Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Wanderlei Barbosa cria grupo gestor com membros do próprio governo para fiscalizar gastos públicos

Equipe vai trabalhar como um tipo de conselho responsável por analisar, acompanhar, definir diretrizes e propor medidas relacionadas aos gastos públicos. O governo do Tocantins criou um Grupo Gestor para monitorar o equilíbrio dos gastos da administração pública direta e indireta. A equipe e formada apenas por membros do próprio governo e vai funcionar como um tipo de conselho responsável por analisar, acompanhar, definir diretrizes e propor medidas relacionadas à contenção ou racionalização dos gastos públicos.
O grupo foi criado por meio de decreto do governador em exercício Wanderlei Barbosa (Sem partido). O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (27).
Fazem parte deste Grupo Gestor:
Secretário da Fazenda, Jairo Mariano;
Secretário de Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura;
Secretário de Administração, Bruno Barreto;
Secretário de Cidadania e Justiça, Heber Fidelis;
Secretário da Casa Civil, Sebastião Neuzin.
Os membros se reunirão com intervalos de até 15 dias. Eles serão responsáveis por analisar o desempenho da gestão por resultados, da gestão fiscal e da gestão de contas do Estado.
O grupo terá diversas competências referentes aos gastos públicos, como avaliar contratações ou prorrogação de contratos de consultoria, serviços técnicos especializados e todas as terceirizações.
Segundo o governo, o objetivo dessa medida é avaliar os impactos financeiros das contratações, “não recaindo sobre o Grupo Gestor qualquer responsabilidade sobre a regularidade das contratações”.
Para o funcionamento do Grupo Gestor serão criadas comissões técnicas para subsidiar as decisões e uma secretaria executiva, que funcionará na Secretaria do Planejamento e Orçamento.
Veja as principais atribuições:
Estabelecer as prioridades estratégicas de gastos e investimentos públicos;
Opinar sobre os reflexos financeiros resultantes da criação, fusão ou desdobramentos dos Órgãos, entidades e fundos especiais do Estado;
Apresentar estratégias para estabelecer metas, orientar a aplicação das medidas de controle de gastos;
Acompanhar o comportamento da receita e da despesa, podendo sugerir novas medidas de adequação, que visem ao equilíbrio fiscal do exercício.
Deliberar sobre a realização de concurso público para provimento de cargos públicos estaduais, bem como a convocação de aprovados em concurso público, entre outras atribuições.
Deliberar sobre a participação de servidores em feiras, missões oficiais, cursos, simpósios, palestras, conferências, reuniões de trabalho, congressos, seminários e outras formas de capacitação e treinamento que demandem recursos próprios e do tesouro estadual.
O prosseguimento da tramitação de matérias relativas a pessoal, no que diz respeito a cargos e funções comissionadas, cargos efetivos, carreiras, salários, vencimentos, benefícios e verbas de qualquer natureza; contratação ou prorrogação de contratos de consultoria e de serviços técnicos profissionais especializados que impliquem em aumento de despesas.
Pode propor o adiamento de despesa já autorizada, quando for detectada indisponibilidade orçamentário-financeira ou definida nova prioridade motivada por relevante interesse público.
Todas as contratações de serviços de terceirização e de gestão dos órgãos da administração direta e indireta do poder executivo estadual, inclusive de suas empresas públicas, deverão ser submetidas antecipadamente ao Grupo Gestor.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins