Cartão de vacinação
Comprovante de enquadramento na categoria motorista profissional, seja ele motorista do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro), empregado, cooperado ou autônomo, como por exemplo: carteira de trabalho ou crachá funcional ou contracheque com documento de identidade ou carteira de sócio (a) de cooperativa de transporte de carga (categoria de motorista) ou carteira de sócio (a) dos sindicatos dos transportes (categoria de motorista) ou comprovante de inscrição no registro nacional de transportadores rodoviários de cargas (RNTRC).
Todos os comprovantes devem ser acompanhados de carteira de habilitação (para categorias C ou E).
Motoristas do transporte coletivo urbano
Carteira de identidade e CPF ou CNH
Comprovante de endereço
Cartão de vacinação
Carteira de trabalho ou cartão funcional ou contracheque atual com documento de identidade ou carteira de sócio dos sindicatos dos transportes (categoria profissional) ou cooperativa de transportes.
Trabalhadores do transporte público urbano e caminhoneiros de Palmas formam fila para vacinação
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Brasil

Categorias
MUNDO

França aprova reprodução assistida para casais de mulheres e solteiras após dois anos de manifestações


Primeiras crianças concebidas por inseminação artificial ou pelo método de fertilização in vitro poderão ser geradas até o final do ano. Imagem da Marcha do Orgulho em Paris em 21 de junho de 2021
Thomas Coex/AFP
A França passa a ter, a partir desta terça-feira (29), uma nova Lei de Bioética, após dois anos de debates acalorados e vaivéns do projeto entre a Assembleia Nacional e o Senado. A reprodução assistida para casais homoafetivos femininos e mulheres solteiras, conhecida na França pela sigla PMA (procriação medicamente assistida), é uma das principais conquistas garantidas pela nova legislação.
França registra protestos contra permissão de direitos às mulheres lésbicas ou solteiras
Em sessão solene na Assembleia, os deputados franceses aprovaram definitivamente a nova lei por 326 votos favoráveis, 115 contra e 42 abstenções. O ministro da Saúde, Oliver Verán, prometeu que as primeiras crianças concebidas por inseminação artificial ou pelo método de fertilização in vitro (FIV) poderão ser geradas até o final do ano. Esses procedimentos para casais de lésbicas e solteiras serão pagos pela Seguridade Social francesa, como já acontece para casais heterossexuais. Estimativas indicam que mais 2 mil crianças sejam concebidas por ano no país de acordo com a legislação recém-aprovada.
O Senado, de maioria conservadora, tentou durante meses barrar a aprovação da PMA. O tema gerou nos últimos tempos manifestações a favor e contra o projeto de lei. Tanto organizações feministas quanto integrantes do movimento conservador Manif Pour Tous, que defende a família tradicional, foram às ruas para criticar o projeto. Entretanto, o apoio público à abertura da reprodução assistida a todas as mulheres aumentou ao longo dos anos: 67% dos franceses agora são a favor, de acordo com uma pesquisa recente do instituto Ifop para uma associação de famílias homoafetivas.
Vários países europeus já oferecem aos casais de mulheres e às solteiras a possibilidade de recorrerem à reprodução assistida: Suécia, Finlândia, Dinamarca, Grã-Bretanha, Irlanda, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Espanha e Portugal. Na França, essa conquista exigiu uma forte mobilização diante da resistência dos opositores.
A nova legislação facilita o registro da filiação para as duas cônjuges. Até agora, só a mulher que dava luz à criança, depois de realizar a reprodução assistida no exterior, conseguia registrar o bebê em seu nome. A companheira era obrigada a entrar com um pedido de adoção na Justiça para se tornar oficialmente mãe do bebê, em um processo considerado longo e tedioso. Com a aprovação da Lei de Bioética, basta o casal de mulheres procurar um cartório pouco tempo antes do nascimento e registrar o reconhecimento conjunto de filiação da criança que irá nascer.
Doadores identificados
O texto também regulamenta a identificação do doador de gametas. O governo francês considerou que conhecer o nome de seu genitor é importante para as crianças, pois permite a elas se construírem. Assim, daqui para frente, todos os doadores de esperma e de ovócitos só poderão realizar a doação se consentirem em revelar sua identidade. Com isso, aos 18 anos, as crianças poderão consultar o nome dos doadores, a idade e as motivações que levaram a pessoa a contribuir para um banco de sêmen e ovócitos. As doações feitas anteriormente à promulgação da lei continuarão sujeitas ao anonimato, de acordo com a regra em vigor. Por outro lado, o governo tem a intenção de consultar doadores antigos para saber se têm interesse em revelar seu nome, caso recebam o pedido de algum jovem em busca de identidade. 
Quanto à doação de ovócitos, a nova lei regulamenta o congelamento de óvulos para todas as mulheres, independentemente de seu estado civil. 
O texto reitera que a doação de sangue é possível para homossexuais masculinos. Os interessados ficam dispensados de um período de quatro meses de abstinência sexual antes da data da doação. 
A lei também se adapta ao desenvolvimento da ciência, com disposições específicas sobre a manipulação de embriões, células-tronco e terapias celulares.
Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1 Mundo

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Força-tarefa faz buscas por criminosos que sequestraram família de gerente e assaltaram banco em Porto Nacional


Segundo delegado, são cerca de 80 homens das polícias Civil e Militar procurando os criminosos. Todas as vítimas foram liberadas e passam bem. Delegado fala sobre as investigações do sequestro de Porto Nacional
Uma força-tarefa com cerca de 80 policiais civis e militares está fazendo buscas pelos criminosos que conseguiram assaltar um banco depois de sequestrar o gerente, a família dele e a tesoureira da instituição. O crime aconteceu entre a noite de segunda-feira (28) e madrugada desta terça-feira (29). Todas as vítimas foram liberadas durante a manhã e passam bem.
O delegado regional Túlio Pereira explicou que os assaltantes realizaram o crime de extorsão mediante sequestro, em que os funcionários do banco foram levados para fazer a retirada de dinheiro enquanto as outras vítimas foram mantidas reféns em um matagal.
O assalto começou por volta das 23h desta segunda-feira (28), quando os criminosos invadiram uma casa e renderam o gerente do banco, junto com a esposa e os dois filhos dele. Pelo menos cinco homens armados com fuzis e armas menores teriam participado da ação.
Enquanto a família foi levada para um matagal o gerente foi obrigado a ligar para a tesoureira do banco. A mulher também foi sequestrada e os dois ficaram em poder dos assaltantes durante toda a madrugada.
No início da manhã os dois empregados do banco foram levados até a agência e os criminosos conseguiram roubar cerca de R$ 8 mil de um caixa eletrônico.
Agência em Porto Nacional foi alvo de criminosos
Cintia Ribeiro Portilho/TV Anhanguera
“O pessoal sequestrou a família do gerente e liberou ele para poder retirar o dinheiro no banco, enquanto manteve a família em cárcere. A partir do momento que as forças de segurança iniciaram o trabalho no sentido de desvendar esse crime conseguiram obter êxito em frustrar a ação desses criminosos e eles liberaram as vítimas”, explicou o delegado.
A família foi encontrada em um matagal entre Porto Nacional e Silvanópolis e resgatada pela polícia. O delegado afirmou que já tem pistas do paradeiro dos criminosos. “Tudo indica que teremos um desfecho exitoso. Já foram identificados alguns suspeitos e agora estamos no encalço desses criminosos para poder dar resposta à sociedade”, afirmou.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Brasil

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Prefeito de Araguaína assina ordem de serviço para reforma do aeroporto da cidade


Nesta primeira etapa será realizada a adequação das cabeceiras e da pista de pousos e decolagens. Segundo o município, o investimento de R$ 13,56 milhões. Wagner Rodrigues assinando ordem de serviço para reforma de aeroporto
Marcos Sandes/Ascom/Divulgação
O prefeito Wagner Rodrigues (SD) assinou nessa segunda-feira (28) a ordem de serviço para reforma do aeroporto de Araguaína. As adequações no terminal começaram a ser planejadas ainda em 2016 e foram autorizadas pelo governo federal em dezembro do ano passado. Nesta primeira etapa será realizada a adequação das cabeceiras e da pista de pousos e decolagens.
“Com a modernização do aeroporto conseguiremos alavancar ainda mais a economia da região, trazendo mais empresas aéreas, mais investimentos para a cidade e claro, mais acessibilidade desse tipo de transporte à população de Araguaína e estados vizinhos”, disse o prefeito.
Segundo o município, o investimento de R$ 13,56 milhões irá contemplar as obras de drenagem e terraplanagem para a regularização de faixa de pista, áreas de segurança das cabeceiras e do fim da pista, além das cercas de segurança do aeroporto. A empresa que venceu a licitação é a MG Engenharia.
Aeroporto de Araguaína
Reprodução/TV Anhanguera
Durante todo o período de estudo o projeto de reforma precisou ser readequado para reduzir o número de famílias impactadas e terrenos desapropriados. A previsão inicial era de que 100 famílias fossem impactadas, depois o número caiu para cerca de 20.
A previsão de início do serviço é para o mês de julho e a empresa contratada terá oito meses para concluir o serviço.
Na segunda etapa da obra, ainda em fase de elaboração do projeto, deverá ser realizada a ampliação e reforma do terminal de passageiros, da seção contra incêndio e auxílios à navegação. O investimento total no fim de toda a reforma será de R$ 49 milhões.
O Aeroporto de Araguaína atualmente é gerenciado pela Esaero e opera seis voos semanais. No terminal há voos de segunda a sábado, com chegada de Brasília às 13h55 e saída de Araguaína às 15h30.
Pista do aeroporto de Araguaína
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Brasil

Categorias
BRASIL

Exposição ‘Minha Aldeia’ reúne fotografias inspiradas no cotidiano amapaense

Mostra reúne 27 imagens do fotógrafo Floriano Lima. Vernissage acontece no dia 24 de agosto no Sesc Centro, em Macapá. Visitações seguem até 20 de setembro. Mostra ‘Minha Aldeia’ busca evidenciar as belezas escondidas na simplicidade da vida no Amapá
Floriano Lima/Divulgação
Com fotos de paisagens, cartões-postais e até mesmo de trabalhadores à beira do Rio Amazonas, o fotógrafo Floriano Lima reúne 27 imagens que retratam o cotidiano amapaense na exposição “Minha Aldeia”. A mostra ficará aberta ao público de 27 de agosto a 20 de setembro, na unidade Centro do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Macapá.
O fotógrafo define não existir um tema específico na exposição, condição que deu a ele liberdade para retratar desde as fotos mais “clichês”, até imagens comuns do dia a dia.
“Sempre gostei de fotografar nossos cartões postais porque eles são muito bonitos e únicos. Então, por mais ‘batidas’ que pareçam, eles fazem parte da proposta da exposição”, adiantou.
Dormir na rede, trabalhar com embarcações ou até mesmo o céu no fim de tarde são inspirações para o fotógrafo, que diz buscar evidenciar as belezas escondidas na simplicidade.
Todas as imagens foram feitas entre 2016 até este ano. Elas compõem fases da profissão de Floriano Lima, de 56 anos, que iniciou a fazer “clicks” aos 17.
“Essas fotos são recentes e fazem parte da minha carreira profissional. Apesar de fotografar desde a adolescência, quando ganhei minha primeira câmera fotográfica, trabalho profissionalmente na área há cerca de 5 anos”, contou.
A vernissage da exposição acontece no dia 24 de agosto, às 19h público poderá prestigiar a mostra de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 11h e das 15 às 17h.
Serviço
Exposição fotográfica “Minha Aldeia”
Data: vernissage 24 de agosto; visitações de 27 de agosto a 20 de setembro
Hora: abertura 19h; visitações das 9h às 11h e das 15h às 17h
Local: Sesc Centro
Entrada: gratuita
Fotógrafo reuniu 27 imagens para a mostra que acontece até o dia 20 de setembro
Floriano Lima/Divulgação
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Fonte: G1 Brasil