Juiz federal deu prazo de cinco dias para que governo apresente plano de retomada das cirurgias eletivas. Até o mês de maio, 5.400 pessoas aguardavam na fila de espera. Justiça dá prazo para que Estado apresente plano de retomada de cirurgias eletivas
Com as cirurgias eletivas suspensas desde o ano passado na rede pública de saúde, familiares da aposentada Maria Geronima de Oliveira tiveram que pedir um empréstimo para que ela fizessem um procedimento na rede particular. Até o mês de maio, 5.400 pessoas aguardavam na fila de espera.
Em outubro do ano passado, a aposentada quebrou a perna direita. Precisou ficar internada no Hospital Geral de Palmas, enfrentou o problema da superlotação, ficou no corredor e ainda sofreu a angústia de ter a cirurgia marcada e desmarcada diversas vezes.
“Estava no sofrimento, sem poder andar, sem poder botar o pé no chão”, lamentou.
Idosa é uma entre os 5.400 pacientes que aguardam por cirurgia eletiva no Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
Cansada de esperar, a família recorreu à uma cirurgia na rede particular, mesmo sem condições. “Era muito complicado. Ela corria o risco de uma trombose porque já tinha muito tempo parada e a gente ficou muito aflita. Com a situação, a gente resolveu conversar e procurar um empréstimo com terceiros para fazer cirurgia na rede particular”, explicou a filha da paciente, Francisca Francilete de Oliveira.
Por causa da quantidade de pessoas esperando por um procedimento, a Justiça Federal de um prazo de cinco dias para que o Estado apresente um plano de retomada das cirurgias eletivas.
“Ontem [quinta-feira], nós tivemos uma audiência na Justiça Federal, um processo que envolve o Ministério Público Federal, a Defensoria e o Ministério Público Estadual, o juiz federal deu uma decisão mandando apresentar. Posteriormente, o Estado juntou a suspensão e o juiz suspendeu os 60 dias. Esse prazo já havia sido ultrapassado. Diante disso, ele concedeu agora o prazo de cinco dias para que o Estado manifeste sobre o plano de retomada”, explicou o defensor público Freddy Alejandro Solórzano.
A Secretaria Estadual de Saúde disse que as cirurgias estão suspensas por portaria do Ministério da Saúde e que para voltar seriam necessários estoques maiores de oxigênio e insumos, como kit intubação. Mas, sem dar prazos, o governo afirmou que o plano de retomada está sendo preparado, mas que espera a queda nos números da pandemia.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins